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R. I. P. Stack Overflow

Sou membro do Stack Overflow há 8 anos, e desde que comecei como membro por lá venho contribuindo com respostas.

Por conta disso, praticamente toda semana eu recebia uma notificação de interação.

Atualmente tenho reputação de 8.1k, alcançando 3 milhões de views, mesmo assim, já fazem 5 meses que não recebo nenhuma notificação de interação.

Contra fatos não há argumentos, o ChatGPT e afins mataram (ou estão matando bem rápido) o Stack Overflow.

Dói ver algo que você usou por tanto tempo e colaborou cair em desuso, mas é necessário aceitar.

Eu mesmo que era usuário ativo de lá troquei 90% das consultas que fazia ao SO por alguma IA. O modelo lá nunca foi de desenvolver ideias um com o outro, sempre foi de respostas diretas e acertivas, o mesmo modelo que a IA oferece. Então não há diferencial em nada lá no que diz respeito ao que se criou. Aquilo é só um banco de dados de respostas.

Acho que realmente é o fim.

Sugiro continuarmos essa discução no link abaixo, só agora descobri que já há um tópico sobre isso: https://www.tabnews.com.br/comedorDeBolacha/stackoverflow-esta-morrendo

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Depende do que vc chama de "morreu".

Se for em termos de acessos, eu diria que não, pois ele ainda recebe muito tráfego. Os dados variam dependendo da fonte, mas encontrei números entre 140 milhões e 200 milhões de visitas só em setembro de 2024.

Agora, se está falando da participação de novos usuários, realmente o site respira por aparelhos. E tem uma série de motivos pra isso, eu cito várias delas aqui, mas para resumir:

A ideia original dos criadores do site era que ele fosse um "repositório de conhecimento sobre programação". E nos primeiros anos, eles ainda estavam tentando achar o formato ideal para atingir esse objetivo.

Por fim decidiram que o jeito de conseguir isso era sendo bem rígido (muito mais que a média dos outros sites, e que frequentemente era confundido com arrogância), daí todas aquelas regras malucas e difíceis de seguir, e que tanta gente reclama. Independente delas fazerem sentido pra vc, foi essa rigidez toda que fez o site ser a referência que é (ainda tem muito conteúdo bom feito naquela época que continua sendo referência até hoje).

Em certo momento, porém, a empresa dona do site passou a querer mais quantidade e menos qualidade (embora o discurso oficial ainda seja o da "qualidade"). Isso fez com que muitos veteranos (aqueles que criaram o conteúdo que fez o site ser o que é) saíssem, e o site fosse tomado por uma horda de perguntas ruins do tipo "Meu código não funciona, me ajudem: [500 linhas de código, sem contexto nem explicação do que é pra fazer]". Os poucos que sobraram ainda tentam manter a qualidade, mas a empresa não quer mais saber disso.

Hoje sabemos que isso foi feito para inflar os números ("olha quantos usuários acessam o site diariamente" - não importa se eles só fazem perguntas ruins, só importa a quantidade), para que o site fosse vendido. E agora eles tentam fingir que se importam com a qualidade, mas sem fazer muita coisa a respeito.

Então sob esta ótica, de ter novos usuários participando de forma ativa e produtiva, realmente o site morreu. Quase todas as novas perguntas são ruins, do tipo helpdesk ("arrumem meu código") ou que a pessoa não sabe explicar o problema e quer que os outros adivinhem.

E isso tudo foi antes da IA.


O site só não morreu de fato porque ainda tem muito conteúdo antigo de qualidade. Isso porque a esmagadora maioria dos acessos é de usuários não-logados, ou seja, que não participam ativamente do site. E este aspecto ainda continua vivo, conforme já dito no início.

O que está com os dias contados é o modelo antigo, de gente perguntando e respondendo. Depois de milhões de perguntas feitas em mais de uma década, praticamente todas as questões básicas e intermediárias (e muitas das avançadas) já foram respondidas. Não tem como manter um fluxo de tanta gente perguntando coisas inéditas (pois uma das regras de ouro do site é evitar ao máximo a redundância). Ter perguntas inéditas com qualidade (e respostas idem) é incompatível com milhões de pessoas perguntando pela milésima vez como fazer algo básico que já foi respondido 10 anos atrás.

Ou seja, já era algo fadado a estagnar, e eventualmente morrer. A inteligência artificial só acelerou o processo. E eles sabem disso, tanto que já embaracaram no hype da IA.


Enfim, embora o site ainda sirva como referência (muita coisa eu ainda acho lá, sem precisar perguntar de novo), o modelo de perguntas e respostas da forma como foi originalmente idealizado chegou a um limite. O que é natural, nada dura pra sempre, ainda mais na internet.

Por mim podia fechar o Stack Overflow para novos posts (já que a maioria está muito ruim mesmo), faz uma limpeza geral no conteúdo ruim e deixa o que sobrar só para consulta. Pois como já disse, ainda tem muita coisa que se salva ali, e a maior parte dos acessos é de usuários não-logados (ou seja, gente que nem participa mesmo). Seria uma pena perder tanto conhecimento gerado por anos só porque hoje não está mais tão bom.

E se for o caso, que criem outro site, em outro formato que agrade mais as audiências atuais - e digo isso sem ironia: se tem tanta gente insatisfeita com o Stack Overflow, e querem tanto que ele seja diferente, então um novo site nestes moldes não teria dificuldades de atrair um grande público, certo? Inclusive, os próprios donos do site já estão tentando fazer isso.


Por fim, seguem discussões anteriores sobre o Stack Overflow:

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É isso mesmo, muito bem observado.

Eu só acho que podia ainda receber perguntas, mas de forma fechada e com enormes barreiras. Quando alguém fizer uma boa, e bem curada, então ela entra no acervo.

A IA nada tem a ver com o declínio do SO, e isso pode ser facilmente observado por quem usa sempre lá, e não acredito em percepções, e principalmente não chama de fatos o que são apenas crenças.

A IA está fazendo que todo mundo dizia que ia fazer. Só que alguns acharam que ela iria destruir a sociedade porque iria escravizar os humanos, mas isso sempre foi uma bobagem muito grande. O problema dela é que a pessoa usa de um jeito que emburrece e ela nem percebe, ela só quer ter o ganho rápido e fácil.

Nunca consegui uma informação de qualidade pelo ChatGPT quando envolve conhecimento real. Eu já consegui bom helpdesk, porque o ChatoGePeTo é bom em coisas mecânicas e repetitivas, não em entender o que está mostrando. O problema é que muita gente não percebe isso e usa do jeito errado. Para as pessoas que só querem helpdek, só o "arrume meu código" sem criar algo de valor, é ótimo. Daqui alguns anos ele ficará tão bom que essas pessoas não servirão para nada, e elas continuam não percebendo isso. Quem sobreviverá é quem não usa a IA de forma errada, ou seja, não confia nela ensinar qualquer coisa além do muito trivial, e mesmo assim, com riscos. O ChatGPT ou outras ferramentas do tipo mentem muito de forma convincente. É batalha perdida.

Outra batalha perdida é tentar convencer as pessoas que o SO afundou antes de aparecer ChatGPT e por causa das pessoas que acham o ChatGPT o suprasumo da tecnologia. Essas pessoas acham que o SO afundou por causa da IA e é uma crença cada vez mais tratada como fato, que mostra o outro grande problema da sociedade relacionado ao que eu falei antes, fake news virão em avalanche, as pessoas não conseguem mais ter nenhum dicernimento. O GPT apenas está fazendo o tráfego cair, não qualaidade dele, essa foi embora faz tempo.

Como exemplo, não a toa que pessoas até bem cultas começam entrar em hypes malucos como por exemplo ficar usado a palavra "literalmente" como hipérbole para coisas que são claramente figurativas.

É um deja vu all over again.
-- Yogi Berra

https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

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Valeu pela ótima colaboração kht!

Concordo com o que disse. Tenho um acréscimo a fazer.

Realmente o SO tenderia a estagnar, uma vez que a grande maioria das dúvidas fossem respondidas, porém sem outras opções de resposta, teríamos uma demanda eterna para atender por lá, que seria a de dar respostas sobre questões das novas tecnologias.

Vi meus conteúdos de Dart/Flutter terem uma interação enorme, só por serem tecnologias novas, com poucas informações online. Eu mesmo levei coisas de Dart pra lá que não estavam na documentação oficial, somente em tópcios do Git, e levei melhorado ao SO. Então sim, estagnaria cada vez mais, porém sempre haveria essa demanda de ajuda para novas tecnologias. Porém, como você já disse, a IA ajudou a acabar com qualquer chance de manter um fluxo viável de usuários por lá.

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Sou membro do Stack Overflow há 9 anos e 6 meses da data desse post aqui no TN. Tenho 11k de reputação lá.

Não foi isso que matou o Stack Overflow. Em 2022, comentei do fim do Stack Overflow em Português.

O site "morreu" porque a moderação foi abandonada pela própria staff e seus objetivos não eram mais o mesmo. O site encheu de lixo, o que chamam de "pessoas precisando de ajuda", com cada dia mais pergunta ruim e descartável.

Perguntas preguiçosas, fora do escopo do site.

O Stack Overflow nunca foi sobre você obter ajuda pessoal para seus problemas de código. As pessoas não entenderam isso. Ainda não entendem. Lá é uma biblioteca de conhecimento, onde o conteúdo é compartilhado voluntariamente no formato de perguntas e respostas.

Perguntas ruins recebem respostas ruins. As piores sequer existem. Mas a moderação está fraca, com poucos usuários moderando. No post que fiz no Meta falei um pouco sobre isso.

A ChatGPT é o urubu que está comendo os restos do conteúdo bom que ficou naquele site. Quem matou foram os donos mesmo.

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Um ótimo ponto cyp! Eu mesmo sempre transformei as resoluções dos meus problemas em respostas para o SO, mas a maioria só ia lá procurar por um resposta rápida, escrevendo qualquer coisa de qualquer forma, poucos mantinham o banco de respotas com qualidade.

Quando chegou a criação do team’s vi que realmente eles lá estavam començando a se preocupar mais com dinheiro do que com qualidade. Uma pena.

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Confimo isto. Uso o SO desde os primeiros dias e o SOpt desde os primeiros minutos. Virou um estilo de vida pra mim, embora não seja rede social, é(ra) minha rede social, onde a estupidez não tinha vez, como é o normal em redes sociais.

Posta o link do seu post.

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Primeiro ponto que temos que analisar é se está falando sobre o site do Brasil, pq o americano por exemplo continua bastante ativo, talvez um pouco menos de Q/A, talvez (não tenho dados para afirmar), até porque com a quantidade de respostas já presentes o número de perguntas tende a diminuir naturalmente.

Não foi as IA's que mataram o site no Brasil, é só fazer um exercício rápido:

Acho que a conclusão é simples. Ninguém quer utilizar um site de perguntas que ninguém responde (ou não se pode responder), com o tempo a tendência era este mesmo, o site cair em desuso.

Ali tem uma vantagem muito grande em relação as IA's ao meu ver, ali você cria um pergunta ou resposta e existem várias outras pessoas pra analisarem com parecer técnico sobre as mesmas, podendo obter várias respostas (se for uma pergunta) para um mesmo problema o que enriquece o aprendizado de quem fez a pergunta, já com as IA's não tem isso, você fica refém do que ela te devolver e pronto. Não existe a interação.

Enfim, ao meu ver é um desperdício o que se tornou o site no Brasil, mas se nem o pessoal lá está muito interessado em reverter isto, fazer o que!

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Se considerar que as publicações fechadas são por motivos como:

  • Suporte técnico pessoal (que não é o objetivo do site)
  • Erro de uso ou digitação
  • Publicações baseadas em opinião
  • Perguntas totalmente off, como perguntas sobre configurar redes ou configurar sistemas operacionais

Então o problema não são os fechamentos, os culpados são quem pergunta sem ter entendido a proposta original do site desde antes da versão em Português ter sido criada, faço das palavras do criador dos site stack overflow original em 2008 as minhas:

... with the ultimate intent of collectively increasing the sum total of good programming knowledge in the world
16 Apr 2008

Então os fechamentos seguem a regra corretamente, até melhor que em outros inspirados pelo mesmo objetivo, então faça uma pesquisa filtrada por perguntas abertas, e veja como se deve fazer perguntas para estar dentro do objetivo idealizado do site.

Uma nota: quantidade muitas vezes afeta a qualidade e isso não é só em sites de perguntas técnicas, mas o próprio mundo de criação de jogos tem sofrido com uma série de publicações ruins, como a Steam e a PlayStore, aonde você é obrigado ficar mineirando e testando e lendo reviews, enquanto tenta pular as reviews "compradas", para ter uma ideia de qual jogo deverá ser bom.

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Não, não estou falando do site do Brasil. Fazem 5 meses que não recebo uma notificação no stackoverflow.com.

Tenho reputação de 8.1k, com respostas alcançando cerca de 3 milhões de views. Acredite quando falo que conheço o SO.

Mas sim, o do Brasil deve estar morto também... Eu o usava pouco, já o achava bem parado.

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Acho que não!
A arrogancia do pessoal lá beira ao absurdo!

Arrogancia, falta de educação, não saber entender iniciantes(pq parece que nunca foram iniciantes)

Aqui no tabnews ta cheio de post reclamando das PESSOAS do Stack Overflow.
Só pesquisar e ver, e isso é o que faz o site sumir aqui!

A ia não é mau educada, não fecha perguntas sem motivos, não é arrogante!

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É porque a IA é burra.

O site do Stack Overflow faz algo que a IA não faz: controle de qualidade. A gestão humana de conteúdo filtra perguntas ignorantes e preguiçosas de existirem, e por causa disso esse site tá cheio de gente reclamando do Stack Overflow.

Porque são na maioria preguiçosos que não conseguem formular uma pergunta.

Alguns minutos de pesquisa levaria a talvez resolverem seus problemas. O Stack Overflow não é um helpdesk, não é um site para você buscar ajuda pessoal no seu código.

É uma livraria em formato de perguntas e respostas.

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Na minha época todo mundo sabia como fazer uma pergunta, hoje nem isso sabem, e reclamar não mudará este fato (tenho várias experiências que comprovam isso, além de outras fontes bem mais confiáveis). Continuar o que não está dando certo não faz dar certo, mas o buraco ser maior ainda. E a parte mais terrível é as pessoas não entenderem isso e defender o indefensável.

Ser arrogante

É sempre algo que só é acusado por pessoas arrogantes, pelo menos naquele momento, pessoas não arrogantes tentam tirar o melhor proveito do que vem, e talvez aprender algo com a arrogância dos outros.

A maioria usa a palavra sem sequer entender seu significado. Toda acusação de arrogância é por definição uma arrogância, o que torna a pessoa hipócrita, seja por ignorância ou por má fé. Na verdade acusar alguém de arrogante é a maior arrogância que existe, e só pode ser superada quando a pessoa acha que isso não é arrogância, na cabeça dela os outros estão sendo ruins por criticar alguém, mas ele não está sendo arrogante por fazer a mesma coisa de forma direta e muias vezes com o único objetivo de ofender a pessoa ou justificar o seu erro. O que mais as pessoas fazem quando chamam outra de arrogante é mostrar que ela própria tem uma moral superior ao sujeito que ele destaca, e muitas vezes fazem isso atacando, fazendo especulações e talvez fazendo alguma afirmação, verdadeira ou não, em que ele coloca o objeto do ataque como uma pessoa ruim, que tem deficiências na vida e precisa ser rebaixada.

Eu não sou contra a ignorância, nem a arrogância, o problema é quando junta os dois e a pessoa passa ser idiota (estou usando o termo técnico).

Sim, este post é arrogante. Nem toda arrogância é ruim, e é arrogância achar que é. O arrogante não aprende. Quem tem atitudes arrogantes e sabe disso, se é controlado, tem um objetivo de elevação, pode estar produzindo algo de positivo. Mas eu entendo que está cada dia mais difícil as pessoas entenderem isso, as crenças cada vez mais dominam os cérebros incautos.

Não deixa de ser arrogante não diferenciar uma atitude arrogante de uma pessoa pessoa arrogante. Também não deixa de ser arrogante criticar sem estar lá tentando melhorar algo.

Eu nunca sei se a pessoa é arrogante o tempo todo ou só está sendo naquele momento, ou em vários que eu a vejo, seria arrogância da minha parte classificar uma pessoa por alguns momentos dela.

Não é arrogante mostrar onde estou errado com fundamentações. É arrogante dizer só "ele está errado". É mais arrogante pensar isso e não ter a coragem de dizer, talvez porque no fundo ela saiba que que será desmascarada. A única coisa de diferente é que ela não se expõe, ninguém fica sabendo dessa atitude arrogante dela.

As pessoas arrogantes vão ler isto e torcer o nariz, as outras vão refletir e tentar ser melhor, cada um escolhe seu caminho. Pessoas arrogantes fogem de terapia, afinal elas não precisam da ajuda de ninguém. Pessoas arrogantes não procuram definições corretas, e abraçam o erro, afinal elas já sabem tudo.

Mas vivemos tempos de inversão de valores, o pior se tornou o melhor.

Agora só falta eu citar Nelson Rodrigues e Umberto Eco. Dois arrogantes... segundo essas pessoas... arrogantes.

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E o que tem isso com o que disse?

O controle arrogante e mal educado, não serve de nada! Só serve pra estragar o site!

Porque são na maioria preguiçosos que não conseguem formular uma pergunta.

Iss já diz muito do que eu falo!

Um dia você não soube de algo, um dia tu foi iniciante e bobo!
Lembre-se da época que vc era iniciante e não sabia das coisas!

Você esta sendo a prova viva do fim do site...
Veio ser arrogante aqui Chega a ser engraçado!

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Se os novos usuários do Stack Overflow em português tem a preguiça de ler a documentação e formular a pergunta o mais próximo de simples um relatório de erro como é pedido na documentação e saem publicando coisas mais parecidas com posts de blogs ou redes sociais, a culpa não de quem está fechando ou negativando as perguntas ou mesmo criticando a pusilanimidade intelectual recorrente.

Atualmente os usuários só querem solução imediata para seus problema e ignoram que o SO não é um site de ajuda, não é uma rede social, não um site de ensino, não é um serviço tercerizador de depuração. O Stack Overflow é uma bibliotéca colaborativa cujo o conteúdo alimenta uma industria de produção de valores ao desenvolvimento de software. Se analisar o tráfego esse mês o site recebeu 756200 visitas e esse número ocila entre 700000 e 1500000 visita mês. O publico do site diferente do que a maioria das pessoas imagina não são os usuários que vem ao site fazer perguntas, o publico alvo do SO são as empresas, entre elas empresas de busca, empresas de IA, empresas de analise de dados, empresas de desenvolvimento de ferramentas de programação, empresas de desenvolvimento de software em geral,.... voltados para o mercado de lingua portuguêsa.

Os usuários quando postam perguntas no Stack Overflow, tabém vale para respostas, eles não estão na condição de clientes do SO, quando o usuário posta uma pergunta ele está na condição de contribuinte dessa gigantesca bibliotéca coletiva e padronização, objetividade e padrão mínimo de qualidade são exigidos do usuário para que sua contribuição seja incorporada a bibliotéca.
O site conta com várias ferramenta de controle de qualidade do conteúdo que é publicado no site, as perguntas antes de serem respondidas elas cumprem um ciclo de vida dentro da comunidade que vai de análises e classificação de conteúdo, votação para ofechamento, orientações aos autores, edições de aprimoramento, reanálise, mais orientações, para chegar finalmente a reabertura.
Eu entendo que não é processo simples, mas está tudo documentado. Todos os dias eu passo explicando as mesmas coisas para ver sempre os mesmos problemas; faz uns três anos que não vejo um usuário fazendo um Mock ou Sutb para fornecer valores para uma função cujo o resultado não pode ser verificado, todos os dias tenho que remover saudações e agradecimentos dos posts pois essas prejudicam o mineradore e classificadores de dados que exploram nosso conteúdo, são poucos que fazem um exemplo mínimo e pontual do problema que estão passando a maioria esmagadora só copia e cola o código todo de um módulo sem se preocupar em analisar em um depurador o que é ou não é relevante para a pergunta em questão,

E finalizando, realmente tem um monte de blog e vídeos na internet dizendo que o Stack Overflow em português morreu, mas são só desabafos que em maioria foram feitos por pessoas que não se dispusera ler a documentação do site antes e nem sabem como e para que o site funcion e que ou quando foram pedidos a ler a tal documentação de uso do site ou quando tiveram conteúdo curado surtaram.

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Não só o em português.
Os usuários antigos estão matando o site.
Ao não saberem lidar com iniciantes, ao não saberem falar direito com as pessoas.

Vão matar o site e jamais admitirão.

Essas críticas que tem em todo caso sobre o site, deveria ser vista com calma para tomarem boas atitudes. Mas pelo que vejo, não vão fazer nada. Um site muito bom que se findara pelo próprios usuários mais antigos.

Antes o povo era meio obrigado a usar isso gerou gente que se acha muito hoje não mais.

Ia ajuda, outros lugares ajudam.
A concorrência

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Pois é Uriel, realmente há muitos programadores arrogantes, inclusive aqui no Br também. Antes de darem qualquer ajuda a um novato preferem negativar seu post ou fechá-lo. Sofri muito com isso quando comecei lá no SO (os americanos são os piores) 😅

Então entendi que o perfil da maioria dos programadores arrogantes é de ter poucos amigos, quando tem algum, e acabam que se apegam ao trabalho para ser seu ponto de triunfo. Difícil trocar idéia com alguém que se acha dono da razão.

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Talvez você não saiba o que significa arrogância, ou presuma que qualquer um que discorda de você, mesmo que você seja o errado, será o arrogante, apenas por antagonisar a sua visão de ideal. Repito o que eu disse ao colega acima, se fizer uma filtragem por perguntas abertas, entenderá o tipo de pergunta esperada no site, e depois compare-as com as fechadas. Existem motivos para os fechamentos e a maioria comum no site é por simplesmente os usuários desejarem ter um suporte técnico pessoal ao invés de entenderem o próposito original, que veio antes do site existir, exatamente como as palavras do criador dos sites (en e br):

... with the ultimate intent of collectively increasing the sum total of good programming knowledge in the world
16 Apr 2008

Se entende que essa visão é desde 2008, e o site BR foi criado mais de 4 anos depois, os fechamentos mais comuns:

  • Suporte técnico pessoal (que não é o objetivo do site)
  • Erro de uso ou digitação
  • Publicações baseadas em opinião
  • Perguntas totalmente off, como perguntas sobre configurar redes ou configurar sistemas operacionais

Então quem fecha por lá está seguindo perfeitamente o objeito (ou o mais próximo disso), que é focar na qualidade, formando uma biblioteca de boas informações, e não sendo um site de suporte técnico pessoal.

A arrogancia está em quem age de forma presunçosa, imaginando motivos sem entender as motivações dos outros, fazendo jugalmentos totalmente equivocados.

Nota: toda pergunta fechada tem um bloco no topo com a descrição do motivo do fechamento que possui orientações de como melhorar a pergunta (quando for ONtopic) para poder ser reaberta, tornando-a parte do objetivo do site.

Nota 2: quantidade não gera qualidade, permitir uma série de perguntas ruins no site não trará qualidade, qualidade exige um minimo esforço, se quem pergunta se recusa seguir algumas minimas orientações, então o erro é delas não quererem participar de forma comunitária.

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O uso que fiz da palavra arrogância foi correto. Arrogancia é a qualidade do indivíduo que se acha superior. É fácil ler gente assim, percebesse de longe quem o é, até pela sua escrita.

Usar argumentos válidos em sua resposta, tal como dizer que há usuários que fazem postagens preguiçosas, não invalida o fato de que sim, há muitas pessoas arrogantes no SO, e pelo visto aqui no TN também, já para aqueles que vem com frases como "talvez você não saiba isso" ou "talvez presuma aquilo", como é o seu caso, na verdade o que lhes falta é coragem para não usar meias palavras.

Por fim, pela sua pujança em vir refutar minha opinião sobre os arrogantes no SO, percebo que ou é um árduo defensor do SO, ou dos arrogantes, espero que seja o primeiro caso!

Lamentável quão precipitado você foi no seu texto, é esse tipo de atitude que acaba com qualquer comunidade. Lembre-se, comunidades são feitas de pessoas, e para transformar pessoas é preferível usar empatia a rigidez.

Por fim, digo que dediquei 8 anos e 5 meses do meu tempo com respostas de qualidade no SO, alcançando 3 milhões de views, recebendo agradecimentos de centenas de programadores de jrs. à seniores pelo mundo, espero muito que este seja o seu caso também; caso contrário está apenas sendo um puritano sem causa.

Encerro aqui, pois de fato esta discussão não ajuda a ninguém.

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A escrita ser clara, correta e objetiva não torna a atitude em algo arrogante. Seu uso foi errado, não na questão de escrita, mas na questão da sua acusação.

Não preciso defender eles, apenas estou apontando os equívocos do seu tom acusatório baseado em achismo, no momento que você afirmou:

há muitos programadores arrogantes, inclusive aqui no Br também

Se há muitos arrogantes, então talvez você seja parte disso, ou talvez você simplesmente tenha interpretado aqueles que seguem as normas e/ou filosofia dos sites en e br, que existe desde 2008, como sendo arrogância, o que foi sim uso errado. Inclusive não é só lá nos SOs que vejo pessoas emprestando palavras para acusar aquilo que não entende, nos setores públicos noto bastante disso também, pessoas novas ou até antigas, fazendo coisas erradas e quando questionadas inventam adjetivos para desmerecer seus acusadores.

Claro que é preferível empatia a rigidez, mas lá não é caso de rigidez, perguntas fechadas que não sejam OFF-TOPIC podem ser reabertas, fechamento nunca foi o mesmo que "deletado", talvez o termo "fechado" soe mal, mas de qualquer forma a caixa/div azul no topo de uma pergunta fechada dá as instruções de como editar a publicação para seguir os propósitos do site.

O mal da atualidade é justamente a inabilidade de muitas pessoas conseguirem ler um texto mínimo, mesmo que possua só um paragrafo, isso vale para essa caixa/azul nas perguntas fechadas, isso vale para documentações oficiais, muito se é explicado nas documentações (quando boas) e mesmo assim a maioria falha ou ignora ler manuais e posteriormente essa ignorância de conhecimento leva as pessoas arrogantemente a criar teorias e afirmações infundadas para criticar coisas que não compreendem.

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Bom dia Brahmastra. Há pessoas arrogantes no mundo, logo há pessoas arrogantes em sites pelo mundo. Então é claro que há arrogantes no SO e no TN.

Claro que há também os usuários ignorantes quanto as regras, é fato, porém cabe aos usuários com perfil mantenedor da ordem, escolher se vão ser didáticos com eles ou simplesmente "cortar o mal pela raíz" fechando o tópico sem nada dizer, ou sendo direto como um alemão, o que soaria rude para metade do mundo, impossibilitando qualquer chance do noob crescer.

O mal da atualidade é justamente a inabilidade de muitas pessoas conseguirem ler um texto mínimo

Regras existem para serem seguidas, sim, mas já pensou que alguns não sabem como um fórum funciona?

Não sabem que a primeira coisa deveria ser ler as regras, e outros que até tentam as ler mas não conseguem absorver nada devido a falta de treino.

Falta educação a muitos, educação no sentido de ser instruído no básico mesmo, eles carecem de ensino; vale também lembrar dos que fazem perguntas abertas as vezes no desespero de entregar algo para não perder o emprego... Quem nunca esteve nessa situação?

Mas é aí? Manter a ordem em prol do sistema, ou olhar para os desprovidos de conhecimento com flexibilidade? Vamos refletir...

Em última instância, o online deveria seguir o modelo da vida e não o contrário, e na vida nada se consegue sem flexibilidade.

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Bom dia fillsanches.

Também há pessoas que não entendem a cultura e o objetivo do site, que surgiu de uma proposta que existe desde 2008, e que preferem fazer acusações levianas sem apresentar fatos, assumindo que um simples fechamento é arrogância.

Novamente, repetindo, os fechamentos (que não são totalmente OFF-TOPIC) tem orientações de como reabrir, que fica localizado no topo de todas perguntas fechadas em uma caixa (div) azul, alguns usuários até comentam com orientações extras, e se notar no lado direito, chamado destaques e no site META, tem publicações com dicas para quem está começando no site, seja no en, pt, es, jp, ru, etc.

Outro detalhe é que todo site da rede stack exchange tem duas sub-páginas importantes, como:

Mas pelas atitudes acusatórias de muitos que iniciam nos sites, há fortes sinais que as pessoas ignoram a leitura de páginas similares a essas.

Imagine chegar em um lugar que a comunidade (um grupo grande de pessoas) se dedicou anos, sem ganhar nada, que estão seguindo uma filosofia benéfica e que existe antes do próprio local existir, e simplesmente começar a espernear que o atendente do local não está lhe atendendo como você deseja.

É isso que ocorre quando as pessoas ignoram o esforço da moderação comunitária, que já existe no local, em orientar pessoas novas de como melhorar suas próprias publicações e mesmo gastando um tempo, sem receber nada por isso, você será acusado de ser arrogante por fechou algo, que é um processo muitas vezes temporário, que serve de tempo para a pessoa fazer coisas como trocar um código impossível de executar por um código no modelo Exemplo Mínimo, Completo e Verificável, que inclusive é baseado em coisas como SSCE (Short, Self Contained, Correct (Compilable), Example) (pesquise no Gooogle ou nas IAs).

Fazer o ajuste da troca de um código impossível (que deve ser uns 80% dos motivos de fechamento), já resolveria o caso de muitas perguntas e elas seriam reabertas e o fluxo de responder seguiria normalmente, mas as pessoas preferem acreditar que é arrogancia dos outros, que estão por lá gastando seus tempos de graça e ainda sendo criticados e falsamente acusados.

Mas e aí? A flexibilidade existe, o problema está na outra ponta, vem de quem simplesmente falta em seguir o pensamento de comunidade, agindo de forma egocêntrica, sobre suas próprias publicações com problemas, enquanto acusam os que estão fazendo algum trabalho sem ganhar nada por isso. Ao mesmo tempo fazem acusaçõs falsas acusado comunidades inteiras de serem arrogantes ou intolerantes. Vamos refletir...

O online segue o modelo da vida, as vezes até melhor, apresentando esforço em comunidade, o erro está em quem não entende e está lá só para resolver problemas pessoais, e se recusam a seguir uma ou duas orientações, preferindo distorcer os fatos, enquanto acusam os outros.

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https://stackoverflow.com/tour/ (essa inclusive é apresentada logo que se cadastra)

Sim, e a leitura do tour dá 10 pontos de reputação a quem o lê todo, existe até este incentivo. Fico me perguntando como saber se quem não o faz é só por preguiça ou por dificuldade cognitiva.

Imagine chegar em um lugar que a comunidade (um grupo grande de pessoas) se dedicou anos, sem ganhar nada, que estão seguindo uma filosofia benéfica e que existe antes do próprio local existir, e simplesmente começar a espernear que o atendente do local não está lhe atendendo como você deseja.

Sua resposta está me fazendo lembrar os imigrantes que chegam em outros países e desrespeitam as leis locais, mais um vez me vem a reflexão do quanto disso é só ignorância ou mau-caratismo.

Será que os "residentes" dos fóruns não estão preparados para receber os novatos ou são os novatos que não estão preparados para entender as regras? No final é tudo ponto de vista...

Mas e aí? A flexibilidade existe, o problema está na outra ponta, vem de quem simplesmente falta em seguir o pensamento de comunidade

Novamente questão de ponto de vista de em que ponta o problema está. Há quem diga que o SO é inflexível, a quem diga que os moderas são sim flexíveis. Na minha experiência não são, ou se são, são tão pouco que isso não transparece para a comunidade.

Mas acho que o seu ponto está bem claro, um trabalho enorme foi construído com esforço coletivo, e o bem que ele faz é maior do que o incômodo que gera a alguns desprovidos das regras, contra isso não tenho nada a dizer.

Realmente só acho que falta uma atenção maior com o púplico novato, falta descermos do pódio para pegar quem está ainda lá embaixo e ajudá-lo a subir alguns degraus, ao invés de só lhe jogar uma cartilha de instruções, pois nem todos se dão bem com cartilhas.

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Você poderia desenvolver mais sobre essa ignorância ou mau-caratismo, e porque isso é ruim e porque o contrário é bom, quais os benefícios trazidos por ser diferente, assim não fica parecendo que está só repetindo o que ouviu por aí e não tem ideia do que está falando.

Os residentes do SO, que não é um fórum, estavam preparados para receber os novatos no passado? Porque funcionava e parou de ser assim? Eles emburreceram, se tornaram cruéis? A mudança está nele? Ou está nos novatos? Note que os exprientes são as mesmas pessoas, os novatos são outras pessoas de uma geração nova, que especialistas em educação consideram que estão sendo trucidados pelo sistema e os números indicam ser a primeira geração que ganham , em média, menos que seus pais na mesma idade.

Eu conheço muita gente da área de educação, eu mesmo faço parte esporadicmente, quando tenho tempo para ajudar. Eu vejo a deterioração que ocorreu. E é quase unânime que é insustentável, que algo precisa mudar, que está tudo superficial, que a escola não está cumprindo seu papel e que depois quem quiser se destacar precisa ter muita sorte, um talento incrível em alguma área, talvez de comunicação com massas, o que mais tem valor agora, e que essas pessoas vão perpetuar a situação, não revolucionar e fazer as pessoas saírem do buraco que se encontram.

Nunca vi alguém dizer que os moderadores do SO são flexíveis, nem no passado, apenas nauqela época era bem aceito que fosse assim. De qualquer forma hoje ainda muita gente aceita que seja assim.

Note que eu vejo vários problemas no SO, inclusive de erros de moderação, erros que eu mesmo cometi. Mas esses erros não costuam ser os que as pessoas acham que são.

Gostei de ver alguma flexibilidade sua aqui, está ficando feio alguém defendê-la sem ser flexível, ainda falata mais. O resto eu já disse em outros comentários aqui. E diversos outros lugares. Um dia farei um texto e vídeo tentando consolidar tudo isso. Será cheio de likes, e muitos dislikes.

Haters gonna hate

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Seu último comentário começa a mostrar alguma evolução no entendimento, isso realmente me deixou feliz e esperançoso, então vou dispor mais algum tempo para elucidar alguns pontos importantes

Fico me perguntando como saber se quem não o faz é só por preguiça ou por dificuldade cognitiva.

Independente desses dois ou até mais motivos plausíveis, existe a questão de que a pessoa deve ser respeitosa e não bancar a atitude de karen, acreditando que tem direitos acima dos demais, a típica atitude de dizer "quero falar com seu gerente", apenas para prejudicar o trabalhador que não forneceu atendimento da forma que a pessoa deseja. A pessoa ter N dificuldades ao chegar em um local novo não a torna detentoras de direitos ou de fazer acusações precipitadas contra aqueles que estão ali para ajudar.

Será que os "residentes" dos fóruns não estão preparados para receber os novatos ou são os novatos que não estão preparados para entender as regras? No final é tudo ponto de vista...

Sim, eles estão preparados, como citei no comentário anterior. Vale lembrar que os sites da rede Stack Exchange são rigoros quanto ao código de conduta e ao respeito.

Vale lembrar (como citei antes também) que existem "residentes" que fornecem instruções extras, sem ter obrigação para isso, gastando do próprio tempo pessoal, o que mostra grande empatia com novos usuários por parte desses residentes. Não é questão de ponto de vista, é o que ocorre.

Novamente questão de ponto de vista de em que ponta o problema está. Há quem diga que o SO é inflexível, a quem diga que os moderas são sim flexíveis. Na minha experiência não são, ou se são, são tão pouco que isso não transparece para a comunidade.

Nesse caso pode ser ponto de vista mesmo, por não falta de transparecer, mas o não transparecer geralmente é por uma atitude cega ou de inexperiência em conviver em ambientes comunitários, aonde as pessoas doam seu tempo de graça, mas os demais não enxergam e não compreendem o esforço gasto com orientações.

Realmente só acho que falta uma atenção maior com o público novato, falta descermos do pódio para pegar quem está ainda lá embaixo e ajudá-lo a subir alguns degraus, ao invés de só lhe jogar uma cartilha de instruções, pois nem todos se dão bem com cartilhas.

Não, ninguém se enxerga no pódio, isso é uma questão de presumir incorretamente. Você fez uma analogia anteriormente, então vou dispor uma aqui também:

Existem muitas pessoas que despejam seus lixos incorretamente, alguns porque não conhecem nem o mínimo de leis ambientais. Quando chega um fiscal ou guarda ambiental, analisa a situação, orienta e aplica a multa, muitas vezes a atitude do indivíduo multado é acusar o guarda ou fiscal de estar tentando prejudica-lo propositalmente, como se esse funcionário fosse o errado da história.

Voltando a moderação comunitária ou eleita dos sites SO, para a pessoa se sentir no pódio ou estar sendo arrogante, ela precisa demonstrar isso com suas palavras, a atitude de fechar não tem nada haver com pódio ou arrogância, tem haver com controle de danos e zelo pelos fundamentos/finalidades do site, como uma curadoria.

Reforçando sobre o MCVE/SSCE

O mais importante, que parece ser a dificuldade até de muitos veteranos no site, é entender que as perguntas nos sites SO geralmente tem problemas é no código que não é fácil ou é até impossível de reproduzir, com muitas partes desnecessárias e mais de 80% são fechadas por esse motivo, reforçando a questão a ajuda nesse sites é comunitária, e tanto o box (div) no topo dos fechamentos e muitos comentários fornecidos por residentes, são explicando como trocar o código impossível de executar por um código funcional e objetivo ao problema da dúvida, por isso recomendo a leitura:

  • Pergunte no ChatGPT ou Gemini (ou similar): O que significa "Short, Self Contained, Correct (Compilable), Example"?
  • Pergunte no ChatGPT ou Gemini (ou similar): O que significam "minimal, reproducible example" (MRE), a "minimal, complete and verifiable example" (MCVE), e "minimal, workable example" (MWE)?
  • Leia: https://pt.stackoverflow.com/help/minimal-reproducible-example (eu ia postar do site original, mas traduzido já facilita).

Espero que eu tenha conseguido lhe guiar pela visão sobre o que de fato é uma atitude benéfica e uma atitude prejudicial em locais comunitários (independente de serem sites ou ambientes físicos), até uma próxima.

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Foi feita a flexibilidade, e o site afundou. Ele deixou de ser aquela fonte de boa infoermação, ele deixou de ser atrativo para as pessoas que produzem bom conhecimento, então ficou só a flexibilidade. E assim que as pessoas que punham ordem e faziam muito para dar melhor resultado cansaram disso começou a não ter nem uma coisa nem outra.

Ninguém no SO ganha para isso. Não podemos obrigar quem doa algo fazer o que os que ganham a doação determinem como a doação será feita.

"ah, mais isso não é ser generoso": pode ser, então falta as pessoas generosas pararem de reclamar do SO e irem lá arrumá-lo, assim não fica uma generosidade só no discurso. 100% das pessoas que fizeram a reclamação não fizeram isso. Algumas poucas mexeram um dedo por um período, o resto nem isso fizeram, na cabeça delas só os outros é que devem ser responsáveis para fazer que o SO seja o que elas querem que o SO seja. Essas pessoas generosas no disrcuso não costuam elogiar o trabalho dos outros que fizeram muito, e quando o fazem é só porque foram incitados a fazê-lo, elas sequer vão lá olhar e acusam quem fez absurdamente muito de não querer ajudar. É uma visão tosca e fantasiosa sem base em fatos.

Mesmo uma pergunta fechada pode receber comentários e edições de qualquer pessoa que deseje ir lá e não ser alemão (usando as palavbras citades, parece que o OP tem problemas com alemães, americanos, e outras nacionalidades, mas isso parece não ser entendido como arrogância), de mostrar para o usuário novato o que deve fazer para resolver o problema da pergunta dele.

Eu nunca estive na situaação descrita. Inclusive eu não tinha a opção de recorrer a outras pessoas para salvar minha pele. Facilidades geram pessoas fracas. E o que elas querem para resolver isso? Mais facilidade, cada dia de forma mais intensa. Eu entendo que a pessoa vive em uma sociedade que leva ela a tudo isso, mas só se ela começar se comprometer com a dificuldade é que vai resolser a sua situação e estar preparado para a IA não tirar o emprego dela. Passar a mão na cabeça, algo que os pais começaram fazer nos anos 90 e neste século se tornou muito forte, é a raiz de todo o problema, a solução nunca será aumentar a dose do veneno.

Claro que o problema vem de antes, ao longo da história da humanidade somos ensinamos a ter crenças e buscar o caminho mais fácil e isso não era um grande problema quando a tecnologia entrega algo muito simples, não vivíamos uma situação que a tecnologia atrofia a capacidade das pessoas. Por isso não era necessário ter academias de ginástica. Agora precisamos de academias do conhecimento, o que até existe informalmente aqui e ali, mas quase ninguém quer participar, elas preferem se manter com suas crenças.

Uma hora percebemos que não podemos dar a solução, só cada indivíduo pode acordar e começar fazer o que precisa. Algumas poucas pessoas fazem isso. Algumas tentam mas estão já tão trucidados pelo "sistema" que não conseguem mais. De quem é a obrigação de resolver isso? A resposta é dada pelas disciplinas que eu elencarei abaixo, que obviamente quem é de exatas tem ojeriza, especialmente a que mais fortalece a ciência em detrimento da crença.

Vamos refletir... com dados reais, olhando para o que os profissais disso estão dizendo, lendo, ou até assistindo se a pessoa tiver preguiça de ler, conforme admitido por quase todo mundo, então os psicólogos, filósofos, sociólogos, anrtopólogos, historiadores e afins que estudam o assunto de forma séria, com questionamento, para não entrar no ciclo vicioso, e evitar que suas crenças sejam a fonte de conhecimento. Não dá para ser seletivo no uso da ciência.

Especificamente sobre o SO também seria bom ouvir porque os mais experientes que produziam conteúdo de valor desistiram do site, porque isso é que afundou o SO em segunda instância, já que em primeira é o que eles respondem, não tem nada que os instigue a fazer algo pelos outros, é sabido que não será feito algo concreto, é só enxugar gelo, isso desmotiva, e até recebendo por isso fica triste realizar algo. Ajuda o fato de pessoas de exatas não serem tão pacientes quanto as de humanas e da saúde (em alguns casos), e tem uma razão de ser assim.

O online deve seguir o modelo da vida produtiva. Na vida nada se consegue sem dificuldade, a não ser por sorte pontual.

Claro, cada um faz o que quer e colhe os resultados, eu não posso impor nada na vida de ninguém, mas posso impor certos comportamentos em ambientes bem específicos (não que eu tenha interesse mais em fazer isso, pra mim tanto faz se as pessoas estão se ferrando, e ainda faço minha parte, mas sem ostensividade, a batalha está perdida).

Apesar de dar reply, eu não costumo responder pessoalmente, eu uso o que a pessoa escreveu para que todos que lerem, reflitam sobre o que eu disse e façam seu julgamento e tomem decisões, até mesmo de não decidir nada.

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Eu não uso meias palavras pelo menos não em certos casos porque tudo depende de contexto. Mas isso só torna sua percepção maior que sou arrogante, mesmo você não me conhecendo, mesmo achando que é capaz de definir o que a pessoa é por suas palavras, mesmo tendo uma definição toda própria para fazer isso.

Não deixe de perceber que dar duas opções, ambas meio ruins, mas uma claramente pior que outra é o uso de meias palavras, um artifício das pessoas cuidadosas, por isso criticar o uso de meias palavras não faz muito sentido, ainda mais quando a pessoa usa.

Não deixe de perceber também que chamar alguém de arriogante, de colocar todo mundo no mesmo balaio é algo bem precipitado.

Empatia é se preocupar de forma real com a pessoa, não fazer algo que todo mundo ganhe a gratificação imediata e pague o preço mais pra frente, afinal ela não não associará esse preço ao causados do priblema, algo que acocntece muito em política e bem explorado eleitoralmente. Isso é egoísmo, é narcisismo, o mal deste século, ela não faz pelo outro , mesmo pagando um preço imediato por isso, ela faz por ela para se sentir bem em ter a gratitude fácil. A droga faz a mesma coisa, ela é sensacional e pessoas fracas a adoram tanto quando os "novos empáticos".

Meu perfil no SOpt é https://pt.stackoverflow.com/users/101/maniero (sempre teve links no meu perfil aqui, que preciso arrumar as imagens, para sempre as pessoas verem toda minha atuação, eu sou bem transparente, não tenho que esconder nada). Tem o meta também, tem as estatíscas públicas que mostram o que eu fiz por lá. Eu só posso avaliar o que cada um fez quando a pessoa mostra isso. Eu tive mais de 20 milhões de views que extrapolando para o inglês talvez desse algo em torno de 700 milhões de views (um belo chute obviamente, eu acho que é até bem mais, mas não posso comprovar, então também pode-se considerar que é bem menos). Além dos muitos agrdecimentos, tenho reconhecimento oficial com carta assina por quem tem muita autoridade para isso sobre o que contribuo (e isso não me torna melhor programador que ninguém, nem mesmo mais solidário, assim como se eu passar a mão na cabeça de indivíduos não estarei contribuindo mais para a sociedade, pelo contrário).

Toda discussão pode ajudar pessoas, que querem ser ajudadas, as que gostam de serem desafiadas, que agarram algo para melhorar. Infelizmente isso está cada vez mais raro, a busca pelo fácil é cada dia mais prevalente e vai piorar muito, conforme pessoas altamente qualificadas para dizer isso e estudam o cérebro humano e estão vendo uma real atrofia, a pessoa só enxerga o que deseja e a internet faz o papel de validador para ele continuar no caminho do desastre.

Eu postei outras coisas nesta página mesmo, eu não temo o debate, o contraditório, e mudo de ideia assim que alguém apresente algo baseado na realidade, com embasamento.

Eu não obrigo ninguém aceitar o que eu falo, não é meu objeto resolver todos os problemas do mundo, eu dou minha visão baseado nos meus estudos e experiência que vem da época que as pessoas estudavam de fato e não apenas decoravam receitas de bolo e pegam algo superficial e simplificado, se a pessoa achar que estou errado, ok pra mim.

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Confirmando tudo que escrevi. Algumas pessoas não sabem usar ferramentas públicas, e elas têm um perfil bem definido. Eu direcionei para todos, se não leu sobre isso. É sobre o coletivo, algo que as pessoas não sabem mais o que é isso, não é sobre o indivíduo.

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Eu não uso meias palavras pelo menos não em certos casos porque tudo depende de contexto.

Não deixe de perceber também que chamar alguém de arriogante,

Direcionou a todos? Citando coisas que falei explicitamente direcionadas a outra pessoa, e respondendo em cima das minhas respostas?

Algumas pessoas não sabem usar ferramentas públicas,

Você kkkkk

O início do tópico é para o coletivo, já respostas direcionadas para um usuário são para aquele usuário. Você pode até opinar, entrar no papo, acrescentar algo, mas respoder EM PRIMEIRA PESSOA como se eu tivesse falado DIRETAMENTE a você, torna a conversa bem confusa, no mínimo.

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Sim. Exatamente, direcionei para todos, conforme já dito várias vezes, mas que convenientemente é ignorado. Eu falo com o coletivo, assim se torna mais produtivo. Assim como você disse, pelas pavaras você sabe se a pessoa será teimosa ou não, embora eu adoro quando erro e a pessoa não é, então se eu falar para uma pessoa eu perco meu tempo, quando falo para todos tem mais chance de alguém ler a aproveitar.

Tentando explicar o que você não entendeu (agora estou direcionando para você, conforme a interpretação de texto deveria ser óbvia), eu pego coisas que outras pessoas disseram e que eu concordo ou discordo e reforço ou faço contraditório para que todos possam ter uma visão diferente que valida mais ou mostra que algo pode estar errado ali, assim os leitores podem reflitir melhor com uma informação extra. Será sempre um bônus que o próprio OP também consiga fazer isso, mas está cada dia mais difícil acontecer, no passado não era assim.

Usando a primeira pessoa não dá para saber se estou falando para um indifvíduo ou o coletivo, quando eu uso uma terceira pessoa, especialmente o "você", aí dá, aí é para um indivíduo. Releia meus textos e procure onde eu direcionaei algo para você, a não ser agora.

Se eu direcionei algo à você foi um deslize e farei uma repação se for apontado, eu não tenho compromisso com o erro, mas os cometo porque não sou perfeito. Sempre é possível eu estar errado em alguma coisa, e aceito apontamentos, em vez de brigar ou tirar sarro com quem apontou.

Interpetação de textos tem regras bem definidas. Eu sei que não gosta de regras mas comunicação só funciona quando todos usam as mesmas, não quando cada um inventa as suas, por isso o SO não podia ter liberalizado nas regras, e por isso hoje ele é inviável. Quando se usa regras universais de texto e conversa pública, não há cocnfusão, quando não se usa isso, a confusão está formada, novamente, o que aconteceu com o SO.

De qualquer forma eu entendi melhor porque pensa da forma como pensa, parece que você quer uma solução justamente para a deficiência que as pessoas têm cada vez mais para se comunicar.

Que bom que você é superior a mim e não é arrogante. Quando aprender respeitar as pessoas, especialmente quando alguém contraria você, você volta aqui. Pode demorar mas em todos esses casos a pessoa revela que ela não está querendo debater nada seriamente e faz ataques. A você eu não respondo mais, a não ser que aja diferente e mostre que foi só um escorregão, no coletivo eu ainda poderia falar mais se for pertinente, não vou negar isso às pessoas que querem aprender algo vendo todos os lados. Cuioso a empatia ir até a página 3, é sempre assim.

De qualquer forma, não odeio você, só sou contra parte das suas opiniões, de acordo com minha experiência, e embora tenha sido para todos, alguns pontos do que eu escrevi em todos comentários aqui seriam bastante úteis para você. Lamento se não souber aproveitar adequadamente, não tenho como te obrigar a nada.