Executando verificação de segurança...
8

Existem muitos devs com TDAH?

Tenho TDAH e recentemente descobri que isso explica muito sobre mim. Atualmente, estou passando por uma fase intensa: trabalho estágio, faculdade, bootcamp e cuido de meu filho. Estou lutando para aprender coisas no estágio, não perder o ritmo no bootcamp e acompanhar a faculdade. Além disso, quero estar presente na vida do meu filho.

O TDAH vem me afetando, resultando em procrastinação e falta de organização para realizar as tarefas. Gostaria de saber se alguém com TDAH tem dicas ou conhece comunidades de desenvolvedores com o mesmo transtorno que possam compartilhar suas experiências.

Tenho programado no estágio em python para automatizar algumas coisas já no bootcamp é JavaScript, TypeScript. Me formei front-end pelo bootcamp, iniciamos processo de formação back-end agora estamos vendo express com ts.

Agradeço aos responsáveis por esse espaço.

Carregando publicação patrocinada...
6

Fala Samuel..." O seu lugar está guardado lá no céu... " !!!
Cara seguinte.
Eu tb sofro deste mesmo transtorno e posso dizer com propriedade que é muito dificil mesmo, mas não é impossivel.
Um pequeno relato.
"Vc chega do trabalho , tem as atividades da casa, tem a esposa , tem o filho , tem a filha , seu escritorio/quarto, está todo bagunçado, vc começa a fazer o basico, liga o PC , ajeita o local , logo vai pra cozinha , pega uma coisa aqui outra ali, a esposa começa a cobrar uma conversa, mas vc lembra que iniciou no PC , e cara qdo vc vê ja ta na hora da facul EAD, o que já é dificil se torna mais foda, vc cola pra um KCT , pq imagina que a ALURA vai te salvar junto com o stackoverflow .... e la se vai um dia do TDAH"

Enfim , tenho um amigo que sempre me ajuda nos momentos mais punks , me ajuda a nao desistir , nessa brincadeira ja se foram quase 4 anos ( Eng.de Software 7ºsemestre ), comecei numa empresa renomada como lavador de peças e hoje sou Dv Jr de um time que é composto , por mim e por estagiario, na area do estoque , integramos sistemas com o SAP e por ai vai.

Se tem algo que eu possa te dizer, é o seguinte ... siga firma , se apoie em quem te quer bem e nao pare. Tudo vai se resolver com o tempo e mais experiencia, talvez essa plataforma seja sua melhor oportunidade de detonar em tudo.

e se precisar de ajuda, nao exite em pedir. a comunidade ta aqui pra isso.

Att, Leo o HUMANO que tenta levar uma vida comum ... sendo TDAH.

4

Salve!

O que posso dizer da minha experiência: Tente encontrar a sua metodologia pra estudos/trabalhos, o segredo está na consistencia e disciplina. Não seja um super-heroi.

Trabalho

Eu preciso escrever e organizar o que estou fazendo e com os proximos passos já pre-estabelecidos (de preferencia com checklists), exatamente pra não ficar "enrolando" e pensando "o que será que vou fazer". Eu gosto bastante de utilizar as ferramentas Obsidian + Kanban + Checklist, assim eu criei o meu próprio fluxo que me atende.

Quando são tarefas longas e massantes, eu gosto de subdividir a tarefa com Pomodoro e assim não fico muito estressado. Normalmente eu tenho hiper-foco e fico 8 horas no mesmo problema, é bom pra forçar as pausas e não ficar muito cansado e também para trocando de atividade dependendo da demanda antes que algo pegue fogo :)

Dia Dia

Para o dia a dia, Google calendar + Any.Do. Vou anotando TUDO oq eu penso em fazer no Any.DO e 1 vez por dia, tiro para reavaliar o que fazer, quando e com quais prioridades. Pra mim, o importante é tirar da cabeça e bota no papel, depois organizo e priorizo :) Se eu esqueço, no dia seguinte eu confiro o que escrevi e "já faço".

Aqui eu já possuo no calendário horarios de leitura, atividade fisica, estudos, familia e pro meu caso, é mais um guia pra não perder o que fazer, não é mais um pre-requisito pra ser um "reloginho" e fazer tudo.

As unicas regras são: sempre anotar e 1x por dia revisar.

Saúde

Aqui não tem segredo, boa alimentação, exercicios fisicos e acompanhamento profissional com/sem medicamentos. Exercicios como caminhadas já traz um bom resultado, mas eesse tema recomendo procurar um profissional.

Sobre medicamente, hoje utilizo CDB e tenho me sentindo muito melhor, mas não é tão acessivel e não recomendo "alternativas de esquina", fale com o seu profissional da saude sobre as melhores opções e vá se encontrando.

Tá acabando

Não abrace o mundo de uma vez: Faça uma coisa bem feita, depois faça outra (obrigado Mercês). Você entendendo suas limitações e priorizando o que quer, fica menos penoso mentavelmente e consegue ser mais presente em qualquer atividade.

1

Sua ultima colocação me leva a pensar sobre minha atual caminhada e de que talvez deva parar meu bootcamp, mas eu gostei mt de como ficou subdividido e to anotando tudo pra poder organizar e tentar por em prática, meu maior problema é lembrar de fazer algo que era extremamente importante para meu fluxo diário, como uma lista, notas e tal, mas é questão de programar despertadores eu acho.

4

Faala Samuel,

Bom, particularmente eu não tive nenhum atestado de TDAH, no entanto sofro com quase todos os sintomas e por anos nem ler eu conseguia devido a não conseguir me concentrar ou se quer lembrar o que li, o mesmo pra escrever, não lembrava o que estava escrevendo e me perdia muito.

Coisas que me ajudaram a superar esses problemas foram calculos (pode até ser um pouco contra intuitivo) mas sempre que se tratava de números eu me lembrava muito bem pois a logica estava montada na minha cabeça e com ela funcionando não precisava me lembrar das coisas. Quando comecei a buscar focar mesmo nas lógicas unicas de algumas pequenas partes do meu código tudo começou a melhorar, não precisava lembrar do codigo inteiro e sempre que terminava alguma coisa comentava resumidamente em cima o que tinha feito, dessa forma quando lia entendia onde eu tinha parado, isso me ajudou a me organizar a nivel de código, pode ser que não seja o seu caso. Fluxogramas também me ajudaram muito a nível de código.

A nivel de tarefas o que realmente me ajudou foram listas, timers e checklists, primeiro você lista o que tem que fazer aquele dia, liste todas as coisas do dia assim que começar o trabalho de preferencia logo depois de acordar e jamais deixe isso pra depois, depois você estipula um tempo, normalmente 5 minutos (que parece muito pouco a principio, mas vai descobrir que não é) e organiza todas essas atividades pra serem feitas cada uma nesse tempo, quando der os 5 minutos, vá beber uma agua e fazer qualquer coisa, depois de outros 5 minutos volte e termine outra coisa, ou essa mesma coisa que parou, isso ajuda o nosso cerebro a começar pois ele sabe que serão somente 5 minutos até que possa parar novamente. Depois de um tempo você (lógico, dependendo do computador que tiver) vai conseguir fazer todas as suas atividades nesses 5 minutos e vai rapidamente terminar sua checklist do dia.

todas essas coisas juntas podem te fazer melhorar nas suas tarefas diárias, assim como me ajudaram a melhorar, mas lembre-se de se obrigar sempre a gerir seu sistema de organização todos os dias sem falta, se você não fizer um dia, não vai fazer no outro e assim por diante.

Abraços meu querido, parabéns pela dedicação e boa sorte com suas coisas!

1

Muito obrigado Henrique, eu tenho sofrido muito com isso e é bom ver que não to sozinho, eu faço algumas das ações que você listou, mas a maioria não, vou anotar p/ tentar implementar e volto aqui pra dizer se ta dando certo.

1

Puxa Vida!

Que Dicas boas!

Eu também vou tentar aplicar.

Hoje eu já tento uma espécie de Pomodoro ao meu Jeito!
Faço algo, paro, volto e termino. Com metas de tempo e prazos de intervalo bem determinados, eu até criei um timer no celular.

Uma coisa que tira demais a minha atenção é estar livre para navegar na internet (Não gosto de redes sociais), Mas perco um tempo buscando algo interessante para assistir no youtube, eu não consigo trabalhar, me concentrar em silêncio total. Eu tenho de ouvir a voz de pessoas, ter certeza de que estou ignorando o que está sendo dito, mas ouvindo o ruido (estranho, né?).

Normalmente coloco vídeos de tecnologia, ou xadrez para fiar ouvindo, nas pausas do que estou fazendo, eu olho para o video e entendo o que está acontecendo, aí levanto, pego água e volto (isso mesmo não deixo água perto de mim, isso me força a levantar).

A outra única forma que me concentro é falando o que estou pensando, escrevendo, não deixo só na minha mente voadora, eu falo, escuto o som da minha voz.

Apesar de eu não ser um bom exemplo, tenho 42 anos, trabalhei em várias áreas, mas sempre apaixonado por programação e nunca consegui ir para frente, fiz algumas coisas de brincadeira, mas até hoje terminei pouquíssimos projetos, Mas já passei em alguns concursos púlicos, ajudei outras pessoas a ingressarem e se formarem em universidades e ajudei outras pessoas a também passarem em concursos públicos, sempre focado na área de exatas, como o Henrique disse, os números me ajudam demais.

Espero Samuel que logo, logo você descubra qual é o teu modo de se concentrar. Tente observar quais são as coisas que você consegue passar mais tempo concentrado, e use isso a seu favor, tente fazer das outras coisas, algo semelhante a esta coisa que mais te mantém focado!

Muito sucesso a você meu caro!

3

Entendo bem, trabalhei a 14anos como suporte TI, agora a 2 meses sou Dev JS SAPUI5, meu filho e autista, e minha esposa neurotipica, e muito puxado, minha esposa e meu psicologo não entendem o esforço que é do dia a dia com coisas simples do cotidiano, descobri meu TDAH a 5 anos logo apos o diagnostico do meu filho de TEA, estou em busca de uma vaga como Dev que seja 100% remota, pois alem da dificuldade de ligar com atendimento ao publico, preciso ter mais tempo em casa pra ajudar meu filho nas lições e nas atividades do tratamento dele.
Boa luta irmão tamo junto.

3

Cara que massa essa discussão de vocês,

Véi, eu até criei minha conta para participar da discussão, também tenho TDHA e tenho seríssimos problemas com organização e concentração e queria contribuir com o que eu aprendi de autoconhecimento e como sobreviver no mercado de tecnologia.

Sou desenvolvedor à 5 anos e tenho TDHA e ansiedade, estou em processo de tratamento e pesquisa pelo laudo com neuropsicólogas, talvez mais pra frente dê pra saber melhor meu espectro, pois uma coisa que aprendi recentemente é que o nome "TDHA" é só uma categoria da medicina pra classificar um padrão de transtorno, mas ele não é preto no branco, é um degradê cinza, depende de cada pessoa, você pode ter graus disso e ainda mudar de como seu transtorno funciona.

De qualquer forma, já passei vários perrengues por causa do TDHA, já fui desqualificado de vagas e o contratante dando feedback que desqualificou por "comportamento" (nunca comentei sobre TDHA com eles), já atrasei projetos na empresa que trabalho atualmente, já dispersei o foco da squad e tomei esporro de coordenador rsrsrs. E pesquisando sobre o TDHA que aí todas as peças se juntam e você começa entender como sua mente funciona e que tudo isso é biológico, nunca foi sua culpa.

Curiosidade

Gente, sério mesmo, se tem uma coisa que eu sempre me destaquei e acredito que vocês possam se identificar é a curiosidade. Existe algo que te puxou pra tecnologia, todo mundo tem, seja abrindo um aparelho pra ver como funciona, customizar uma ROM do android, fazer uma automatização num game, criar uma engenhoca que é útil (ou não) e ver aquilo "andando" sozinho. Cara se agarra a esse sentimento, lembre-se de gostar do processo e não do resultado. O TDHA tem o costume de ser mais criativo, teu cérebro é mais rápido que a média e não "filtra" as informações, então você sempre vai ter mais insigns que os outros.

Eu pessoalmente sempre peguei as coisas rápido, foi um jeito que minha mente arrumou para adaptar ao mundo, pois como tenho dificuldade de aprender, tem que deduzir tudo e jogar pra um momento que minha mente se interesse naquilo.

Se for o caso de vocês, reservem um momento do dia para "viajar", não é ficar no tiktok ou reels do instagram, e sim pra ler, pesquisar qualquer coisa que seja do interesse de vocês e tente linkar com sua realidade, você vai ver os milagres que a sua mente vai montar.

Cuidado com o hiperfoco

Agora vem a armadilha, esse é o maior poder e perigo do TDHA, cara, tenho certeza que vocês já sabem, mas TDHA não é quem não tem concentração e sim quem tem concentração desregulada. Você pode ter períodos dependendo do que está exposto no seu ambiente de super concentração, e isso é até bacana até que atrapalha sua vida.

Vamos supor: Você recebe um trampo montar um back-end e um front-end e aquilo até te empolgou só que a projeção da equipe é de 1 mês ou mais, é bem complexo e complicado. Em contrapartida você viu um vídeo do pirula sobre a evolução da humanidade, e pela thumb você foi capturado. Quando de repente você está à dias pesquisando sobre isso. Isso já aconteceu muito comigo e isso vai te prejudicar se não já foi prejudicado.

Lembrando que depois desses episódios de hiper foco eu sempre ficava exausto, era sempre acompanhado de noites mal dormidas e muito overthinking, e isso nunca é bom, a vida é feita de equilíbrio

Dificuldade de alternar tarefas vs dificuldade de começar tarefas

Cara se tem um dilema que eu lido frequentemente e não sei se vocês tem a mesma coisa é dificuldade de começar e alternar tarefas, se tem que fazer A, B, C no dia e se você não fazer nenhum dos 3 o impacto será grande, tua mente fica travada naquilo e quando tu começa A, isso se começar, ou seja teu foco fica intenso, tu tem dificuldade de ir pra B. Isso é algo que percebi, mas o que normalmente acontece é que procrastino até que tudo exploda e eu faça do jeito mais rápido possível.

Procure especialistas, JÁ!

De todas as coisas que você não deveria procrastinar essa era pra ser a sua TOP 1, peça para familiares, esposa amigos te ajudarem, você não pode deixar de procurar ajuda médica.

Final da história

Meus caras, obrigado por ler até aqui e como conclusão eu digo que não há final da história, cada pessoa aqui é única e espero que meu relato mesmo que superficial ajude alguém a entender melhor a si mesmo, o TDHA tem muitas facetas e pode se combinar com sua personalidade e outros transtornos, eu já conversei com muitos psiquiatras e volto falar, se você acha que tem vale a pena conversar com um médico.

Um grande 'PS' rs

PS: Vou tentar responder a pergunta do OP sobre "Existem muitos devs com TDHA?"

Cara eu vou te falar que a área de exatas como um todo tem a capacidade de "atrair" pessoas com transtornos e isso tem até estudos rolando na gringa, resumidamente tem mais a ver com a pouca socialização que a área exige em comparação com outras.

Você pode trabalhar de casa, tem alguns horários do dia que conversa com a equipe, pode pegar mais intimidade, ao contrário de outras áreas que todo dia tem alguém diferente, a bateria social precisa ser maior.

Na faculdade mesmo eu encontrava muitos colegas extremamente inteligentes que tinham algum espectro de algum transtorno, seja dislexia, seja autismo, seja TOC ou TDHA, e se fosse comparar com outros cursos por exemplo era bem menor.

Minha hipótese é que ninguém está errado nessa história e não tem generalização, mas a tendência é essa, e não vai mudar tão cedo. A nossa sociedade é muito complexa com uma gama de pessoas diferentes, cada um tentando achar seu lugar e tentando se encaixar. Quem não se sente bem tenta mudar.

Levem em consideração também que estamos na década dos transtornos mentais, tá muito em moda isso e não acho isso bacana. Uma coisa é o movimento da medicina em tentar entender o cérebro humano e trazer menos sofrimento para as mentes humanas, outra coisa é uma pessoa saudável tentar achar "defeitos" em si mesma e dizer que aquilo é um "transtorno". De novo, olha ai a importância do profissional. Procure um médico! Existe uma cura e um tratamento e na melhor das hipóteses você só é uma pessoa singular e não precisa de tratamento (talvez TCC já resolva seus problemas não sei), não tem nada de errado nisso.

O importante é você se sentir bem com vcs mesmos guys.

Obrigado pela atenção!

1

Cara eu me encontrei no seu relato e como é bom ler a experiencia de vcs especialmente a sua com esse transtorno, estou passando por um momento de hiperfoco muito ruim voltado para jogo, e to desanimado do meu estágio, mas ler o que você escreveu me fez animar em pensar diferente.

3

Temos nosso espaço garantido no céu. Tenho 27 anos (faço 28 em março) e descobri o TDAH a um ano, e comecei a usar a medicação nesse tempo. Ainda eu não consegui me organizar e meu trabalho como DEV ainda é cheio de aprendizados mas está desorganizado, eu ainda estou lutando para manter tudo no lugar. Eu so consigo dar uma dica pra quem tem, que é trabalhar, mas também, relaxar, procurar um tempo para si, falar com os amigos, beber água, fazer exercícios e ficar bem, a medicação é perigosa porque focamos demais no trabalho e esquecemos de nós mesmos. É um desafio diário.

2

Eu to nesse pique ai, mas a medicação me ajudou muito a poder fazer coisas seguindo etapas, problemas que eu ainda infrento é ficar muito tempo no mesmo lugar, ou perder mt tempo em uma pequena etapa, acabo atrasando o processo, não consigo fazer as pausas constantemente.

3

Não sou Dev como a maioria aqui, mas trabalho como Devops/SRE/Infra
Tenho TDAH e estou no espectro autista com perfil PDA, penso que consegui me desenvolver na área justamente pelo contato constante com este meu hiperfoco(Que não é inteiramente positivo, pois durante minha vida prejudicou muito minha saude quando na maioria das vezes se transformavam em burnouts).
Quase não consegui terminar a faculdade justamente por dificuldades do TDAH não diagnosticado na época, porem felizmente optei por um curso Tecnólogo de 2 anos e meio.
Hoje, já diagnosticado e fazendo terapia/tratamento com medicação, consigo entender um pouco melhor minhas formas de aprender e persistir nas coisas que quero mesmo quando não consigo entender.
Penso que fiquei bastante tempo empacado em minha carreira por não conseguir lidar com as dificuldades de concentração/aprendizado.
Nos últimos dois anos, com suporte de terapia, medicação, estudo de filosofia e ferramentas, tenho conseguido desenvolver meus interesses profissionais em um ritmo constante, de uma forma que nunca consegui em minha vida.
Hoje percebo que devido ao TDAH não consigo estudar/aprender da forma como me ensinaram durante minha vida. Sei que preciso de mais estímulos para focar e conseguir realizar uma leitura, por exemplo, então sempre leio escutando o texto simultaneamente.
O Microsoft Edge é ótimo para isso, mas não gosto muito de ficar no navegador, então minha principal ferramenta de leitura atualmente é o "Speech central" (Com o qual já li toda a documentação do Kubernetes umas 8x). O @Voice do android também é ótimo.
Hoje conheço melhor o funcionamento de meus hiperfocos, então estou sempre atendo para não deixar um deles se transformar em um burnout e consequentemente gerando resistência em relação ao interesse relacionado.
Simultaneamente, sei que mesmo que esteja difícil o começo de qualquer coisa que estou aprendendo, preciso insistir até começar a obter pequenos resultados, assim consigo criar um relacionamento com o que estou aprendendo sem desistir por que não consigo avançar.
Quando isso demora a chegar, passo a estudar mesmo sem entender em pequenos períodos sem deixar ficar estressante.
Foi complicado e desgastante no começo, mas lidar com essa dificuldade é justamente o que está me ajudando a ser mais resiliente e não desistir das cosias que quero e acredito.

2

Obrigado por compartilhar e se expor assim, sei que não é fácil. Ajuda muita gente entender o processo e "normalizar" mais a questão. Extendo aqui a todos.

Foi bem instrutivo. Gostaria de votar na maioria das postagens aqui

1

Faco das palavras do maniero as minhas e eu me sinto super bem de poder falar sobre isso com pessoas que passam pelo mesmo, é complicado ficar explicando o que ta acontecendo na cabeça p/ os outros, mas o diagnóstico mesmo que tardio fez entender como eu devo me perceber e vcs estao me dando otimas ideias de como tentar mudar algumas questões para estudar e melhorar minha vida, obrigado!

3

Samuel, também tenho TDAH e o que tem me ajudado bastante são algumas técnicas como planejamento diário e semanal, também na hora de codar costumo utilizar o pomodoro.
Geralmente no domingo a tarde eu tiro um tempo para escrever no quadro branco quais são as coisas que preciso fazer/entregar/resolver na semana seguinte como por exemplo:

  • SEGUNDA - Terminar tela de listagem de pessoas / Implementar testes na tela de login / Passear com o cachorro / Estudar Inglês por 40min.
  • TERÇA - Integração listagem de pedidos / Estudar 30min / Molhar as plantas / Correr 30min

Daí na hora de usar o pomodoro eu tento quebrar uma tarefa o máximo possível, fazendo micro-tarefas tipo para eu terminar a tela de listagem vou pecisar fazer quais ações?

  • Criar componente de listagem
  • Integrar com API
  • Implementar testes automatizados

Organizando assim tenho perdido menos o foco e as tarefas não ficam mais desinteressantes.

Espero que tenha ajudado, abraço!

1
1

Ola Samuel, Amigo eu sou dev a 20 anos e sempre tive muitos problemas em me concentrar tanto no trabalho como nas reuniões, se o assunto não era empolgante eu acabava caindo em procrastinação com muita facilidade, do outro lado se eu tinha muito interece me pegava trabalhando ate tarde da noite.

Ano Passado ao acaso vi um video sobre TDAH e aquilo batia 100% comigo, marquei uma consulta com meu Psiquiatra e apos conversar com ele sobre o tema ele me receitou uma medicação, não preciso dela todos os dias, tomo apenas quando estou com dificuldade em me focar.

Ai em cima voce tambem mencionou ter dificuldade em se organizar, isso e bem comum em quadros de TDAH, eu particularmente uso um quadro de Kambam que montei no trello.
Essa e uma Print de como ficou o meu Quadro, https://drive.google.com/file/d/1Ftl8yM0hMx9r5FpQ7uZhPmNAVNAknCYw/view?usp=sharing
No youtube tem bastante videos sobe como fazer Kambam utilizando Trello.

Espero ter ajudado!

1

Ajudou demais, eu to só começando como Desenvolvedor e esse atual desafio ta me deixando mt frustrado, saber de outras pessoas e que vcs conseguiram e conseguem se organizar me deixa mais determinado a continuar.

1

Sim, é interessante você fazer a pesquisa de quanto da área de tecnologia é composta por neurodivergentes, existem varias formulas mas em geral o que determina o sucesso ou fracasso de um neurodivergente, em principal um TDAH na área tech, é o que ele faz no tempo livre.

1

Eu posso dizer que sou um típico exemplo do TDAH. Embora eu não trabalhe profissionalmente na área de desenvolvimento de software, esse tema me desperta grande curiosidade e imaginação, tornando-se um hobby prazeroso. Meu cérebro funciona de forma mais eficiente quando estou interessados em algo.
Quando descubro o potencial de uma tecnologia ou imagino uma funcionalidade que me desperta grande interesse, geralmente entro em um estado de hiperfoco e busco alcançar um determinado objetivo de maneira intensa. No entanto, às vezes esse esforço concentrado se torna cansativo e preciso procurar atividades mais dinâmicas, como trabalhar com vendas e fazer consertos de eletrodomésticos para amigos e familiares. Costumo criar pequenas funcionalidades que me ajudam em tarefas cotidianas, como atualizar minha tabela de vendas, que antes era algo muito cansativo (percebi que minha cabeça funciona melhor assim, pequenos passos e grandes recompensas).
Para mim, o mais importante é ver o código funcionando ao digitar "npm run dev". Admiro profundamente aqueles que conhecem as boas práticas de programação e conseguem aplicá-las, pois eu mesmo jamais seria capaz de avançar nessa área sem ver exemplos de códigos brilhantemente escritos. Por enquanto, me concentro no chamado "gambiarra-code", que também resolve o problema.

1

Com tanta coisa interessante nesse post, vou comentar no seu comentário hehe
Eu também me vejo igual vc, as vezes eu gosto apenas de pegar e rodar um "npm run" e resolveu meu problema.
Porém quando eu pego um código pra ler e entendo, não dá vontade de parar, até que eu fique agarrado num problema.
Um problema meu é criar, eu faço os cursos e tenho algumas ideias mas como a idéia é minha eu desisto, como se não fosse um objetivo claro·

1

Muitas vezes esse interesse restrito(hiper foco) pode não ser TDAH, mas sim Altismo Leve(nível 1 de suporte). As pessoas acham que só existe o altismo mais severo e mais óbvio, mas uma parte tem o do tipo leve, que é muito difícil de diagnosticar depois de adulto. É o exemplo do altismo do Elon Musk e outros. Eu mesmo acho que tenho, porque mesmo sendo barbeiro, meu hiper foco é tecnologia em geral. E às vezes sou chato, porque só gosto de falar sobre meus interesses restritos e em toda conversa eu tento colocá-los no meio, como por exemplo falar de altismo(he he he), que é um dos meus hiper focos atuais(estou a literalmete meses vendo videos e lendo sobre, e só vou parar quando virar PHD ou saturar o assunto haha).

2

Interessante seu ponto de vista, e no meu caso não descarto a possibilidade. Porém não me apego ao diagnostico em si, para mim o importante é encontrar maneiras de amenizar eventuais dificultades e ser feliz independente dos resultados alcançados. Acredito que tão importante quanto compreender técnicas e conceitos teóricos é conhecer a mim mesmo, entendendendo o rítimo da minha cabeça eu procuro atuar profissionalmente de acordo com o rítimo dela.

1

De fato, para quem já superou a maioria dos transtornos e já está na vida adulta, o diagnostico é opcional. Isso até mesmo os especialistas no assunto também endossam. No meu caso, eu era muito ansioso, ao começar a me identificar muito com os sinais e sintomas, comecei a me cuidar melhor e isso refletiou profundamente no meu alivio. Eu não preciso de diagnostico, mas seria bom, no meu caso, para sanar essa dúvida.

2

Concordo com você, o diagnóstico é importante, principalmente por que através dele aprendemos ferramentas e gatilhos cognitivos capazes de nos auxiliar em questões adversas. No meu caso a natação me ajudou a controlar um pouco minha ansiedade e me ajudou de certa forma (não sei te explicar como ) nas vendas.

1

Ajudou na "Auto Regulação" eu acho. Geralmente quem é altista demorara mais para resetar o sistema. No meu caso, como trabalho com público, é muito danoso as interassoes(quando eu intendo ou não) sociais(mesmo no ambito virtual), às vezes me cansa mais falar e manter uma relaçao com clientes do que o trabalho físico(chegando ate a ter dor de cabeça). Então, em casa fico mais calado, minha exposa já me conhece e sabe que sou um provavel altista, logo ela me permite regular meu "eu" no silencio(ou no video game kkkk). Qualquer curiosidade sobre isso, recomendo o Canal do youbube chamado "Luna ABA", é um dos mais conhecidos. Outra dica: todo altista leve é diferente,só o que caracteriza é o hiper foco e os problemas nas interações sociais!

No meu caso, tenho essas caracteristas a mais: sensibilidade à luz, alguns sons e texturas--e temperaturas altas.

1