Executando verificação de segurança...
3

Faala Samuel,

Bom, particularmente eu não tive nenhum atestado de TDAH, no entanto sofro com quase todos os sintomas e por anos nem ler eu conseguia devido a não conseguir me concentrar ou se quer lembrar o que li, o mesmo pra escrever, não lembrava o que estava escrevendo e me perdia muito.

Coisas que me ajudaram a superar esses problemas foram calculos (pode até ser um pouco contra intuitivo) mas sempre que se tratava de números eu me lembrava muito bem pois a logica estava montada na minha cabeça e com ela funcionando não precisava me lembrar das coisas. Quando comecei a buscar focar mesmo nas lógicas unicas de algumas pequenas partes do meu código tudo começou a melhorar, não precisava lembrar do codigo inteiro e sempre que terminava alguma coisa comentava resumidamente em cima o que tinha feito, dessa forma quando lia entendia onde eu tinha parado, isso me ajudou a me organizar a nivel de código, pode ser que não seja o seu caso. Fluxogramas também me ajudaram muito a nível de código.

A nivel de tarefas o que realmente me ajudou foram listas, timers e checklists, primeiro você lista o que tem que fazer aquele dia, liste todas as coisas do dia assim que começar o trabalho de preferencia logo depois de acordar e jamais deixe isso pra depois, depois você estipula um tempo, normalmente 5 minutos (que parece muito pouco a principio, mas vai descobrir que não é) e organiza todas essas atividades pra serem feitas cada uma nesse tempo, quando der os 5 minutos, vá beber uma agua e fazer qualquer coisa, depois de outros 5 minutos volte e termine outra coisa, ou essa mesma coisa que parou, isso ajuda o nosso cerebro a começar pois ele sabe que serão somente 5 minutos até que possa parar novamente. Depois de um tempo você (lógico, dependendo do computador que tiver) vai conseguir fazer todas as suas atividades nesses 5 minutos e vai rapidamente terminar sua checklist do dia.

todas essas coisas juntas podem te fazer melhorar nas suas tarefas diárias, assim como me ajudaram a melhorar, mas lembre-se de se obrigar sempre a gerir seu sistema de organização todos os dias sem falta, se você não fizer um dia, não vai fazer no outro e assim por diante.

Abraços meu querido, parabéns pela dedicação e boa sorte com suas coisas!

Carregando publicação patrocinada...
1

Muito obrigado Henrique, eu tenho sofrido muito com isso e é bom ver que não to sozinho, eu faço algumas das ações que você listou, mas a maioria não, vou anotar p/ tentar implementar e volto aqui pra dizer se ta dando certo.

1

Puxa Vida!

Que Dicas boas!

Eu também vou tentar aplicar.

Hoje eu já tento uma espécie de Pomodoro ao meu Jeito!
Faço algo, paro, volto e termino. Com metas de tempo e prazos de intervalo bem determinados, eu até criei um timer no celular.

Uma coisa que tira demais a minha atenção é estar livre para navegar na internet (Não gosto de redes sociais), Mas perco um tempo buscando algo interessante para assistir no youtube, eu não consigo trabalhar, me concentrar em silêncio total. Eu tenho de ouvir a voz de pessoas, ter certeza de que estou ignorando o que está sendo dito, mas ouvindo o ruido (estranho, né?).

Normalmente coloco vídeos de tecnologia, ou xadrez para fiar ouvindo, nas pausas do que estou fazendo, eu olho para o video e entendo o que está acontecendo, aí levanto, pego água e volto (isso mesmo não deixo água perto de mim, isso me força a levantar).

A outra única forma que me concentro é falando o que estou pensando, escrevendo, não deixo só na minha mente voadora, eu falo, escuto o som da minha voz.

Apesar de eu não ser um bom exemplo, tenho 42 anos, trabalhei em várias áreas, mas sempre apaixonado por programação e nunca consegui ir para frente, fiz algumas coisas de brincadeira, mas até hoje terminei pouquíssimos projetos, Mas já passei em alguns concursos púlicos, ajudei outras pessoas a ingressarem e se formarem em universidades e ajudei outras pessoas a também passarem em concursos públicos, sempre focado na área de exatas, como o Henrique disse, os números me ajudam demais.

Espero Samuel que logo, logo você descubra qual é o teu modo de se concentrar. Tente observar quais são as coisas que você consegue passar mais tempo concentrado, e use isso a seu favor, tente fazer das outras coisas, algo semelhante a esta coisa que mais te mantém focado!

Muito sucesso a você meu caro!