Bom dia fillsanches.
Também há pessoas que não entendem a cultura e o objetivo do site, que surgiu de uma proposta que existe desde 2008, e que preferem fazer acusações levianas sem apresentar fatos, assumindo que um simples fechamento é arrogância.
Novamente, repetindo, os fechamentos (que não são totalmente OFF-TOPIC) tem orientações de como reabrir, que fica localizado no topo de todas perguntas fechadas em uma caixa (div) azul, alguns usuários até comentam com orientações extras, e se notar no lado direito, chamado destaques e no site META, tem publicações com dicas para quem está começando no site, seja no en, pt, es, jp, ru, etc.
Outro detalhe é que todo site da rede stack exchange tem duas sub-páginas importantes, como:
- https://stackoverflow.com/tour/ (essa inclusive é apresentada logo que se cadastra)
- https://stackoverflow.com/help/
Mas pelas atitudes acusatórias de muitos que iniciam nos sites, há fortes sinais que as pessoas ignoram a leitura de páginas similares a essas.
Imagine chegar em um lugar que a comunidade (um grupo grande de pessoas) se dedicou anos, sem ganhar nada, que estão seguindo uma filosofia benéfica e que existe antes do próprio local existir, e simplesmente começar a espernear que o atendente do local não está lhe atendendo como você deseja.
É isso que ocorre quando as pessoas ignoram o esforço da moderação comunitária, que já existe no local, em orientar pessoas novas de como melhorar suas próprias publicações e mesmo gastando um tempo, sem receber nada por isso, você será acusado de ser arrogante por fechou algo, que é um processo muitas vezes temporário, que serve de tempo para a pessoa fazer coisas como trocar um código impossível de executar por um código no modelo Exemplo Mínimo, Completo e Verificável, que inclusive é baseado em coisas como SSCE (Short, Self Contained, Correct (Compilable), Example) (pesquise no Gooogle ou nas IAs).
Fazer o ajuste da troca de um código impossível (que deve ser uns 80% dos motivos de fechamento), já resolveria o caso de muitas perguntas e elas seriam reabertas e o fluxo de responder seguiria normalmente, mas as pessoas preferem acreditar que é arrogancia dos outros, que estão por lá gastando seus tempos de graça e ainda sendo criticados e falsamente acusados.
Mas e aí? A flexibilidade existe, o problema está na outra ponta, vem de quem simplesmente falta em seguir o pensamento de comunidade, agindo de forma egocêntrica, sobre suas próprias publicações com problemas, enquanto acusam os que estão fazendo algum trabalho sem ganhar nada por isso. Ao mesmo tempo fazem acusaçõs falsas acusado comunidades inteiras de serem arrogantes ou intolerantes. Vamos refletir...
O online segue o modelo da vida, as vezes até melhor, apresentando esforço em comunidade, o erro está em quem não entende e está lá só para resolver problemas pessoais, e se recusam a seguir uma ou duas orientações, preferindo distorcer os fatos, enquanto acusam os outros.