Um desabafo de um Analista DevOps Júnior
Disclaimer
Bom dia/tarde/noite ! Espero que estejam todos bem. Eu queria contar a quem estiver disposto a ler, o que estou passando atualmente na minha vida profissionaç e se alguém se identificar e quiser relatar sua experiencia e o que você fez para melhorar (ou se não melhorou ainda), por favor fique a vontade. E se você já passou por isso e está numa senioridade maior, por favor fique a vontade também para dar conselhos.
Uma pequena introdução
Eu me formei em sistemas de informação no meio do ano passado, e no curso que eu fiz, os professores (alguns mais que outros) sempre focaram bastante que o que era mais certo (tanto financeiramente quanto em questão de carreira) era programação, o famoso dev, mas eu nunca tive interesse em programar (foram uma série de coisas que ocorreram que confluíram para eu não gostar de programar, que não vou falar aqui para o texto não ficar grande demais) e durante um curso técnico em informática que eu fiz em 2013 eu gostei muito de ter estudado redes e as atividades práticas que nós tínhamos na época.
Então terminei o curso com o intuito de ser um Sysadmin (que na época eu não sabia que era essa função) e durante a graduação que eu falei no começo, eu tive a chance de trabalhar para um rapaz que é um Sysadmin aqui na cidade onde moro, mas não gostei nem um pouco da forma como o trabalho era estruturado e da disponibilidade constante que quem trabalha nessa área tem que ter. Então numa conversa com um ex-professor meu, ele me falou sobre uma área nova que estava surgindo (isso em 2017) que era a de DevOps e intrigado pelo que ele disse, eu fui pesquisar sobre e fiquei bastante interessado.
Comecei a pesquisar sobre o que fazia um profissional DevOps, e comecei a gostar do que estava lendo e a estudar cada vez mais sobre para conseguir me tornar um no final da graduação. Tive a oportunidade de conseguir um estágio como "DevOps" e eu coloquei entre aspas, porque eu fazia muito mais trabalho de Sysadmin do que seria considerado como algo que um DevOps faria e aí entra o começo do que eu estou vivendo agora.
O problema
Eu comecei a trabalhar na empresa que estou atualmente poucos meses depois que eu me formei, no ultimo trimestre de 2021, tive todo o treinamento para saber o que fazer e como fazer (já que essa ainda é a minha primeira oportunidade profissional como Analista DevOps) e o pessoal sempre muito atencioso (plenos e seniors) e dispostos a me ajudar a entender o que fazer, com o foco de que eu aprendesse a fazer as coisas para me tornar mais independente nas atividades e tomadas de decisões.
O tempo foi passando, e fui aprendendo algumas coisas, consegui tirar a certificação de Cloud Practitioner da AWS, mas no fundo eu sempre senti que tinha algo faltando sendo que nessa época (final de 2021/começo de 2022) eu não tinha 100% certeza do que era, então continuei seguindo a corrente e fui me deixando levar.
Dito isso, fui começando a perceber uma coisa: todo mundo que tava la, inclusive a galera que entrou depois de mim, estavam desenrolando as atividades muito melhor que eu (que ja fazia uns 7 meses mais ou menos, que eu estava trabalhando nessa empresa) e a galera sempre contava muito mais com o resto do pessoal do que comigo para desempenhar as atividades que os clientes demandavam da gente (e confesso que eu não demonstrava muito interesse (proatividade) no dia – a - dia). E sempre que me era atribuida uma atividade nova, uma coisa que eu nunca tinha feito, eu sempre recorria ao meu antigo líder (que saiu da empresa) para me ajudar a fazer essas atividades e ele prontamente me ajudava e as vezes me guiava até a entrega da mesma para o cliente.
Até antes dele sair da empresa, eu nunca tinha recebido um feedback negativo, ou algo dizendo que eu não estava fazendo o que eu fui contratado para fazer, sendo que isso mudou quando o líder antigo assumiu de volta a nossa equipe. Ele já foi dizendo que queria ter uma conversa comigo e eu já fiquei meio assustado com isso, mas era só uma conversa né? O que poderia acontecer demais numa conversa. Mas foi na dita cuja que minha ficha caiu.
Na conversa, ele foi muito sincero e me disse: “Cara faz mais de um ano que você está trabalhando com a gente, e sendo bem sincero, eu não vi nenhuma evolução sua tecnicamente falando. Você está tendo as mesmas dúvidas de quando você começou a trabalhar aqui e isso está me preocupando bastante, já que a intenção é vocês evoluírem e ficar independentes para fazer as atividades que forem surgindo”
Eu não pude discordar com ele em nenhum momento, porque tudo que ele falou fazia sentido na minha cabeça, eu realmente estava do jeito que eu comecei e tinha aprendido pouquíssimo se for levar em consideração o tempo que eu estou nessa empresa e dito isso, vem um questionamento.
O questionamento
No momento que eu estou escrevendo este texto, eu estou perdido sem saber o que fazer da minha vida (profissionalmente falando) pois durante o tempo que eu estou nessa empresa, já recebi várias propostas de empregos e fiz várias entrevistas (com certeza mais de 10) e não passei em nenhuma e recentemente tenho me inscrito em vários processos seletivos para Analista DevOps Júnior, SRE Júnior, Arquiteto DevOps Júnior e é sempre isso: as empresas levam mais de 20 dias para responder e muitas vezes nem se dão ao trabalho de responder e a vaga continua aberta e quando respondem já dizem que não vão seguir com a minha candidatura e não dizem sequer uma única razão do porque não vão seguir com a mesma.
Cheguei a conversar com um amigo meu, que tem vários anos de experiencia na área de TI (mais de 15 anos) e ele me disse que o ideal seria eu conseguir emprego na mesma função que eu estou, para poder fazer uma balança de que se é realmente isso que eu quero para minha vida profissional, mas a pergunta é: como ? Eu já cheguei a cogitar em mudar de função (estudar para ser desenvolvedor na linguagem swift) porque eu não consigo arranjar emprego em outra empresa. Eu sinceramente estou bastante perdido e sem saber o que fazer daqui para frente, se o melhor seria esperar aonde estou atualmente (o que está me minando muito mentalmente) até aparecer outra vaga e eu conseguir ser contratado ou se me demito e me dedico a estudar swift.
Conclusão
Esse é um “pequeno” desabafo que eu queria compartilhar com vocês, espero que esse relato ajude alguém de alguma forma (nem que seja como exemplo do que não fazer), se alguém se identificar, por favor, deixe seu relato nos comentários, pode ajudar outra pessoa também. E a galera que já passou por isso, se puder ajudar com algumas dicas ou conselhos ficaria muito agradecido. É isto, me desculpem se me estendi demais, mas precisava registrar esse desabafo em algum lugar
Assinado: maisUmDevOpsJunior