Estou passando por essa crise agora mesmo. Estou com 22 anos. Fiz uma faculdade diferente, Agrocomputação, mistura muita tecnologia com coisas do agronegócio. Depois, antes mesmo de terminar a facul, consegui um emprego de júnior, porém meu conhecimento estava tão baixo que eu não conseguia produzir ainda, eu nem me considerava junior. Sabia apenas lógica de programação, noções de POO e o que era HTML e CSS. Não sabia nem manipular o DOM.
Fiquei 1 mês fazendo curso de PHP, 8h48 por dia. Mas não tinha tempo pra estudar os proprios conteudos visto por fora, o dia a dia era muito puxado. Perdia mais ou menos 3h por dia pegando onibus.
Antes mesmo de mexer muito com PHP comecei estudar node, estudei um pouco jquery que ainda eram usados em alguns projetos da empresa, com isso comecei a fazer algumas tarefas. Uns 4 ou 5 meses depois de estar na empresa, comecei estudar react pra pegar um projeto sozinho pra fazer. Junto com React, fui estudando html e css por fora. E logo já comecei o projeto, andando da forma que dava, aplicando o que eu ia aprendendo nos cursos e desenvolvendo o projeto. Fiz primeiro o Front end, depois comecei a API e fui adaptando o front pra consumir a API.
Estou nos ultimos passo desse projeto, esta passando por testes com os QA's, porém eu demorei muito tempo em um único projeto. Foram mais ou menos 10 meses desde que comecei a focar totalmente nele. Hoje to com 1 ano e 4 meses de empresa. Com um projeto fullstack praticamente completo. Porém as vezes sinto que não sei o basico, peno com coisas que deveriam ser simples e que eu deveria ter dominado como um júnior. Sinto que estou estagnado.
Quando entrei na empresa, me imaginava sendo pleno em uns 2 anos. Com esse prazo cada vez chegando mais perto, eu paro e vejo que nem domino as tecnologias que uso. A cobrança maior vem de mim mesmo, eu sempre quero fazer mais mas ainda assim não parece ser suficiente e que não estou saindo do lugar.
Apesar de a 1 ano e 4 meses atras eu não saber praticamente nada, ainda sinto que deveria saber mais.
Isso me parece bastante com a síndrome do impostor. 'Cê mencionou várias tecnologias e, se bem entendi, conseguiu utilizá-las pra chegar no resultado desejado. Isso já é uma grande coisa.
Quais seriam "as coisas que eu já deveria saber, mas ainda peno"?
Sim, no fim consegui chegar ao resultado, mas as vezes algo até simples, como uma logica pra algo, ou um algoritmo pra fazer algo, eu acabo demorando muito, e no final são coisas simples de fazer, faço a maior parte e fica faltando algum detalhe que não consigo ver sabe. E as vezes tbm, dando o exemplo do back end, estou usando NestJS, porém não conseguiria fazer a mesma coisa em NodeJs puro. Creio que necessito dar um passo atras pra formar melhor essa base.
Cara recentemente passei por isso tbm, sempre estudei mais o básico, das coisas e decidi pegar um freela pra fazer full-stack com react, e dps do freela consegui meu primeiro emprego com angular que eu não conhecia mt, e tipo eu percebi que eu ainda tinha mt dificuldade em algumas lógicas que eram pra ser simples, se serve de ajuda, pare e veja as coisas que vc já fez para trás, as tarefas que vc já solucionou vc vai ver que sua evolução de quando começou foi grande, e outra sempre quando pego alguma tarefa que eu n sei, não tenho vergonha de abrir o jogo e falar que realmente não sei mas vou estudar sobre e fazer a tarefa, mesmo que me custe algumas horinhas a mais do meu horário de trampo mas é algo que eu sei que vou estar ganhando que é "conhecimento".
Esse video me ajudou muito a melhorar minha forma de aprender: https://www.youtube.com/watch?v=mMMqMk2buzs
Eu entendo você. Isso acontece muito sobretudo com pessoas que não são de cursos focados em uma área, e acabam migrando pra ela (eu sou um exemplo, assim como vc).
Essa migração já começa por ser uma decisão muito difícil, pois temos que praticamente abrir mão de tudo que já aprendemos, todos os esforços e lutas aplicados ao curso que não queremos mais seguir.
Mas meu amigo, essa sensação de incapacidade é muito mais coisa da nossa cabeça do que uma realidade. Não precisamos dominar a base perfeitamente para sermos profissionais capacitados. O que é básico para um pode não ser básico para o outro. Tudo isso faz parte do processo, e todo dia estamos aprendendo coisas básicas, medianas e difíceis. A única diferença é que no início aprendemos mais coisas básicas do que medianas e difíceis; depois de um tempo de experiência, aprendemos mais coisas medianas, porém não deixamos de aprender coisas básicas. Quando estivermos muito bem desenvolvidos na área, estaremos aprendendo bem mais coisas difíceis, mas ainda estaremos aprendendo coisas fáceis e medianas. Esse é o processo natural do aprendizado, não é uma incapacidade nossa.
E obrigado por expor seu relato, isso pode fazer a diferença no futuro para você e outras pessoas.