Executando verificação de segurança...
31

EU COMPRO CURSO E NÃO CONCLUO - Este tabs é pra você

Se está lendo este "tabs"(apelidei os post do tabnews assim) você não está sozinho. Era assim como você um comprador compulsivo de curso. Eu não podia ver um curso sobre linguagem de programação dividido em 12x que já estava lá passando o cartão. Quero falar com você o que falei pra mim. CHEGA!

Depois de 1000 horas de cursos armazenada para terminar, a única coisa que os cursos acumulados estavam fazendo comigo é aumentando minha ansiedade (já explico). Assim como qualquer pai de família, minha cabeça sempre andava cheia de preocupações, com tarefas diárias, compromissos, obrigações e por aí vai.

Como profissional da tecnologia da informação tenho a obrigação de estar atualizado com o que vem no futuro. Por este motivo eu buscava fazer diversos cursos, ter vários certificados e especializações, logo fui adquirindo promoções que surgiam, oportunidade de cursos divididos em "N" pagamentos, tudo isso pensando em fazer depois que terminasse o outro curso, depois outro do outro, depois do outro e depois de vários que já estava fazendo ao mesmo tempo.

Talvez este seja o cenário que você se encontra e já é hora de você parar de comprar novos cursos. Talvez seja hora de começar a estudar de verdade. Começo, meio e fim. Um por vez. Possivelmente não precisará de 10% dos cursos que comprou.

Crie um objetivo. Quero fazer um site completo. Quero criar um aplicativo. E aprenda o suficiente apenas para concluir seu objetivo. Crie pequenas meta. Possíveis de se cumprir. Lembre-se. Começo, meio e fim. Termine o que começou. A sensação é ótima.

Bons estudos!

Carregando publicação patrocinada...
10

Olá amigos, sou TDAH diagnosticado e sei muito bem o que é isso.
Por conta da desatenção e diversos processos mentais que eu sinceramente não sei explicar de modo eficiente ainda eu inicio muitos projetos pessoais e não concluo. Cheguei ao ponto de conseguir uma bolsa em um curso e perdi porque quando chegou em assunto desinteresante pra mim eu abandonei por não conseguir focar.
Dito isso, gostaria de dar algumas dicas muito preciosas pra mim, que mesmo que você não tenha TDAH podem te ajudar muito:

  • Organize o seu ambiente de estudos:
    Nem sempre é acessível a todos um ambiente de estudos silêncioso, mas mesmo assim, outras coisas também ajudam. Lembre-se de organizar o lugar onde você estuda e manter organizado, se você tem uma boa relação com a musica tente colocar musica no ambiente (eu sempre coloco um pouco de musica classica bem baixinho pra estudar). Estudar não é simplesmente fazer o download de um arquivo no cérebro, o estudo demanda que você se empenhe ativamente e pra conseguir fazer isso é necessário que você tenha um ambiente que te permita. Nós somos organicos, lembre-se disso sempre

  • Se possível estude pela manhã:
    Pela manhã é o horário que estamos mais estaveis e energéticos, aproveite isso ao seu favor.

  • Planeje seus estudos:
    Por planejar não a simplesmente pegar uma agenda e anotar "hoje vou fazer isso". Tenha metas realistas, porém sempre um pouco desafiadoras; Distribua o seu estudo de uma maneira horizontal no tempo, de modo que você possa estudar e revisitar, pessoalmente eu sempre faço da seguinte forma: Estudo o conteudo A, amanhã estudo o conteúdo B, depois repasso o conteúdo A e vou pro conteúdo C, Após o C revisito o conteudo B.

  • Use o cronômetro ao seu favor:
    Aqui varia um pouco o tempo e a atividade, porém, se eu preciso fazer uma atividade que demandaria uma hora de atenção eu quebro essa hora em três periodos de vinte minutos alternados com pausas pra respirar de 2 minutos. Chama-se pomodoro essa técnica, pesquisem na net pra obterem informações melhores.

  • Não se desanime por não conseguir, respire e faça.
    É normal isso que você está passando, todo mundo já viveu isso. Principalmente quando somos jovens nós nos cobramos muito e isso faz parte do processo de maturação emocional. Porém, é necessário que você seja senhor de sí mesmo. Seja determinado, foque, faça mesmo quando a vontade de ficar procrastinando esteja no auge.

  • Quando o cansaço mental começar a chegar ao ponto de saturação, não insista. Saia, respire e volte.
    Uma coisa importante é diferenciar a procrastinação da saturação mental. Quando você está a tempo demais naquele conteúdo, seu cérebro dá sinais de cansaço e você sente um esgotamento energético, nada vai adiantar que você continue estudando. Saia, ande, faça um alongamento ou tome um banho. Respire e esqueça do assunto um pouco e quando a sua energia voltar retorne em um ritmo mais calmo.

  • Durma bem
    Durante o sono seu cérebro armazena com carinho e cuidado tudo aquilo que você entregou pra ele, se você não dormir bem ele não vai conseguir fazer isso direito.

  • Beba água
    "Estudo mostram que (...)" todo esse blablabla é desnecessário, você sabe que seu cérebro é uma esponja cheia de água e que ele precisa dela pra funcionar direito. Beba água.

  • Tente forçar um pouco seus limites:
    Não ao ponto de morrer. Tente sair um pouco da zona de conforto e estudar não só o que te apetece, mas aquilo que te faz dormir também. Tente se forçar a aprender coisas que não são interessantes e lembre-se que:

Você não precisa melhorar 100% em uma semana, aprender tudo do dia pra noite ou tentar ser o superman. Melhore um pouquinho todo dia, mesmo que pouco mas melhore.

Abraço à todos, bons estudos/

2

Adorei seu comentário, muito bom!

Porém, eu só discordo no ponto do "Se possível estude pela manhã", porém eu acho que é algo muito pessoal.

Eu simplesmente não consigo render nos estudos pela manhã. Eu acordo com a mente meio que em "marcha lenta". Porém, meu corpo atende bem e eu uso esse horário da manhã pra me exercitar, e geralmente vou pra academia.

À noite, por mais que eu esteja cansado do trabalho, eu consigo parar, tomar um banho, comer algo, e sentar pra estudar, então esse acaba sendo meu melhor horário de estudos.

Então eu complementaria essa dica sugerindo que o ideal é testar alguns horários e sentir qual funciona melhor pra você, e fazer desse o seu horário fixo, sempre que possível.

1

Simplismente que conteúdo incrível, vou aplicar essas dicas, tenho muito problema para conseguir me concentrar, já estudo a um tempo forma de molhorar isso, aplicando algumas dessas dicas, mas seu resumo foi muito assertivo.

Vlw mano!

1

Celular longe ou sem notificação é uma ótima dica, deixem a área de trabalho limpa sem jogos também pra não lembrar de jogar, não deixem a netflix a vista e por aí vai kkkkk

1

kkkkk, inclusive Youtube. Uso uma extensão chamada Unhook - Remove YouTube Recommended Videos e consigo remover o feed e outras coisas, para não me chamar a atenção.

1
1

Cara, seu comentário foi um dos melhores e mais inspiradores comentários que eu já li por aqui! Obrigado de verdade pelas dicas, estava realmente precisando dessa "bronca" 😂

Uso muito a dica de música principalmente, gosto tanto de música que consigo até programar com música com letra! Nesse momento, por exemplo, estou ouvido The Weeknd.

Agora beber bastante água é sempre algo problemático para mim, sempre deixo a garrafinha por perto, porém sempre esqueço de ficar tomando água toda hora.

Outras dicas que eu acrescentaria seria deixar o celular longe (de preferência em outro cômodo) e com notificações desligadas durante o horário de estudo, e também usar extensões para bloquear sites que podem de destrair durante o estudo. O mais importante para manter a concentração em algo é tirar completamente qualquer possível distração de perto!

Um acrescimento para a dica de Planejar seria criar listas de tarefa do que você precisa estudar, por exemplo, porém, não escreva por exemplo "Estudar React", divida tudo em partes menoreas e escreva tarefas expecíficas, que você consegue fazer em 1 hora ou meia hora, então, sempre que se concluir a tarefa vá na lista e risque a tarefa da lista (recomendo escrever no papel) isso ajuda muito no sentido de que isso dá uma dose de dopamina parecido com o que você tem quando usa redes sociais, então fique viciado em fazer suas tarefas não em redes sociais 😂😂

1
2

Com mais de 30 cursos feitos e com mais outros 30 que nunca serão feitos nessas mesma situação descrita eu consegui chegar onde cheguei, hoje sou Engenheiro de Dados, mas foi duro mesmo aprender que deveria parar de comprar cursos, acho que tive esse insight quando eu estava no quinto curso seguido de Data Science analizando sempre o sentimento do Twitter, foi quando me toquei que eu já sabia mais do que os cursos tinham à ensinar, eu precisava mesmo era meter a cara e fazer de verdade. Mas confesso que até hoje ainda sou atraído por alguns cursos que fico uns 30minutos pensando pra perceber que não preciso dele haha

2

Acho que o maior problema é voce vencer a ansiedade de querer aprender tudo de forma rápida. O tempo é o nosso bem mais precioso.

Antes minha ansiedade atacava muito quando queria fazer mil coisas no dia. Hoje eu defino qual é a coisa mais importante do dia, e foco o maximo para finalizar aquilo, o resto vira distração. Só vou adicionando mais coisas quando vejo que o mais importante já foi feito.

3

Acho que as vezes devemos nos permitir fazer nada, realmente descansar ou fazermos o que estamos a fim. A auto cobrança gera muita ansiedade. A falta de compromisso gera culpa e arrependimento, com isso devemos sempre buscar o equilíbrio quando uns desses sentimentos estão mis presentes.

Disclaimer:
Não tome meu texto como verdade, procure a ajuda de um profissional.
Pisicologo ou Psiquiatra

2

Muito bom! Este tabs como voce apelidou(gostei do apelido),vem de encontro com oque está acontecendo com uma grande parte das pessoas iniciantes na parte da tecnologia, acredito que isso ocorre por termos disponivel uma enchurrada de conteudos, que muita das vezes são de pessoas que nem sequer tem um carreira solida na área, alem de definir pequenas metas e ter um inicio meio e fim, acredito que também temos que ter a cultara de realmente dar os devidos meritos aos que realmente colaboram com a nossa comunidade.

2

Acredito que isso seja muito em conta da velocidade em que somos expostos aos conteúdos também.
Eu sinto a mesma dificuldade de concluir os cursos de programação em que eu adquiro, mas o meu foco muda rapidamente de estudo de uma parte a outra, muito em conta por conta do curso da Trybe. Isso faz com que meu foco que era React no frontend, mudar para Node no backend e ir seguindo o fluxo do curso em si.

Se você estuda sozinho, seria interessante "perder" um primeiro tempo fazendo um mini-planejamento de onde vocẽ quer chegar e de que forma quer. Isso faz com que seu foco e produtividade aumente consideravelmente. Isso claro, se você praticar a tal da autoliderança que tanto se pede no mercado.

Por último mas não menos importante, tenho uma quantidade pequena de experiência mas adoro compartilhar informações e conteúdos, se quiser trocar uma ideia é só falar.
Serve para qualquer pessoa que por ventura ver esse post.

Boa sorte para todos nós!

2

Tchê!! Esse conteúdo é para mim!! KKKKk... Recentemente tive acesso aos cursos da Alura.. cara... Eu quase tive um AVC, pois eu tenho essa mania de comprar os cursos e não concluir(leve TDH ) e na alura é só se cadastrar... ai já viu né, fazer tudo e fazer nada! Infelizmente isso não é de agora não. Na plataforma da Alura estou inscrito em várias formações e só conclui duas até gora... Depois tem a Udemy kkkkk... O Vício se repete.
Faculdade de ADS então!! Cadeiras que não tinham relação com o “programar” de fato, era um tédio.
O Bacana dessa plataforma TAB são os comentários de várias pessoas que também passam pelos mesmos problemas e destacam rotinas para ajudar a não ser tão “distraído” :).

1
1
1

Esse tabs definitivamente era pra mim! hahaha.

eu só não compro os cursos, porque vida de estudante != gastar dinheiro. Eu abraçava cada oportunidade de ter um curso gratuito comigo mas na maioria das vezes eu não via nem 30% do curso. Seja pela metodologia ou por não se alinhar com o que eu realmente queria ver...
Agora, meu maior desafio é me contentar e focar naquele projetinho que eu planejei. Simplesmente, eu e meu TDAH sentamos pra montar alguma coisa nova e quando eu vou ver o que era pra ser um simples hello world tá querendo virar um site completo, cheio de funcionalidades que eu ainda nn sei fazer e no fim o projeto fica parado no meio. Principalmente porque quando eu vou atrás de aprender o que eu não sei para colocar no meu projeto, adivinha? eu viajo em mais outras coisas nada a ver e aí meu amigo, como diz o ditado: agora é tarde.
Enfim, muito boa essa discussão, vou acompanhar constantemente pra aprender alguma coisa nova que me ajude a barrar esse problema enorme.

1

Isso é um problema muito frequente, acredito que seja devido ao FOMO. Eu também resolvi parar de comprar curso e investir em coisas como livros mais teoricos por ser um conhecimento que não fica obsoleto igual um curso de tecnologia x ou y.
Antes do lançamento do React native gastei em um curso de ionic, nunca fiz o curso e meu interesse na tecnologia morreu. É um topico muito pertinente.

1

Estou nessa fase lamentavelmente, este ano foi o ano que comprei os ultimos 2 e não vou comprar mais! minha conta no hotmart tem curso que se quer eu abri ate hj, na udemy tambem fora um pacote fullstack com 20 cursos que fiz uns 3 somente e por cima so assistindo, sem praticar nada.

1
1

Uma otima observação, especialmente no dia de hoje aonde muitos sites de curso por acesso estão fazendo muitas promoções para acesso em até 2 anos, isso pra um procastinador e um comprador compulsivo é uma armadilha das grandes.

1

Assim como tudo na tecnologia, DEPENDE, tenho a idéia de que comprar cursos feitos com uma pesquisa atenciosa, devidamente aplicada ao contexto, em plataformas focadas no ensino, poupa bastante tempo de procura do que em plataformas onde o contéudo dentro dela seja mainstream(ex: YouTube) ainda mais em casos em que o problema/assunto seja complexo, agora para assuntos de mais fácil entendimento e dúvidas recorrentes acaba sendo desperdício de dinheiro devido a alternativas gratuitas disponibilizadas por aí como a documentação da ferramenta que está sendo usada, sites como freecodecamp, etc.

1
1

Esse mundo cheio de informação é complicado.
Acho que é meio natural do ser humano. Quem nunca assinou diversos streamings, ou comprou varios livros e nao consegue iniciar nenhum por nao conseguir decidir?
Eu mesmo aceitei que nao vou conseguir consumir todo o conteudo que gostaria e parei de comprar cursos que sei que nao vou concluir ou que nao vao agregar.

1

Cara, eu tive esse estalo recentemente. Nos ultimos 6 meses eu saí desse infáme tutorial hell, em que eu buscava constantemente por conteúdo e não criava as coisas. Obviamente adquiria conhecimento ao longo dos inicios, meios e não finalização desses cursos, mas conseguia adquirir, mesmo que leve, conhecimento.

O ideal é tentar aplicar, errar e tentar de novo. O processo de aprendizado de cada um é diferente, mas programar, é praticar.

1

Quem nunca? Porém isso gera um mal invisivel, eu mesmo fico pulando de galho em galho, de curso em curso, o ideal é ter um planejamento onde como você disse "pequenas metas", devem ser prioridade, assim a evolução se torna constante e menos sofrida.

1
1

Eu estou iniciando os estudos em programação, nem no basico cheguei e estava prestes a fazer isso, pois, tenho cerca de 6 cursos guardados no meu carrinho para comprar, ver que posso precisar de só 10% me fez querer analisar oque eu iria comprar e vou fazer uma limpa

1

Acredito que todas as pessoas Techs ja passaram por isso. Tenho 20 anos na área e vejo a curva de aprendizado se ameniza, ficamos mais procastinadores em busca de aprendizado ou falo por mim. Acho que nem é falta de tempo ou gestão de tempo e sim nao saber gerir prioridades.

1

Acho que grande parte dos programadores tem esse problema e eu me incluo nisso. Sempre comecava um curso online e n terminava por n motivos, mas agora(junto ao meu pai) vou fazer um curso de java presencial. Essa foi a forma que achei melhor de contornar esse problema, ao invés de ter que encaixar um momento na minha agenda para fazer um curso online, tenho a facilidade de ter já determinado um horário na semana. Essa é apenas uma das qualidades de um curso presencial, um contraponto é o preço, sai bem mais caro que um curso online.

1

De fato acontece muito, ainda mais se o curso que você escolheu é com "pacote com vários cursos" como o curso da alura ou o full da danki code, eles são muito interessantes para quem está começando e não tem certeza de qual área da profissão quer seguir, mas corre sérios riscos de começar vários cursos e não terminar nenhum. Bom, fique ligado aí e se alguem quiser ai estão os links

Danki Code: https://cursos.dankicode.com/vitalicio?ref=D55936713E&hsrc=MTExNTI2MTEyMmdhZHNwZXNxZGFua2lvZmVydGFz

Alura: https://www.alura.com.br/

1

Graças aos cursos gratuitos da Udemy, tenho mais de 30 que peguei e se quer olhei, agora quando o curso é pago eu me sinto na obrigação de concluir porque penso que é dinheiro desperdiçado caso eu pague e não olhe o curso.

2

No inicio da jornada parar entrar nesse mundo da programação, eu desdenhava dos cursos gratuitos, achava que ou não seriam muito bem direcionados e poderia estar perdendo algo. Então decidi comprar um curso, com a ideia de que, se eu paguei por ele, logo estaria mais engajado para concluí-lo.

Minha ideia estava errada, e logo me peguei procurando outros cursos, maiores e com promessas de emprego ao finalizá-lo. Felizmente consegui despertar desse transe e vi que o problema não são os cursos, seja os gratuitos, pagos ou feito por empresas com grandes referências, mas a força de vontade das pessoas em concluir os objetivos.

1

Deixo aqui algumas dicas:

1- Se conforme que não tem como abraçar o mundo.

2- Vc tem pouco tempo nesse mundo, não da pra aprender tudo q vc gostaria.

3- Sempre se pergunte antes: Qual o meu objetivo com esse curso, ele esta alinhado com o objetivo maior?

4- Sem um objetivo vc vai ficar louco nesse mundo de informação,é fácil vc ficar tentado a comprar um curso q não é uma peça do seu quebra cabeça. O marketing ta ai pra isso, e ele vai te pegar.

1

De um lado a sede por aprendizado do outro a quantidade exorbitante de conteúdo disponível.

Quando junta tudo isso somando com métodos de vendas e lançamentos, criando a necessidade de comprar, enfim, acaba não sendo uma combinação muito boa.

Estava meio perdido em meio a tantos cursos e começando a entrar nos livros. Adotei o mesmo método que você: "CHEGA!", acredito que o aprendizado sob demanda acaba sendo mais interassante.

Excelente publicação, parabéns!

1

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

meu querido, se eu te contar que eu já iniciei todos os curos do guanabara e outros milhoes e não conclui também? hoje eu sei o báaaaaasico do básico em python, js, e swiftUI.

mas acho que a maior verdade onde ninguém quer falar é sobre tudo isso que você realmente citou, tudo se resume em pequenas metas, uma página por dia, um café a menos, um exercício por dia..

eu postei um tab sobre ser melhor 1% todos os dias, vale a pena da uma lida também
Seu_melhor

1
1

Eu sempre sento para estudar. Acabo abrindo blog, jogos, loja e lá se vai um dia. Nem estudo as vezes. Inclusive eudeveria estar estudando agora(KKK) mas estou lendo e porticipando aqui da comunidade. Eu me engano muito. É complicado querer viver mediocrementeese enganar que está sendo produtivo mas não aproveitou nem 1%.

1
1

Minha realidade , já comprei vários cursos e dificilmente concluia algum, coloquei como meta concluir um só(estou conseguindo), mas o meu medo e receio é depois que completar esse curso não saber aplicar na vida real.

1
1
1

Não sofro mais desse mal, mas estava curioso para ver o que você propôs de solução. E tenho que dizer que passei por isso e resolvi da mesma forma, hoje em dia acredito muito mais em criar projetos pequenos e POCs para aprender seguindo a documentação ou stackoverflow do que fazer um curso para tudo.

Óbvio que logo no início um curso pode ser insubstituível ...

1
1

Bom,comigo nao é muito difere,eu comecei a me interessar por programação em 2020, hj estamos indo para 2023 e confesso q nunca conclui a parte de css,sempre me desisnteresso na metade e nunca concluo um curso se quer que eu tenha comprado.

1

No final das contas, mudou-se o meio.
Desde muito antes, as pessoas tem o costume de comprar livros na expectativa de adquirir o conhecimento contido neles.
Compram-se e ficam adornando a platelerias.

A base de tudo é a disciplina a fim inverstir (com esforço e dor) para colher frutos futuros.

1

Sim, já senti muito na pele essa de comprar cursos e não consegui terminar eles e isso aumentar a minha ansiedade (a mesma coisa pra jogos, séries, quem é ansioso sabe). Hoje em dia eu tenho feito mais "on-demand" ao invés de ficar correndo atrás igual um maluco.

Também desapeguei da ideia fixa de "ter que terminar um curso", hoje em dia vou mais focado nos tópicos que me interessam e marco como concluído aquilo que não me interessa (ou que a explicação não ta boa), antes eu tinha que assistir cada segundo achando que poderia perder algo muito importante, e não é bem assim...

1
1

Eu estava exatamente assim, mas consegui me livrar disso no inicio do ano passado. Nao definia metas e só comprava por que achava que ia terminar um e começar outro, resultado, não terminei nenhum dos cursos que comprei. Na verdade terminei 1 de python mas que sinceramente poderia ter aprendido o conteúdo do curso com pesquisas e em video aulas do youtube.

Meu conselho, defina o que vc quer, seja um app, site ou game, comece pelo basico e busque terminar o projeto, ai sim vc passa pro próximo. Forte abraço e bons estudos a todos.

1

Esse é um problema que muita gente esta tendo com N coisas, os cursos são só uma parte nesse todo. Eu acredito que muito desse gatilho para comprar e essa ansiedade estão bastante relacionadas com a "nova" forma de lançar os conteúdos.

Formulas de lançamento que te fazem pensar que aquele conteúdo é escaço e que você precisa adquiri-lo naquele momento, ou não vai ter uma nova oportunidade...
A verdade é que nada disso é real mas é dificil resistir a tentação daquele "é a sua unica chance de.."

Eu notei caindo nesse gatilho qnd me vi seguindo dezenas de páginas e grupos de promoções, pensando "ah, vai que aparece alguma coisa interessante por um preço bacana", quando na verdade eu não precisava de nada.

A minha dica pra evitar esses gatilhos de compra é a mais básica possível: fique o menos tempo possível exposto a esses anúncios, essas publicidades, principalmente no Instagram.

1

Eu não consigo terminar curso e já até desisti, eu acho que é por quê eu já tenho tempo de experiência suficiente pra largar os cursos e ir só pela documentação.

Alguém aí tem o mesmo problema que eu? KKKKKKKKKKKKK

1

Muita verdade, eu comprei uns 20 cursos da udemy, mas parei. vou concluir todos os que comprei primeiro, e se por acaso necessitar de mais informações, vou buscar por fora, acho que os que já comprei, me darão a base necessária para caminhar sozinho com as próprias pernas.

1
1

Apesar de estar a poucos meses no mundo da programação, já passei por isso!

Ainda mais com tantos cursos chamativos ("aprenda tal linguagem em 12 horas!", "transforme-se em um web developer em uma semana!") que, para quem tem pressa em ingressar no mercado de trabalho, parecem a proposta perfeita.

Hoje, após iniciar os estudos, de verdade, vejo o quanto isso é balela.

Não há atalho. Estudar programação será uma eterna guerra para aperfeiçoar o profissional que você almeja se tornar. Mas isso não quer dizer que tem que ser uma experiência ruim.

Trace um plano de metas concreto e determine quais são os seus passos diários para chegar até lá.

Se preciso, escreva, em algum lugar que você consiga visualizar, um papel na parede ou o fundo de tela do seu celular/notebook, quanto falta pra cumprir seu objetivo.

A trilha do conhecimento é árdua, mas é igualmente recompensadora!

Boa sorte, devs!

1

Até agora fiz igual ao meu colega e não faz muito tempo decidi em focar em apenas um curso e ir até o fim, não importa a velocidade procurando aproveitar a jornada oferecida.E não importa se curso é pago ou gratuito ambos tem o seu valor e sua relevância o que realmente importa é terminar o que começou.

1

Por um tempo fiquei assim também, querendo comprar todo curso que achava interessante e que poderia preencher as lacunas que haviam no meu desenvolvimento na programação, mas acabava que não concluia, tenho até alguns que nem cheguei a iniciar kkkkkk
Parei com esse vício kkkkk e fiquei focado em concluir apenas um!

1

Cara, eu estava passando pela mesma situação que você e acredito que esse assunto seja mais sério do que parece! Pois se trata de um clico, acredito, explico melhor: creio que a causa para as pessoas comprarem um mundo de cursos e não concluir seja, no fundo, a ansiedade, por exemplo, eu estava muito ansioso na primeira metade do ano pois estava esperando o resultado do vestibular para ver se eu tinha passado ou não na universidade que eu quero estudar, isso fez com que eu comprasse pelo menos uns 5 cursos "para caso eu não passe na faculdade" e não conseguir concluir nenhum! E só o que isso gera?? Mais ansiedade, como você disse!

Por isso acredito que seja uma bola de neve, você compra cursos pois está ansioso, fica mais ansioso porque comprou cursos e não conclui, então você compra mais cursos 😂😂 um ciclo vicioso muito preocupante. Por isso, se você está passando por essa situação, procure ajuda para controlar sua ansiedade, antes que isso se torne uma bola de neve gigantesca!

Eu consegui me livrar desse vício ao passar na Universidade que eu queria 🙏🏼

1

YAGNI (You Aren't Gonna Need It)

Fala mano, beleza?

Já ouviu falar sobre o YAGNI?

YAGNI¹ é o princípio You Aren't Gonna Need It, em português, "Você não vai precisar". Esse princípio que pode inclusive ser utilizado no desenvolvimento, para evitar "muito caminhão pra pouca areia" ou overengineering para alguns.

Costumo levar isso para a minha vida, ajuda na ansiedade :P

Inclusive, tenho aprendido a levar a vida de outra forma (assunto bem filosófico, pretendo fazer um post sobre isso) conforme vou entendendo mais padrões e princípios de tecnologia.

Edit ¹: adds link

1

1


Eu uso um app chamado MS Todo para planejar a minha rotina de estudos, hábitos. Nele, eu consigo anotar todas as displinas, conteúdos e aulas que vou fazer no dia/semana.

2


Um outro app interessante também é o forest, um pomodoro app onde eu divido timeboxes para me concentrar/distrarir. Um recurso interessante no app é que dá para atribuir tags em cada timebox.

1

Suuuper verdade isso man, até que não sou um super comprador, mas essa de começar e terminar o que começou é uma verdade para mim com certeza.

1

realmente, a falta de objetividade vive gerando prejuízo,
vale mais a pena uma direção focada do que ficar igual louco tentando abraçar o mund

1

Após ler os comentários dos demais, muito pertinentes, uma visão minha é que acabamos caindo nisso porque o ritmo de mudanças nas demandas também é alto. Como isso acontece, no meu caso:

  1. Existe alguma tecnologia ou linguagem que não conheço, e é interessante para eu conhecer para resolver um problema no trabalho ou para me preparar melhor para o mercado;
  2. Vou atrás de cursos e referências para aprender sobre o assunto, compro um curso e inicio ele;
  3. Porém a falta de priorização não me permite andar com o aprendizado num ritmo muito bom;
  4. Nisso, o tempo passa, não aprendi nem apliquei o conhecimento do curso que iniciei, não terminei o curso;
  5. Meu interesse sobre o assunto cai, ou a demanda sobre esse conhecimento diminui, ou perco o "timing" de aplicar esse conhecimento;
  6. Por fim, "surgem" novos interesses ou demandas, e volto ao primeiro passo.

No meu ponto de vista, temos a questão de priorização quando nos comprometemos com um objetivo, como os amigos aqui citaram. Também como vimos, existe a questão do sentimento que nos sobre com tanta coisa não finalizada.

Algumas abordagens então para tentar minimizar isso podem ser:

  • Segurar o impulso de comprar cursos, analisando melhor se tenho como consumi-los, ou se é tão importante ou prioritário para mim AGORA;
  • Focar em metas menores, passo por passo. A sensação de meta cumprida, mesmo que pequena, já faz uma boa diferença!
  • Outra coisa que já ouvi de caras como Fábio Akita e Paulo Silveira: existem conhecimentos base que servem para todos os campos de tecnologia, como estrutura de dados, design patterns, clean code, etc. Esse tipo de conhecimento serve para qualquer época e anda em paralelo com qualquer atualização tecnológica, logo é algo que podemos aprender com calma, que não se tornará obsoleto.

O que acham?

Abraços a todos e todas!

1

Estou assim, eu começo a ver, me interesso e depois paro.
Minha ansiedade ataca, começa a dor de cabeça, desinteresse e etc.
Eu baixei dezenas de horas de cursos que me interessei, terminei nenhum, e outros nem comecei. Eu não estou conseguindo mais estudar.

1

Quando começei pensei que teria que comprar um curso pra poder aprender mas tem tanta coisa de graça (ou pirateado <_<) que consigo aprender qualquer coisa sem pagar. Claro que os cursos salvam tempo e sanidade mas eu sou maluco!!! '-' .

obs: não sou programador, apenas faço coisas aleátorias quando fico curioso.

Pra finalizar, queria saber se tenho futuro na area mesmo sem ter feito curso nenhum, vou deixar meu github com "projetos": https://github.com/Blacklist14?tab=repositories.

texto

1

Eu total. Haha. Hoje mesmo estava falando com falando com um amigo sobre isso. E quer saber, os cursos hoje são o que o conteúdo gratis se tornaram a pouco tempo: volumosos e desorganizados. A vantagem do curso é a organização um pouco melhor. Mas ainda é você que se adapta a ele e não o inverso, como em uma universidade. E tem tanto curso que ensina a vender o próprio curso que meio que desanimo de ver eles.
Acho que o "futuro do empreendedorismo digital" esta no opensource e em produtos SaaS. Nisso nós de TI estamos na frente e nunca seremos alcançados, hahaha

1

Exatamente isso, ansiedade, burnout, sem norte algum com o futuro, muita ansiedade e demora pra conseguir entrar no mundo dev, tenho milhares de cursos na udemy (não posso reclamar que todos eu ganhei kkk) mas o foco é focar em apenas um nicho, atualmente estudo apenas os cursos da RocketSeat (explorer e ignite) e os da Origamid (foco em front-end e Design) emesmo com tanto dinheiro investido, e no fundo no fundo todo mundo sabe (deveria saber) que o ensino realmente vem em ler documentação e ir corrigindo os erros que ficaram no caminho.

1

Isso é realidade pra muita gente! Eu mesmo desabilitei os emails de promoções da Udemy, porque naquele famoso pensamento de "vou comprar agora para aproveitar a promoção, quando der eu faço" adquiri milhões de cursos que dificultam o processo de aprendizado, tirando muito o foco do que eu realmente quero. Fora que quando lembro que tenho os cursos à terminar, sempre bate um desanimo ou culpa bloqueando o avanço no aprendizado em outras ferramentas. Realmente começar e terminar, é a melhor escolha.

1

Vou ser honesto, eu NUNCA FIZ NENHUM CURSO, repito EU NUNCA FIZ NENHUM CURSO, acho completamente desnecessário, a internet tem informação o suficiente de graça pra ir do 0 até ser um bom programador, é um processo que leva varios anos, nenhum curso superficial de 3 meses vai te levar a lugar algum, não importa quem esteja te vendendo, É so deixar de ser preguiçoso e usar o google por horas e dias, e o mais importante, sair marretando o teclado no editor de código. O processo é o mesmo de qualquer profissão de prática, como culinaria, esportes ou whatever.

1
1

E também não precisa gastar com curso pra realmente aprender a programar e já sair fazendo projetos, a internet é enorme e cheia de pessoas boas, uma das trilhas mais populares pra aprender gratuitamente é o freeCodeCamp, que recomendo para todos a todo momento, nele você pode aprender de tudo, e nunca falta conteúdo, sempre é adicionado mais e mais, se não à trilha, aos artigos no site, ao fórum ou ao canal de youtube deles, Eles até estão fazendo um curso completo de bacharelado em ciências da computação pra disponibilizar gratuitamente!!! não há ambiente mais saudável que este.

Eu AMO o freeCodeCamp
(e vou recomendá-lo pra qualquer um que queira aprender a programar)

1

Achei interessante esse FreeCodeCamp, nunca tinha visto e vou tenta fazer algum curso por lá já que é de graça, e vou tentar colocar em prática o que o Rafa02 passou, por que eu compro curso e nunca acabo eles, tanto pela correria da vida quando pelo cansaço que fica no final, obrigada pela indicação desse site.

1

Acho legal aprender por vídeo, pra mim é o melhor método possível, consigo agilizar partes que já domino, assisto quantas vezes for necessário e etc, porém, eu acho que falta muito a quem cria um curso organizar de forma categorica tudo que foi ensinado e colocar os alunos para se "AJUDAREM" na construção de algo, na minha opinião como você disse em "crie pequenas metas" acho que é assim que você de fato retêm conteúdo.

Eu pensei na semana passada sobre uma plataforma ou alguma forma que as pessoas tem de postar algo que elas precisam desenvolver ou melhorar e algumas pessoas se candidatam para fazer parte e juntos eles fazem um projeto, é meio como a gente fazia quest no Ragnarok haha . Acho uma forma legal da galera se unir pra dividir conhecimento, eu mesmo não tenho muito amigo DEV pois na empresa que trabalho o time é muito pequeno, seria interessante achar uma galera para fazer algo.

1
1
1

Cara, é algo tão simples, mas que estou precisando muito fazer. Estou me sentindo meio travado e pouco produtivo, vou seguir sua dica quanto a uma pequena meta. Muito obrigado!

1

Eu estava quase assim... Queria comprar uns bons pedaços de cursos mas, gosto sempre ver relatos e histórias de pessoas que se encontram no Mercado. Eu estudei algumas linguagens de Programação (LUA, Phyton, JavaScript, HTML & CSS (eu sei que não são muito consideradas) e C#), eu acabei escolhendo apenas uma... C# me pegou de jeito, me apaixonei! Hoje eu estou com um curso em mente de Game Developer na Unity 3D que foi algo que me apaixonei por Games!

Bem eu ainda não estou no Mercado mas estou a caminho, quem ainda está estudando eu vou deixar aqui minha opnião sobre. Escolha uma área, uma linguagem FIXA onde você vai dominar. Eu Acredito que aprender 3 linguagens ao mesmo tempo para cima para quem esteja no início seja um mau hábito.

Deixei sua opnião aqui ou até a sua crítica :)

2
1
1

Eu sei bem como é isso, e realmente pensei em falar algo sobre isso aqui no tabnews.
No momento tenho centenas de horas de cursos para terminar e me pego travado sem saber
como concluir cada um. Realmente não é só apenas dizer que vai fazer um por vez, chega a ser
um vício.
Obrigado por falar disso aqui! é bom saber que outras pessoas passaram e passam por isso.

1

Xi marquinho... to nessa tambem... proncipalmente na plataforma do logo roxo... acho que é ansiedade, procrastinação... junta tudo é osso.

1

Infelizmente esta é uma realidade que atingi a maioria de nós da área de TI em si, uma maneira a qual encontrei para que ocorresse menos isso comigo, foi delimitando horas de estudos e dias a, qual eu era obrigado a não estudar, mesmo precisando, MESMO sabendo que iria me dar mal por não ter feito x ou y coisas, no começo foi bem difil, pois tinham coisas que precisavam ser feitas, mas que eu não fazia, atualmente já consigo me controlar, o segredo antes mesmo de começar em uma área de atuação seja ela qual for é sempre procurar um bom ROADMAP, caso não encontre, procure em vagas de emprego seja ela para juniores ou sênios, PT-BR OU EM MANDARIAM, mas sempre delimite tempo na frente da tela, pois mesmo que você não viva, seu corpo e mente implora por viver

0
0