A crise do programador júnior
Plano
Imagine o seguinte cenário: você tem 23 anos, acabou de se formar em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e acabou de conseguir um trabalho como desenvolvedor back-end em uma empresa da sua cidade. Você pretende ficar na empresa por pelo menos 2 anos para ganhar experiência e aprender.
Ok, isso parece bem promissor.
Em meus quase 10 anos de experiência passando desde estagiário, dev, tech lead até ter meu próprio negócio eu já vi isso várias e várias vezes. É isso o que muitas pessoas fazem no início de suas carreiras e, como falei, é promissor e tem tudo para dar certo, entretanto...
Nesse plano fantástico tem um problema que atinge a maioria das pessoas, eu chamo de "A crise do júnior."
Júnior
Se você ainda não está familiarizado com a divisão de carreiras por senioridade não se preocupe, não é algo tão essencial e em breve falaremos sobre isso aqui no blog.
Sendo bem objetivo o júnior é o profissional que está buscando entrar no mercado. Ele já tem conhecimentos o suficiente para ingressar em um time, mas não tem experiência e maturidade necessárias para decisões e "tomar atalhos" no dia a dia.
Esse profissional é fundamental em toda empresa que deseja crescer de forma saudável, pois ao mesmo tempo que o júnior serve como suporte para os mais experientes, um dia ele poderá treinar novos juniores a crescer. Isso mantém a engrenagem girando.
Crise
Muitas pessoas querem mostrar o quão úteis e eficientes são e a melhor forma que encontram de fazer isso é se oferecendo para realizar atividades que estão em aberto na empresa, ou então dando sugestões de coisas que podem ser implementadas e que elas podem assumir a responsabilidade.
⚠️ Antes de mais nada isso não é uma coisa ruim! É sempre bom assumir responsabilidades e tomar a frente em situações onde ninguém esperava que você fosse encabeçar, acontece que a crise começa a aparecer após um período de tempo dessa tomada de decisões desenfreada.
Uma parte dessas coisas novas não se concretizam, outras dão certo e outras você não tem tido mais tempo para dar a atenção pois o trabalho do dia a dia está ficando puxado. Nesse momento o acumulo de responsabilidades começa aos poucos a gerar uma cobrança pessoal enorme. Em todos esses anos onde já vi isso acontecendo diversas vezes os sintomas são os mesmos:
-
Grande cobrança pessoal por resultado
-
Uma sensação de incapacidade, você começa a duvidar de si
-
Como você foi muito proativo seus gestores começam a querer te envolver em cada vez mais projetos e entregas, e você não sabe como recusar (afinal você é júnior, não aprendeu ainda sobre essas soft skills)
Devido a quantidade de atividades você fica sempre muito cansado e não tem tempo para estudar, então o tempo passa e você sente que não cresceu na carreira
Em 1 ou 2 anos você já está no ápice da crise, já não aguenta mais e está por isso aqui 🤏 de jogar tudo para o alto e sair correndo pela porta da frente.
Isso é o que eu chamo de "A Crise do Júnior". Muita auto-cobrança, muita necessidade de resultado, pouca experiência e sabedoria para entender seu momento profissional.
Solução
Não sei engane, isso é mais comum do que imagina. É como a crise dos 20 que ninguém acha que vai passar e praticamente todos passam.
Mas assim como toda crise a solução não é complexa, só precisa de tempo e entendimento.
Aprender a dizer não, conhecer seus limites, saber pedir ajuda, aprender a se comunicar de forma mais clara e o mais importante de tudo: pausa.
Uma coisa que aprendi quando eu estudava música é que o silêncio e a pausa são como notas musicais, sem eles não é possível fazer música.
Se você se identificar com essa situação toda que descrevi apenas pause. Tire um tempo para repensar sobre você e sua capacidade. Você com certeza consegue fazer muita coisa, mas não precisa que seja tudo de uma vez. Os resultados vem com o tempo, assim como grandes entregas e projetos de se orgulhar. Colocar uma peça por vez é sempre melhor do que fazer tudo as pressas.
Conclusão
Já convivi com pessoas nessa crise de diversas áreas, não apenas com programação.
Isso não é algo da profissão, é do ser humano. Fique em paz, estude bastante e bastante sucesso.
Esse é um artigo do meu blog:
https://blog.codeskills.com.br/