Saas Jurídico e meus desafios
Olá turma, tudo bem?
me chamo Ramon, sou dev desde que tive acesso a um computador pela primeira vez na vida. Fato é que minha vida acadêmica enveredou para outro caminho: me tornei advogado. Não só isso, me tornei professor Msc. em direito rs.
Durante toda minha jornada fiquei criando pequenos projetos para facilitar minha atividade enquanto jurista. Nunca trabalhei formalmente como programador (apenas freelas).
Enfim, desde que ingressei na advocacia há 3 anos que desenvolvo um Software.
O Software se chama Advable e ele tem como funcionalidade principal a gestão de escritório e acompanhamento dos processos (recebimento de intimações dos tribunais).
Minha motivação foi a seguinte:
- Eu não tinha dinheiro para adquirir outros softwares como o Advbox, Astrea ou Processo Ágil (que é daqui da minha região).
- Usei os recurso de teste do Astrea, por exemplo, e fiz entrevistas com o comercial dos outros dois software, só que para mim pareciam ser muito complexos. Parecia que eu ia ter mais trabalho ainda para cadastrar os processos e clientes, assim por diante.
- Eu tinha acabado de entrar na advocacia e já tinha que assinar obrigatoriamente o jusbrasil é uma ferramenta mais que indispensável para minha área. Então eu não podia ter mais uma ferramenta para custear.
Em razão disso, eu criei uma planilha no Airtable, que para quem não sabe é uma espécie de Excel com recursos mais avançados como relacionamento entre tabelas, etc.
Ao mesmo tempo, criei um scraper para pegar as movimentações processuais dos tribunais e alimentar minha planilha pela API do airtable com as atualizações dos processos.
Tem muita história pela frente, mas resumindo: consolidei tudo isso em um software que parecesse o Airtable e o Notion, que era outra ferramenta que eu usava.
Problema que estou enfrentando:
Atualmente eu tenho 3 usuários ativos: eu, minha esposa e um cliente que não é da minha redoma que viu o perfil profissional de advogada da minha esposa e acabou adquirindo.
Depois dele, eu fiquei bem motivado e passei a fazer marketing de todos os jeitos. Faço e-mail marketing semanalmente (com e-mails que eu já possuía de advogados), faço marketing por whatsapp (já disparei para uns 500 advogados), faço facebook ads e afins.
O problema é:
A turma clica no link dos anúncios, mas não cadastra. Nos últimos 7 dias, recebi 842 eventos de "pageview" no pixel.
Gastei R$ 171,25 em uma campanha que gerou 232 cliques no link da landing page.
A outra campanha gastei 22 para promover um post que gerou 39 cliques no link.
Meu desespero:
atualmente estou bem desmotivado porque na semana passada perdi muito tempo me dedicando em divulgar o software e não obtive nenhum engajamento verdadeiro.
Isso afeta minha vida profissional como advogado, apesar de ser bem estabelecido preciso dar muita vazão as minhas coisas.
Estou frustrado porque parece que o Advable vai ser o intranet do meu escritório que levou quase 3 anos para ser desenvolvido. Ou seja, se eu tivesse ficado numa planilha até ter dinheiro para comprar a licença de outro software, eu teria tido MUITO mais retorno financeiro da minha advocacia.
Gostaria de dicas e sugestões do que eu posso melhorar, o que eu posso fazer para eu ter pelo menos um engajamentozinho. Vejam: eu não tenho pretensões grandiosas. Se eu tivesse cadastros, ainda que no plano grátis, eu já ficaria mais motivado.
Tenho outra pergunta:
Eu mesmo estou fazendo meu tráfego. Para vocês, em tese R$ 200,00 de gastos com tráfego já traria algum resultado?
Meu Saas: https://advable.com.br
Fonte: https://advable.com.br