O Dilema do Programador com TDAH
O texto vai ser breve, mas queria compartilhar meu problema com vocês, e que talvez vocês consigam se indentificar.
Para quem não sabe, TDAH resumidamente é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, que aparece na infância e normalmente acompanha a pessoa por toda a sua vida. E os principais sintomas são Desatenção, inquietude e impulsividade.
O problema é, estudar programação não é a coisa mais incrivel do mundo. Claro, tem gente que ama, mas imagino que boa parte estude porque quer ter estabilidade financeira, como eu. E para uma pessoa com TDAH, o que realmente prende o foco dela, é o que ele realmente tem interesse, e que normalmente da muito prazer a ele, como filmes, séries, jogos e etc.
Então uma pessoa com TDAH, quando aquilo não prende de verdade sua atenção, ou melhor, não dá prazer tanto prazer, então a pessoa não consegue focar por mais de alguns minutos.
Uma caracteristica do TDAH é que ele rapidamente perde o foco de coisas que não preendem de verdade sua atenção, então ele se perde nos pensamentos, sem nem perceber, e impussivalmente acaba pegando o celular, deitando na cama, vendo um video, abrindo uma rede social, indo comer, sei lá. Ele faz coisas sem nem perceber, sendo que era para estar sentado estudando.
Outra coisa é a ansiedade que é gerada quando foca força você mesmo a focar, e sua mente e corpo começa a ficar super ansioso, tremendo as pernas e se sentindo mal. Como se ele quisesse sair a todo custo de frente daquele video aula e fosse jogar um jogo ou sei lá.
Enfim, é um drama que vivo tendo diariamente, e sinceramente isso atrapalha não só minha vida nesse sentido, mas em tudo.
Imagino que tenha mais programadores como eu que sofram disso, então decidi compartilhar meu drama pessoal.
Obrigado por lerem até aqui!