Executando verificação de segurança...
7

Quem é mais valorizado: pular de emprego a cada 3 meses ou ficar mais tempo na mesma empresa?

Qual perfil de candidato as empresas e recrutadores preferem 🤔 :

Aquele que teve passagens por quatro empresas diferentes em um ano ou aquele que permaneceu na mesma empresa por mais de dois anos?

Atualmente, parece prevalecer a ideia de que ter trabalhado em diversas empresas cria a ilusão de possuir uma ampla experiência profissional.

Gostaria de saber qual é a opinião de vocês a este respeito?

Carregando publicação patrocinada...
6

De maneira geral é um problema enorme e as empresas não gostam disso, nem mesmo quando pode ter uma justificativa, o que em quase todos os casos não tem. Ou tem, é que a pessoa não trabalha bem, não se dá bem nos lugares, ou tem algum outro problema.

Pode acontecer alguns casos excepcionais? Claro que pode. Há uma descrição de um caso aqui que pode ser. Mas casos excepcionais raramente acontecem, as empresas não vão contar com eles. E em geral pode nem ser verdade que aconteceu exatamente isso. A pessoa pode ter consigo sustentar a mentira. Ele pega um caso que justifica o que está argumentando e a empresa contratante aceita. Ele pode ter todos os outros casos problemas que não conseguiu entregar ou ter outros problemas. Mesmo que todos se mostrem ok, ainda pode ter um problema.

De qualquer forma, isso pode variar de empresa para empresa. Tem empresa que prefere contratar para um projeto e depois trocar de profissional.

Eu acho ruim trabalhar assim em vários aspectos. Não estou falando que é ruim para todo mundo, mas eu sempre preferi trabalhar em poucos projetos por muito tempo.

Quase sempre que eu vejo a pessoa entrando, fazendo um projeto e saindo, o projeto é péssimo, extremamente mal feito, porque ela não tem compromisso algum com aquilo, ela não terá que dar manutenção, suporte, nada. Eu não valorizo esse tipo de profissional. Inclusive porque frequentemente será um mero seguidor de receita de bolo. Ele pode ser bem improdutivo ou só fazer algo que nem precisaria dele. Ou ele pode ser um gênio.

Segundo os parâmetros de alguns eu sou inexperiente, porque trabalhei em poucos projetos. Ao mesmo tempo eu dou risada de muitas coisas que falam sobre manutenção de software por aí, porque sempre é dito por quem muda de projeto a cada "3 meses". Tem gente que teve mais emprego em 1 ou 2 anos do que eu tive em 40 anos.

Claro que tem lá sua vantagem de trabalhar em inúmeros projetos, mas eu acho ruim e acho que a maioria das empresas acham o mesmo.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

3

Agora todo post no tabnews eu corro pra ver oq o Maniero falou, sempre gosto muito do ponto de vista dele q tem mais tempo na área.

Se o Maniero acha, eu concordo.
Se o Maniero fala, eu escuto.
Se o Maniero erra, eu perdoo.
Se o Maniero pensa, eu admiro.
Se o Maniero tem 100 fãs, eu sou um deles.
Se o Maniero tem 10 fãs, eu sou um deles.
Se o Maniero tem 1 fã, eu sou esse fã.
Se o Maniero não tem fãs, eu não existo

2

Poxa, só tenho a agradecer e fico tocado com isso, fiquei feliz de ver isso e achei criativo.

Mas... :D :D :D

Se você realmente me conhece vai entender o que vou falar... eu tenho que falar, faz parte de mim, mesmo não sendo intenção de criticar nada, mas...

Não faz isso não :) Ninguém merece isso, muito menos eu, é sério.

Eu não devia "reclamar" disso, mas da mesma forma que não sou terrível como alguns acham, não sou tudo isso, e não sei lidar bem com tanto. Mas realmente agradeço sua disposição porque só me faz bem. Gostei mais da 3a. ;)

2

Somos dois, meu amigo :D
Em todos os posts que vejo comentário do Maniero tenho que parar para ler kkkk

Sempre com um ponto de vista diferente e um detalhe que ninguém mais viu

O cara está de parabéns :)

1

Muito obrigado. Pode continuar vendo no meu perfil aqui e outros lugares para as postagens novas que vou fazendo. Conto com a participação de todos quando começar algo mais meu. Só será bom se as pessoas colaborarem ;)

1

Concordo contigo Maniero.
Eu resolvi postar este questionamento justamente porque em diversos processos seletivos que participei os candidatos escolhidos foram justamente aquele que estavam começando agora e que já tinham trocado de empresa diversas vezes em 1 ano.

Aí eu me questionei se eu deveria seguir a mesma onda de ficar trocando de empresas já que eu costumo ficar mais tempo em uma empresa.

2

Pergunta capiciosa, eu conheci um rapaz que pulou de emprego em emprego, com diferentes tempos e na conversa sobre se deveriamos contrata-lo ou não foi justamente questionado o que os colegas pontuaram, preocupações do porque trocar tanto de emprego, acontece que ele foi contratado e surpreendeu positivamente todos, principalmente pela carreira, ele trocou com frequencia de emprego em emprego pois o que ele tinha planejado para o processo dele havia sido concluído satisfazendo ele e as empresas onde passou, e ele carregou um case de sucesso com comprovação, hoje está na empresa onde não estou mais e parece que não pretende sair, até porque o planejamento dele lá é de longo prazo e está fazendo um ótimo trabalho, e não dúvido nada que quando concluír ele com certeza pedirá as contas e passará ao próximo desafio. A questão não é pular de emprego em emprego, nem o tempo que ficou em cada um, a questão é o que você fez pelas empresas que passou e o que essas empresas proporcionaram para você, se você conseguir entregar um bom resultado e ganhar algo que seja satisfatório, pode ser qualquer coisa, experiência, salario bom, conhecimento. Então não terá problema.

2

Aqui na empresa a gente brinca que um funcionário precisa de no mínimo 6 meses para aprender o mínimo do negócio, ou seja, 6 meses para ficar ruim rsrsrs...

Particularmente eu olho a frequencia do candidato na empresa... Ele pode ser o pica das galáxias na programação, mas se costuma mudar de emprego frequentemente (e nao estou questionando as razões pois cada um sabe o que é melhor para a sua vida/família) descarto na contratação porque não tenho segurança de que ele vai ficar conosco até o fim do projeto.

1

Tudo o que uma empresa quer é um funcionário que tem histórico de mudar de emprego após o período de experiência (contém ironia).

1

É uma pergunta muito díficil de responder. Porque vai depender do perfil da vaga, de que esta contratando, entre outras coisas.

Pensa no seguinte:

  • Uma empresa que tenha uma vaga para Dev em um projeto de Fábrica de Software e não quer contratar um temporário, mas quer alguém com um pouco de experiência e que não pretenda ficar muito tempo(criar raízes), pois pode não haver demanda futura. Para eles pode ser mais interessante um cara que regularmente esta mudando de empresa.

  • Outro caso, uma empresa que tenha diversos sistemas, que tenha que manter, dar sustentação, um DEV que passa por diversas empresas em curtos períodos de tempo, pode não ser atraente para eles. Por mais que tenha passado por empresas renomadas. Pois, seria mais interessante um profissional que se mantenha na empresa e cresça junto com o entendimento do negócio.

Claro, tem RH desesperado para contratar. Vai depender de 'N' fatores. Uma coisa que é certo de responder sem o "depende" é - vc esta dentro dos requisitos da vaga e dentro do perfil da pessoa que esta contratando ou quem decide a contratação(o famoso perfil da empresa, a verdade é que vc precisa estar ao gosto de quem esta contratando).

1

Cara tenho que concordar com este argumento: "precisa estar ao gosto de quem esta contratando". Se o recrutador ou o gestor não for com a sua cara já era, muitas vezes pode até ser que seja super qualificado, mas depende muito de como vai estar a pessoa do outro lado.

1

Pra mim não faz sentido nenhum um recrutador preferir uma pessoa que trocou 4 vezes de emprego em um mesmo ano, isso vai dar a impressão que a pessoa não é comprometida. Quando uma pessoa é contratada a empresa tem que levar em consideração o onboarding desse novo funcionário, e isso gera um custo, a pessoa sair com 3 meses não pega bem. É claro que se isso acontecer uma vez não vai ser um impeditivo para ser contratado, mas 4 vezes em um ano é demais.

Além disso trocar várias vezes de emprego mostra que a pessoa não consegue se firmar num time/projeto, não teve experiencia de longo prazo com as decisões que foram tomadas e provavelmente evoluiu menos do que quem ficou um ano na mesma empresa.

1

Na visão do empregador terá um pé atras sobre contratar este funcionário.

No quesito de experiência, não tenho certeza se uma pessoa que sai rapido de uma empresa teve tempo para sentir na pele suas o peso de suas decisões, e receber seus bugs de volta, isso amadurece muito.

Mas no quesito salário, existem várias opiniões na web dizendo que é a forma mais rápida de crescer salários e mudar de cargo.

1

Mesmo que seja por motivos de oportunidade/experiência, mudando muito de empresas num intervalo curto, pode mostrar que de alguma forma você tem algum problema de adaptação ou nada te satisfaz. Cuidado.

Essa pergunta é bem subjetiva. Se você fez isso no começo da carreira, ou em uma determinada fase, pode ser que estivesse apenas em busca de algo e não estava encontrando. Nada de errado nisso, mas é bom contar essa história direito no seu currículo para não dar margem a outras interpretações.

As empresas, em geral, querem alguém que dê conta da tarefa e agregue ao time. Um exemplo é a contratação de senior, quando precisa de mais experiência, ou junior, quando precisa oxigenar o time (dividindo responsabilidades e conhecimento).

Os motivos de contratação podem ser diversos, inclusive podendo ser algo temporário. Só para 3 meses também. Agora, pensando em crescimento da própria empresa, ela vai querer alguém com quem possa fazer planos a médio e longo prazo. Ela sabe que vai perder gente pelo caminho, e vai tentar minimizar isso contratando pessoas com o perfil mais aderente as necessidades do momento.

1

Tenho um amigo que começou na TI durante a pandemia, e já pulou por umas 4 empresas. Na última, foi demitido, e agora tá desesperado para entrar novamente no mercado (alegam que ele tem pouca experiência). Se tivesse persistido um pouco mais nas outras empresas, talvez não estivesse nessa situação.

Enfim, cada caso é um caso. Acho que ninguém deve se submeter a um ambiente insalubre de trabalho, que esteja te fazendo mal: na dúvida, opte pela sua saúde. Agora, ficar pulando de galho em galho pode ser perigoso, pois alguns meses não são o suficiente para você mostrar o seu valor no trabalho. E sem isso, nem você e nem os seus empregadores terão noção do seu real potencial, tornando a sua contratação uma opção ariscada para a empresa.

1

IMO é mais valorizado a resposta que ele dá durante a entrevista sobre isso, o cara falar que todos os ambientes eram tóxicos por exemplo, é um baita red flag, como não tem como saber o que é tóxico vai que qualquer desencontro o cara resolve sair, melhor procurar alguem mais resiliente.

1

"(...)Ou tem, é que a pessoa não trabalha bem, não se dá bem nos lugares, ou tem algum outro problema."

Nao concordo que so sao estes motivos. Voce tem que colocar, principalmente para quem esta entrando na area, trabalhos mau remuneirados e cultura toxica na empresa. No comeco de carreira eu mudei muito de empresa ate conseguir me estabilizar em um lugar que valorizasse meu conhecimento, nao exigisse que eu trabalhasse 18 horas por dia, nao sofresse assedio moral, etc. Hoje eu so consegui um bom salario assim, se eu fosse me prender em uma empresa que nao investisse em meu crescimento e pagasse menos que o dobro dos meus colegas eu nao cresceria como eu cresci.

1

Eu não conheço ninguém que tenha passado por 4 empresas em 1 ano, mas é possível casos de pessoas que ficaram +/- 6 meses e passaram por 3 ou 4 empresas em 2 anos. Parece igual mas não é. 3 meses é período de experiência ainda e se a pessoa pula de empresa nesse meio tempo, é pouco provável que seja porque ela atingiu o seu máximo potencial e está a procura de novas oportunidades.

Venho percebendo que a experiência conta muito atualmente, então para o RH você ter mais tempo é sempre melhor, porém para o funcionário, essa troca de emprego permite alavancar o salário e conseguir um padrão de vida melhor trocando de emprego. No geral as promoções na mesma empresa não conseguem superar o aumento de uma empresa para outra.

Dito isso, no cenário em que você apresenta, julgo que 2 anos é mais valioso do que alguém que não fica mais de 3 meses em cada empresa. Principalmente pelo risco de que se ele pulou de emprego 4x em 1 ano, provavelmente vai pular de novo. Já vira um redflag gigantesco.

Já no cenário menos "extremo" pessoas que passaram por mais empresas (e não foram demitidas), costumam ter um conhecimento mais amplo, então em um cenário com um tempo maior, julgo que um profissional que passou por 5 empresas em 5 anos é mais valorizado do que um que esteve durante 5 anos na mesma empresa. Além disso um profissional que passou por mais empresas provavelmente vai ter mais traquejo nos processos seletivos do que alguém que ficou muito tempo na mesma empresa. Sua capacidade de negociação e auto promoção tem um peso considerável no fator "ser valorizado".

1

Com certeza alguém que pula de empresa a cada 3 meses vai ser evitado por muitas empresas, afinal, por que seria diferente da próxima vez? ninguém quer contratar um dev pro cara picar a mula na primeira oportunidade ou situação de pressão.

Para o dev: Fazer o "pular de galho em galho" por um tempinho até vai, pode levar a um crescimento salarial ótimo, porém não é bom fazer muito isso por 2 motivos, o primeiro é o que eu já citei acima e o segundo é que você dificilmente vai ganhar experiência real ficando num projeto só 3 meses, você precisa passar por perrengue pra ser forjado no fogo da war room. Apesar de ser estressante, os perrengues e manutenção de projetos trazem aprendizados importantes e geralmente você só vai passar por isso se ficar mais de 2 anos na empresa.

1

Passei por uma experiência parecida recentemente. Em todas as empresas que passei fiquei um bom tempo e sempre tentei entregar tudo com qualidade e muito compromisso. Acontece que ano passado recebi uma proposta de uma grande empresa e aceitei. Foi difícil sair da minha empresa na época, estava lá a 3 anos e meio.
Acontece que estou infeliz nessa nova empresa(por muitos motivos que não cabe falar aqui), apesar de receber elogios pelo meu bom trabalho, tem sido uma fase complicada. Depois de relutar muito, decidi a começar aplicar em vagas novamente e só recebo não. Uma recrutadora me falou que o fato de estar procurando uma nova empresa em menos de 1 ano estando já em uma grande empresa pega muito mal.
Como nunca passei por isso fiquei surpreso.
Minha sugestão é que tente pelo menos entregar algo de valor se for sair em um curto período de tempo de uma empresa. O mercado é bem exigente e querendo ou não o tempo de permanência acaba sendo um filtro de candidatos.
Espero ter ajudado.

1

Em Agosto/2023 pela primeira vez, desde 2018, vou fazer 1 ano em uma empresa; e pretendo fazer muito mais.
Ao longo dos últimos 5 anos trabalhei para/com várias pessoas/empresas e nunca enfrentei nenhum problema pelo fato de que eu tava parecendo uma bolinha de ping pong.

Durante várias vezes que fui entrevistado, em apenas uma entrevista me perguntaram por que no meu Linkedin eu tinha passado por X empresas em Y anos. Eu respondi naturalmente falando a verdade, mas ali já percebi que, particularmente, aquela não era uma empresa onde eu iria trabalhar.

Enfim, se você é um candidato experiente, sabe o que faz, "confia no próprio taco"; nessa altura do campeonato a pergunta que mais faz sentido pra mim não é "Qual perfil de candidato as empresas preferem?", e sim: "Qual perfil de empresa eu prefiro?".

Acredito que essa pergunta permite que os dois lados saiam ganhando e sejam beneficiados.

1

Cara, acabei de encontrar o tabnews por um vídeo do Deschamps e acabei de achar uma mina de ouro.

Resposta a pergunta do post:

Minha Experiência em programação é bem "pequena", tenho pouco tempo de carreira (2 anos e contando) e essa pergunta do post me pegou demais, porque Eu já me fiz a mesma pergunta nos últimos 2 anos com muita frequência. Hoje estou feliz na Empresa que estou, já rodei por 2 projetos com contextos e realidades diferentes, passei uma porção de tempo em cada 1 e encontrei diferentes amizades e realidades nos profissionais com quem trabalhei (e trabalho). Posso te dizer que nesses 2 anos tive experiências muito enriquecedoras tanto pessoalmente como profissionalmente, mas falando mais do profissional, cara quanta coisa um iniciante consegue aprender quando o cara tá focado e necessita de emprego! Acho que o mais enriquecedor pra mim foi e é poder contar com pessoas que me acolheram por onde passei e me ajudaram a crescer, então Eu acho que quanto mais tempo em um lugar que você ficar, mais você terá a oportunidade de expandir o seu conhecimento. Seja pelas pessoas que trabalham contigo te incentivando, mentorando e te fazendo estudar e se aprimorar para você continuar se desenvolvendo (como eu sou hoje), seja por aquela entrega que tá sobre sua responsabilidade e que quando você faz você tem aquele sentimento de, puxa, Eu fiz isso(!), cada segundo que você investe ali nas suas atividades diárias tem um valor excepcional para o amadurecimento profissional. Então, assim, quando Eu escuto relatos de pessoas com pouco "tempo de casa", ou que rodam muito rápido pelos lugares em que passam, acredito que das 2, 1:
-Ou a pessoa não se identificou com o lugar em que ela trampa
-Ou a Empresa contratou e se arrependeu do perfil do cara que contratou, e corta a pessoa

No geral, acho que é válido cada um periodicamente refletir se faz sentido permanecer no lugar em que trabalha durante seu tempo de experiência na Empresa, observando alguns fatores (sejam eles quais forem no âmbito pessoal de cada um) que façam sentido no projeto profissional dela, e aí vai muito da maturidade de vida de cada programador no geral.

Achei o post interessante, espero ter contribuido um pouco com o questionamento.