Executando verificação de segurança...
2
zetty
1 min de leitura ·

[AJUDA] Desânimo de um estagiário

Sou desenvolvedor web full-stack há 2 anos, estagiando numa startup que está crescendo bastante seu mercado. Eu evolui demais na empresa, pois sou o único programador.

Ao longo do tempo, fui percebendo que minhas funções eram muito maiores do que de um mero estagiário. Eu literalmente sou responsável por todo o front e o back de um projeto que estamos fazendo pra uma das maiores empresas brasileiras. Quem em sã consciência vai delegar essa responsabilidade pra um estagiário? E não me entendam mal, não estou reclamando, muito pelo contrário, eu amo!

Porém, só fico desanimado pois eles não me efetivam, pois dizem que preciso estar formado (coisa que estarei final do ano). Não sei se eu deveria sair dessa empresa e procurar alguma outra que eu conseguisse um salário melhor e uma posição de Júnior, talvez. Ou simplesmente ficar nessa empresa e esperar a efetivação.

Vocês também as vezes sentem que estão estagnados? Que estão evoluindo muito mas parece que suas empresas não dão o devido valor? Não te dão um aumento nem nada? Esse caminho é normal pra todo mundo? Realmente temos que esperar todo esse tempo, mesmo se dedicando tanto aos estudos e projeto pessoais?

Carregando publicação patrocinada...
1

acontece, sou estagiário na Secretaria de educação do meu estado e tbm sinto que meu trabalho não condiz com oq ganho, mas estou a menos de 1 ano aqui, no seu caso nada impede a empresa te efetivar não precisa estar formado para isso. Eu como uma pessoa que não estou na sua pele falaria para seus superiores que já passou da hora do contrato vim, 2 anos é muito tempo.

1

Já conversei isso com eles e pedi efetivação, mas segundo eles, existe burocracia por parte das empresas que financiam os projetos... Não entendo muito bem o que significa.

1

Ah sim, sua empresa é dessas que sobrevivem do dinheiro público? Se for o caso pode ter alguma clausula que impeça, mas você tem que fazer sua própria ponderação, aguardar até o fim do curso ou ir atrás de algo novo, eu iria atrás de algo novo.

1

Acho que você poderia sim olhar para outras vagas e ir em busca de propostas, geralmente a empresa fica confortavel enquanto você está "garantido" lá dentro, você sendo o único programador, é muito provavel que eles irão cobrir a proposta ou mesmo de promoverem para você não sair. Se você está desconfortavel, você tem que agir de alguma maneira para isso mudar.

Esse seu questionamente é muito complicado falar, eu mesmo fui estagiario apenas por 6 meses e já fui efetivado, depois de mais de um ano e meio fui promovido mais duas vezes e me tornei senior em menos de 3 anos. E isso geralmente não quer dizer que alguém é melhor que outra pessoa, apenas que as empresas funcionam de forma diferente naquele devido momento.

1

Você está na empresa há dois anos ou na área há dois anos? Se você está na empresa todo esse tempo e fazendo funções que claramente são delegáveis a pelo menos um Pleno (o que parece ser o caso), procure outra coisa. Esse negócio de startup geralmente é furada. Querem o teu sangue, e no final das contas quem cresce são eles e você fica no mesmo lugar. Você aparentemente tem muita responsabilidade e deveria ganhar de acordo com essa responsabilidade. Eu particularmente estaria procurando outra empresa pra trabalhar no seu lugar, com maior estabilidade e um plano de carreira minimamente "visível".

Se você gosta do que faz, se entrega muito valor pra empresa, você também pode conversar com eles. Desabafe sobre essa situação e seja sincero, que não se sente valorizado proporcionalmente ao que entrega à empresa. Máximo que pode acontecer é você ter que continuar procurando emprego. Se você é o único desenvolvedor, não irão te mandar embora por apenas expressar seu descontentamento enquanto estiver entregando valor a eles.

Enfim, situação ruim. Tome uma atitude, seja para conseguir uma promoção e um salário condizente com a sua responsabilidade nessa empresa atual ou começar a procurar um lugar onde te valorizem.

1

A questão é que eu não sei como funciona o mercado brasileiro pra pessoas que ainda estão na faculdade. Tenho impressão de que no Brasil há uma tendência de mercado de:

Estagiário - na faculdade
Júnior - pós faculdade/1 ano de experiência
Pleno - 3-4 anos de experiência
Sênior - 7+ anos de experiência

Não sei se é verdade, mas fico com a sensação daquela falta de competitividade. Eu e uma pessoa que não gosta tanto da área e não se dedica tanto a aprender e se aprimorar vão demorar praticamente o mesmo tempo pra receber uma promoção, sem levar em conta o nível de conhecimento em si.

1

Eu sinto que essa medida de tempo é só uma estimativa. Além do mais tem muita gente que é senior e nunca pisou numa sala de aula de faculdade. A questão é que um estagiário e um Junior não deveriam trabalhar sem supervisão de ao menos um Pleno, e você tem muitas responsabilidades pra um estagiário, ao meu ver até mesmo para um Junior. Pelo pouco que você relatou, pra mim você é explorado.

1

Entendo... Eu não me sinto explorado porque eles são muito compreensíveis comigo. Não há nenhuma pressão, os prazos são bem espaçados e o horário bem flexível.

Eu fui tomando espaço desses projetos porque eu fui me posicionando lá e eles confiam em mim. Eu gosto de trabalhar na empresa, de verdade. Eu só queria ser valorizado pelo que eu trabalho, pois claramente não exerço trabalho de um estagiário mais. Na verdade, eu que supervisiono muitos deles em relação a programação nos meus projetos hahaha

1

Então... Mas "compreensão" não paga contas e nem engorda currículo, infelizmente. Se eles tentam te pressionar o mínimo possível, é pra você não "espirrar" da empresa, porque claramente você tem um retorno muito baixo em relação ao trabalho que entrega, e isso pra eles é ótimo, resultados pelo menor custo possível.

Essa é a minha opinião: não se acomode, seja egoísta porque quando a empresa achar que você não serve mais, eles te mandam embora e a compreensão some, e apesar de você estar aprendendo enquanto trabalha, você vai ter despendido muito suor. Chegar em outra empresa pedindo emprego dizendo que ficou 2 anos como estagiário na empresa anterior também não é uma boa, porque acaba levantando suspeitas em relação às suas competências.

1

Você disse ser o único programador de lá, você ainda não respondeu se está a dois anos nessa empresa, poderia dizer? Pq se for o caso, é claramente exploração.

1
1

Estou em uma situação parecida, mas não sou o único programador na minha empresa. Em novembro irá fazer 2 anos que sou estagiário, mas eu penso que não fui efitavado ainda pois até o fim do ano passado eu trabalhava a tarde, pois fazia faculdade de manhã, e no início desse ano eu mudei de squad onde realmente agora estou trabalhando só com desenvolvimento. De qualquer forma, estou fazendo meus projetos pessoais e mandando currículo para empresas melhores.

1

Se já completou o tempo de estágio que sua faculdade exige e está descontente não há motivos para ficar preso.
Alguma empresa pode te contratar sim como efetivo mesmo cursando faculdade.
Mas atualmente as coisas estão difíceis eu ficaria até terminar a faculdade.

1

Eu estou em uma situação muito parecida. Entrei no setor de engenharia de uma empresa multinacional como estagiário de engenharia de automação. Porém, durante meu estágio, surgiu a oportunidade de criar um projeto que consistia em desenvolver uma aplicação web para a empresa. Como eu já tinha certo interesse em deixar a área de engenharia e me tornar um desenvolvedor no futuro, eu já possuía algum conhecimento em desenvolvimento web. Abracei o projeto e me destaquei bastante. Desde então, tenho estudado muito sobre desenvolvimento de software e, assim como você, acabei me tornando responsável pelo desenvolvimento completo das aplicações de software da empresa (aqui, a maioria dos engenheiros é da área de mecânica e possui pouco conhecimento em programação). Minhas responsabilidades são análogas as de um desenvolvedor full-stack iniciante.

Está sendo difícil encontrar uma vaga de nível júnior para que eu possa sentir que meu reconhecimento está de acordo com as atividades que realizo. O título do meu cargo é algo bem genérico, como "estagiário de engenharia". Ainda não terminei a faculdade, pois acabei mudando meu curso de engenharia de automação para ciência da computação (odiava as disciplinas de engenharia e não aguentava mais cursá-las).

Por enquanto, só posso continuar me aprimorando na área e sonhando em um dia conquistar uma vaga de nível júnior e seguir carreira como desenvolvedor de software. Não tenho uma solução para a sua situação, apenas me identifico com você, pois estou passando por algo muito semelhante. Espero que um dia possamos realizar nosso desejo de nos tornarmos desenvolvedores de software. Um grande abraço!

1

Cara, passo por algo parecido ou talvez pior, tenho 1 ano e 6 meses q estou na empresa, e tbm de experiência, visto que foi minha primeira oportunidade. Me "empurraram" pra Líder Técnico, onde eu oriento pessoas, ajudo com algumas coisas técnicas e também desenvolvo e codo em vários projetos, porém, recebo como Júnior. Eu já concluí que preciso buscar outra oportunidade, e levei em conta esses fatores: 1- Pelas atividades que eu faço, recebo pouco; 2- Não é certo um Júnior ser promovido para Líder Técnico, um cargo desse necessita de ser ocupado por uma pessoa com bem mais experiência.
Minha opinião é: se questione, faço coisa de mais pro meu cargo/salário? Se sim, cara, começa a procurar outra oportunidade, por garantia, faça entrevistas e se caso alguma opção fizer sentido p vc, aceite a proposta.

1

Só você terá as consequências da sua decisão, então é você que deve tomá-la.

Já pensou que te tratam como estagiário porque você delega suas decisões para terceiros? At´mesmo aleatórios na internet? Já parou para pensar que muitas vezes a evolução não se dá mesmo porque a atitude é errada? E que talvez eles percebam que ainda está produzindo resultados, mas só porque copia o que outros já fizeram em vez de criar suas próprias soluções?

Pare de agir como estagiário! Assuma a responsabilidade sobre a sua vida. Assim não precisará culpar ninguém pelo que acontece com ela. E se alguém estiver te sacaneando você terá capacidade de fazer o que é preciso, poderá escolher um lugar que te valoriza.

Conversa mole de internet não vai te ajudar. O que faz faz com o limão é que pode te matar a sede.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Da onde você tirou que ele delega decisões para terceiros?? Leia o texo com atenção e perceba que o autor do post não pediu nenhuma opinião, apenas perguntou se mais algém se sente na mesma situação que ele.
E da onde você tirou que ele copia soluções ao invés de criar as próprias??

1

Não acho que faça sentido te exigirem formação, sinceramente, esses 2 anos são apenas nessa empresa, caso tenha começado a pouco tempo, acho até que seria valido esperar até o fim do ano, mas estão te afrontando, eu procuraria outras vagas, e assim que conseguisse comunicaria a empresa sobre meu pedido de demissão

1

Sabe aquela imagem do chorrinho mordendo a coleira e levando ele mesmo pra passear? É isso que penso das vagas para júnior em startups. Dificilmente vão dá o suporte que você precisa.

Tive uma experiência bem desagradável com isso ano passado.

A dica que te dou é pra correr atrás de algo melhor. Pelo que citou ali no post, você já tem uma certa bagagem pra buscar algo melhor.
Se a empresa não te valorisa sendo o único dev e fazendo seu trabalho, parte pra outra, amigo.

1

Artigo 11 Capitulo IV lei 11.788 - A duração do estágio, na mesma parte concedente, não poderá exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm

Eu recomendaria um ultimato, sendo bem sincero.

"Me efetiva com um bom salário ou eu estou fora a partir de agora." Se falarem que não vão efetivar, fala que você vai buscar seus direitos, visto que é ilegal te manter como estágiário por mais de 2 anos.

Eles não são sua familia, faça-os SANGRAR!

Se não efetivarem, retire dinheiro deles na justiça, tire a empresa do mercado se for necessário, eles fariam o mesmo com você.

1

Eles vão me efetivar sim, o problema é que eu sinto que vão me pagar um salário BEEEM de entrada, sabe? Sendo que, pelas funções que exerço na empresa, sinto que deveria receber bem mais, pelo menos no topo do Júnior.

Mas como negociar isso com a empresa? Na cabeça deles, querendo ou não, sou um recém-formado pedindo salário de quase um Pleno.

1

No final, eu acho que se você se continuar sem falar nada, você vai ficar estagnado na sua carreira... São anos que você nunca vai recuperar na sua vida.

Você hoje, tem todas as cartas, eles não possuem nenhuma. Se você sai da empresa e deixa um código nível junior-pleno sem ninguém para manter, eles precisariam contratar no mínimo um pleno para entender e manter aquele código.

Eu acho que você deveria exigir um salário maior, e se não derem, começa a preparar suas trouxinhas e rala dai (Procura outro emprego antes). Se você não fizer isso agora, com a empresa crescendo, no futuro eles vão contratar um senior ai, vão pagar um salário compatível com o mercado e vão te mandar embora, ou mesmo vão continuar te pagando um salário baixísimo.

Salário compatível com o mercado é em torno de R3000 - R4500

Sei lá cara, se você não quer mandar um ultimato para eles, no mínimo vai procurando outro emprego que vai te valorizar.

1

Cara, hoje estou em um lugar bastante tóxico, onde tudo é urgente, nao tem muita organizaçao, recebo até mal para o que acho que devo receber, e diante de tudo isso quando aparecia algo para participar de processo seletivo eu ainda ficava no fundo um pouco receoso de sair do 'certo' para ir para a 'incerteza'.

O nome disse para mim é o simples fatos que ficamos acomodados com o que temos e muitas vezes temos medo do novo, e isso é muito ruim ao meu ver pois para alguém que está começando acho que o importante é sempre buscar evoluir ao máximo e também buscar seu lugar no mercado.

Eu ainda estou nesse meu emprego que foi o primeiro que me abriu as portas também, e por ter sido meu único emprego na área eu também fico um pouco inseguro de ir para outro lugar, mas a real é que quando eu comecei nao foi esse emprego que eu tinha sonhado, meu sonho é muito maior que isso, e uma hora eu teria que ir atrás dele, entao porque nao agora?

Acho que resumindo tudo isso o que quero dizer é, vamos atrás dos lugares que nos valorize, que a gente se sinta bem por está lá, que nos der oportunidade de nos provar, e nao ficarmos em um lugar que nao gostamo ou achamos que nao estamos sendo reconhecido simplismente pelo fato de estarmos acomodados. Tenho 1 ano só de exempirencia e to aplicando vaga até para pleno, voce que já tem 2 anos e ainda é fullstack já deveria tá fazendo o mesmo.

1

Antes de mais nada, não estou dizendo o que você deve fazer, mas te convido a explorar as possibilidades.
Espero não falar bullshit e conseguir te ajudar com suas dúvidas, vamos lá.

Atualmente você se encontra em uma situação que não é novidade para estagiários, muito menos estágio em programação. Demandas que não são compativéis com seu cargo, remuneração baixa e sobrecarga.

Como você já tem experiência, já está um passo a frente dos demais que estão iniciando no mercado, já pensou em procurar outro emprego? Você já está empregado, então tem margem para procurar uma nova oportunidade e continuar com a grana recorrente do estágio.
Se você precisa muito do dinheiro que ganha no estágio, não peça demissão, faz uma saída cautelosa, ou seja, garanta um emprego novo.

A empresa já te provou que não te dá valor, QUANDO e SE você for efetivado (é importante deixa claro que eles podem dar pra trás e você acaba sem emprego), as coisas não vão mudar muito, remuneração incompatível com suas obrigações e assim por diante. Empresas por padrão, visam o lucro, te pagar menos, significa lucro maior.

E por último, não menos importante, o ULTIMATO, essa é só pra quem tem estômago forte.
Pode dar muito certo, você é efetivado e ganha um salário legal ou eles te desligam e vão para o próximo estagiário.

1

O ponto é que não tenho nada de sobrecarga, muito pelo contrário. São horários super flexíveis e eu realmente AMO trabalhar com o que trabalho. Meu ponto são só as responsabilidades que eu tenho, não a carga de trabalho em si. Pra mim, as minhas funções e responsabilidades não me parecem refletir meu salario, sabe?

1

De verdade um conselho é você analisar as consequências de sua saída. Se o reconhecimento não vem e você se sente lesado e explorado, ja deveria estar trabalhando a busca por uma proposta que se encaixe com suas skills.

Prepara teus projetos e vai trabalhando a busca por uma oportunidade que equivalha com teu conhecimento ou continuará sendo explorado por eles.

Estudo teu caso!

Boa sorte!

0

Cara eu tenho 16 anos e assim eu sei que posso nao ter muito lugar de fala quando o assunto é trabalhar a muito tempo com programaçao eu começei programar a 1 ano atras e ate o começo desse ano eu nao entendia que era demorado pra fazer as coisas acontecerem e arrumar um emprego ent como eu vi que nao estava acompanhando os requisitos do mercado e queria fazer dinheiro eu abri a minha "Start-up" entre aspas pq sou menor entao acho que nao da para ser considerado enfim e nela eu sinto essa pressao de cuidar de tudo sozinho eu gosto de digitar codigos mas eu que tenho que fazer o design os post responder clientes e tentar ao maximo encaixar uma rotina saudavel para mim pois meu corpo esta se desenvolvendo entao tenho que me cuidar tambem mas enfim ainda nao ganho muito dinheiro mas é oque esta me motivando

oque eu te falaria é siga oque voce achar melhor para voce como eu fiz
porem eu ainda moro com a minha mae e nao preciso trabalhar mas no seu caso voce precisa acredito eu entao a minha recomendaçao é que voce analise a situaçao converse com os superiores e caso nao seja resolvido busque um lugar que voce é mais valorizado

espero ter ajudado !!!

1

Que maneiro irmão, mesmo tão novo ja correndo atrás de desenvolver um projeto desse, poderia dar mais informações sobre ele, tenho 17 anos e também tenho muita vontade de desenvolver um negócio próprio, um microsaas. Seu depoimento seria de muito interesse para mim.

1
1