Executando verificação de segurança...
2

Cara que massa essa discussão de vocês,

Véi, eu até criei minha conta para participar da discussão, também tenho TDHA e tenho seríssimos problemas com organização e concentração e queria contribuir com o que eu aprendi de autoconhecimento e como sobreviver no mercado de tecnologia.

Sou desenvolvedor à 5 anos e tenho TDHA e ansiedade, estou em processo de tratamento e pesquisa pelo laudo com neuropsicólogas, talvez mais pra frente dê pra saber melhor meu espectro, pois uma coisa que aprendi recentemente é que o nome "TDHA" é só uma categoria da medicina pra classificar um padrão de transtorno, mas ele não é preto no branco, é um degradê cinza, depende de cada pessoa, você pode ter graus disso e ainda mudar de como seu transtorno funciona.

De qualquer forma, já passei vários perrengues por causa do TDHA, já fui desqualificado de vagas e o contratante dando feedback que desqualificou por "comportamento" (nunca comentei sobre TDHA com eles), já atrasei projetos na empresa que trabalho atualmente, já dispersei o foco da squad e tomei esporro de coordenador rsrsrs. E pesquisando sobre o TDHA que aí todas as peças se juntam e você começa entender como sua mente funciona e que tudo isso é biológico, nunca foi sua culpa.

Curiosidade

Gente, sério mesmo, se tem uma coisa que eu sempre me destaquei e acredito que vocês possam se identificar é a curiosidade. Existe algo que te puxou pra tecnologia, todo mundo tem, seja abrindo um aparelho pra ver como funciona, customizar uma ROM do android, fazer uma automatização num game, criar uma engenhoca que é útil (ou não) e ver aquilo "andando" sozinho. Cara se agarra a esse sentimento, lembre-se de gostar do processo e não do resultado. O TDHA tem o costume de ser mais criativo, teu cérebro é mais rápido que a média e não "filtra" as informações, então você sempre vai ter mais insigns que os outros.

Eu pessoalmente sempre peguei as coisas rápido, foi um jeito que minha mente arrumou para adaptar ao mundo, pois como tenho dificuldade de aprender, tem que deduzir tudo e jogar pra um momento que minha mente se interesse naquilo.

Se for o caso de vocês, reservem um momento do dia para "viajar", não é ficar no tiktok ou reels do instagram, e sim pra ler, pesquisar qualquer coisa que seja do interesse de vocês e tente linkar com sua realidade, você vai ver os milagres que a sua mente vai montar.

Cuidado com o hiperfoco

Agora vem a armadilha, esse é o maior poder e perigo do TDHA, cara, tenho certeza que vocês já sabem, mas TDHA não é quem não tem concentração e sim quem tem concentração desregulada. Você pode ter períodos dependendo do que está exposto no seu ambiente de super concentração, e isso é até bacana até que atrapalha sua vida.

Vamos supor: Você recebe um trampo montar um back-end e um front-end e aquilo até te empolgou só que a projeção da equipe é de 1 mês ou mais, é bem complexo e complicado. Em contrapartida você viu um vídeo do pirula sobre a evolução da humanidade, e pela thumb você foi capturado. Quando de repente você está à dias pesquisando sobre isso. Isso já aconteceu muito comigo e isso vai te prejudicar se não já foi prejudicado.

Lembrando que depois desses episódios de hiper foco eu sempre ficava exausto, era sempre acompanhado de noites mal dormidas e muito overthinking, e isso nunca é bom, a vida é feita de equilíbrio

Dificuldade de alternar tarefas vs dificuldade de começar tarefas

Cara se tem um dilema que eu lido frequentemente e não sei se vocês tem a mesma coisa é dificuldade de começar e alternar tarefas, se tem que fazer A, B, C no dia e se você não fazer nenhum dos 3 o impacto será grande, tua mente fica travada naquilo e quando tu começa A, isso se começar, ou seja teu foco fica intenso, tu tem dificuldade de ir pra B. Isso é algo que percebi, mas o que normalmente acontece é que procrastino até que tudo exploda e eu faça do jeito mais rápido possível.

Procure especialistas, JÁ!

De todas as coisas que você não deveria procrastinar essa era pra ser a sua TOP 1, peça para familiares, esposa amigos te ajudarem, você não pode deixar de procurar ajuda médica.

Final da história

Meus caras, obrigado por ler até aqui e como conclusão eu digo que não há final da história, cada pessoa aqui é única e espero que meu relato mesmo que superficial ajude alguém a entender melhor a si mesmo, o TDHA tem muitas facetas e pode se combinar com sua personalidade e outros transtornos, eu já conversei com muitos psiquiatras e volto falar, se você acha que tem vale a pena conversar com um médico.

Um grande 'PS' rs

PS: Vou tentar responder a pergunta do OP sobre "Existem muitos devs com TDHA?"

Cara eu vou te falar que a área de exatas como um todo tem a capacidade de "atrair" pessoas com transtornos e isso tem até estudos rolando na gringa, resumidamente tem mais a ver com a pouca socialização que a área exige em comparação com outras.

Você pode trabalhar de casa, tem alguns horários do dia que conversa com a equipe, pode pegar mais intimidade, ao contrário de outras áreas que todo dia tem alguém diferente, a bateria social precisa ser maior.

Na faculdade mesmo eu encontrava muitos colegas extremamente inteligentes que tinham algum espectro de algum transtorno, seja dislexia, seja autismo, seja TOC ou TDHA, e se fosse comparar com outros cursos por exemplo era bem menor.

Minha hipótese é que ninguém está errado nessa história e não tem generalização, mas a tendência é essa, e não vai mudar tão cedo. A nossa sociedade é muito complexa com uma gama de pessoas diferentes, cada um tentando achar seu lugar e tentando se encaixar. Quem não se sente bem tenta mudar.

Levem em consideração também que estamos na década dos transtornos mentais, tá muito em moda isso e não acho isso bacana. Uma coisa é o movimento da medicina em tentar entender o cérebro humano e trazer menos sofrimento para as mentes humanas, outra coisa é uma pessoa saudável tentar achar "defeitos" em si mesma e dizer que aquilo é um "transtorno". De novo, olha ai a importância do profissional. Procure um médico! Existe uma cura e um tratamento e na melhor das hipóteses você só é uma pessoa singular e não precisa de tratamento (talvez TCC já resolva seus problemas não sei), não tem nada de errado nisso.

O importante é você se sentir bem com vcs mesmos guys.

Obrigado pela atenção!

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara eu me encontrei no seu relato e como é bom ler a experiencia de vcs especialmente a sua com esse transtorno, estou passando por um momento de hiperfoco muito ruim voltado para jogo, e to desanimado do meu estágio, mas ler o que você escreveu me fez animar em pensar diferente.