Executando verificação de segurança...
4

Como vocês organizam suas notas sobre programação?

Por muito tempo guardei minhas anotações de cursos e livros em cadernos no Evernote. Recentemente tenho usado o Notion também. Quais vocês costumam usar?

Carregando publicação patrocinada...
3

Meu processo de anotação basicamente é o Notion, pois nele eu separo os tópicos desejados, coloco o exemplo do código e o que ele retorna. Acho Notion uma ferramente muito poderosa e fácil de se usar.

2

Não anoto nada, na verdade no máximo em papel e depois descarto, nunca voltei pra ler anotações que fiz portanto considera-as inuteis, apenas uso papel pois me ajuda a fixar

2

Bom dia christyanbrayan,

Eu utilizo o obsidian e nele consigo conectar as notas.

Isso pra mim foi o diferencial, porque eu vejo quais informações estão conectadas entre si e outras que eu ainda não sei como aplicar, conforme a imagem abaixo.

Esse método é chamado de zettelkasten.

Obsidian

1

Bem interessante, eu uso o Notion e hoje por mais organizado que seja meu database, sinto que as vezes não consigo vincular os assuntos...
Vou dar uma olhada...

1

Eu também uso o Notion e testei ambos, no fim, a curva de aprendizado do Obsidian é um pouco menor, ou seja, demora mais pra você pegar as coisas.

Mas fora este gráfico de grafos que ajuda a organizar bastante as coisas ele também tem plugins que permitem rodar o código dentro da própria nota.

Entretanto, mesmo com estes prós, optei pelo Notion, pois até um toggle (opções de recolher e expandir conteúdo) no Obsidian acaba sendo mais trabalhoso através de plugins e praticamente com uma sintaxe própria. Assim como a organização de tabela do Obsidian tem uma padrão muito furreca e uma tão boa quanto a do Notion, mas com uma sintaxe própria.

Ou seja, por ser através de plugins open-source o Obsidian tem muito mais funcionalidades, mas por cada um implementar do seu jeito, a maioria deles acabam trazendo enorme complexidade na hora de aplicar e aprender a usar. Para mim uma anotação precisa ser, acima de tudo, rápido e fácil de se usar.

1

também recomendo o obsidian. é uma opção onde vc tem total controle do dados, as notas estão todas no disco em formato markdown (logo, vc não tem vendo lockin), e as opções de personalização e automatização são muitas.

1

eu uso o notion para cursos e afins, porem eu sou aquele cara ou muito organizado ou o negocio nao funciona e o notion possui uma vasta funcionalidades que eu fico tentando melhorar e acabo focando num negocio que seria apenas para auxiliar.

1

Eu faço documentos separados no google drive mesmo.

Geralmente, as primeiras anotações são bem grandes, pq ainda estou aprendendo o tema e não quero perder nada.
Depois, a medida que vou ficando experiente no assunto, vou revisitando as notas e resumindo elas, até que não sejam mais necessárias.

1

Eu comecei a fazer por um tempo e parei, mas era um repositório no git com markdowns para coisas que eu estava estudando ou mesmo já utilizando no dia-a-dia e me deparava com algo que valia a pena registrar para consultar futuramente.

Inclusive algo que eu pensei em fazer e pode ser uma boa ideia é criar um blog onde os posts fossem gerados a partir desses markdown files. É facinho de fazer.
Fica ainda mais fácil vc consultar a qualquer momento e ainda pode ter alguns acessos vindo do google, mostrar para possiveis empregadores o que vc já estudou e aprendeu até aqui e tal.

1

Eu criava repositórios no git também, e deixava privado no GitHub pra consultar depois. Legal essa ideia de transformar em blog, se eu conseguir organizar lá de uma forma que seja útil para outras pessoas acho que vou tentar isso também.

1
1
1

Depois de passar por todos os tipos de apps de nota sejam Google Keep, Evernote, One Note, Simplenote, etc. Me estabeleci no Notion, acho prático para as coisas que faço no trabalho (trabalho na área de t.i) e para minhas anotações, seja nos estudos de programação ou aulas da faculdade.
Percebi que templates muito elaborados me tiram atenção, uso o básico mesmo, gosto de fazer páginas dentro de páginas, além de usar quadros e algumas listas para se organizar quando eu preciso.

1

Cara, eu faço o backup das anotacoes no dropbox e deixo sincronizando no pc. Ai com os arquivos baixados, abro eles no VsCode (que é free). Antes eu usava o sublime text.

1

Bem, eu não guardava... Mas aí, um dia escrevendo um código no terminal do meu laptop linux eu apaguei alguns diretórios e isso me custou uns dois dias pra recuperar, aí fuz um script em Shell para fazer o backup pra nuvem de forma mais rápida e que não apague nada kkkkkk

1

Eu particularmente uso o google keep, ele é muito bem organizado e visualmente simples e intuitivo, sem contar o pareamento com dispositivos movéis, ou seja, consigo ver o que escrevi no keep no computador pelo celular, e vice-versa.
Consigo anexar arquivos, links, imagens, consigo também organizar em tópicos, e arquivar determinadas notas.
Vale a pena dar uma conferida

1

Eu criei um repositorio privado no github, faço as anotações tudo em codigo e subo pra la sempre. é uma forma de deixar la tudo registrado o que eu faço, o que eu fiz em cada dia através dos commit e consigo acessar de qualquer lugar quando for preciso.

1
1
1
1

Geralmente, se é um curso online, eu crio um HTML no qual já tem um css e js personalizado que gera um menu no topo para cada H2 que eu utilizar, vou separando as aulas por títulos em H2, e com HTML sou livre pra usar vídeo, imagens etc, depois eu faço upload para um site pessoal para que eu possa consulta.

Cursos online, para cada tópico importante eu vou pausando o vídeo e escrevendo o HTML.

Agora no trabalho no dia a dia (coisas da empresa, reuniões, procedimentos, etc) , eu uso o markdown mesmo, separado por pasta, e como editor principal de anotações uso o vscode, para HTML também.

1

Eu uso papel e caneta, digitar ou usar uma ferramenta digital me tira do foco.

As anotações que faço nunca são relidas e gosto de rabiscar um diagrama para organizar melhor as ideias ou um rascunho de uma interface de um site.

Digitar só faço para algo mais oficial como uma documentação ou um post, que será lido por outras pessoas.

1
1

Depende do que estou aprendendo, quando é um passo a passo eu anoto de forma digital, fundamentos no caderno. Maioria delas eu tento praticar de alguma forma para fixar melhor.

1

Eu anoto tudo usando Bloco de Notas, Notepad++ e/ou VSCode no modo Markdown. Markdown é vida!

Porém quando preciso adicionar imagens ou outras mídias, uso o Word ou até mesmo o Power Point, criando o conteúdo como apresentação pra mim mesmo, fazendo com que o eu do futuro possa ter acesso fácil e estrutura para esta informação.

1

No caso de cursos livre que faço pela internet, a maneira que eu achei mais eficiente para mim foi criar um repositorio privado no GitHub, onde eu vou deixando os codigos com comentarios explicando cada coisa. Ja na faculdade eu gosto de usar o Notion para fazer algumas anotações.

1

Eu uso notion para todas as minhas anotações e minha ajuda muito para meu aprendizado, pois as vezes esqueço da função de alguma coisa ou o motivo pra aquilo tá ali e eu vou lá e revejo tudo que eu aprendi até aquele momento.

1

Te dizer que eu separo em várias pastinhas e vou anotando tudo em Markdown, meu Notion fica mais pra rotina, futuros projetos e outras coisas.

1
1

Eu uso o Goole Keep. Fácil de usar.
Gosto de usar o check List para ir adicionando as coisas que tenho que fazer,dividido por sistemas que estou criando ou fazendo updates, funciona pra mim.
Outras informações, na maioria das vezes, ficam lá por muito tempo e sem eu revisar, se tornando inútil

1

Eu tinha uma pasta onde dentro haviam arquivos e subpastas com um monte de arquivo, txt, doc, imagem etc... (quem não tem rsrs)
Buscando uma maneira de organizar ela eu conheci o Notable, um app muito semelhante ao Notion e Evernote só que rodando local. Ele é um editor/interpretador markdown com possibiliade de criar estilos CSS e na versão beta até JS (rsrs)
Se tiver curiosidade, eu aconsenho a instalar a versão 1.9-beta10
https://github.com/notable/notable-insiders/tags

1

As coisas que eu aprendo e não utilizo, geralmente eu crio um repositório no GitHub só pra "guardar" aquele aprendizado. Geralmente o conceito e o ato de "saber que existe" a gente nunca perde, então sempre que eu preciso de algo que eu não lembro muito bem do funcionamento, eu já tenho uma PoC fresquinha no meu GitHub pra me lembrar de tal assunto.

1

Eu costumava anotar em varios lugares ao longo dos anos, uma época era o Keep, outra o Notion, ai e dei uma saturada porque nenhum deles tinha minha cara, hoje eu anoto em cadernos algumas lógicas, mas documentações e código mesmo eu anoto num app que criei há uns meses, é todo em MD, se alguém tiver curiosidade vou deixar o site aqui

nippon

1

Eu estava meio perdido antes, usando aleatóriamente Google Keep, Evernote, arquivos no Drive. Mas recentemente conheci o Notion e estou me adaptando muito bem. Tem muitos recurso, e o que mais gosto é a facilidade de organizar os conteúdos em bases de dados (onde cada registro é uma página - sensacional) e posso trabalhar com subpáginas muito fácilmente.

0
-2