Depende do que vc chama de "morreu".
Se for em termos de acessos, eu diria que não, pois ele ainda recebe muito tráfego. Os dados variam dependendo da fonte, mas encontrei números entre 140 milhões e 200 milhões de visitas só em setembro de 2024.
Agora, se está falando da participação de novos usuários, realmente o site respira por aparelhos. E tem uma série de motivos pra isso, eu cito várias delas aqui, mas para resumir:
A ideia original dos criadores do site era que ele fosse um "repositório de conhecimento sobre programação". E nos primeiros anos, eles ainda estavam tentando achar o formato ideal para atingir esse objetivo.
Por fim decidiram que o jeito de conseguir isso era sendo bem rígido (muito mais que a média dos outros sites, e que frequentemente era confundido com arrogância), daí todas aquelas regras malucas e difíceis de seguir, e que tanta gente reclama. Independente delas fazerem sentido pra vc, foi essa rigidez toda que fez o site ser a referência que é (ainda tem muito conteúdo bom feito naquela época que continua sendo referência até hoje).
Em certo momento, porém, a empresa dona do site passou a querer mais quantidade e menos qualidade (embora o discurso oficial ainda seja o da "qualidade"). Isso fez com que muitos veteranos (aqueles que criaram o conteúdo que fez o site ser o que é) saíssem, e o site fosse tomado por uma horda de perguntas ruins do tipo "Meu código não funciona, me ajudem: [500 linhas de código, sem contexto nem explicação do que é pra fazer]". Os poucos que sobraram ainda tentam manter a qualidade, mas a empresa não quer mais saber disso.
Hoje sabemos que isso foi feito para inflar os números ("olha quantos usuários acessam o site diariamente" - não importa se eles só fazem perguntas ruins, só importa a quantidade), para que o site fosse vendido. E agora eles tentam fingir que se importam com a qualidade, mas sem fazer muita coisa a respeito.
Então sob esta ótica, de ter novos usuários participando de forma ativa e produtiva, realmente o site morreu. Quase todas as novas perguntas são ruins, do tipo helpdesk ("arrumem meu código") ou que a pessoa não sabe explicar o problema e quer que os outros adivinhem.
E isso tudo foi antes da IA.
O site só não morreu de fato porque ainda tem muito conteúdo antigo de qualidade. Isso porque a esmagadora maioria dos acessos é de usuários não-logados, ou seja, que não participam ativamente do site. E este aspecto ainda continua vivo, conforme já dito no início.
O que está com os dias contados é o modelo antigo, de gente perguntando e respondendo. Depois de milhões de perguntas feitas em mais de uma década, praticamente todas as questões básicas e intermediárias (e muitas das avançadas) já foram respondidas. Não tem como manter um fluxo de tanta gente perguntando coisas inéditas (pois uma das regras de ouro do site é evitar ao máximo a redundância). Ter perguntas inéditas com qualidade (e respostas idem) é incompatível com milhões de pessoas perguntando pela milésima vez como fazer algo básico que já foi respondido 10 anos atrás.
Ou seja, já era algo fadado a estagnar, e eventualmente morrer. A inteligência artificial só acelerou o processo. E eles sabem disso, tanto que já embaracaram no hype da IA.
Enfim, embora o site ainda sirva como referência (muita coisa eu ainda acho lá, sem precisar perguntar de novo), o modelo de perguntas e respostas da forma como foi originalmente idealizado chegou a um limite. O que é natural, nada dura pra sempre, ainda mais na internet.
Por mim podia fechar o Stack Overflow para novos posts (já que a maioria está muito ruim mesmo), faz uma limpeza geral no conteúdo ruim e deixa o que sobrar só para consulta. Pois como já disse, ainda tem muita coisa que se salva ali, e a maior parte dos acessos é de usuários não-logados (ou seja, gente que nem participa mesmo). Seria uma pena perder tanto conhecimento gerado por anos só porque hoje não está mais tão bom.
E se for o caso, que criem outro site, em outro formato que agrade mais as audiências atuais - e digo isso sem ironia: se tem tanta gente insatisfeita com o Stack Overflow, e querem tanto que ele seja diferente, então um novo site nestes moldes não teria dificuldades de atrair um grande público, certo? Inclusive, os próprios donos do site já estão tentando fazer isso.
Por fim, seguem discussões anteriores sobre o Stack Overflow:
- https://www.tabnews.com.br/G4lile00/opniao-o-stack-overflow-e-toxico-para-programadores-novatos
- https://www.tabnews.com.br/boekdev/motivo-de-muitos-desistirem-de-usar-o-stack-overflow
- https://www.tabnews.com.br/comedorDeBolacha/stackoverflow-esta-morrendo
- https://www.tabnews.com.br/diavax/stack-overflow-em-portugues-e-um-lugar-toxico-e-ruim-para-iniciantes