Executando verificação de segurança...
3

Bom dia fillsanches.

Também há pessoas que não entendem a cultura e o objetivo do site, que surgiu de uma proposta que existe desde 2008, e que preferem fazer acusações levianas sem apresentar fatos, assumindo que um simples fechamento é arrogância.

Novamente, repetindo, os fechamentos (que não são totalmente OFF-TOPIC) tem orientações de como reabrir, que fica localizado no topo de todas perguntas fechadas em uma caixa (div) azul, alguns usuários até comentam com orientações extras, e se notar no lado direito, chamado destaques e no site META, tem publicações com dicas para quem está começando no site, seja no en, pt, es, jp, ru, etc.

Outro detalhe é que todo site da rede stack exchange tem duas sub-páginas importantes, como:

Mas pelas atitudes acusatórias de muitos que iniciam nos sites, há fortes sinais que as pessoas ignoram a leitura de páginas similares a essas.

Imagine chegar em um lugar que a comunidade (um grupo grande de pessoas) se dedicou anos, sem ganhar nada, que estão seguindo uma filosofia benéfica e que existe antes do próprio local existir, e simplesmente começar a espernear que o atendente do local não está lhe atendendo como você deseja.

É isso que ocorre quando as pessoas ignoram o esforço da moderação comunitária, que já existe no local, em orientar pessoas novas de como melhorar suas próprias publicações e mesmo gastando um tempo, sem receber nada por isso, você será acusado de ser arrogante por fechou algo, que é um processo muitas vezes temporário, que serve de tempo para a pessoa fazer coisas como trocar um código impossível de executar por um código no modelo Exemplo Mínimo, Completo e Verificável, que inclusive é baseado em coisas como SSCE (Short, Self Contained, Correct (Compilable), Example) (pesquise no Gooogle ou nas IAs).

Fazer o ajuste da troca de um código impossível (que deve ser uns 80% dos motivos de fechamento), já resolveria o caso de muitas perguntas e elas seriam reabertas e o fluxo de responder seguiria normalmente, mas as pessoas preferem acreditar que é arrogancia dos outros, que estão por lá gastando seus tempos de graça e ainda sendo criticados e falsamente acusados.

Mas e aí? A flexibilidade existe, o problema está na outra ponta, vem de quem simplesmente falta em seguir o pensamento de comunidade, agindo de forma egocêntrica, sobre suas próprias publicações com problemas, enquanto acusam os que estão fazendo algum trabalho sem ganhar nada por isso. Ao mesmo tempo fazem acusaçõs falsas acusado comunidades inteiras de serem arrogantes ou intolerantes. Vamos refletir...

O online segue o modelo da vida, as vezes até melhor, apresentando esforço em comunidade, o erro está em quem não entende e está lá só para resolver problemas pessoais, e se recusam a seguir uma ou duas orientações, preferindo distorcer os fatos, enquanto acusam os outros.

Carregando publicação patrocinada...
1

https://stackoverflow.com/tour/ (essa inclusive é apresentada logo que se cadastra)

Sim, e a leitura do tour dá 10 pontos de reputação a quem o lê todo, existe até este incentivo. Fico me perguntando como saber se quem não o faz é só por preguiça ou por dificuldade cognitiva.

Imagine chegar em um lugar que a comunidade (um grupo grande de pessoas) se dedicou anos, sem ganhar nada, que estão seguindo uma filosofia benéfica e que existe antes do próprio local existir, e simplesmente começar a espernear que o atendente do local não está lhe atendendo como você deseja.

Sua resposta está me fazendo lembrar os imigrantes que chegam em outros países e desrespeitam as leis locais, mais um vez me vem a reflexão do quanto disso é só ignorância ou mau-caratismo.

Será que os "residentes" dos fóruns não estão preparados para receber os novatos ou são os novatos que não estão preparados para entender as regras? No final é tudo ponto de vista...

Mas e aí? A flexibilidade existe, o problema está na outra ponta, vem de quem simplesmente falta em seguir o pensamento de comunidade

Novamente questão de ponto de vista de em que ponta o problema está. Há quem diga que o SO é inflexível, a quem diga que os moderas são sim flexíveis. Na minha experiência não são, ou se são, são tão pouco que isso não transparece para a comunidade.

Mas acho que o seu ponto está bem claro, um trabalho enorme foi construído com esforço coletivo, e o bem que ele faz é maior do que o incômodo que gera a alguns desprovidos das regras, contra isso não tenho nada a dizer.

Realmente só acho que falta uma atenção maior com o púplico novato, falta descermos do pódio para pegar quem está ainda lá embaixo e ajudá-lo a subir alguns degraus, ao invés de só lhe jogar uma cartilha de instruções, pois nem todos se dão bem com cartilhas.

1

Você poderia desenvolver mais sobre essa ignorância ou mau-caratismo, e porque isso é ruim e porque o contrário é bom, quais os benefícios trazidos por ser diferente, assim não fica parecendo que está só repetindo o que ouviu por aí e não tem ideia do que está falando.

Os residentes do SO, que não é um fórum, estavam preparados para receber os novatos no passado? Porque funcionava e parou de ser assim? Eles emburreceram, se tornaram cruéis? A mudança está nele? Ou está nos novatos? Note que os exprientes são as mesmas pessoas, os novatos são outras pessoas de uma geração nova, que especialistas em educação consideram que estão sendo trucidados pelo sistema e os números indicam ser a primeira geração que ganham , em média, menos que seus pais na mesma idade.

Eu conheço muita gente da área de educação, eu mesmo faço parte esporadicmente, quando tenho tempo para ajudar. Eu vejo a deterioração que ocorreu. E é quase unânime que é insustentável, que algo precisa mudar, que está tudo superficial, que a escola não está cumprindo seu papel e que depois quem quiser se destacar precisa ter muita sorte, um talento incrível em alguma área, talvez de comunicação com massas, o que mais tem valor agora, e que essas pessoas vão perpetuar a situação, não revolucionar e fazer as pessoas saírem do buraco que se encontram.

Nunca vi alguém dizer que os moderadores do SO são flexíveis, nem no passado, apenas nauqela época era bem aceito que fosse assim. De qualquer forma hoje ainda muita gente aceita que seja assim.

Note que eu vejo vários problemas no SO, inclusive de erros de moderação, erros que eu mesmo cometi. Mas esses erros não costuam ser os que as pessoas acham que são.

Gostei de ver alguma flexibilidade sua aqui, está ficando feio alguém defendê-la sem ser flexível, ainda falata mais. O resto eu já disse em outros comentários aqui. E diversos outros lugares. Um dia farei um texto e vídeo tentando consolidar tudo isso. Será cheio de likes, e muitos dislikes.

Haters gonna hate

1

Seu último comentário começa a mostrar alguma evolução no entendimento, isso realmente me deixou feliz e esperançoso, então vou dispor mais algum tempo para elucidar alguns pontos importantes

Fico me perguntando como saber se quem não o faz é só por preguiça ou por dificuldade cognitiva.

Independente desses dois ou até mais motivos plausíveis, existe a questão de que a pessoa deve ser respeitosa e não bancar a atitude de karen, acreditando que tem direitos acima dos demais, a típica atitude de dizer "quero falar com seu gerente", apenas para prejudicar o trabalhador que não forneceu atendimento da forma que a pessoa deseja. A pessoa ter N dificuldades ao chegar em um local novo não a torna detentoras de direitos ou de fazer acusações precipitadas contra aqueles que estão ali para ajudar.

Será que os "residentes" dos fóruns não estão preparados para receber os novatos ou são os novatos que não estão preparados para entender as regras? No final é tudo ponto de vista...

Sim, eles estão preparados, como citei no comentário anterior. Vale lembrar que os sites da rede Stack Exchange são rigoros quanto ao código de conduta e ao respeito.

Vale lembrar (como citei antes também) que existem "residentes" que fornecem instruções extras, sem ter obrigação para isso, gastando do próprio tempo pessoal, o que mostra grande empatia com novos usuários por parte desses residentes. Não é questão de ponto de vista, é o que ocorre.

Novamente questão de ponto de vista de em que ponta o problema está. Há quem diga que o SO é inflexível, a quem diga que os moderas são sim flexíveis. Na minha experiência não são, ou se são, são tão pouco que isso não transparece para a comunidade.

Nesse caso pode ser ponto de vista mesmo, por não falta de transparecer, mas o não transparecer geralmente é por uma atitude cega ou de inexperiência em conviver em ambientes comunitários, aonde as pessoas doam seu tempo de graça, mas os demais não enxergam e não compreendem o esforço gasto com orientações.

Realmente só acho que falta uma atenção maior com o público novato, falta descermos do pódio para pegar quem está ainda lá embaixo e ajudá-lo a subir alguns degraus, ao invés de só lhe jogar uma cartilha de instruções, pois nem todos se dão bem com cartilhas.

Não, ninguém se enxerga no pódio, isso é uma questão de presumir incorretamente. Você fez uma analogia anteriormente, então vou dispor uma aqui também:

Existem muitas pessoas que despejam seus lixos incorretamente, alguns porque não conhecem nem o mínimo de leis ambientais. Quando chega um fiscal ou guarda ambiental, analisa a situação, orienta e aplica a multa, muitas vezes a atitude do indivíduo multado é acusar o guarda ou fiscal de estar tentando prejudica-lo propositalmente, como se esse funcionário fosse o errado da história.

Voltando a moderação comunitária ou eleita dos sites SO, para a pessoa se sentir no pódio ou estar sendo arrogante, ela precisa demonstrar isso com suas palavras, a atitude de fechar não tem nada haver com pódio ou arrogância, tem haver com controle de danos e zelo pelos fundamentos/finalidades do site, como uma curadoria.

Reforçando sobre o MCVE/SSCE

O mais importante, que parece ser a dificuldade até de muitos veteranos no site, é entender que as perguntas nos sites SO geralmente tem problemas é no código que não é fácil ou é até impossível de reproduzir, com muitas partes desnecessárias e mais de 80% são fechadas por esse motivo, reforçando a questão a ajuda nesse sites é comunitária, e tanto o box (div) no topo dos fechamentos e muitos comentários fornecidos por residentes, são explicando como trocar o código impossível de executar por um código funcional e objetivo ao problema da dúvida, por isso recomendo a leitura:

  • Pergunte no ChatGPT ou Gemini (ou similar): O que significa "Short, Self Contained, Correct (Compilable), Example"?
  • Pergunte no ChatGPT ou Gemini (ou similar): O que significam "minimal, reproducible example" (MRE), a "minimal, complete and verifiable example" (MCVE), e "minimal, workable example" (MWE)?
  • Leia: https://pt.stackoverflow.com/help/minimal-reproducible-example (eu ia postar do site original, mas traduzido já facilita).

Espero que eu tenha conseguido lhe guiar pela visão sobre o que de fato é uma atitude benéfica e uma atitude prejudicial em locais comunitários (independente de serem sites ou ambientes físicos), até uma próxima.