Primeiro ponto que temos que analisar é se está falando sobre o site do Brasil, pq o americano por exemplo continua bastante ativo, talvez um pouco menos de Q/A, talvez (não tenho dados para afirmar), até porque com a quantidade de respostas já presentes o número de perguntas tende a diminuir naturalmente.
Não foi as IA's que mataram o site no Brasil, é só fazer um exercício rápido:
- Acesse esse link: https://pt.stackoverflow.com/questions
- Veja quantas perguntas foram fechadas
Acho que a conclusão é simples. Ninguém quer utilizar um site de perguntas que ninguém responde (ou não se pode responder), com o tempo a tendência era este mesmo, o site cair em desuso.
Ali tem uma vantagem muito grande em relação as IA's ao meu ver, ali você cria um pergunta ou resposta e existem várias outras pessoas pra analisarem com parecer técnico sobre as mesmas, podendo obter várias respostas (se for uma pergunta) para um mesmo problema o que enriquece o aprendizado de quem fez a pergunta, já com as IA's não tem isso, você fica refém do que ela te devolver e pronto. Não existe a interação.
Enfim, ao meu ver é um desperdício o que se tornou o site no Brasil, mas se nem o pessoal lá está muito interessado em reverter isto, fazer o que!