[IDEIA | OPEN-SOURCE | COMUNIDADE] - Scholify: Aprendizado de qualidade pra quem não tem
Introdução
Trabalhar com Tecnologia da Informação, como o próprio nome já diz, é trabalhar com informações, dados. Dados são tudo hoje em dia. As pessoas aprendem com dados que estão inseridos em um livro (os textos são dados físicos). As pessoas aprendem com dados que rodam um vídeo no YouTube. As pessoas praticam algum estudo com dados que são inseridos em um trabalho que está sendo feito no Word.
Esses são apenas exemplos, mas o ponto que quero chegar é o seguinte: podemos usar dados, no caso, programação (usei "dados" apenas para ressaltar a importância da informação que os dev's podem criar), para gerar um conteúdo eficiente, intuitivo, e que colabore para um meio social específico de nossa sociedade?
Sei que há muitos tabus e problemas sociais em nossa sociedade atual. Muitos são difíceis de lidar, e o governo não consegue lidar com tudo. Nem ao menos amenizar direito.
Se o governo não pode, ao invés de cobrarmos (o que devemos fazer também, claro), por que não colaboramos como comunidade para gerarmos projetos que possam agregar valor na nossa sociedade de modo benéfico, ajudando uns aos outros e dando oportunidades a outras pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades que nós?
Apresentando o conceito do "Scholify" (o nome é provisório)
A ideia do Scholify é ajudar pessoas que não tem acesso a uma educação de qualidade, de modo que possam ter tudo o que precisam em um lugar só. Vou tratar de alguns pontos importantes da ideia do software aqui.
Objetivos
- Ajudar alunos que estudam em escolas públicas (público alvo) com conteúdos completos, organizados, de fácil acesso e de qualidade, que não menosprezem a capacidade dos alunos de aprender
- Proporcionar conteúdos ALÉM dos conteúdos básicos da escola de um modo não aprofundado, para que os alunos possam ver conceitos escolares aplicados em diferentes ramos de estudo, ajudando a ver qual carreira pretendem seguir também
- Possibilitar aprendizado completo de um conteúdo, tal como sua prática
- Ser um software minimalista (quanto menos "glitter", melhor, assim como o TabNews hehe), conteudista e intuitivo
Como o conteúdo escolar educacional seria produzido?
- Com professores que resolvam apoiar o projeto
- Com estudantes, principalmente universitários, que resolvam fazer contribuições, as quais seriam verificadas por "moderadores" que entendam dos assuntos
Metas de desenvolvimento
- Proporcionar listas de exercícios com correções verificadas, testes e simulados, que podem incluir inclusive questões de vestibular
- Proporcionar um ambiente de "simulado" de provas ou vestibulares, de modo que os alunos possam realizar provas antigas de vestibulares famosos
- Proporcionar um ambiente de comunidade que pode interagir entre si e se ajudar com dúvidas em relação ao site ou aos conteúdos
- Proporcionar uma interface intuitiva, minimalista e fácil de utilizar
- Proporcionar um sistema de "recompensa", de um jeito que não seja "chiclete", mas que incentive os alunos a estudarem mais (podem ser selos, XP, até campeonatos sobre diferentes matérias entre os alunos da plataforma)
Ideias adicionais
- BOT com IA que ajuda com dúvidas do aluno, assim como pode gerar planos de estudos, falar o que estudar hoje, falar como o aluno está indo, etc. O BOT pode ser mais detalhista ou mais simples dependendo da idade do aluno e de seu nível de escolaridade.
- Estimular a leitura com campeonatos de redações baseadas em ideias de livros, por exemplo.
Notas pessoais
Essa é apenas uma ideia. Apenas pensei que seria legal fomentar isso, talvez para um projeto que no futuro possa vir à tona. Quero saber a opinião de vcs, e esse post aqui considero um brainstorming, pode sim ficar mais organizado, pode sim ficar mais detalhado, mas é uma ideia geral e que pode ser desenvolvida. Porém depende de vcs para que essa ideia possa tomar o rumo certo, se vcs acreditarem que esse software pode ser benéfico ajudando toda uma comunidade, e não somente uma "ideia aleatória" para fazer um projeto de programação.
Porque tive essa ideia?
A realidade do ensino nas escolas públicas no Brasil é horrível. As pessoas da rede pública que querem estudar não conseguem, se sentem perdidas, e quando chegam no fim do ensino médio, estão totalmente atrasadas na vida em relação a qualquer outra.
E mais: precisamos de mão de obra qualificada. Precisamos de pessoas que pensam. De pessoas que querem entender, e não que só aceitam o que ouvem. A educação pode mudar uma pessoa, e pode mudar a vida dela. A educação não é tudo, claro. Mas a falta dela é um declínio enorme.
Imagina querer trabalhar com T.I. e não conseguir resolver uma equação de 1° grau simples?
Imagina querer ser médico e não saber nem o que é DNA?
Imagina querer desenvolver um projeto dahora na universidade, mas ficar preso no fato de que vc tem que estudar muito pra conseguir aprender e passar na matéria de cálculo? (Isso pra galera da computação e pros engenheiros).
Estudar não é "ser melhor que todo mundo". Estudar é economizar tempo, é poder se desenvolver melhor profissionalmente, é poder tomar decisões melhores, é poder seguir uma área de atuação com a qual você se identifica.
Não podemos deixar um governo ruim e desorganizado tirar essa chance das pessoas. Não podemos deixar elas 7 anos presas na escola (Fundamental II + Ensino Médio) simplesmente pra passar o tempo. Isso não é uma "militância", e sim um apelo para a diferença que uma educação aberta e de qualidade pode fazer na vida das pessoas que resolvem se empenhar pra isso.
Esse é o motivo da ideia surgir, e gostaria muito de saber a opinião e sugestões de vocês, seja positiva ou negativa. Todo comentário é bem vindo.