Muito obrigado por levantar o tema pra debate, Noell.
Sou desenvolvedor e também tenho TDAH, inclusive isso é mais normal que muitos imaginam, atinge cerca de 6% da população mundial e até hoje vemos pouquissimas discussões e conhecimento dos outros sobre este transtorno.
Não sou um especialista, apenas alguém que tenta achar formas de conviver com isso, mas acredito que precisamos fomentar a discussão, porém não devemos fazer isso sem diagnostico médico.
Saude mental até hoje é visto por muitos como uma besteira e grande parte entende que tem os sintomas e não procura auxilio profissional.
O grande problema disso é que banaliza a gravidade do transtorno, muitas pessoas dizem que tem, muitas vezes confundindo com uma simples desatenção ou desinteresse e sabemos que o transtorno é muito mais grave que isso, esvazeando o problema indo para algo como, se todos tem TDAH ninguém tem TDAH. Inclusive o TDAH pode se manifestar muito diferente em cada pessoa, sempre tem coisas em comum mas ao longo da vida alguns conseguem lidar melhor com alguns tipos de dificuldades que outras e apenas com auxilio de um profissional conseguimos desenvolver ferramentas para melhorar isso.
Após meu diagnostico levei isso para meu gestor, que tinha 0 de conhecimento sobre o que é TDAH, porém levando insumos inclusive com informações diretas da minha terapia, minha vida mudou completamente, graças a essa ação combinada de minha parte, meu terapeuta e meu gestor.
Hoje na minha equipe eu não participo de reuniões desncessárias, quando temos muitas reuniões, tentamos aglutinar elas pra eu me livrar e ter mais tempo de focus time visto que eu levo duas horas pra focar, eu nao posso parar o fluxo quando enfim eu consigo. Quebramos muito mais as tarefas, pois a sensação de completude me ajuda muito com a recompensa necessária o TDAH, entre diversas outras ações.
Por isso, se eu puder dar uma conselho a quem sentir ligação com o debate feito aqui é procure ajuda profissional, muitas vezes da medo, meche com nossa insegurança, da vontade de procrastinas, mas pra quem possui um transtorno como o TDAH é imprescindivel.
Em resposta a O Dilema do Programador com TDAH
1