Ótimo post, com certeza o melhor que li nos ultimos dias.
Eu não sou mais junior, estou como front-end pleno, mas na minha vida eu sempre cai pra junior diversas vezes... Fui junior de design grafico, de ilustrador, de web design, achava que era programador quando só customizava wordpress/wix/qualquer-page-builder-por-ai, o mesmo com html/css pra fazer páginas simples e etc.
Acho que o maior problema que temos hoje, é que temos que estudar coisas demais. Focar no que é importante é complicado, eu estava estudando php/laravel e me chamaram de junior pra Reactjs, e ai, claro que eu fui!
Nenhuma outra profissão que tive na vida, exigiu tanto estudo e atualização, pra efeito de exemplo eu já fui padeiro, se eu voltasse AGORA pra uma padaria, em no máximo 1 semana estaria atualizado, e logo no primeiro dia saberia fazer pão. Mesmo que tenha quase 10 anos que não asse num forno industrial rs.
E sendo bem sincero eu sempre quis mesmo era ser game engineer, e agora to estudando pra no futuro me aplicar a uma vaga de GE jr ^^* (claro que fora do Brasil, já que aqui é uma area inexistente).
Em resposta a A crise do programador júnior
1