Executando verificação de segurança...
7

🧠 Procrastinação: Como lutar contra isso segundo a neurociência. (Saúde Mental)

Olá, caro leitor. Estou aqui para ajudar aqueles que sofrem com a procrastinação.

Entretanto, farei isso de uma forma diferente 🫡

texto

Eu irei falar algumas verdades e mostrarei quais ferramentas que uso/usei para combater isso.

A primeira coisa que vou falar é: A procrastinação não é uma doença! Não é algo que você vai se livrar 100%, sempre terá um grau de procrastinação, ainda mais em um mundo tão cheio de coisas para fazer. É um comportamento que foi importante para a nossa evolução, nosso corpo prefere economizar energia, e lutar por algo que você não enxerga uma recompensa, é lutar contra sua própria natureza. Porém, a partir do momento que isso atrapalha sua vida, e se torna um "transtorno", é quando devemos combater e levar com mais seriedade a procrastinação.

Quem sou eu?

Me chamo Saulo,sofri muitos anos com a procrastinação e nos últimos tempos, tem surgido na internet alguns conteúdos a respeito e vi que muitas pessoas estão sofrendo do mesmo problema, seja de maneira leve ou pesada, todo mundo gostaria de ser mais produtivo do que já é.

Se eu fosse escrever toda a minha história e conhecimento sobre o assunto, o texto ficaria enorme, e meu propósito aqui é ser breve, porém, fornecendo detalhes valiosos que obtive nesse meio tempo.

O que é a procrastinação?

Para algumas pessoas a resposta pode ser simples e óbvia, mas ela é um pouco mais complexa.

Você procrastinador já deve saber que das razões para procrastinar podem vir de perfeccionismo, medo de fracassar, desorganização, falta de energia, falta de motivação, falta de recompensa imediata, e desse último em especial, farei um adendo nos próximos parágrafos.

Por muito tempo, estou absorvendo conteúdos e estudando neurociência e comportamento, me interesso pela a área de comportamento e aprendizado, mas agora falarei sobre a procrastinação e algumas coisas que você PRECISA saber.

Realidade.

Hoje em dia, estamos em nossa grande maioria, se alimentando mal, dormindo mal, vivendo mal de forma geral, e isso afeta nosso cérebro de forma direta, mais do que você poderia imaginar, então em um formato diferente, irei te informar alguns fatos curiosos e você conseguirá (assim espero), raciocinar e ligar os pontos. Posso falar de maneira científica e apresentar as fontes das pesquisas e estudos para provar que não estou falando de achismo, mas de comprovações científicas, mas isso é material demais, e irei resumir o que de fato é importante. Preciso fazer isso ou esse texto se tornará um artigo.

Curiosidades

Fato:

  • Você sabia que quando temos má qualidade de sono, temos uma maior dificuldade no controle do nosso cortéx pré-frontal? essa área, é responsável principalmente pelas nossas ações executivas, memória de trabalho, tomada de decisões, controle inibitório, planejamento e cognição. É essa região que faz você realizar uma atividade que não está com muita vontade, mas sabe que é necessário, como o ESTUDO. É uma região relativamente CARA do nosso cérebro, consumindo maior parte da energia e processamento. É o cortex pré-frontal que confronta nosso sistema envolvido com emoções, sem ele nós seriamos totalmente impulsivos e não teríamos a capacidade de planejar um futuro e medir consequências por exemplo.
Questionamento:

Agora me diz, se você tem uma má qualidade de sono/alimentação, como espera conseguir controlar o impulso de gastar horas em redes sociais? vendo vídeos e discussões na internet? de jogar (só um pouquinho)?

Fato

  • Você sabia que os anos que passamos nos acostumando com as comodidades das redes sociais, jogos e outros prazeres de recompensa rápida nos impactou (estragou) de uma maneira que nem imagina? Na psicologia isso é chamado de "LIMIAR DE PERCEPÇÃO DE ESFORÇO", em suma, significa que nosso limiar está baixo, nós não nos esforçamos muito por recompensa de longo prazo como antes, pois o nosso cérebro consegue liberar boas quantidades de dopamina de outras maneiras, checando as redes sociais, "arrastando os vídeos para cima", e outros diversos entretenimento que nos cerca a um clique de distância, então tarefas mais custosas, que não conseguimos ver uma recompensa a curto prazo, costumamos evitar, desviar ou deixar para depois, acabando que só finalizando quando o prazo está acabando, em uma tentativa de evitar uma "punição ou prejuizo", o que reflete um comportamento modulado pelo nosso sistema límbico (reação), e não o racional.
Lição

Sim amigo(a), isso significa que se você sofre com esses vícios, precisará cortar ou controlar esses prazeres na sua vida.

Vamos ao que interessa!

Bom, o texto está ficando grande e vou passar direto para a parte em que lhe ensino técnicas para combater alguns problemas relacionado a procrastinação.

  1. Pare de se comparar com os outros! Isso lhe faz muito mal, afeta a sua autoestima e influencia diretamente com a sua percepção de auto capacidade. Linkedin, Twitter, Instagram são ferramentas que devem ser usadas de maneira inteligente, para você divulgar o seu trabalho e a sua pessoa. Pelo amor de Deus, não vai ficar se comparando com as pessoas que estão constantemente postando certificados, publicações sobre como é maravilhoso trabalhar na tal empresa, como foi bonito e lindo aprender tal tecnologia como se fosse algo fácil. Essas pessoas não costumam postar as suas derrotas, dificuldades dos seus dias, das vezes em que se irritaram por não conseguir entender algo simples, seus medos, ansiedade, seus defeitos, ou as coisas ruins que essa pessoa passa na sua empresa, não caia nessa ilusão! Falo isso no caso do Linkedin, já no Twitter é o contrário, é uma plataforma que incentiva a discussão, e geralmente as pessoas fazem isso mediante reclamações, desilusões ou polêmicas. As redes sociais tem seu lado bom e ruim, use elas como ferramentas ao seu favor, e não o contrário.

  2. Pare de esperar por motivação! Querer descobrir qual seu propósito de vida antes de agir pode ser uma perca de tempo, muitas vezes você vai descobrir suas motivações se movendo, errando, explorando novos caminhos, experimentando novas experiência, e não parado e refletindo sobre isso, na maioria das vezes isso não vai funcionar. Você descobrir o que não gosta de fazer é uma das coisas que mais te ajudará a encontrar o que você gosta, as vezes planejamos demais e buscamos por motivação e esperamos que ela esteja escondida em algum livro de auto ajuda ou um livro e vídeo de um filosofo, se permita mergulhar na vida e certamente descobrirá!

  3. Elimine os ladrões de atenção. Seja jogos ou redes sociais, deixe isso de lado na sua vida até você alcançar hábitos de fato produtivos. Temos ferramentas que podem nos ajudar nisso. Depois de muita pesquisa, encontrei para casos mais extremos, duas ferramentas que te ajudarão; 1 - StayFree, é uma extensão de navegador e um App Mobile que irá monitorar o tempo que você usa os aplicativos ou acessa os sites e o limitará, permitindo aplicar vários tipos de regras. 2 - HabitNow (ou qualquer outro app de habito), são Apps que você colocará sua lista de tarefas diária e hábitos que quer adquirir e poderá rastrear isso, sem ficar se preocupando com o que deve fazer no dia. Eu uso o HabitNow como widget no meu celular e toda vez que desbloqueio, inevitavelmente me deparo com a lista de tarefas.

  4. Tenha uma agenda e uma lista de tarefas! Caso não saiba, é o cortex pré-frontal que trata de guardar informações como compromissos e tarefas, e quando você não tem uma agenda e uma lista de tarefas, você está ocupando espaço nessa área do cérebro, o que irá sobrecarregar e roubará e MUITO sua memória de trabalho e poder de foco. Jogue essas obrigações para o "papel" e livre essa área tão importante de ficar processando suas dezenas de tarefas diárias. Eu uso o Google Agenda, pois tem muitas integrações como a Alexa, e independente de onde eu esteja, me lembrará de compromissos importantes.

  5. Não se torne um procrastinador (produtivo). Engraçado esse termo né? Primeira vez que vi eu estranhei, mas vi que fazia sentido pois eu estava me tornando um. É aquele procrastinador que passa o tempo absorvendo material para combater a procrastinação, aprende um monte de coisa e não AGE! Isso cria a ilusão de que você está progredindo, mas na verdade, se não agir logo, pode colocar você em outra armadilha dentro da zona de conforto, por fazer você achar que está sendo produtivo e que não esta mais perdendo tempo.

  6. Elimine as distrações! Simples, desative as notificações do seu celular que não tem relevância para você. Pare de seguir pessoas que não adicionam nada em sua vida, faça uma limpa nos seguidores do instagram e twitter, siga só quem de fato lhe contribui na sua saúde mental e te acorda para a realidade. E para evitar o famoso F.O.M.O, que é o termo utilizado para o sentimento/sensação de que estamos perdendo algo por não estarmos constantemente acompanhando as redes sociais, entendendo que isso é o que faz você querer toda hora abrir suas redes, tome a iniciativa de filtrar esses conteúdos! A melhor coisa que fiz foi assinar Newsletter de pessoas comprometidas com a qualidade do material, como o Newsletter do FilipeDeschamps, CódigoFonte e outros. Assim você receberá o material que realmente importa e ficará sabendo das notícias de fato relevante, e isso aliviará essa sensação de que está perdendo algo ou se desatualizando do mundo, ficando para trás. Se tem pessoas que buscam esse material por você, não perca seu precioso tempo com isso!

  7. Module o seu ambiente! Sim!, somos fortemente modulados pelo nosso ambiente, pessoas com quem convivemos, seguimos e até mesmo o ambiente em si. Isso é muito importante! Siga as pessoas certas, escolha muito bem com quem você anda e as pessoas que você permite te influenciar. Organize seu ambiente de estudo, luz, posição da cadeira, temperatura, tudo que possa influenciar no seu ambiente de estudo. Cuidado ao seguir programadores que passam o tempo ostentando uma rotina de luxuria, a vida não é assim para a grande maioria. Cuidado ao dar ouvido demais aos parentes que dizem que só terá uma vida boa sendo empresário, concursado e coisa do tipo, é você quem deve escolher, se descubra durante a caminhada!

  8. Um passo de cada vez! uma lição que tirei do livro hábitos atômicos é que você só deve se preocupar em ser 1% melhor todos os dias, só 1%, corrija uma coisa por dia, um passo por vez, parece pouco, mas com isso você vai estar garantindo que o tempo estará ao seu favor. Se preocupando em ser melhor todo dia, você evitará de dar passos para trás, respeitará seu limite e colherá os frutos disso no futuro.

  9. A hora de agir é agora! Pense no conquistou até agora, tudo que você tem é fruto do que você plantou lá atrás. Quer que seu futuro tenha bons frutos? trate de plantar as sementes agora e regar todos os dias. Todas as coisas boas da vida dão trabalho, é difícil, é custoso e demoram, se fosse fácil todo mundo teria e não haveria nada de especial nisso. Não importa o que a vida fez de você, importa o que você FAZ com o que a vida fez de você. Chega de procrastinar o dia todo e chegar a noite caindo em ansiedade porque não foi produtivo, pelo amor de Deus, dê um basta nisso. Não espere saber muito de algo para então tentar, tente e se torne bom nesse algo! essa é a ordem correta. Cada um tem sua história, só você é responsável pela sua, você é o único responsável pelo que tem e o que deixa de ter.

Recado

O processo é contínuo, sempre precisará ficar atento aos seus pensamentos e atos, mas nunca deixe que isso lhe impeça de se sentir bem e seguir em frente. Eu já fiz muita besteira, perdi muito meu tempo, gastei minhas reservas com cursos caros e não consegui terminar antes do prazo. Posso permitir que isso me deixe ansioso e defina que tipo pessoa eu sou, ou posso simplesmente tirar uma lição com tudo isso e seguir em frente. É o que estou fazendo, perdi muitas oportunidades, mas agora sei que eu não estava preparado para nenhuma delas, entendo que se uma nova oportunidade aparecer e eu não estiver preparado, de nada adiantará. Internet está aí, podemos usar ao nosso favor ou nos permitir ser usado por ela. Converse com pessoas reais, pessoalmente, saia de casa, se exercite fazendo o que gosta, isso ajudará na eliminação de hábitos ruins e a obtenção de novos hábitos bons.

Cuidado!

Com vídeos de pessoas que falam de produtividade e procrastinação da forma como é feito hoje, com títulos de "reinicie o seu cérebro em poucos dias", "resete seus hábitos em 1 semana", "jejum de dopamina em 2 semanas", "faça isso por 1 mês e mude de vida", saiba que o processo é lento e gradual, meses ou anos, mas os resultados que importam são os do final do dia, cuide de um dia por vez.

Lembre-se

Então, se leu tudo isso, tomara que eu tenha contribuído na sua vida. E lembre-se, a hora de agir é agora, abra sua IDE e comece a programar, erre, erre mil vezes, se permita fracassar e entenda que esse é o processo natural do aprendizado!

Caso tenha achado relevante! 👋 não esqueça de clicar setinha para cima no início da publicação caso possa. Obrigado!

Se gostou, veja o meu outro mini-artigo sobre a rede de modo padrão e como isso está ligada a sua criatividade e resolução de problemas.
https://www.tabnews.com.br/saulocatunda/rede-de-modo-padrao-a-chave-para-a-resolucao-de-problemas-e-criatividade

Veja também meu artigo sobre memória, reforço ativo vs uso de IA: https://www.tabnews.com.br/saulocatunda/memoria-esforco-ativo-vs-auxilio-de-ia-impacto-da-inteligencia-artificial-no-aprendizado

**Aviso! **

Se você tem condições, procure já um especialista para lhe ajudar a combater isso, sozinho é pouco provável que conseguirá. Minhas observações são para aqueles que buscam por informações sobre o assunto e não tem condições de conseguir um aconselhamento profissional, pois você pode ter TDAH e outros problemas que somente um profissional capacitado conseguirá ajudar! Não substime esse problema.

Carregando publicação patrocinada...
1

São ótimas observações, mas nem tanto para procrastinação crônica. Se a pessoa tem algum problema neurológico, nada disso vai ajudar muito. Provavelmente vai precisar de medicamento, terapia e talvez outras ajudas. Como o nome diz, não é algo passageiro, pontual, não é algo que acometeu a vida da pessoa em um pico, ela está presa nisso e não vai sair com coaching. Quem está um pouco fora do ideal na condução de sua vida pode se beneciar com essas dicas, mas não quem não tem controle sobre isso. É como dizer para o viciado se afastar das drogas, não vai rolar.

Por isso, que se for crônica de verdade é necessário procurar ajuda profissional. Essa dica não costumam dizer. E nem sempre terá bons resultados. Algumas pessoas não podem andar, enxergar, outras não conseguem se organizar, executar. Todos precisam de ajuda, e alguns vão conseguir ficar mais perto da normalidade.

Curanderismo só funciona quando a pessoa está um pouco desorientada.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

De fato, é uma observação importante, aliás, em casos de problemas como TDAH e outros que causem a procrastinação, deve-se procurar um especialista. Não tem outra saída.
Coloquei a observação no texto. Obrigado!

1

parabéns pela clareza do conteúdo, amigo. muito direto e objetivo.
li todo o texto e me identifiquei perfeitamente em vários pontos. rsrs

queria saber se você tem dicas de como trabalhar a questão da recomepensa no dia-a-dia. como você disse, muito das nossas obrigações, são tarefas em que não vemos a recompensa de forma imediata. tem algo que você faça pra trabalhar isso no dia-a-dia?

2

Muito obrigado, espero que de fato lhe ajude.

Sobre a recompensa de curto prazo como recompensar a si por um dia produtivo, assistindo um filme que gosta, passando um tempo com os amigos ou família ou se permitindo tomar aquele açaí que você gosta, parece ter efeito positivo, mas nada comprovado e não é o ideal. Mas se você aplicar e funcionar, não há problemas em continuar com esse método.

O importante é você se concientizar e perceber de fato os benefícios de se esforçar. Entender que a recompensa é a longo prazo, busque entender que esse processo de errar e falhar, é o caminho normal e ideal para o aprendizado, faça de pouco em pouco, entendendo um conceito por dia. Dividir suas metas em várias menores, vai te ajudar a perceber seu próprio progresso na medida em que vai completando as tarefas, é o melhor conselho que posso dar.

1

Conteúdo muito bom, só aproveitando pra dar uma ressalva. Essa parte do perfeccionismo é uma coisa que pega muito, mas muito mesmo (digo por experiência própria). Depois que cansei de procrastinar, de nunca terminar um projeto que comecei, depois de ficar bitolado em fazer tudo perfeitinho, me julgando constantemente, me pressionando, sempre com a mente fechada achando que certo conteúdo não era uma ótima prática para aplicar nos projetos e etc. Certo dia tive um "estalo" na mente e fui em busca de procurar sobre o assunto, quando me olhei "por fora" e analisei meu comportamento, vi que se tratava do perfeccionismo. Sendo assim, comecei a praticar os hábitos de deixar de se cobrar tanto, principalmente vencer os meus medos (o perfeccionismo está relacionado a medos), medo de ser julgado, medo de não ser aceito, medo de errar... tudo isso criado por minha própria mente, então consegui identificar esses problema e cada dia que passa estou tento melhoras significativas. Já estou terminando o back end de um sistema que estava tentando desenvolver a tempos. Então, resumindo, se você (caro leitor) tiver algum desses medos, vai por mim, tente enfrentá-los e você será bem mais feliz e conseguirá ter um bom rendimento.

1

Boa! meus parabéns pela sua vitória! A luta é constante mas você agora consegue combater seus medos de frente. Obrigado por compartilhar seu relato, de fato é algo muito importante. Perfeccionismo é barra, muita gente tem e nem percebe.

De fato a virada de chave é gradual, mas de repente a volta se completa e a porta se abre. Fez muito bem em aproveitar esse momento, continue firme e forte.

1
1
1
1

Pois é amigo, se é algo momentâneo e está acontecendo a pouco tempo, tente de ajustar com as dicas acima, provavelmente você conseguirá voltar a sua rotina mais rápido do que alguém que está a muitos anos agindo assim.

1

Ótimo texto!
É super necessário nos conscientizarmos sobre a procrastinação e pararmos de olhar para ela como um "defeito de caráter" ou preguiça/corpo mole. Esses conceitos possuem uma carga muito negativa, que só fazem com que as pessoas se sintam piores sobre elas mesmas, alimentando, assim, o ciclo da procrastinação. Um livro que recomendo se chama Nação Dopamina, parece papo de coach mas não, é um livro muito interessante sobre os malefícios do vício em qualquer ferramenta que seja fonte de prazer instantâneo (drogas, pornografia, redes sociais, etc.), esses malefícios têm impacto negativo tanto na nossa capacidade de foco quanto, também, na nossa felicidade.

Reforçando que, caso alguém aí sinta que a procrastinação está muito excessiva e atrapalhando muito em diversos âmbitos da vida, procure um profissional da saúde para te ajudar nessa! :)

1

Excelente comentário Tais.
A ansiedade e pensar no passado só atrapalha, impedindo as pessoas de passarem pelo processo da forma como deveria, esperando um resultado rápido para "compensar" o tempo perdido. Enquanto não nos livrarmos do passado e percebermos as lições que podem ser tiradas disso, não conseguiremos de fato agir no presente que é o que importa agora!

Eu li todos esses livros e recomendo também.

Aliás, esse assunto procrastinação está tão saturado que temos que tomar cuidado com nossos comentários para não parecer coach. Eles prometem resultado rápido, fácil e saturam com técnicas não comprovadas como um jejum de dopamina de 7 dias, embora esse "jejum" funcione, na verdade se trata de algo mais a longo prazo e um estilo de vida melhorado.

As dicas que dei servem para todo mundo, e elas estão também diretamente relacionadas a saúde mental.

E reforço seu comentário, se você tem prejuizo e isso está lhe causando transtornos no trabalho e familia, caso tenha condições, procurem um profissional!

1
1
1

Me dentifiquei com a parte do procrastinador produtivo, ficava horas do meu dia escolhendo aplicativos, organizando, e desistindo e escolhendo outro aplicativo e também organizando e assim ia num loop infinito. Mas ja percebi isso um tempo atrás. Assim, quando percebi, exclui tudo que eu ja tinha feito até ali, peguei umas duas horas (fora do expediente) e parei pra escolher uma ferramenta, e ja defini um método de organização completo logo de cara. Ainda estou me acostumando mas tem sido bem produtiva minha rotina.

Mas percebo agora enquanto escrevo que o tempo que procrastinei antes, me ajudou a definir o método atual hahaha foi fácil fitrar o que funcionava pra mim o que não funcionava. Tentativas e erros!

Mas mesmo assim minha cabeça na época era um furacão de informações que me deixava frustrado e eu acho q isso era um dos principais fatores.

1

Eu também passei pela mesma coisa! Perdi muito tempo não conseguindo organizar o Notion, Agenda e outros Apps. Até que um dia dei um basta e falei; ok, menos é mais!

Consegui organizar e sofrer por excesso de informação não acontece mais. Embora tenhamos que lembrar de ser sempre vigilante com nossos atos para que certos problemas não voltem a aparecer. Parabéns e força ai guerreiro!

1

Por enquanto este é o melhor texto que encontrei sobre o tema aqui no Tabnews, pois você foi cauteloso. Eu mesmo cometi o erro de fazer uma publicação sobre isso, e mencionar alguns "hacks" que funcionaram para mim, mas depois eu soube que o que serviu para mim pode não servir para outra pessoa, e causar um efeito negativo:
A pessoa já está mal, pois não consegue finalizar as atividades, ai ela lê um texto que tem algumas dicas de como eliminar isso, porém o contexto dela é totalmente diferente, e portanto ela não consegue seguir as dicas, e isso causa uma série de emoções negativas, piorando a situação.

2

Sei muito bem do que está falando, mas apoio que tenha tentado ajudar as pessoas divulgando seu relato e história sobre o fato! Realmente a procrastinação pode vir de diversos lugares onde o buraco é mais em baixo.

Estudei sobre a neurociência do comportamento e sobre a procrastinação em si justamente para eu me ajudar, mas depois que vi as pessoas sofrendo com isso e os materiais de internet sempre cada vez focando no que não ia ajudar as pessoas, então eu vim fazer essa publicação.

Muitas vezes, aplicar esses "hacks" com uma má alimentação, sofrendo ansiedade, uma má qualidade de sono, crenças limitantes, cérebro dessensibilizado que precisa toda hora de injeções de dopamina cada vez mais alto (seja por comportamento ou droga), problemas familiares e outras coisa que afetam nossa saúde mental, é semelhante a você querer vencer uma corrida de F1 com todas as técnicas possível em um Celta. Cuidar da raiz do problema pode muito bem ser a solução.

Sabe o que é engraçado? ouvi relatos de pessoas que passavam o tempo todo em redes sociais acompanhando a vida alheia, e elas largaram isso quando passaram a ter uma rede de apoio de qualidade, amigos que saiam a noite com elas, e essa troca foi natural. Relatos indicam que para acabar com um mal hábito, podemos adquirir um novo bom hábito que se contraponha com esse mal hábito.

É como se viciar em correr e querer alcançar a alta performance (você está determinado e desejando muito isso), o hábito que se contrapõe e atrapalha é o de fumar (hábito que irá atrapalhar sua evolução e desempenho físico), logo um hábito bom terá poder de vencer o outro, você conseguirá largar isso quase que naturalmente. Foi o que aconteceu com o Eslen Delanogare, psicólogo e neurocientista.

1

saulocatunda,

Excelente texto!

Adicionaria somente que ajuda muito o autoconhecimento com o objetivo de entender qual é a melhor "gamificação" para a pessoa.

Por exemplo:

Eu sou bem disciplinado e a organização me ajuda muito a cumprir as atividades pendentes, então uma lista me ajuda a não procrastinar, porém provavelmente essa sugestão não vai ajudar uma pessoa que sofre com ansiedade.

1

Isso ai, é um método que pode funcinar para algumas pessoas, comigo não funcionou e eu descobri isso com um app de rotina Habitica: Gamify Your Tasks, que é um excelente app para quem é ajudado por métodos de gamificação. Eu perco muito tempo configurando e nunca está bom para mim, será perfeccionismo meu? rsrs

Obrigado pelo comentário! Sucesso!

1

Obrigado por este texto/relato amigo, foi de extrema importância para mim, farei ao máximo para aproveitá-lo em meu dia a dia. Realmete, era como se você estivesse me expondo no texto de tão real que é kkkk

2

De fato caro Yuri. Muita gente está passando por isso e as pessoas acham que tem algum problema só com elas, mas é um problema que aflinge muita gente mesmo, ainda mais em uma época que exige tanta produtividade e competitividade da gente.

Monte sua agenda com compromissos importantes, sua lista de tarefa diária e encha ela toda noite do dia anterior com o que você quer fazer no próximo dia, e faça um plano de estudos do qual você conseguirá acompanhar o progresso, e então entenda suas limitações, dê o que o seu cérebro quer de maneira controlada, nas horas certas e não permita que ele atrapalhe seus estudos. Sim, o cérebro do procrastinador as vezes pode se comparar a um menino mimado, que vai liberar muita dopamina para fazer você agir como ele está habituado em busca de prazeres rápidos, é incrível! se você segurar a vontade de usar redes sociais, olhar o celular ou qualquer coisa coisa prazerosa, você vai ser induzido a correr para o segundo plano e estará correndo atrás de um doce, deitando na cama esperando a motivação vir, e se você segurar essa vontade, vai começar uma luta que você pode perder, então nem dê tempo, se comprometa em um horário de pouco em pouco e faça, pausa e faça e assim vai aumentando seu limiar de percepção de esforço.

Obrigado pelo seu comentário.

Obs: se tem muito tempo que vc tem esse problema e você tenta de tudo, peça ajuda de um profissional. Se não puder pagar, peça a de algum amigo que lhe ajudará lhe cobrando ou coisa do tipo, porque as vezes tem coisas que não conseguimos sozinhos.

1

Muito obrigado pelo texto, cara. Estou em um momento de procrastinação total, as vezes por cansaço e as vezes por me perder em pensamentos de qual conteúdo deveria estudar por agora. Quando percebo já está na hora de dormir e não produzi nada além do trabalho do dia-a-dia.

1

Isso mesmo, ai bate aquela ansiedade a noite de dia não produtivo, dia que não foi aproveitado (perdido), e essa ansiedade faz você voltar a procrastinar no próximo dia, porque atrapalha seus pensamentos.

Defina bem o que você quer, monte uma rotina de estudo, comece com 30 minutos, sério, quando você focar, naturalmente ficará mais tempo do que isso.

Não deixe entrar na sua cabeça a opinião de pessoas que estejam te enfraquecendo e duvidar do caminho que está pecorrendo, elas não conseguem e acham que ninguém vai conseguir.

Monte direitinho seu plano de estudo, primeiro mês se comprometa com pequenas metas e naturalmente. Para você expandir sua zona de conforto, terá que perambular constantemente pelo desconforto.

1
1
1
1
0
0