Como sair das redes sociais me ajudou a melhorar meu desempenho e ansiedade.
Olá tudo bem?
Para contextualizar um pouco, me chamo Luciano Gouveia, tenho 34 anos e há pouco mais de 1 ano descobri que tenho TDAH, isso foi um choque e esclareceu muitas coisas sobre meu passado e coisas que eu tenho que conviver durante todo dia.
Sempre tive muita alta de produtividade e queda também e isso me atrapalha muito no quesito profissional e pessoal, pois acabo ficando frustrado e a frustação me leva a minha ansiedade e nisso eu entro num loop de procrastinação infinito. Com isso acabo procurando um meio de acalmar minha ansiendade, ou seja eu preciso de um meio de ter dopamina de uma forma mais rápida e acabo descontando ou em comida ou desperdiçando meu tempo no instagram ou twitter. Quando entro nesse ciclo as horas passam muito rápido e quando vejo, não produzi o quanto queria e fico frustrado novamente.
Segundo o livro "Nação Dopamina" da autora Anna Lembre, a mesma fala que nossa geração esta viciada em dopamina e estamos procurando estimulos a todo tempo e para pessoas como eu que busca freneticamente algo para acalmar a mente para "satisfazer" meu vício em dopamina isso gera um problema muito grande.
As redes sociais trouxe diversos benéficios, criou diversos novos tipos de empregos, deu oportunidade para pessoas que antes não tinha acesso nenhum e a oportunidades, a crecerem profissionalmente e realizar seus sonhos. Por outro lado, elas nos bombardeiam com informações a todo tempo e quando vamos ver gastamos horas e horas de nossas vidas com coisas que "não estão acrescentando em nada".
Ao desativar o instagram e twitter é que eu vi o quanto eu estava viciado, me vi várias vezes pegando no celular e indo automaticamente na página e apertando o ícone que antes ficava o instagram e o twitter. Confesso que sinto falta porém já pude notar alguns benefícios. Minha ansiedade diminuiu um pouco, comecei a conseguir a focar um pouco mais e estou mais produtivo do que estava há uma semana atrás. E até estou me sentindo melhor.
Lembro que isso é um relato meu e uma experiência minha e sei que como eu, existe diversos colegas desenvolvedores, que possuem TDAH e ansiedade e espero que com meu pequeno relato eu consiga ajudar alguém, como vários relatos que já vi acabaram me ajudando.
Um abraço a todos.