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[IDEIA | OPEN-SOURCE | COMUNIDADE] - Scholify: Aprendizado de qualidade pra quem não tem

Introdução

Trabalhar com Tecnologia da Informação, como o próprio nome já diz, é trabalhar com informações, dados. Dados são tudo hoje em dia. As pessoas aprendem com dados que estão inseridos em um livro (os textos são dados físicos). As pessoas aprendem com dados que rodam um vídeo no YouTube. As pessoas praticam algum estudo com dados que são inseridos em um trabalho que está sendo feito no Word.

Esses são apenas exemplos, mas o ponto que quero chegar é o seguinte: podemos usar dados, no caso, programação (usei "dados" apenas para ressaltar a importância da informação que os dev's podem criar), para gerar um conteúdo eficiente, intuitivo, e que colabore para um meio social específico de nossa sociedade?

Sei que há muitos tabus e problemas sociais em nossa sociedade atual. Muitos são difíceis de lidar, e o governo não consegue lidar com tudo. Nem ao menos amenizar direito.

Se o governo não pode, ao invés de cobrarmos (o que devemos fazer também, claro), por que não colaboramos como comunidade para gerarmos projetos que possam agregar valor na nossa sociedade de modo benéfico, ajudando uns aos outros e dando oportunidades a outras pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades que nós?

Apresentando o conceito do "Scholify" (o nome é provisório)

A ideia do Scholify é ajudar pessoas que não tem acesso a uma educação de qualidade, de modo que possam ter tudo o que precisam em um lugar só. Vou tratar de alguns pontos importantes da ideia do software aqui.

Objetivos

  • Ajudar alunos que estudam em escolas públicas (público alvo) com conteúdos completos, organizados, de fácil acesso e de qualidade, que não menosprezem a capacidade dos alunos de aprender
  • Proporcionar conteúdos ALÉM dos conteúdos básicos da escola de um modo não aprofundado, para que os alunos possam ver conceitos escolares aplicados em diferentes ramos de estudo, ajudando a ver qual carreira pretendem seguir também
  • Possibilitar aprendizado completo de um conteúdo, tal como sua prática
  • Ser um software minimalista (quanto menos "glitter", melhor, assim como o TabNews hehe), conteudista e intuitivo

Como o conteúdo escolar educacional seria produzido?

  • Com professores que resolvam apoiar o projeto
  • Com estudantes, principalmente universitários, que resolvam fazer contribuições, as quais seriam verificadas por "moderadores" que entendam dos assuntos

Metas de desenvolvimento

  • Proporcionar listas de exercícios com correções verificadas, testes e simulados, que podem incluir inclusive questões de vestibular
  • Proporcionar um ambiente de "simulado" de provas ou vestibulares, de modo que os alunos possam realizar provas antigas de vestibulares famosos
  • Proporcionar um ambiente de comunidade que pode interagir entre si e se ajudar com dúvidas em relação ao site ou aos conteúdos
  • Proporcionar uma interface intuitiva, minimalista e fácil de utilizar
  • Proporcionar um sistema de "recompensa", de um jeito que não seja "chiclete", mas que incentive os alunos a estudarem mais (podem ser selos, XP, até campeonatos sobre diferentes matérias entre os alunos da plataforma)

Ideias adicionais

  • BOT com IA que ajuda com dúvidas do aluno, assim como pode gerar planos de estudos, falar o que estudar hoje, falar como o aluno está indo, etc. O BOT pode ser mais detalhista ou mais simples dependendo da idade do aluno e de seu nível de escolaridade.
  • Estimular a leitura com campeonatos de redações baseadas em ideias de livros, por exemplo.

Notas pessoais

Essa é apenas uma ideia. Apenas pensei que seria legal fomentar isso, talvez para um projeto que no futuro possa vir à tona. Quero saber a opinião de vcs, e esse post aqui considero um brainstorming, pode sim ficar mais organizado, pode sim ficar mais detalhado, mas é uma ideia geral e que pode ser desenvolvida. Porém depende de vcs para que essa ideia possa tomar o rumo certo, se vcs acreditarem que esse software pode ser benéfico ajudando toda uma comunidade, e não somente uma "ideia aleatória" para fazer um projeto de programação.

Porque tive essa ideia?

A realidade do ensino nas escolas públicas no Brasil é horrível. As pessoas da rede pública que querem estudar não conseguem, se sentem perdidas, e quando chegam no fim do ensino médio, estão totalmente atrasadas na vida em relação a qualquer outra.

E mais: precisamos de mão de obra qualificada. Precisamos de pessoas que pensam. De pessoas que querem entender, e não que só aceitam o que ouvem. A educação pode mudar uma pessoa, e pode mudar a vida dela. A educação não é tudo, claro. Mas a falta dela é um declínio enorme.

Imagina querer trabalhar com T.I. e não conseguir resolver uma equação de 1° grau simples?

Imagina querer ser médico e não saber nem o que é DNA?

Imagina querer desenvolver um projeto dahora na universidade, mas ficar preso no fato de que vc tem que estudar muito pra conseguir aprender e passar na matéria de cálculo? (Isso pra galera da computação e pros engenheiros).

Estudar não é "ser melhor que todo mundo". Estudar é economizar tempo, é poder se desenvolver melhor profissionalmente, é poder tomar decisões melhores, é poder seguir uma área de atuação com a qual você se identifica.

Não podemos deixar um governo ruim e desorganizado tirar essa chance das pessoas. Não podemos deixar elas 7 anos presas na escola (Fundamental II + Ensino Médio) simplesmente pra passar o tempo. Isso não é uma "militância", e sim um apelo para a diferença que uma educação aberta e de qualidade pode fazer na vida das pessoas que resolvem se empenhar pra isso.

Esse é o motivo da ideia surgir, e gostaria muito de saber a opinião e sugestões de vocês, seja positiva ou negativa. Todo comentário é bem vindo.

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acho esforço demais.
sabe, na internet já tem tudo, tudo mesmo. quer aprender programação? basta baixar algum das centenas de livros de c, muitos focados em newbies. quer aprender matemática, artes, física? EDX, Coursera ou MIT OCW. Muitos desses conteúdos são totalmente gratuitos, sem falar no absurdo de coisa que a gente encontra no youtube ensinando tudo que alguém um dia sequer precisaria usar, mas tá tudo lá.

mas como outro colega disse, eles estão bem dispersos e separados, e se você quiser realmente proporcionar uma direção pro pessoal que quer aprender algo além do que a escola oferece, o melhor seria um roadmap; um projeto que conectasse cursos, livros e aulas em uma linha do tempo. mas pra isso, imagino que seria necessário de pessoas que já tivessem visto a maioria desses cursos pra organizá-los de forma eficiente.

seria interessante ver um roadmap desse, mas não é como se fosse mudar um fato: só os autodidatas vão se interessar e encontrar esse guia se um dia ele existir, e, querendo ou não, esses mesmos autodidatas já iriam achar cursos, livros e aulas por cotra própria com ou sem mapa.

enfim, minhas palavras de desesperança nesse projeto são pura e absoluta especulação, assim como as de esperança. eu realmente adoraria ver você continuar o trabalho nisso e um dia criar algo realmente admirável.

vou estar torcendo pelo scholify!

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Como eu falei na pub, queria que ver críticas tanto positivas quanto negativas nos comentários. Se não vermos as duas faces da moeda, ou vamos sonhar demais, ou não vamos fazer nada.

Realmente, já tem muito conteúdo na internet. E cerca de 3 pessoas postaram aqui nos comentários, até agora, citaram a questão de que o problema das pessoas é a organização, e não o conteúdo.

E você tem razão. Apenas quem quer estudar é autodidata, quer aprender, vai atrás. Mas isso não só pra esse projeto, e sim pra qualquer fundação educacional. Sempre tem os que querem estudar e os que não querem. E não dá pra fazer nada para os que não querem irem atrás. Então o que fazemos? Ajudamos os que querem.

A questão é que seria uma plataforma para dar um caminho e facilitar ao máximo o estudo para pessoas que estão em um ensino muito ruim. E creio que com o uso crescente da tecnologia, cada geração se vira melhor com a tecnologia do que a antepassada. Assim, a tendência é buscarem cada vez mais auxílio e conteúdo na web.

Então aí que está a questão: direcionar, trazer a possibilidade de prática (porque praticar é o mais importante, mas depende de ter a teoria), e além disso trazer conteúdos mostrando superficialmente o uso dos conteúdos em outras profissões.

Acho que duas pautas importantes na plataforma são: fazer os alunos se preocuparem com os estudos, e fazer os alunos gostarem dos estudos. Se eles gostam e sabem da importância dos conteúdos, eles têm mais chances de em um período menor de tempo voltarem a acessar o conteúdo e praticarem cada vez mais.

Obrigado pelo comentário. Ver a relevância e se esse projeto de fato ajudaria as pessoas que precisam dele, é uma questão crucial.

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Seria mais viável um fórum onde para cada tópico explicasse a sua ultilizade, as conexões com outros assuntos e depois entregasse tanto links ( livros, vídeos, cursos, sites... ) de conteúdos gratuitos e pagos, descrevendo quais dúvidas seriam sanadas naquela fonte. E ai sim para averiguar a qualidade daquela informação se usariam pessoas mais experiêntes no assuntos e outros que ja consumiram o mesmo. A ideia de produzir do zero toda essa informação parece mais inviável e apenas usar uma curadoria seria mais realista ajudando igualmente.

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Realmente! Essa ideia já foi comentada aqui. Seria bem interessante essa interação da comunidade, e precisamos parar de produzir conteúdos novos e utilizar os que já existem, além de que realmente seria inviável produzir todo esse conteúdo do zero.

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Bom, eu já tenho uma solução para isso, eu criei uma plataforma de estudos para meu colégio, inicialmente esse ano eu foquei em coisas simples para receber feedbacks, criei apenas um feed de artigos criados pelos próprios estudantes de acordo com o que compreenderam em sala de aula.

Acredito muito na aprendizagem colaborativa. Pois, quando um estudante publica um artigo simples com o que entendeu, os outros alunos que lerem pode entender também, pois nós estamos falando na nossa própria linguagem(com gírias, abreviações etc.)

A sua ideia é muito top, coloca em prática aí pra ver no que dá(pode servir até de aprendizado)

Quiser saber mais detalhes sobre como eu fiz o site,clique aqui

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Sim! Essa ideia do aprendizado colaborativo é interessante. Porque imagina: uma pessoa tem dificuldade em tal conteúdo, sendo que a maioria não. Aí ela consegue entender de um jeito legal, publica um artigo sobre isso, e outra pessoa com a mesma dificuldade vai lá e entende mais rápido pelo fato de ser a mesma dificuldade. Isso é interessante.

Mas a ideia da plataforma é agregar a galerinha di fundamental II também, pq querendo ou não, a base é essencial. Ensino médio é basicamente o conteúdo base aplicado, equacionado, ou misturado com outros conceitos mais aprofundados.

Por exemplo: no fundamental II, você aprende o que é distância e o que é tempo. Aprende a medir, e a usar as 2 grandezas.

No ensino médio, pegam essa base e exploram ela pra aplicar em um conceito físico: V = ∆S/∆T.

Se a pessoa não tiver a base forte, a casa inteira cai.

E porque falo isso? Porque no fundamental II ainda temos crianças, claro. E essas crianças criarem artigos para se ajudarem poderia ser algo que não funcionasse direito.

Mas no caso do conteúdo pro ensinou médio, seria interessante ter um espaço assim, já que os alunos são mais maduros para explicarem e ajudarem uns aos outros.

E outra: os alunos precisam de um norte. O software tem que dar esse norte. Eles não podem se guiar por si mesmo, podem até dar conselhos, mas é o software que tem que guiá-los a o que estudar, como estudar, como fazer, a entender aspectos profissionais, etc. Deixar uma comunidade de crianças e adolescentes inexperientes a mercê de si mesma pode ser algo bastante vazio e improdutivo.

Vou seguir com a ideia sim, e qualquer projeto é um aprendizado realmente.

Ah, e vi seu site e sobre seu projeto. Gostei bastante! A ideia é legal, mas pra atingir um objetivo de educação concreto, precisa se desenvolver mais. Se tiver interesse em colaborar em um projeto maior, seria interessante aplicar algumas intenções e funcionalidades que existem em seu projeto nesse software open source.

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Muito legal sua ideia Ariel.

Acho que nessa plataforma seria bem legal explorar conceitos de otimização do aprendizado, pois durante nossa vida nós somos ensinados apenas a "estudar para passar na prova" e não pra realmente aprender! Acaba que nos tornamos apenas alunos e não verdadeiros estudantes.

Não sei se você já teve contato com os livros do Prof. Pierluigi Piazzi, mas ele fala sobre esse assunto de maneira aprofundada, principalmente no "Ensinando Inteligência" e "Aprendendo Inteligência".

Seria realmente uma experiência incrível realizar um projeto com esse intuito, então estou à disposição para ajudar tanto nas ideias quanto na parte da programação.

Abraços!

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Perdão, esqueci de falar: se estiver à disposição, no futuro pretendo criar uma comunidade ativa para desenvolver esse projeto. Se tiver interesse, me passe seu LinkedIn no meu email [email protected], e quando puder ter a chance de iniciar um projeto concreto, entrarei em contato. Mas dá pra ir lapidando e discutindo o esboço e projeto do software até lá.

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Sim! A plataforma poderia ter 2 conceitos principais:

  • Estimular a curiosidade
  • Mostrar aplicações reais das matérias

Mostrar aos alunos que os conteúdos podem ser completos e legais, que os conteúdos estão presentes em toda a vida deles, e que eles podem entender mais a fundo tudo o que vêem e ouvem, é interessante demais.

2 exemplos de pessoas no YouTube que fazem isso muito bem: Iberê (Manual do Mundo) e Pedro Loss (Ciência todo dia). Conteúdos como os deles, mostrando aplicações e curiosidades das matérias, mostrar o quão profundo é o universo em que vivemos e estimular a imaginação e ânsia por conhecimentos novos e mais aprofundados, seria perfeito pra plataforma. E um ponto importante: quem ensina na plataforma, tem que amar o que faz e o que ensina. Isso é contagiante.

Se eu tiver oportunidade, vou ler os livros que você recomendou. Valeu!

E agradeço por se oferecer para apoiar o projeto. Realmente, se fosse possível reunir uma equipe dedicada para desenvolver a primeira versão da plataforma, isso seria tanto uma experiência boa para os desenvolvedores quanto um projeto que, se todas as ideias discutidas aqui derem certo, seria incrível.

Um outro ponto importante: projetos novos não precisam ser inovadores ou criativos. Precisam funcionar e possuir o necessário para resolver um problema. Assim, fica de fora aquela coisa de adicionar muito "glitter" e temos em mente de que o projeto não tem que ser mirabolante, e sim funcionar para quem precisa dele.

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Gostei muito da ideia.
Pelo que entendi, sua ideia consiste em criar conteúdo e gerenciá-lo através da própria plataforma, mas acredito que esses conteúdos já existam em outras plataformas como o Youtube.
Quando estava estudando para o vestibular minha maior dificuldade era saber o que estudar e quais trilhas seguir, pois certos conteúdos teriam peso maior dependendo do curso escolhido.
Minha opinião é a de que estamos nos afogando em dados, por isso não sabemos o que é útil ou não.
Convido a uma reflexão e gostaria de saber sua opinião.
E se o foco da plataforma fosse direcionado a agregar e ordenar o conteúdo, bem como ordenar as trilhas de conhecimento de acordo com o grau/objetivo do estudante.
Gostei muito do seu artigo e gostaria de saber sua opinião sobre essa abordagem.

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Concordo totalmente com você. Esse foi um grande problema para mim tambem: muito conteúdo, pouca direção.

E criar trilhas de estudo para os alunos seria algo simples e eficiente, funcionaria muito bem.

Isso agrega na intenção de objetividade da plataforma. Os alunos precisam entrar lá e saber o que fazer, e como fazer.

Essa questão de estarmos nos afogando em dados é muito interessante. Temos informações demais na sociedade atual, e as pessoas não sabem lidar com isso. Não sabem lidar com redes sociais que notificam dados novos a cada segundo, não sabem lidar com séries e filmes sendo lançados quase toda semana, etc. As pessoas perdem mais tempo tentando organizar o tsnto de informação que está disponível pra elas do que realmente fazendo uso desses dados.

Direção, Objetividade, minimalismo, completude de conteúdo e incentivar o gosto pelo conteúdo. Creio serem pontos fundamentais que a plataforma tem que ter.

Obrigado por oferecer seu apoio! Vamos discutindo mais sobre esse projeto e progredindo no seu desenvolvimento. Não sei se tenho os conhecimentos necessários para colocá-lo em prática agora, mas se puder mandar seu LinkedIn no meu email [email protected] (para manter a privacidade do seu perfil), eu gostaria de entrar em contato futuramente e montar uma comunidade ativa para desenvolver esse projeto.

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Cara, esse sua ideia é sensacional!

Outra coisa que poderias ser agredada também são trilhas de ensino de acordo com o nível. Por exemplo, o usuário poderia filtrar por Ensino Médio, em seguida seria exibido a lista de matérias, como português, matemática,e tc. Com toda a trilha dos contéudos do inicio ao fim do ensino médio. Poderia até em cada trilha ter a indicação de um canal no Youtube para o aluno estudar e outros artigos. No YOutube há contéudos de altissima qualidade, como o Professor Ferreto para matemática, Prof Ricardo Marcilio para Geografia etc.

Tive essa ideia, pois em 2019 estava estudando para o Enem e o que mais me fazia se sentir perdido era o excesso de informações. Se tiver uma trilha para os estudantes do Ensino médio e que estiverem estudando para o ENEM seguir, seria muito útil!

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Simm!

E estou vendo muito nos comentários desse post sobre essa questão de dar uma "direção" para os estudantes. Acho que essa é a tecla que mais bate.

Se for ver por esse lado de reunir conteúdos já existentes para direcionar os estudos dos estudantes, ao invés de só gerar mais conteúdo novo, o projeto poderia tomar um novo rumo, mais simples e eficiente.

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Na internet já existe conteudo para quase tudo, no entanto está disperso.
Para um projeto do tipo, na minha visão, o melhor tempo gasto estaria em reunir e criar roadmaps de estudos, tais como o site roadmap.sh é. No entendo, ao inves de TI, para o ensino médio.

E não só no que o ensino médio brasileiro traz. Porque não no que é dado no ensino dos melhores sistemas de educação publica do mundo, como na Suiça por exemplo ?

Sobre apoio. Cara, para projetos sociais, o maior fator nem é financeiro (que pode rolar mais a frente com empresas e ongs apoiando) mas sim o pessoal, com as primeiras pessoas dando apoio forte inicial para começar a rolar, nos meses necessários.

Ou seja, pessoas que realmente tem no sangue o lado de doação social. Sou uma destas e sei que é dificil encontrar gente assim. Mas acha. O importante ao menos, é quem vem com a ideia já ser alguem assim, que pouco se importa se precisará andar sozinho por meses até conseguir.

Poderia até apoiar, todavia no momento já estou em outro projeto social, justo para estudantes ainda. Mas quem sabe mais a frente. Ou ao menos, te passo ideia e dicas para seguir em frente.

Me conecta no linkedin, tem no meu perfil aqui no tabnews.

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Reunir conteúdo já existente e criar roadmaps de estudos seria interessante também. Não encontro nada do tipo na internet. E seria mais simples, por outro lado.

Sim, sobre essa questão de ser difícil no começo, estou ciente. Tanto que pretendo esperar um momento certo no futuro para começar esse projeto, e ir me aprimorando profissionalmente também.

E claro, conectarei com você no LinkedIn. Obrigado pelo comentário.

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Tanto que pretendo esperar um momento certo no futuro para começar esse projeto, e ir me aprimorando profissionalmente também.

Só cuidado com a sindrome do impostor e acabar nunca fazendo este projeto.

Ajudar, quando feito de coração e vontade, é algo que não necessita experiencia. É pegar e ir realizando o que se pode fazer nas circunstancias alcançaveis.

A exemplo, tenho um projeto no github onde compilo o que aprendo, onde faço devagar e que sei que levará anos. Ele aqui: Aprendizado-Acelerado-de-Programacao-por-Comparacao-de-Conceitos

Ou seja, veja sua vontade e tempo disponiveis. Já a experiencia, irá ir a desenvolvendo na medida que faz seu projeto. Ou, irá conquistar ajuda de outras pessoas, complementando no que não pode estar melhor realizando. No melhor sentido de que a união faz a força.

Reduzindo esta abstração: Veja o que já sabe, qual área possui o melhor dominio. Se matematica voce manjar bem, pode ir desenvolvendo devagar, uma trilha de aprendizado com ela, podendo juntar com alguma linguagem de programação o ensino. Já é um projeto muito show.

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Seu projeto é massa cara! Também iniciei um semelhante com essa mesma ideia recentemente. Se quiser conferir é um portal! Vou deixar o link abaixo:

https://tech-educa.pages.dev
https://github.com/TheGB0077/Tech-Educa

Como você mencionou, o conhecimento técnico por trás das coisas é sempre muito disperso, então iniciei esse esforço para centralizar mais o conhecimento em uma única plataforma! O projeto está apenas no início, mas espero chegar com ele.

Pretendo completar um guia de contribuição antes de comunicar a existência do projeto mais publicamente, mas acho que um post por aqui em breve não faria mal 😁

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Cara, o seu projeto é sensacional! Gostei muito do Design, e da interação com o usuário.

Se me permite, gostaria de trocar uma ideia contigo sobre a parte de front-end, que vejo que você manda bem pra caramba. Pode entrar em contato comigo? Meu LinkedIn

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Eu gosto da ideia!

Vejo potencial aqui, mas como outros disseram o ideal seria proporcionar um roadmap, para auxiliar estudantes.

É impossível mapear todos os caminhos possíveis, sozinho. Acredito que é necessário construir uma comunidade em volta do projeto, para que ela se retroalimente.

Mas observando os aspectos que você listou na publicação e os comentários de outros usuários aqui, vejo que seria mais apropriado levar esse conceito para dentro das salas de aula.

Mas como assim?

Bom, a meu ver o Scholify busca ser uma ferramenta para estudantes, mas fora da sala de aula ele será utilizado apenas por estudantes que buscam algo além do ensino comum, autodidatas.

No entanto, se a ferramenta estivesse dentro da sala de aula, junto com os professores e os estudantes, suponho que veríamos os autodidatas avançarem rapidamente no aprendizado e eles realizariam o engajamento de outros que por conta própria, não procuram algo além do comum. Penso que o desafio real, será colocar a ferramenta na mão de quem realmente vai utilizar.

Para finalizar, gosto de como nasceu essa ideia, a partir do inconformismo e da vontade de melhorar o futuro de outros. De todo modo, é importante ressaltar que se trata de uma mudança de cultura.

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É legal trazer isso pra sala de aula, mas infelizmente, não funciona. Por causa da plataforma online em si? Não. Por causa de falta de organização do governo.

A falta de organização do governo em relação aos conteúdos, e o sistema de educação pública precário impedem o material e a plataforma de ajudarem os alunos, podendo até fazer o contrário, de eles se perderem ainda mais.

Escolas particulares conseguem implementar uma coisa assim pois possuem uma organização excelente, e que abrange poucas escolas. Já a rede de ensino pública pode tornar qualquer material ineficiente.

Creio que muitas pessoas podem ser auxiliadas com um projeto assim, pois tenho amigos que sei que seria ótimo para eles. O problema é realmente levar a pessoa a ser autodidata e persistir, pois poucos correm atrás, e muitos desistem no meio do caminho.

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Uma ideia e tanto!
Ah um tempo atrás eu e uns amigos da faculdade começamos a desenvolver uma ideia semelhante a essa. O foco dela era justamente centralizar a busca por materiais de estudo, como já foi citado aqui existe vários lugares para encontrar diversos conteúdos de estudos, mas a descentralização desses conteúdos, e as vezes até "escondidos" dentro da web, dificultam a busca.

Quando trazemos esse problema para um cenário onde um universitário/estudante precisa de um material de pesquisa para uma pesquisa, projeto, TCC's, artigos é necessário fazer várias pesquisas em diversas fontes.

Em uma oportunidade perguntei ao meu professor de estrutura de dados como foi o processo de criação do TCC dele, e não podia ser diferente, ele teve que ler diversos artigos e filtrando quais eram aqueles que se encaixavam em sua tese. Imagine fazer esse processo e ter que entrar em um site, buscar pelos documentos que você deseja ler e depois repetir isso várias vezes.

Foi aí que nasceu o DesCola (que depois vimos que o nome já é usado kkk), uma ferramenta que podia centralizar, inicialmente, as mais relevantes fontes de dados e facilitar a busca por esse material. Também pensamos no nível médio onde em parceria com as escolas poderíamos selecionar alguns materiais produzidos pelos alunos e avaliados pelos professores e disponibilizar dentro da plataforma.

De toda forma, já tive uma experiência parecida em ter uma ideia semelhante à sua. Talvez o que eu tenha falado aqui não tenha nada a ver com a sua ideia, mas gostei dela e se quiser mesmo tentar desenvolver ela pode contar comigo.

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Gostei do seu projeto. É legal que programação, na sua maioria, não envolve inventar algo criativo, novo, ou que seja legal, e sim resolver um problema específico.

Valeu pelo apoio! Conecte comigo mo LinkedIn. Se eu começar a desenvolver o projeto, entro em contato.

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Muito se falou sobre a necessidade ou não de um projeto como esse. Teve gente dizendo que só quem se vira nos trinta ia atrás disso, e que os alunos que não estão nem aí ou ainda não sabem o que querem iam continuar na mesma.

Mas e se, ao invés de focar só nesses autodidatas, a gente desse uma mãozinha para os professores? Pensa bem, são eles que realmente estão na linha de frente, se esforçando bem além das horas que são pagos para trabalhar. São eles (na maioria das escolas publicas) que são diretamente ou indiretamente responsáveis pelo engajamento dos alunos.

E se a gente pudesse ajudá-los a ensinar de uma forma mais fácil e eficaz? Eu mesmo era um aluno bem ruim até encontrar uns professores que mudaram minha visão sobre a escola. Acredito demais no poder que um professor, com mais ferramentas na mão, pode ter para transformar a vida dos alunos.

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Caramba, esse é um ótimo ponto.

Se os professores tiverem em mãos um material de qualidade, eles consequentemente podem dar aulas melhores. E é mais fácil um professor se dedicar a aplicar um conteúdo pra uma sala do que um aluno por si mesmo tentar estudar sozinho.

Uma plataforma que agrega planos de aula, atividades, métodos de ensino, etc., poderia ser bem eficiente, e os professores são os que realmente mais sofrem com a falta de material.

Por outro lado, ainda assim poderia haver um material de apoio para os estudantes, ou guias de estudo para eles.

Ideia excelente, amigo. Poderia ajudar os dois lados do problema: o aprendizado em sala, e o apoio ao aluno fora da sala de aula.

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Eu gostei da sua idéia!
Mas como muitos comentaram, de fato, já existe muito conteúdo na internet e o grande problema não é a falta de informação, mas sim sua descentralização, dificultando muito os acessos à conteúdos espetaculares.

Em minha humilde opnião, o melhor caminho pra esse possível projeto não é ter um foco de criação de conteúdo, mas sim ter o foco em ser a ponte que conecta as pessoas à contúdos fantasticos. E é possível contruir todo um ecossistema ao redor disso de pessoas que ultilizam o espaço fornecendo reviews completos e detalhados de um determinado conteudo. Eu vejo isso sendo mais como um Reclame aqui, só que não de necessáriamente empresas, mas sim de cursos, artigos, pesquisas e tudo que gira em torno da intelectualidade.
Se tornando, de certa forma, uma rede social.

Independente de qual caminho seguir, seja a minha idea, a sua, de outros comentários, ou uma grande fusão, demandará um grande tempo, esforço e necessidade de mão de obras. De fato, será estremamente fundamental ter uma comunidade em volta de projeto open source.

Me coloco a disposição para ajudar no que possivel.

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Ótima ideia. Fico feliz por ver essa diversidade de pensamentos aqui no TabNews, e por não terem medo de discordarem, fornecendo críticas construtivas, e não destrutivas.

Essa ideia de avaliação de cursos e aulas é uma boa, com as pessoas deixando sua própria opinião acerca de um conteúdo que já viram. E com o tempo, os melhores conteúdos ganham destaque na plataforma, e os piores perdem relevância.

Dá pra misturar essa ideia com a de roadmap de "ensino médio" e "fundamental II": cria-se guias de estudo com checklists para cada matéria, resolvendo o problema dos alunos ficarem perdidos nos estudos. E dá pra acrecentar a cada conteúdo do roadmap um link para um material disponível na internet, cujo pode ser avaliado pelos usuários da plataforma. Os usuários podem adicionar links para materiais também, e eles vão vendo os materiais e avaliando os que forem melhores.

Para os alunos é legal essa diversidade de material. Já para os professores, creio ser melhor um material mais fixo, algo que não se diversifique tanto, porque eles precisam dessa objetividade no dia a dia em sala de aula e haver uma diversidade muito grande de conteúdo pode trazer confusão e ineficiência.

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Que ideia boa!
Cara, se tu quiser ajuda e parceiros para o projeto, eu gostaria falar contigo.
Eu e um amigo (@eduardoruan aq no TN) estamos formando uma pequena comunidade de estudantes dispostos a se ajudar, fugindo do conceito das "grandes comunidades" de Devs.
Nosso objetivo seria que somente pessoas realmente interessadas e dispostas a ajudar entrem na comunidade.
A questão é que teu projeto é uma ótima forma de mudar o país e juntos nós poderíamos formar um ótimo grupo de desenvolvedores.

Essa mensagem não é pra ser uma propaganda, pois eu fiquei muito interessado pelo seu projeto e gostaria de ajudar.
Caso tu tenha ficado interessado tmb entra nesse servidor do discord.
Ou então, me chama no Discord @catane.

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Interessante a sua proposta. E uma comunidade pequena consegue se ajudar muito melhor, além de aprender junto.

Te enviei um pedido de amizade pelo discord! Obrigado pelo convite.

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Como várias pessoas já comentaram antes, os conteúdos estão disponíveis por toda Internet e quem realmente quer estudar, vai atrás e encontra. Talvez fosse melhor mais interessante fazer um guia ou roadmap para quem quer estudar, semelhante ao que o site https://roadmap.sh fez para os/as desenvolvedores/as: trilhas ordenadas de estudo em forma de fluxograma, separados por área e subáreas, em que o/a aluno/a vai clicando em cada item e tem acesso a links de conteúdos de estudo (páginas, exemplos, vídeos, exercícios, conteúdo interativo etc) pré-selecionados por professores especialistas de cada área (matemática, língua portuguesa, literatura, língua inglesa, história, geografia etc).

A vantagem da trilha de estudos é fornecer um caminho claro e ordenado para orientar o/a estudante sobre por onde começar e para onde ir, com base no que cada um já sabe, facilitando o acesso a conteúdos de qualidade. É importante também o engajamento de professores nesse projeto para que seja bem sucedido, lembrando sempre que a tecnologia é um meio e não um fim em si mesma. Tão importante quanto implementar a solução de software é ter conteúdo de qualidade para oferecer aos/às estudantes.

Parabéns pela iniciativa e boa sorte no desenvolvimento do projeto.

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Achei ótima a ideia!

inclusive, toda a sua ideia gira em torno de algo que falta muito para tornar o monte de conteudo disponível em utilidades, principalmente quando falamos de pessoas que mal são introduzidas num mundo mais técnico -curadoria.

Tentando partir do mesmo princípio, e pensando em escala, eu faria como primeira camada um "indexador" de conteudo relevante que ja existe - vídeos no Youtube, cursos abertos online, como os colegas ja citaram nos comentários, e afins. Seria um mega bookmark buscável, categorizado por tipo de conhecimento, nível de especialização e com upvotes para relevancia do conteúdo, simplicidade/didática, etc.

Após isso, poderia haver essa camada mais interativa, com pessoas experientes ensinando ou mentorando projetos, um painel de desempenho pessoal e até possibilidade de aulas síncronas via livestreaming.

Esse material gerado pela plataforma alimentaria a LLM que seria o chatbot feito tanto para guiar o usuário pela plataforma, direcionando ao conteúdo mais adequado como para criar uma base de conhecimento e fornecer respostas ou ser um copiloto do aluno.

Muito boa a ideia, e acho que se partir da curadoria como MVP (fazendo do Scholify v0 um repositório/acervo de conhecimento bem indexado e mantido pela comunidade), já seria uma ferramenta muito poderosa, e seria fácil tracionar. Aí ja teria inclusive uma base de usuários para ir validando as features conforme forem sendo desenvolvidas, fortalecendo a comunidade.

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Se for implementar esse projeto, com certeza! Front end não é meu forte por enquanto kkkk. Me conecta no LinkedIn. O link está no meu perfil. Obrigado pelo apoio!