Eu posso dizer que sou um típico exemplo do TDAH. Embora eu não trabalhe profissionalmente na área de desenvolvimento de software, esse tema me desperta grande curiosidade e imaginação, tornando-se um hobby prazeroso. Meu cérebro funciona de forma mais eficiente quando estou interessados em algo.
Quando descubro o potencial de uma tecnologia ou imagino uma funcionalidade que me desperta grande interesse, geralmente entro em um estado de hiperfoco e busco alcançar um determinado objetivo de maneira intensa. No entanto, às vezes esse esforço concentrado se torna cansativo e preciso procurar atividades mais dinâmicas, como trabalhar com vendas e fazer consertos de eletrodomésticos para amigos e familiares. Costumo criar pequenas funcionalidades que me ajudam em tarefas cotidianas, como atualizar minha tabela de vendas, que antes era algo muito cansativo (percebi que minha cabeça funciona melhor assim, pequenos passos e grandes recompensas).
Para mim, o mais importante é ver o código funcionando ao digitar "npm run dev". Admiro profundamente aqueles que conhecem as boas práticas de programação e conseguem aplicá-las, pois eu mesmo jamais seria capaz de avançar nessa área sem ver exemplos de códigos brilhantemente escritos. Por enquanto, me concentro no chamado "gambiarra-code", que também resolve o problema.
Com tanta coisa interessante nesse post, vou comentar no seu comentário hehe
Eu também me vejo igual vc, as vezes eu gosto apenas de pegar e rodar um "npm run" e resolveu meu problema.
Porém quando eu pego um código pra ler e entendo, não dá vontade de parar, até que eu fique agarrado num problema.
Um problema meu é criar, eu faço os cursos e tenho algumas ideias mas como a idéia é minha eu desisto, como se não fosse um objetivo claro·
Muitas vezes esse interesse restrito(hiper foco) pode não ser TDAH, mas sim Altismo Leve(nível 1 de suporte). As pessoas acham que só existe o altismo mais severo e mais óbvio, mas uma parte tem o do tipo leve, que é muito difícil de diagnosticar depois de adulto. É o exemplo do altismo do Elon Musk e outros. Eu mesmo acho que tenho, porque mesmo sendo barbeiro, meu hiper foco é tecnologia em geral. E às vezes sou chato, porque só gosto de falar sobre meus interesses restritos e em toda conversa eu tento colocá-los no meio, como por exemplo falar de altismo(he he he), que é um dos meus hiper focos atuais(estou a literalmete meses vendo videos e lendo sobre, e só vou parar quando virar PHD ou saturar o assunto haha).
Interessante seu ponto de vista, e no meu caso não descarto a possibilidade. Porém não me apego ao diagnostico em si, para mim o importante é encontrar maneiras de amenizar eventuais dificultades e ser feliz independente dos resultados alcançados. Acredito que tão importante quanto compreender técnicas e conceitos teóricos é conhecer a mim mesmo, entendendendo o rítimo da minha cabeça eu procuro atuar profissionalmente de acordo com o rítimo dela.
De fato, para quem já superou a maioria dos transtornos e já está na vida adulta, o diagnostico é opcional. Isso até mesmo os especialistas no assunto também endossam. No meu caso, eu era muito ansioso, ao começar a me identificar muito com os sinais e sintomas, comecei a me cuidar melhor e isso refletiou profundamente no meu alivio. Eu não preciso de diagnostico, mas seria bom, no meu caso, para sanar essa dúvida.
Concordo com você, o diagnóstico é importante, principalmente por que através dele aprendemos ferramentas e gatilhos cognitivos capazes de nos auxiliar em questões adversas. No meu caso a natação me ajudou a controlar um pouco minha ansiedade e me ajudou de certa forma (não sei te explicar como ) nas vendas.
Ajudou na "Auto Regulação" eu acho. Geralmente quem é altista demorara mais para resetar o sistema. No meu caso, como trabalho com público, é muito danoso as interassoes(quando eu intendo ou não) sociais(mesmo no ambito virtual), às vezes me cansa mais falar e manter uma relaçao com clientes do que o trabalho físico(chegando ate a ter dor de cabeça). Então, em casa fico mais calado, minha exposa já me conhece e sabe que sou um provavel altista, logo ela me permite regular meu "eu" no silencio(ou no video game kkkk). Qualquer curiosidade sobre isso, recomendo o Canal do youbube chamado "Luna ABA", é um dos mais conhecidos. Outra dica: todo altista leve é diferente,só o que caracteriza é o hiper foco e os problemas nas interações sociais!
No meu caso, tenho essas caracteristas a mais: sensibilidade à luz, alguns sons e texturas--e temperaturas altas.