Executando verificação de segurança...
4

acho esforço demais.
sabe, na internet já tem tudo, tudo mesmo. quer aprender programação? basta baixar algum das centenas de livros de c, muitos focados em newbies. quer aprender matemática, artes, física? EDX, Coursera ou MIT OCW. Muitos desses conteúdos são totalmente gratuitos, sem falar no absurdo de coisa que a gente encontra no youtube ensinando tudo que alguém um dia sequer precisaria usar, mas tá tudo lá.

mas como outro colega disse, eles estão bem dispersos e separados, e se você quiser realmente proporcionar uma direção pro pessoal que quer aprender algo além do que a escola oferece, o melhor seria um roadmap; um projeto que conectasse cursos, livros e aulas em uma linha do tempo. mas pra isso, imagino que seria necessário de pessoas que já tivessem visto a maioria desses cursos pra organizá-los de forma eficiente.

seria interessante ver um roadmap desse, mas não é como se fosse mudar um fato: só os autodidatas vão se interessar e encontrar esse guia se um dia ele existir, e, querendo ou não, esses mesmos autodidatas já iriam achar cursos, livros e aulas por cotra própria com ou sem mapa.

enfim, minhas palavras de desesperança nesse projeto são pura e absoluta especulação, assim como as de esperança. eu realmente adoraria ver você continuar o trabalho nisso e um dia criar algo realmente admirável.

vou estar torcendo pelo scholify!

Carregando publicação patrocinada...
2

Como eu falei na pub, queria que ver críticas tanto positivas quanto negativas nos comentários. Se não vermos as duas faces da moeda, ou vamos sonhar demais, ou não vamos fazer nada.

Realmente, já tem muito conteúdo na internet. E cerca de 3 pessoas postaram aqui nos comentários, até agora, citaram a questão de que o problema das pessoas é a organização, e não o conteúdo.

E você tem razão. Apenas quem quer estudar é autodidata, quer aprender, vai atrás. Mas isso não só pra esse projeto, e sim pra qualquer fundação educacional. Sempre tem os que querem estudar e os que não querem. E não dá pra fazer nada para os que não querem irem atrás. Então o que fazemos? Ajudamos os que querem.

A questão é que seria uma plataforma para dar um caminho e facilitar ao máximo o estudo para pessoas que estão em um ensino muito ruim. E creio que com o uso crescente da tecnologia, cada geração se vira melhor com a tecnologia do que a antepassada. Assim, a tendência é buscarem cada vez mais auxílio e conteúdo na web.

Então aí que está a questão: direcionar, trazer a possibilidade de prática (porque praticar é o mais importante, mas depende de ter a teoria), e além disso trazer conteúdos mostrando superficialmente o uso dos conteúdos em outras profissões.

Acho que duas pautas importantes na plataforma são: fazer os alunos se preocuparem com os estudos, e fazer os alunos gostarem dos estudos. Se eles gostam e sabem da importância dos conteúdos, eles têm mais chances de em um período menor de tempo voltarem a acessar o conteúdo e praticarem cada vez mais.

Obrigado pelo comentário. Ver a relevância e se esse projeto de fato ajudaria as pessoas que precisam dele, é uma questão crucial.

2

Seria mais viável um fórum onde para cada tópico explicasse a sua ultilizade, as conexões com outros assuntos e depois entregasse tanto links ( livros, vídeos, cursos, sites... ) de conteúdos gratuitos e pagos, descrevendo quais dúvidas seriam sanadas naquela fonte. E ai sim para averiguar a qualidade daquela informação se usariam pessoas mais experiêntes no assuntos e outros que ja consumiram o mesmo. A ideia de produzir do zero toda essa informação parece mais inviável e apenas usar uma curadoria seria mais realista ajudando igualmente.

1

Realmente! Essa ideia já foi comentada aqui. Seria bem interessante essa interação da comunidade, e precisamos parar de produzir conteúdos novos e utilizar os que já existem, além de que realmente seria inviável produzir todo esse conteúdo do zero.

1