Executando verificação de segurança...
1

Ótimo texto!
É super necessário nos conscientizarmos sobre a procrastinação e pararmos de olhar para ela como um "defeito de caráter" ou preguiça/corpo mole. Esses conceitos possuem uma carga muito negativa, que só fazem com que as pessoas se sintam piores sobre elas mesmas, alimentando, assim, o ciclo da procrastinação. Um livro que recomendo se chama Nação Dopamina, parece papo de coach mas não, é um livro muito interessante sobre os malefícios do vício em qualquer ferramenta que seja fonte de prazer instantâneo (drogas, pornografia, redes sociais, etc.), esses malefícios têm impacto negativo tanto na nossa capacidade de foco quanto, também, na nossa felicidade.

Reforçando que, caso alguém aí sinta que a procrastinação está muito excessiva e atrapalhando muito em diversos âmbitos da vida, procure um profissional da saúde para te ajudar nessa! :)

Carregando publicação patrocinada...
1

Excelente comentário Tais.
A ansiedade e pensar no passado só atrapalha, impedindo as pessoas de passarem pelo processo da forma como deveria, esperando um resultado rápido para "compensar" o tempo perdido. Enquanto não nos livrarmos do passado e percebermos as lições que podem ser tiradas disso, não conseguiremos de fato agir no presente que é o que importa agora!

Eu li todos esses livros e recomendo também.

Aliás, esse assunto procrastinação está tão saturado que temos que tomar cuidado com nossos comentários para não parecer coach. Eles prometem resultado rápido, fácil e saturam com técnicas não comprovadas como um jejum de dopamina de 7 dias, embora esse "jejum" funcione, na verdade se trata de algo mais a longo prazo e um estilo de vida melhorado.

As dicas que dei servem para todo mundo, e elas estão também diretamente relacionadas a saúde mental.

E reforço seu comentário, se você tem prejuizo e isso está lhe causando transtornos no trabalho e familia, caso tenha condições, procurem um profissional!