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Onedrive, Google drive, etc, onde guardar seus arquivos em grande escala?

Fala pessoal gostaria de abrir um assunto aqui e saber se tem mais pessoas com o mesmo problema.

Trabalho em um agência de marketing onde a demanda de arquivos guardados está subindo cada vez mais, não podemos apagar muitos desses arquivos por regras da empresa.

Começamos assinando o Onedrive o maior plano que tinha dava direto a 5Tb, mas para frete descobrimos que seria 1Tb para cada conta de e-mail, não servindo para muita coisa se quisermos usar os arquivos para uma equipe trabalhar junto.

Utilizamos o Google drive, os planos oferecidos são limitados, fuçando mais um pouco eu encontrei alguns planos no console que fazem mais sentido para a empresa, encontrei um plano Ilimitado pagando R$135 por mês, não pude comprovar ainda se esse plano vai cumprir o que diz por que a empresa ainda está em 4Tb e eles dizem que quando chegar em 5tb eles fazem o aumento de armazenamento.

Ai me veio essa dúvida, como outras empresas lidam com seus arquivos, digo arquivos em grandes demandas, com esses tamanhos que eu cite.

Tem maneiras melhores de lidar com isso? Você já passaram por isso?

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Já trabalhei em agencia de mkt, nesse caso ai voces deveriam fazer seu proprio servidor de dados NAS, alguma solução corporativa tipo o synologi. Faz um servidor bem parrudo, coloca uns 8 HDD ironwolf da vida de 16TB cada.
Usar clouding nesses casos é muito caro, mas caso queiram assim, voce podem usar S3 da AWS.

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Sim resolve, existe NAS de mercado, nos mesmos de fabrica já vem com alguem serviço de compartilhamento via FTP, fora as opções em VPN. Normalmente essa é a solução pra grandes estudios ou agencias. Uma coisa que voce pode fazer também é um sistema hibrido, deixar apenas os arquivos de trabalho mais recentes no google drive/cloud e os arquivos mais antigos ou que não couberem em um servidor proprio. Marcas como a synologi e wd, tem soluções especificas pra isso. Voce ainda pode fazer um RAID de redundancia de arquivos e ter mais segurança de preservação de dados.

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Eu estou com um projeto de implantar o TrueNAS na empresa que trabalho, e estou utilizando uma maquina com 4 hds, e sim, se você possuir ip fixo, e liberação de postas, o sistema pode ser acessado externamente, outra solução possivel é construir um servidor ftp e conectar as maquinas com algum cliente ftp. outra opção é VPN, mas a vantagem de nuvem é o versionamento nativo dos arquivos, Não sei se o TrueNAS ou outra solução teria o vercionamento

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O que eu fico pensando é que se o de repente faltar luz ou internet, o que acaba acontecendo com muita frequência no Rio, o pessoal de outros lugares vão ficar sem acesso aos arquivos, é uma preocupação valida ou eu que não tenho conhecimento?

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Desculpa, eu não entendo 100%, mas o armazenamento pode ser feito com qual quer tipo de arquivo(photoshop, illustrato)? Eles já tem um sistema que o usuário possa entrar, subir e baixar arquivos ou seria eu que teria que construir e eles só passam uma API para integrar?

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No caso essas empresas de armazenamento dão uma API.
A empresa que contrata cria os sistemas para serem usados internamente.

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Não conheço muito bem o ambiente para agências, mas acredito que soluções clouds deixam de suprir nesse caso por causa do espaço necessário.
Nesse caso caberia ter um NAS (Network Attached Storage) para armazenar localmente os arquivos. Mesmo local, é possível configurar para disponibilizar online (dependendo da marca é bem simples também). Fora que o espaço disponível é expansível enquanto houver espaço fisico para colocar mais HDs.
Em questão de segurança dos dados, a maioria já trabalha com algoritmos de recuperação de dados em caso de falha de HDs (vai depender da configuração, mas geralmente 1 HD pode falhar que não há perca de dados, de acordo com a sua configuração pode até ter mais HDs falhando sem perder).

Acredito que a marca mais famosa e com interface mais amigável (literalmente só plugar e usar) seria a Synology. Nunca cheguei a utilizar, mas de tudo que pesquisei até os aplicativos que consegue utilizar nas soluções deles são bem interessantes. Montando a estrutura correta o acesso aos dados em um NAS seria bem rápido (provavelmente mais rápido que acessar na cloud).

Em casa tenho um My Cloud Ex2 Ultra da Western Digital, os aplicativos não são tão avançados mas já supre o que eu precisava.

Fora essas opções prontas, seria possível construir um NAS com sua própria estrutura (quase como montar um PC com vários HDs conectados). Nesse caso só precisaria escolher um sistema operacional focado nisso, como o Unraid (que eu recomendo mais) ou TrueNAS (vejo muita gente comentando também). Só precisaria ter um pouco mais de conhecimento técnico nessa opção.

Ah, isso considerando que seriam arquivos para uso durante o trabalho. Se for mais para backup dos arquivos apenas, o S3 Glacier é para ser mais barato que as demais clouds.

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Já tinha visto algumas pessoas fazendo dessa forma, mas não tinha parado para pensar que poderia ser online também, achei que seria só para uso interno, vou pesquisar para entender melhor como funcionaria para a empresa.

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Geralmente a estrutura é feita para uso interno mesmo, ainda mais considerando a segurança, já que nem há a possibilidade de acesso remoto.
Mas com algumas configurações é possível compartilhar na rede, fazendo algo bem parecido com um Google Drive self-hosted por exemplo (único ponto bem negativo é a UX que é bem fraca).

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Acho exagerado uma agência de marketing buscar uma solução interna para armazenamento de dados, que é algo que está fora da atividade fim da empresa (core business). Precisará entender como funciona, dar manutenção, como usar com segurança, como recuperar dados etc. Além disso, acredito que o custo de implementação do NAS seja significativamente maior do que o plano de armazenamento mencionado na publicação (R$ 135,00/mês).

Tirando esse ponto, acho NAS um assunto interessante e você trouxe informações bem legais. A primeira vez que ouvi falar foi quando o Akita publicou stories no Instagram montando o NAS dele.

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Acho que exagerado é relativo, mas está ligado com a atividade da empresa se realmente há uma demanda por manter os arquivos (conforme citado).
Em relação à manutenção e tudo mais, utilizar uma solução pronta já supre isso, justamente por serem tão amigáveis.
E o custo precisa considerar o tempo, se são 135 por mês (1.620 por ano) e os arquivos precisarem ser mantidos por 5 anos por exemplo (padrão em outras indústrias), é um total de 8.100 de custo para algo que nem é deles de fato. Um NAS médio custa em torno de 4k-5k mais os HDs, me parece mais interessante ainda.

Ps: comecei a estudar sobre quando vi o conteúdo do Akita mesmo kkkk

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Olá. A Microsoft vende o Office 365 Personal em lojas de varejos por valor muito inferior àquele comercializado no site. O produto é original e vem em um caixinha oficial com um cartão dentro contendo a chave de ativação. O plano personal oferece 1TB/Ano de espaço, além de assinatura do Office. Na Kabum por exemplo, está R 99,00, mas normalmente você encontra por R 120,00 ou mais. Atualmente é a melhor opção custo benefício por GB.

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To utilizando o Workspace do Google, ate agora o espaco realmente é ilimitado. Estou utilizando cerca de 10Tb la, mas sei quem ja chegou a mais de 100 e ainda esta funcionando, sem limite de upload.

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Quando você estava atingindo os primeiros 5Tb você recebeu uma mensagem dizendo que o armazenamento estava acabando, porque a empresa paga pelo armazenamento ilimitado e essa mensagem está chegando no e-mail quase todo dia.

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Não, no meu não tem limite de dados, ele exibe apenas quanto está armazenado lá.
Você provavelmente deve estar ido na página errada. O de 130 acredito que não é tão vantajoso perante o de 90 para quem apenas quer espaço.

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Quando for contratar seleciona o plano: Google Workspace Enterprise Standard
O plano é ilimitado em espaço, mas você precisa respeitar alguns limites diarios.
750GB/dia de upload é o limite e o de download de arquivos, dizem que é 10 TB...