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Saas Jurídico e meus desafios

Olá turma, tudo bem?

me chamo Ramon, sou dev desde que tive acesso a um computador pela primeira vez na vida. Fato é que minha vida acadêmica enveredou para outro caminho: me tornei advogado. Não só isso, me tornei professor Msc. em direito rs.

Durante toda minha jornada fiquei criando pequenos projetos para facilitar minha atividade enquanto jurista. Nunca trabalhei formalmente como programador (apenas freelas).

Enfim, desde que ingressei na advocacia há 3 anos que desenvolvo um Software.

O Software se chama Advable e ele tem como funcionalidade principal a gestão de escritório e acompanhamento dos processos (recebimento de intimações dos tribunais).

Minha motivação foi a seguinte:

  1. Eu não tinha dinheiro para adquirir outros softwares como o Advbox, Astrea ou Processo Ágil (que é daqui da minha região).
  2. Usei os recurso de teste do Astrea, por exemplo, e fiz entrevistas com o comercial dos outros dois software, só que para mim pareciam ser muito complexos. Parecia que eu ia ter mais trabalho ainda para cadastrar os processos e clientes, assim por diante.
  3. Eu tinha acabado de entrar na advocacia e já tinha que assinar obrigatoriamente o jusbrasil é uma ferramenta mais que indispensável para minha área. Então eu não podia ter mais uma ferramenta para custear.

Em razão disso, eu criei uma planilha no Airtable, que para quem não sabe é uma espécie de Excel com recursos mais avançados como relacionamento entre tabelas, etc.

Ao mesmo tempo, criei um scraper para pegar as movimentações processuais dos tribunais e alimentar minha planilha pela API do airtable com as atualizações dos processos.

Tem muita história pela frente, mas resumindo: consolidei tudo isso em um software que parecesse o Airtable e o Notion, que era outra ferramenta que eu usava.

Problema que estou enfrentando:

Atualmente eu tenho 3 usuários ativos: eu, minha esposa e um cliente que não é da minha redoma que viu o perfil profissional de advogada da minha esposa e acabou adquirindo.

Depois dele, eu fiquei bem motivado e passei a fazer marketing de todos os jeitos. Faço e-mail marketing semanalmente (com e-mails que eu já possuía de advogados), faço marketing por whatsapp (já disparei para uns 500 advogados), faço facebook ads e afins.

O problema é:

A turma clica no link dos anúncios, mas não cadastra. Nos últimos 7 dias, recebi 842 eventos de "pageview" no pixel.

Gastei R$ 171,25 em uma campanha que gerou 232 cliques no link da landing page.

A outra campanha gastei 22 para promover um post que gerou 39 cliques no link.

Meu desespero:

atualmente estou bem desmotivado porque na semana passada perdi muito tempo me dedicando em divulgar o software e não obtive nenhum engajamento verdadeiro.

Isso afeta minha vida profissional como advogado, apesar de ser bem estabelecido preciso dar muita vazão as minhas coisas.

Estou frustrado porque parece que o Advable vai ser o intranet do meu escritório que levou quase 3 anos para ser desenvolvido. Ou seja, se eu tivesse ficado numa planilha até ter dinheiro para comprar a licença de outro software, eu teria tido MUITO mais retorno financeiro da minha advocacia.

Gostaria de dicas e sugestões do que eu posso melhorar, o que eu posso fazer para eu ter pelo menos um engajamentozinho. Vejam: eu não tenho pretensões grandiosas. Se eu tivesse cadastros, ainda que no plano grátis, eu já ficaria mais motivado.

Tenho outra pergunta:

Eu mesmo estou fazendo meu tráfego. Para vocês, em tese R$ 200,00 de gastos com tráfego já traria algum resultado?

Meu Saas: https://advable.com.br

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Olá Ramon, tudo bem?
Também tenho interesse em experimentar criando algo na área jurídica, então gostei bastante da sua discussão. Contribuirei com meus 5 centavos.

Vou desviar do fato de realmente parecer pouco R$200 de campanha, e da possibilidade dos cliques serem robôs automatizados (veja outras métricas além de cliques, como rolagem ou tempo em tela, elas podem esclarecer este ponto)

Eu gostaria de compartilhar contigo um pouco da minha visão sobre o mercado de tecnologia para o Direito atual. Trabalhei durante alguns anos na área, e diria que o seu sistema possa não ter tanto engajamento pois carece de um motivo para alguém comprar ele. E na verdade este ponto envolve duas opiniões minhas: a maioria das advocacias menores não percebem benefício imediato em um ERP; e não há de forma clara um diferencial no seu sistema (pelo que vi na sua landing page). Ele aparenta ser mais um no mar de opções (no último mapeamento que fiz, chegamos em algo como 60 ERPs jurídicos, fora os mais difíceis de encontrar pela internet).

Eu cogito criar um ERP jurídico por "diversão", pra colocar em prática muito que eu sei, e aprender o que não sei. Não tenho expectativas em criar um sistema de sucesso, pois principalmente no início, não teria algo inovador para oferecer. Tenho ideias, mas não são simples de executar, então pretendo fazer um desenvolvimento evolutivo.

Como você disse, é possível testar o Astrea por um ano gratuitamente (minha esposa é advogada, ela também testou, e demoraram 6 meses além deste um ano para interromper o teste). Eles usam uma estratégia muito boa. A mesma que só me caiu a real quando vi o Pablo Marçal (não sou fã, mas reconheço quando alguém diz algo interessante) falando no "Achismos" do Maurício Meirelles sobre os vídeos que fazem dele, quando questionado se não o incomoda. Ele disse algo como:

Faça como o MST, primeiro você entra no lugar, nem que seja a força, depois você regulariza a situação. Custa menos para mim as pessoas me conhecerem pelo que ouvem e depois eu mudar a cabeça delas do que me apresentar e convencê-la desde o início como quem eu quero que ela me reconheça. Fora que eu gastaria milhões se tentasse gerar o mesmo engajamento com tráfego pago.

E depois de um ano acostumado com o sistema e suas comodidades, se adaptando a ele, a pessoa só sai se realmente não tiver como pagar, ou se alguém apresentar algo que seja considerado melhor. É por isso que, para mim, faz sentido o teste deles ser de um ano e não de um mês ou menos. O periodo mais caótico de um ERP em uma empresa é o início, quando acontece toda a implantação e adaptação. Se esta for a impressão que restar no fim do teste, só reduzirá as chances de conversão.

Agora, em um tom de comparar as funcionalidades: o que é o seu sistema perto do Astrea ou dos demais? Pela sua landing page, me parece serem a mesma coisa. Então, pra mim como lead, vira uma batalha de nomes e preço.
Isto porque, apesar do foco no conceito do "reduzir o tempo perdido", a lista de funcionalidades é muito parecida com a de qualquer outro sistema do ramo. Não que isto seja um problema, mas significa que o outro sistema também irá me proporcionar o mesmo benefício, já que possui os mesmo atributos.

Na empresa onde eu trabalhava o principal produto é uma plataforma de visualização de dados. Algo como um PowerBI, criando dashboards e etc. Parece loucura querer competir com o PowerBI, mas a questão é: Quantos advogados estão dispostos a aprender a configurar e construir dentro do PowerBI? Dá pra fazer isto por planilhas de forma simples e sem manutenção posterior?
Para alguns deles, fazia mais sentido a contratação do nosso sistema ao invés do PowerBI pois eles queriam o gráfico, mas não o resto. E ainda tinha alguns serviços atrelados, como captura de novos processos. Tem um rio de empresas que fazem este tipo de captura. Mas quantas podem oferecer um prazo de 1 dia entre distribuição e notificação? Quantos te dão gráficos totalmente personalizáveis em cima deste dado sem configurar nada? Praticamente só aquela plataforma atendia todos estes pontos. E eles tentavam transparecer isto durante as apresentações comerciais.

A maioria das advocacias menores não querem/podem investir (como seu relato pessoal). Muitos persistem em planilhas até se tornarem de médio porte ou terem necessidades específicas, como atuar para uma empresa que exige maior transparência de processos, por exemplo. Eu já atendi advocacias que queriam construir visualização de dados em cima de planilhas porque não usavam ERP. E no fim do dia, o que a pessoa queria ver eram gráficos básicos que dariam para ser criados no próprio Excel, ou a maioria dos ERP gerariam em relatórios com um clique. Mas ela não queria ter de aprender a criar e fazer manutenção no Excel, e nem passar pelo processo de implantação de um ERP.

Enquanto a sua batalha for por nome, a disputa será desleal. Será o seu bolso e sua expertise em marketing e comercial contra a dos demais.

Algumas perguntas que deixo para reflexão:

  • As dores que seu sistema te resolve, são as mesmas dos seus leads?
  • Há outras opções no mercado que resolvam estes mesmos problemas?
  • O que o seu sistema tem que os demais (ou a maioria) não tem? E isto é bom para quem?
  • O quão claro tudo isso está para quem conhece seu sistema?

Já tive contato direto com algumas empresas de ERP jurídicos, pois também era responsável por integrar a plataforma aos sistemas de clientes e parceiros. Conversei com grandes como Benner, Legal One, e menores como Autojur, entre outros. Uma coisa que eu percebi é que os menores parecem prosperar por dois fatores:

  • Encontram leads receptivos por motivos variados (regionalidade, budget, influência dos envolvidos, indicações)
  • Estão abertos à personalização e por preço acessível, e conversam ativamente com seus clientes para entender como podem ajudá-los e realizar ofertas

Já conversou alguma vez com quem contratou seu sistema, tentando entender o que faz ele ainda estar alí e se tem algo que faz falta para ele?
Faça dele a sua "persona", assim como fez de você e sua esposa. Transpareça os pontos positivos que seus clientes apontam (e fizer sentido com suas estratégias) em sua landing page. Considere se os pontos negativos podem ser atacados, as vezes até gerando novas funcionalidades que poderão ser monetizadas de forma diferenciada (um add-on, ou embutida em um plano X). É o que parece fazer sentido para mim, pelo menos.

Pra finalizar, sugiro separar e contextualizar as telas do sistema que você colocou na página. Por enquanto, é muito teórico e com pouca referência do que a pessoa vai encontrar dentro do seu sistema, quase que um casamento as cegas mas com devolução em até uma semana. Eu entendo que é possível a pessoa clicar no "falar com o comercial" e você mostrar a ela com mais detalhes. Mas como já dizia minha mãe, que era uma confeiteira muito boa: pessoas experimentam primeiro com os olhos.

Muito bom conhecer seu sistema, e não deixe de nos atualizar sobre o que sucedeu, ficaria feliz em saber de uma reviravolta!

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Já antecipo a resposta para o final do artigo: essa é uma nova landing page. Tentei seguir a risca as opiniões de todos os colegas que comentaram aqui. Assim, seguirei também as suas considerações. Eu ainda não testei ela disparando novos anuncios. Estou me dedicando mais a advocacia nos ultimos dias (é o que me sustenta) ahaha. mas espero que um dia eu retorne com boas notícias. Uma coisa que falaram muito era que o sistema tinha muitos inputs para cadastrar, tirei todos e ainda botei para entrar com google.

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Boa noite Ramon, tudo bem?

Esse valor que você usou é bem pouco hoje em dia, até R$ 2k por mês na Meta é considerado micro-orçamento, tem muito vendedor de infro produto que roda isso por dia, portanto a concorrência é forte.

Se você está com problemas de orçamento, não vale a pena testar outros canais antes de investir em mídia paga? Por exemplo, fazer ligações frias para pequenos escritórios e profissionais autônomos e tentar marcar uma reunião para apresentar o seu software, aliás, isso é bem comum em B2B, especialmente em SaaS mais complexos em que o onboarding precisa ser mais elaborado.

De qualquer forma, se deseja fazer mídia paga tem milhares de métricas que você precisa verificar. Se o CTR está bom mas não há cadastros, é um indicativo que sua LP está ruim ou a oferta não é clara, você pode também estar atraindo publico não qualificado.

E sobre o orçamento, tenha resilência e saiba que dependendo do produto você pode gastar até uns 10k até descobrir o que funciona e o que não funciona, no começo é um jogo de experimentar todo tipo de estratégia, público, copy, etc, é normal hoje em dia.

Dicas para a LP:

  • Seu CTA está escondido na primeira dobra "Quer experimentar grátis? clique aqui!". Tinha que ser o botão em maior destaque.
  • Tirar o sobre nós e outros "ruídos" do Menu e talvez jogar no rodapé.
  • O botão de login etá muito destacado, confunde o usuário e você não quer isso.
  • Mais apelo na copy usando a dor do seu ICP para guiar a mensagem da primeira dobra.

Em resumo é isso, é importante guiar o usuário para a ação de cadastro que você quer, deixando o resto em segundo plano.
De preferência capture só o Email do usuário e depois prossiga, pois com o email você ao menos tem um contato para abordar caso ele abandone o carrinho.

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O que você considera cadastro? Depois do primeiro formulário ou depois de preencher o OAB?

Você precisa entender qual é o maior ponto de fricção. Onde está ocorrendo maior abandono? É na landing page? Estão clicando no link para criar conta? Eles abrem o formulário de cadastro? Estão chegando no formulário da OAB?

Menos é mais

Como você esta com dificuldade na quantidade de cadastros, deveria colocar o minímo de campos possíveis para criar uma conta. Nome e e-mail já devem ser suficientes. Whatsapp poderia ser opcional ou neão pedir nesse primeiro momento. Se o lead está interessado, ele irá te chamar no whats depois.

Senha 2 vezes? Isso é cansativo pro usuário. Pede somente 1 vez, se ele não lembrar da senha, depois ele tenta recuperar via email.

Depois de digitar a senha, página recarrega e somente depois vem um feedback dizendo que a senha deve conter no mínimo 8 caracteres?

Digita novamente a senha 2 vezes. Ops, precisava marcar o checkbox dos termos e privacidade. Esse campo poderia vir já marcado ou talvez não ser um campo, somente uma mensagem informativa dizendo que ao criar uma conta estou concordando com tudo.

Nesse momento, provavelmente você já perdeu o lead. Porém, vamos supor que a pessoa está MUITO interessada para descobrir como é sua ferramenta por dentro.

Termina todo o cadastro. Mais um formulário, Agora pedindo meu OAB?

Se você não perdeu o lead antes, aqui você deu mais um motivo pra pular fora. Agora com o OAB, sua empresa pode buscar na internet e obter todas as informações para entrar em contato. Entenda que as pessoas na internet não querem ser abordadas por algo que não perceberam valor ainda.

Eu segui em frente. Como não sou advogado, tomei a liberdade de buscar pelo seu nome na internet e encontrei um número de OAB (pode ser de outro advogado com mesmo nome). Cadastro feito com sucesso.

Logo em seguida, uma tela com várias informações, porém sem entender como começar a usar. Outro ponto negativo, agora você tem meu OAB, porém não apareceu nada personalizado com essa informação. Por que você pediu? Você pediu uma informação pessoal, agora seria hora de dar alguma coisa em troca pro seu usuário continuar motivado a testar. Uma solução prática seria um vídeo com você apresentando a ferramenta.

Acredito que há muitos pontos de fricção remover para melhorar a usabilidade inicial.

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Então, a OAB recupera o nome completo sem abreviações do usuário como está no cadastro nacional de advogados. Esse nome é essencial para capturar as intimações do advogado nos diários oficiais. Mas capitei a ideia. são muitas ponderações realmente enriquecedoras.

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Muito já foi dito nos outros comentários logo minha contribuição será pequena.

1 - Você oferece 4 opções de planos, quanto mais opções de escolha menos os usuários irão escolher! eu diminuiria para 3.

2 - Qual o objetivo do plano gratuito? que o potencial cliente teste o software?
Se o objetivo for esse, dá 15 ou 20 dias de uso do plano top, com tudo liberado.

APÓS ESSE PERIODO deixa o usuário escolher se deseja manter o plano sênior ou reverter para outro mais em conta.

PS: só solicita método de pagamento depois do periodo de testes, oferecer algo de graça e na sequência solicitar os dados bancários é um tiro no pé.

Como dito no tópico 1, diminuiria para 3 opções de planos, logo removeria o gratuito e ofereceria um periodo de testes no plano sênior.

Para controlar possíveis recadastros para "testar" novamente seu software eu faria um controle pela OAB do advogado.

3 / 4 - Não querendo ofender(não sou nenhum especialista, logo é só opinião) MAS tua landing page não está atrativa.

Grana sempre é um problema a menos que você tenha sobrando, logo é um problema para a maioria dos brasileiros.

Dito tudo isso, considere contratar um designer para criar tua landing mesmo que a parte de codar fique pra ti.

PS FINAL: Volte e conte as evoluções, o que deu certo, o que deu errado.
Tuas dores podem ser as dores de outros devs do tabnews.

PS FINAL 2: reli e pareci meio grosso no jeito de "falar" oO

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em tese R$ 200,00 de gastos com tráfego já traria algum resultado?

200 reais no marketing não é NADA.

Para você conseguir vender seu software na internet você precisará investir milhares de reais para ~ começar ~ a gerar resultados.

Sugiro esses passos:

Consultoria de Marketing

Sugiro contratar uma boa consultoria em marketing (não o mais comum que é agência de designers) pra te ajudar a profissionalizar o teu produto e teu tráfego.

Posicionamento da sua página

Seu site não tem um posicionamento profissional, não me chama atenção e em nenhum momento tive interesse em sequer ler o que está escrito. As pessoas não querem ler, ler é consequência do interesse.

Se retirar todo o texto do seu site, o que vai comunicar? Nada! Seu site é só texto! Até os prints da ferramenta são puramente texto.

É um site simples feito por alguem que não tem muito conhecimento em design.

Você precisa de alguem que transforme isso numa página de vendas, que deixe interessante e que capture a atenção das pessoas e que, principalmente, conhece o teu público.

Fricção

Essa palavra é o maior medo de todo desenvolvedor. Foi o motivo de trocarmos ferramentas, refazer diversas páginas, desenvolver muita coisa dentro de casa simplesmente para diminuir a tal da fricção.

Qual a dificuldade que tive de comprar o teu produto?

O primeiro link que leva para o teu registro é o "Quer experimentar grátis? clique aqui!". Ele está totalmente escondido! A primeira vez que abri a página sequer identifiquei que era um link para a plataforma, me pareceu um link genérico que leva a lugar nenhum. Cadê o botão grande com cor marcante chamando a atenção excrito simplesmente um "experimente Já"?

Caso eu passe esse link aparecem 5 botões que não tem nenhuma outra função a não ser só rolar a página. Depois de chegar no fim dessa página eu me deparo com uma tabela cheia de informação que pra ter acesso à qualquer link eu tenho que rolar ainda mais? E outro link escondido?

Eu não desisti apenas porque estou escrevendo um feedback, mas se fosse qualquer produto que eu esteja explorando já teria perdido o interesse muito antes.

É um esforço gigantesco que eu preciso ter para chegar ..... numa tela de cadastro padrão.

Quem chega aqui cansado ainda tem que preencher um monte de campos? Você realmente precisa de nome completo? Email + whatsapp? repetir a senha?

Mas pera, eu preciso fazer um cadastro completo só pra ver como funciona?

Seu problema principal começa na sua página

Próximos passos

Depois de ter uma página de vendas interessante, competitiva, chamativa e que realmente converse com seu público. (não vai sair barato!) Você tem uma grande luta para começar a vender por tráfego:

Calibrando as plataformas de anúncio

Como a plataforma sabe para quem oferecer seu anúncio? Através de dados que você envia à ela!

Você precisa saber que métricas enviar, quando enviar, porque enviar de diversas ações de usuários. Cada plataforma trata dados de formas diferentes e precisa ter sua configuração personalizada. Tudo é feito por meio de eventos do GTM e pixels.

Você precisa saber o que a plataforma deve otimizar e como fazer isso.

Criando anúncios

Com toda a parte pós click arrumada você deve saber criar os anúncios corretos, nos momentos corretos, com a segmentação correta.

sim, oS anúncioS, diversos

E você (ou sua agência) vai ter que testar qual vai funcionar, qual não vai. E vai ter que ficar constantemente alimentando às plataformas com anúncios novos. tem que ficar sempre inovando.

Sim, vender online é difícil

E você vai ter que investir antes de dar retorno.

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Então, pelo que ando analisando, me parece que a questão é realmente a landing page. Vou ver o que posso melhorar. Mas assim, eu não consigo concordar integralmente com suas observações, apesar de a maioria ser proveitosa.

Mas veja: eu preciso de milhares de reais para ter um Saas com usuários ativos? me parece muito desmotivador pensar assim. Dá nem vontade de tomar iniciativas.

Vi vários colegas com valores bem baixos em relação a anúncio.

De fato, minha preocupação não é quanto gastei, mas o que eu gastei para o que recebi de cliques, é um bom indicativo ou é um mal indicativo? foi essa minha pergunta. Eu sei que o valor é irrisória frente a outras empresa e acho que me lembrar disso não me ajuda muito rs

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Mas veja: eu preciso de milhares de reais para ter um Saas com usuários ativos? me parece muito desmotivador pensar assim. Dá nem vontade de tomar iniciativas.

Não ter usuários ativos, mas vender relativamente bem com anúncios.

O melhor a fazer é prospectar da forma antiga, encontrar pessoas desse meio e vender diretamente. Mas é um trabalho mais difícil

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Eu não sou o mais apropriado para falar disso porque estou começando. Mas gostei da sua dúvida no que diz respeito ao tráfego e tudo mais porque também estou estudando as melhores formas de prospectar e de quanto estimar os gastos com campanhas, métricas de conversão etc.

Há dois anos trabalhei como dev em uma empresa que o time de Growth usava algumas estratégias de SEO justamente para sessões e conversões, lá tinhamos o costume em alguns casos de que deveriamos mirar 30 á 15% fossem conversões de fato, isso ajudava muito em casos de nicho que não conhecíamos de novos clientes (nosso setor era indústrias, mas foco B2C)

Claro que algumas estratégias são bem mais complexas do que apenas fazer essas métricas simples, mas eu essa de 30 á 15% em conversões eu uso bastante e é um começo, meu nicho de SaaS é escolas hoje, entao muito do resto das estratégias são sobre entender o publico alvo para as campanhas serem bem assertivas, mas uma dica que eu dou é não se apegar aos grandes números de acessos e mais no número ou porcentagem de conversões que voce planeja.

Espero ter ajudado em algo, não sou especialista em marketing mas to tentando pegar o jeito tbm

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A questão é justamente essa, eu não to me apegando a acesso, mas sim ao resultado dos acessos. Ora, 800 acessaram, mas nenhum registrou? o software é ruim? kkk

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Entendi kkk, já tive esse pensamento, mas eu acho que faz parte do processo. Uma boa eu acho que são testes A/B pra dar uma variada, alguma ferramenta de heatmap, tem umas ferramentas que não sei se vc ja chegou a ver, que gravam as sessões no site, eu gosto de usar o Hotjar eu uso há uns anos e curto muito, ver o pessoal passando o mouse nos textos e coisas assim por exemplo ajudam muito pra tirar insights.

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fala uma coisa...vc consegue dizer qual seu ICP (Ideal Customer Profile)?
a area de advocacia (e as entradas e saidas de um escritório) estão muito longe da minha realidade, mas vamos ver se consigo dar uma luz...

nos outros escritórios (ou mesmo os recem formados) ai de Natal, como resolvem essas dores de gerenciar os processos?

imagino que um advogado que trabalhe sozinho tenha um número suficientemente pequeno de processos para dar conta de acompanhar todos "na mão", caso contrário imagino que isso seria "problema" de uma eventual secretária? para um escritório maior, tem várias secretárias fazendo esse trabalho de manter os processos atualizados?

percebe onde quero chegar? se eu contratar seu software, não preciso mais da secretária? se contratar o plano pleno, ao invés de 3 secretárias, consigo reduzir pra uma?

O que ganho usando seu software? não vou mais perder prazos? quanto isso me traria de retorno financeiro ao longo de 1 ano? capaz que o software se pague sozinho.

no entando, quando vc mira em "advocacia iniciante", talvez o recem formado esteja mais preocupado em descobrir como terminar de pagar a faculdade e arrumar trabalho do que cogitar pagar qq valor que seja em uma ferramenta.

meu ponto...seu SaaS tem uma proposta de valor tão absurda que vai me economizar X tempo ou x mil reais que seria burrisse não assinar já? talvez vc só esteja focando no publico errado, já tentou mirar em escritórios maiores e ofertar seu software ligando lá e falando com direto com quem se beneficiaria do seu serviço?

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Muito bem observado, viu? Minha experiência em bater porta de grandes escritórios não foi muito boa. No geral, os advogados mais tradicionais me propuseram virar sócios, ou personalizar o software para seu escritório. Mas mesmo essas propostas eram bem descaradas, era algo no sentido de: vou pegar esse besta. No geral a turma não entende o valor, o tempo dispendido para construir, etc.

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"os advogados mais tradicionais me propuseram virar sócios, ou personalizar o software para seu escritório"

e pq não? da a possibilidade do cara colocar o logo do escritório dele na ferramenta pra dar uma personalizada e trocar a cor de destaque.

escuta o que querem customizar, talvez até faça sentido absorver o custo e ter como um diferencial ou então cobrar um extra para disponibilizar a funcionalidade somente para aquele escritório como um "add on"

"No geral a turma não entende o valor, o tempo dispendido para construir"

não mesmo, e pq deveriam? não me leve a mal, como desenvolvedor entendo total seu ponto e a frustração de mostrar algo que ficou dias desenvolvendo para o cliente e o cara reclamar da cor do botão. é normal, usuário não vai apreciar essas coisas, pra eles tanto faz se vc usa scrum, kanban ou waterfall. o que importa é o software funcionar.

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É que é melhor parar o projeto, engavetar do que passar 30% das quotas da sociedade por R$ 3.000,00.

Entendeu? era esse tipo de oferta.

Quanto a personalização, o custo oferecido era um valor X, os cara nem respondiam o orçamento.

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Vi que sua empresa é na minha cidade e isso me motivou a contribuir com a indicação de uma consultoria local que já fiz e amei: https://escoladeleads.com/

Caso não conheça, recomendo conversar com eles. Na época em que fiz o curso deles, fiz consultoria com outra empresa simultaneamente e percebi uma diferença gritante no método e conhecimento dos instrutores.

Então, não sei se você pensou em contratar alguma consultoria. Mas caso decida ir por esse caminho, não perca seu tempo e faça na Escola de Leads. Estou fazendo essa propaganda gratuita porque realmente achei o processo deles diferenciado.

Estou indicando principalmente porque acredito que eles têm a capacidade de responder muito bem à sua pergunta: se vale a pena continuar. O melhor é que, no pior cenário, você vai adquirir habilidades valiosas para seus próximos negócios.

No meu caso, eu tinha um negócio que não se sustentava. Pelo menos com o que eu estava disposto a dedicar do meu tempo... Mas eu não percebia. E após ter conseguido excelente resultado com o tráfego pago e até criado novos serviços com a ajuda deles, pude perceber que nunca funcionaria como eu gostaria e vendi a empresa para quem podia tocar o negócio.

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Bom dia Ramon, hoje na web temos milhares de robos clicando automaticamente por ai, eu mesmo desenvolvi um que clica diretamente em anuncios para fazer uma base de dados kkkk.
Então eu diria que uma grande, "grande mesmo" parcela dos seus cliques não são pessoas reais. Por isso não se atenha muito a trafego pago. Imagine quantos advogados existem somente na sua cidade, guarda uma grana e faz um evento, uma palestra algo assim e convida eles presencialmente e apresenta a ideia, mostra que está disposto a melhora-la e que precisa de ajuda. Disponibiliza para um publico reduzido um plano gratuito. São apenas ideias e não um roteiro ok. Você precisa analisar com calma como interagir diretamente com os clientes, lembre-se nem você mesmo quis pagar um software da área, entrou em contato com as equipes, pense na sua propria jornada, seus clientes provavelmente pensam nesse momento de carreira que também só precisam de uma planilha, mostre a sua jornada a eles, mostre o porque só a planilha não é suficiente, mostre a eles porque você optou por usar o software, onde está o valor disso? É isso que eles querem e também querem alguem real que possa tocar, lembre-se para vender você precisa de uma pessoa que compre, a sua primeira venda foi digital? De foco no real primeiro se estabeleça fora da internet, mas sem abandonar ela. Depois sim, você pode entrar em contato com os amigos do cliente e dizer a eles digitalmente, pergunte ao fulano se vale apena. Isso é que vende.

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Cara, uma dica que dou é você procurar os especialistas do proprio google para montar sua campanha, pois eles dão dicas bem importantes. E 200 reais de gastos é muito pouco para esperar um resultado real.

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Essa dica do amigo é ouro. Eu já liguei e foram muito atenciosos. Colocam um profissional para ajudar a configurar da melhor maneira a campanha. Sem te cobrar nada por isso. O foco deles é que você tenha resultados e continue invesindo no ads.

Ligue lá no horário comercial 0800 724 8346.

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Oi Ramon, eu sou advogado e tambem enfrento alguns desafios para criar ferramentas personalizadas.
Eu ja fiz alguns sistemas pequenos para meu uso, mas nunca consegui acesso a diarios oficiais que não fosse pelo MNI.
O CNJ disponibilizou uma api para visualizacão de algumas movimentações de processos mas não permite consulta com filtros mais refinados.
Qual api você usa?
Parabens pelo sistema, ainda não tive tempo de testar para deixar minhas considerações, logo logo eu farei isso

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Oi Heraclito meu amigo/colega (2x) kkk,

Não tenho acesso a nenhuma API e acredito que não tenha (já busquei MUITOOOO).

Os diários oficiais são baixados mesmo. Transforma os PDF's em texto e usam Regex para pegar apenas a intimação do advogado específico.

O Comunica CNJ tem API.

As movimentações só com scrapping mesmo, porque essa API que foi disponibilizada pelo CNJ é para fins de "pesquisa", não são em tempo real, sabe?

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Eita Ramon, foi exatamente o que eu fiz e imaginei que estava fazendo errado rsrs. Eu deixava o script rodando em minha própria máquina e deixava o programa fazer o restante do trabalho. Cheguei a orçar a api do jusbrasil mas achei que não compensava.
Hoje eu estou estudando a ideia de criar um plugin no chrome/firefox para capturar os processos do pje, projudi, etc... para auxiliar o cadastro automático de alguns processos.
Vou usar a api do CNJ só para capturar as movimentações e deixar algo "offline" para eventuais momentos em que eu estiver desconectado da internet, e vou resgatar meu projetinho de regex dos diários oficiais.
Te desejo sucesso amigo.

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Bom dia Ramon!
desenvolvi uma automação em python para uma advogada ha alguns meses, notei que os pequenos escritorios e novos advogados tem uma alta demanda. Achei bem interessante o seu software. Penso até que seria mais efetivo a visita mesmo e depois indicações podem acontecer, com certeza. Sou do Rio grande do Sul, poderiamos fazer uma parceria para venda nos escritórios, teria essa possibilidade?