Executando verificação de segurança...
10

Olá @maisUmDevOpsJunior! Espero que esteja bem!

Eu entendo sua situação e estou do lado do líder que vê este tipo de coisa acontecendo... me permita trazer minha experiência de líder e liderado?

Seu tempo é valioso. Não deixe o tempo passar e ir empurrando com a barriga só porque você tem o conhecimento necessário para entregar o mínimo do projeto no tempo estimado. Isso é o que de fato nos faz estagnar/desmotivar/entristecer. Faça sempre a mais, busque sempre o melhor, onde estiver, independente da idade, seja a melhor versão de si mesmo, para si e para os outros. Onde você está ou para qualquer ambiente, faça a diferença.

Conhecimento é poder. Sempre aprenda com os projetos e com as pessoas. Sempre temos a oportunidade de aprender, mas se não corrermos atrás do conhecimento, o tempo vai nos deixando pra trás e quando menos esperamos, somos pessoas legadas, projetos legados perdidos no tempo. Por isso, busque conhecimento!

Melhore todos os dias. Nós sempre temos o que melhorar, se acharmos que está bom do jeito que está, tem algo errado nisso. Coloque como meta de hoje ser 1% melhor do que ontem e ao final do ano você será 400% melhor (pois tem juros compostos nessa conta) do que do ano passado!

Feito é melhor do que perfeito. Não significa que você não deve fazer perfeito, significa dar seu melhor com o tempo que você tem. Sempre faça. Não dependa das pessoas. Dependa de ser melhor para as pessoas. Entregar o básico todos fazem, mas fazer a diferença é para você. E não tem dia e nem hora, é agora, ou amanhã mesmo. Acordar com a vontade de mudar o mundo mudando a si mesmo, este é o segredo.

Busque ser reconhecido. Todas as empresas reconhecem seus profissionais por 3 critérios: Reconhecimento interno, reconhecimento de mercado e reconhecimento da comunidade. Se você participa de iniciativas (muitas iniciativas ou iniciativas importantes) dentro de sua empresa, isso gera reconhecimento interno. Se você tem um bom marketing pessoal para o mercado, você recebe o reconhecimento de mercado. Se você participa das comunidades, sendo referência no que você faz, você tem o reconhecimento da comunidade. Faça isso! Lembre-se: Quem não é visto, não é lembrado.

Busque se certificar. Ter certificação te traz visibilidade, conhecimento e reconhecimento! Se você se certifica e compartilha isso, adquirará confiança de seus pares, de seus gestores, da comunidade e você ganha com o conhecimento e com a autoridade no assunto. Mesmo existindo casos onde ter certificado não significa que a pessoa é especialista no assunto, tenha certificado para as pessoas aumentarem a confiança em você. Hoje as empresas estão optando por pessoas certificadas, porque isso traz mais confiança.

Esteja na linha de frente. Sempre busque estar na linha de frente do campo de batalha das demandas. Hoje em dia o mercado não é mais como antes, onde ter experiência contava mais para sua carreira e você era recompensado com um trabalho estável. Se você sempre se dispuser a assumir as maiores broncas, você adquirirá habilidades únicas e o resultado disso é as empresas reconhecerem isso! Como um gestor meu sempre diz: Toda proatividade será devidamente castigada. Logo, como resultado de sua proatividade, seu castigo ou é ser promovido ou ter a liberdade de escolher para onde quer ir, como ir, quando ir!

Mentore pessoas. Um próximo nível na carreira de qualquer profissional no mundo de desenvolvimento é mentorar pessoas. São conhecidos como desenvolvedores seniores, que além de ter o conhecimento técnico, assumir projetos de médio e grande porte, eles também são os braços direito dos líderes, sendo ele também um líder, ele tem a responsabilidade de mentorar pessoas e com isso vem diversos ganhos, como ter o prazer de conhecer pessoas incríveis, de aprender com elas, de revisar sempre os fundamentos do que você faz, de abrir portas ao invés de fechar.

Seja único. Não se compare aos outros, isso pode até trazer aquela famigerada síndrome do impostor. Se compare a ti mesmo de ontem e veja o que você pode melhorar. Busque aprender com os melhores, mas não seja igual, seja você. Tenha seus gostos, tenha seus costumes, tenha sua fé. Você viver conforme sua verdade é princípio básico para evoluir como pessoa e profissional.

Se decida. Tome uma decisão que te ajude a dar 110% de si! Por exemplo, você criou um perfil chamado maisUmDevOpsJunior, isso me mostra que você gosta dessa função... e não há problema nenhum nisso, o problema é você nunca se decidir e ir até o final com sua decisão. Não estou falando para permanecer na empresa/função que você não gosta. Estou dizendo em se permitir experimentar, mas se decidir e estabelecer para não ser como aquela velha frase: Macaco que pula de galho em galho uma hora acaba caindo. Se decida, pois tem outra frase que me ensinou muito: Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve (Acho que essa frase vem de Alice no Pais das Maravilhas). Se você quer ser dev swift, seja, mas não abandone o que você escolheu de primeira, aquilo que te trouxe renda e mais, aquilo que te fará crescer.

Tenha foco. Parece o mesmo que se decidir, mas na verdade é sempre estar presente em tudo que você estiver fazendo! O dar 110% de ti envolve focar completamente no que está fazendo. Não se distraia com distrações rasas (existem várias, tv, redes sociais tóxicas, etc...) que te fazem perder o melhor da vida e te impedem de ser seu melhor.

Faça Escolhas: Escolha uma [insira aqui uma ferramenta que você acha importante (salesforce, mulesoft, bubble, wix, python, java, javascript, julia, ruby, elixir, erlang, c#, c++, q#, etc)], aprenda bem ela e ganhe dinheiro com ela. Ela será sua linguagem do ganha pão. Escolha uma [insira aqui outra ferramenta que você acha interessante (rust, go, python, java, php, c, swift, algo, fortran, cobol, scratch, etc)], brinque com ela, estude, aprenda, se divirta com ela. Ela será sua linguagem de diversão. Escolha que tipo de [insira aqui uma função/cargo/área/nicho/etc que te motiva], se aplique a isso. Você irá se agradecer por isso. Escolha que estilo de [insira aqui um estilo que você acha que está de acordo com seu momento (clt, freelancer, pj, estagiário, etc)], entenda todo o contexto, viva isso, compreenda todas as nuances. Você sempre irá fazer o seu melhor, quando compreende o que realmente está fazendo.

Aprenda conceitos. Esqueça este negócio de ficar querendo aprender frameworks. Aprenda conceitos que são duradouros, dificilmente mudam e você se tornará uma pessoa mais despreendida e feliz.

Aprenda a dizer não. Não estou com mais tempo para escrever, mais espero que você tenha entendido as lições aqui.

Tudo que eu disse aqui não são frases de couch, é o que eu vivo diariamente!

Espero que eu possa ter te ajudado pelo menos um pouco. Um grande abraço e sorte na jornada nobre @maisUmDevOpsJunior! 🤝🏼

Carregando publicação patrocinada...
1

Olá Victor, tudo bom ?

Muito obrigado por ter tirado um tempo para ler o meu desabafo e parar para me dar conselhos, de verdade mesmo, significa muito para mim porque como eu disse no meu texto, eu estou bem perdido (profissionalmente falando) e isso se junta com vários problemas pessoais e acaba virando um turbilhão, que para sair dele só Jesus na causa.

Mas tendo em vista o que você me disse e o que eu estou vivendo agora, acho que a melhor alternativa seria eu me conformar que eu não me dou bem como DevOps e começar a estudar para ser um dev swift.

Eu concordo com tudo que você falou, e é realmente isso que eu tenho que fazer para ser visto e lembrado, porém eu não sinto vontade nenhuma e nem me vejo fazendo isso na função e empresa que eu estou agora, e o que mais me bloqueia são duas coisas:

  1. Eu não consigo saber de certeza se é realmente isso que eu quero e se eu vou conseguir ser visto e lembrado nessa função (e para não acontecer de eu ficar pulando de galho em galho)
  2. E não estou preparado (pelo menos não ainda) para aguentar todo o falatório que vai ter aqui na minha casa, caso eu opte pela opção de ser demitido ou me demitir para seguir na carreira de dev
2
2

Tudo bom por aqui mister @maisUmDevOpsJunior!

eu estou bem perdido (profissionalmente falando) e isso se junta com vários problemas pessoais e acaba virando um turbilhão

Entendo que isso está te afetando, mas saiba que isso é até comum... eu mesmo me questiono todos os dias se fiz a melhor escolha de estar onde estou, de fazer o que faço e até se estou realmente seguindo para um caminho bom de verdade. Mas sempre estou parando para recobrar a consciência, colocar os pés nos chãos e reafirmar pra mim os meus objetivos de médio e longo prazo. Sempre lembre deles e faça por onde para chegar até eles. Aí nisso o meu desafio é consciliar entre vida familiar, vida espirtual, vida pessoal, vida profissional, enfim, é um mundarél de coisas que precisamos sempre se desdobrar. Mas sempre pare um momento para essas coisas importantes, para renovar as energias, para tomar decisões, para se atualizar e para colocar o trem nos trilhos. Isso com certeza me faz se sentir bem melhor!

me conformar que eu não me dou bem como DevOps e começar a estudar para ser um dev swift.

Se você sente que essa é a melhor alternativa para seu contexto, siga em frente, mas com os pés nos chãos, com a boa consciência de que essa foi uma escolha consciência e coerente com seu momento. Mas não se esqueça da sua tecnologia ganha pão que é aquela que vai garantir sua sobrevivência.

Talvez você tenha pego desgoto pela função pois não tem mais aquele brilho do começo da jornada. Lembre do início e tenta superar essas dificuldades de hoje, pois aí sim - quem sabe - você pode voltar a gostar desta área.

O que o @blops comentou são coisas sensacionais e muito atrativas no DevOps... quem sabe pensando nessas coisas não podem te fazer relembrar do porque você gostou dessa área.

E no comentário do @cauachagas tem pontos super importantes a serem considerados, como entender a grandeza da área DevOps, você estar motivado o suficiente ou entender que seu contexto não se encaixa com essa função. Entendo que se vc realmente não gostou da área, não adianta ficar dando socos em ponta de faca, mas entender o que mais cabe pra ti para que as coisas fluam naturalmente. Se você tem essa mentalidade do quão boa essa área é, de estar super motivado e de saber que você sim vai se dar muito bem nessa área, o resultado é você correr atrás de sempre melhorar e crescer onde está e isso é tão real que quando você menos esperar será referência no assunto, evoluirá de verdade, chegará lá na frente e vai se assustar com o tanto que você cresceu e o quanto isso foi gratificante! A consequência disso é gratidão pela jornada percorrida.

Mas estamos falando da área de tecnologia, que atualiza toda hora, que muda constantemente, logo, isso significa que você também tem que estar se atualizando constantemente, pois somos também tecnologias avançadíssimas, que também tem updates diários, de várias partes.

Agradeço pela oportunidade de ler seu relato/desabafo mister e desejo toda sorte de sucesso na jornada!

Espero um dia que você volte aqui nesta publicação trazendo boas notícias ou que você se deu bem no DevOps na mesma empresa que você está e cresceu, ou que você continuou nessa função mas em outra empresa com abordagens diferentes, ou que você virou um dev Swift ostentação criando coisas sensacionais também, ou que você decidiu ir por outro caminho que te fez ser a sua melhor versão. Qualquer que seja tua escolha, desejo o mais puro sucesso na carreira! 🚀

1

Mais uma vez obrigado pelas palavras Victor, assim como elas estão me ajudando neste momento confuso da minha vida, espero que ajude outras pessoas também (que é uma das intenções desse desabafo). Desejo que as coisas estejam bem para você e que se estiverem, continuem assim indefinidamente e desejo todo sucesso do mundo para você. E muitissimo obrigado mais uma vez