Executando verificação de segurança...
20

PELO AMOR DE DEUS. O q fazer qnd se é iniciante na programação e se depara com tantos termos técnicos que não consegue entender?

Estou no primeiro período de análise e desenvolvimento de sistemas e iniciei um curso de POO em JAVA que foi a linguagem que escolhi para iniciar na programação. Mas até aí tudo bem, pois estou conseguindo dar os primeiros passos. Inclusive quis iniciar em Java porque imaginei que se eu compreendesse uma linguagem tão complexa criaria uma crosta de xp que pudesse me ajudar futuramente com os desafios da carreira.

Mas como um bom aluno, querendo fazer o dever de casa, eu pesquiso e passo horas do meu dia tentando entender mais sobre programação, backend que é a stack que escolhi, e me deparo com uma enchurrada de termos técnicos que não estou tento muita facilidade.

Entendo que existe um grau de normalidade para isso. Acredito que tudo de novo que iniciarmos na vida, acabaremos tendo uma dificuldade mesmo que mínima. Mas hoje acabei ficando muito preocupado com esse vídeo do tio Fabio Akita que foi entitulado como "Entendendo Back-End para Iniciantes em Programação (Parte 1) | Série "Começando aos 40".
https://www.youtube.com/watch?v=Qjk-cSW-jk4&list=PLdsnXVqbHDUc7htGFobbZoNen3r_wm3ki&index=3

Homi, tu é doido, macho! Eu entendi pouquíssimas coisas desse vídeo. Máximo respeito ao sr Akita, ta? Estou deixando claro aqui que o problema sou eu. Mas são tantos e tantos termos técnicos que eu nem sequer imagino o que podem ser.
Troquei uma ideia rápida com um mano que está praticamente no mesmo nível que eu, e qnd perguntei como ele estava lidando com isso recebi a seguinte resposta:

  • -Ah, mano. Eu pulo a etapa, avanço."*

Não vou me desesperar porque sei que é normal, cada um tem um desempenho diferente em seu começo e que com disciplina e persistência vou conseguir um dia, como em tudo na minha vida, que até hoje não foi fácil.

Seguirei a grade da faculdade que é, pelo menos, um modelo de algo a ser seguido para minha carreira, mas estou focando no roadmap para backend que encontrei no roadmap.sh e a medida em que eu for estudando e avançando, sei que abrirão janelas e oportunidades em minha trajerória.

Mas e aí, homi? Me diz como posso melhorar. Qual a técnica que vocês usaram?

Carregando publicação patrocinada...
5

Estude, pesquise, vá descobrir o que eles querem dizer.

Quase sempre que a pessoa cai nessa cilada é porque está usando material ruim ou pulando etapas, ou seja, está fazendo o acabamento da casa sem ter o alicerce. As pessoas adoram o acabamento porque ele é bonito, o alicerce é chato, então ela pula.

Quando se depara com algo que não entende nada, aquilo ainda não é para você. Mas também serve de dicas para o que precisa aprender. Sabe quantas pessoas pegam isso, anotam e saem criando uma estrutura de estudo? Eu não sei, mas posso te garantir que são poucos, ou poucos que estão se dando bem na área. A pessoa prefere vir aqui e em outros lugares e pedir para alguém fazer essa lista para ela. Esse tipo de atitude afunda a pessoa.

Veja essas coisas como oportunidades. Pegue como desafio. E entenda que vai demorar mesmo.

Os vídeos do Akita são bons porque instiga as pessoas, ele joga tudo para as pessoas pegaram, alguns aproveitam, outros não. Ele não está dando um curso minucioso.

Não tem segredo, é persistir e não fugir da responsabilidade de aprender tudo, até o mais chato. Para quem gosta é "fácil".

Só para deixar completo, alguns casos a pessoa tem problemas de natureza mental que prejudicam isso. Em outros a pessoa tem problemas de compreensão de teto, e está cada vez mais comum. Isso é um enorme problema e não tem nada a ver com programação, ela precisa resolver essas questões se tiver uma delas.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

3

Obrigado pela paciência e pelo seu tempo, maniero.

Não sei se deixei um tom de desânimo no texto, mas definitivamente não é nem de longe o que está acontecendo. Eu estou muito empolgado e estou levando como um desafio.
Vou persistir e desistir não é uma opção para mim.

Fiquei um tanto aliviado com a sua resposta porque foi exatamente o que tenho feito. Anoto tudo e pesquiso um pouco. Depois adiciono a uma linha cronológica de estudo como um roadmap que estou fazendo para mim mesmo. Acho que tendo um plano a ser seguido e com uma política de estudo de estudar uma coisa de cada vez eu vou conseguir chegar onde quero.

Tenho muito chão pela frente ainda, mas estou aproveitando o caminho.

4

Primeiro: não se desespere, é normal.

Programação é uma área extremamente densa. Eu me formei em Ciência da Computação há pouco tempo, mas já programo há pelo menos uns 5 anos e estudo todos os dias, e ainda me deparo com termos bastante técnicos que eu não tenho a mínima ideia do que são. Eu acabo pesquisando pra tentar entender o que tá por trás daquilo.

O Fábio Akita já está na área há muitos anos, ele tem experiência com vários sistemas diferentes, e conhece bastante de redes, servidores, aplicações REST, GUI, etc. É normal que ele jogue vários termos técnicos e você não saiba o que é, não se preocupe com isso.

Eu assisto vídeos do ThePrimeagen (em inglês) que é um cara que faz vídeos de react voltados ao público programador. Ele já tem uns 15 anos na área, e ele pega alguns blog posts pra ler e não é raro você ver ele dizer algo como: "Eu não faço ideia do que isso significa!" pra algum termo técnico. E também de vez em quando ele mostra o conhecimento que ele tem quando algum blog post menciona um procedimento técnico e ele diz que já fez ou até demonstra um pouco de como fazer aquilo em um novo arquivo de texto. Se você souber inglês, ou se interessar por novas tecnologias, o canal dele tem alguns vídeos de React, e até mesmo ele ao vivo aprendendo alguma tecnologia nova: ele já fez alguns vídeos aprendendo a programar na linguagem OCaml, Zig, e fez alguns vídeos ensinando a utilizar o VIM como uma IDE.

Em resumo: é totalmente normal. Você só vai aprender as coisas fazendo. Quer aprender backend? Comece programando uma aplicação simples. E aí você vai se deparando com inúmeros problemas e padrões que você precisa considerar para segurança.

Quer aprender machine learning? Comece com uma aplicação básica, e depois vá evoluindo até pegar as manhas das aplicações.

Minha sugestão é sempre pegar algo novo todo dia. Fazer algum código, alguma coisa que você quer fazer, e tentar colocar isso em prática em um dia. Eu também sugiro que assim que você veja algo que dá pra automatizar, vai em frente e cria um script pra automatizar aquilo.

Eu aprendi muito brincando com scripts assim, e ainda mantenho vários desses scripts pra referência futura, porque eu aprendi a fazer certas coisas que eu certamente vou utilizar no futuro.

4

Cara, vou te falar por experiência própria.

Sou advogado por formação e, por isso, provavelmente vou falar alguma bobagem que alguém da área de tech/dev não vai concordar mas, funcionou pra mim.

Há mais ou menos 4 anos, por conta de uma necessidade do nosso escritório, decidi aprender a programar para desenvolver um sistema que fosse nos dar uma inteligência de mercado mais atualizada e, na época, não havia algo específico no mercado.

Comecei por python, assistindo os vídeos do Guanabara e lembro muito bem que, por exemplo, o conceito de laços de repetição (for e while) não entravam na minha cabeça de jeito nenhum. Demorei muito até consegui entender coisas MUITO básicas sobre lógica principalmente.

Em resumo, tomei gosto pela área, meu sistema foi crescendo e tive que começar a aprender sobre APIs, Linux, Cloud, Banco de Dados, Infraestrutura, Conteiners, Filas, Redes, etc. Hoje, transformei esse sistema em um SaaS e toco o barco praticamente sozinho. Todos os dias preciso aprender algo novo.

O que eu mais recomendo para todo mundo é, APRENDA A USAR O GOOGLE/CHATGPT. Tem um vídeo que já postaram aqui em que o Lucas Montano fala examente isso. Em muitos momentos eu empacava por não saber nem como fazer uma pesquisa para resolver um problema ou aprender um conceito e, pelo menos pra mim, isso se aprende somente praticando.

Na minha visão, aprender a programar não é um aprendizado linear e, sinceramente, acredito que muita gente desiste por acreditar que vai aprender somente seguindo um roadmap.

Bote a mão na massa e, quando se deparar com algum conceito que não entendeu, fuce a internet até achar alguém que consiga explicar "like i'm five".

2

Lucas Montano do canal lucas montano? kkkk

Mas é isso cara, eu uso muito o chatGPT e o Bard.
Na verdade percebi por esses dias que não estou mais usando a WEB sem eles kkkk

4

Fora o que os colegas já responderam, lembre-se de que esse desafio é uma maratona.
Pense no longo prazo com passos pequenos porém firmes.

Assim como quem está aprendendo outros idiomas, chega uma hora que as coisas começam a fazer sentido sem que vc perceba.

3

Relaxa, tenho certeza que pouquíssimos devs conseguem entender um vídeo do Akita 100%.

Ele mesmo diz em vários vídeos que ele não conhecia algum assunto até ter que pesquisar para poder escrever o roteiro do vídeo.

Ele mesmo diz que cada vídeo que faz é fruto de muitas horas escrevendo o roteiro e pesquisando mais sobre cada assunto, isso pq ele já tem uns 30 anos de experiência.

Quando me deparo com algum termo técnico que não conheço eu tento entender pelo contexto, se não conseguir e o entendimento do termo técnico me atrapalhar a executar alguma tarefa ou algo do tipo, aí sim eu paro e vou ver o que é.
Por exemplo: estou desenvolvendo alguma funcionalidade e me deparo com o termo adapter, que naquele momento não conheço ainda, penso "Humm, adapter é adaptador em inglês, provavelmente deve estar fazendo alguma coisa encaixar na outra". Agora, se eu tivesse me separado com o termo flyweight eu já teria que parar o que estava fazendo pra poder ir pesquisar mesmo.

Além disso, muitas vezes a gente acha que entende de primeira, mas depois de muito tempo a gente vê que não entendeu nada e voltar pra estudar, é normal.
Aconteceu cmg hoje, depois de anos programando em Java percebi que não conhecia diversas funcionalidades hoje.

Aprender é isso:

  1. a gente descobre algo que não sabe
  2. a gente estuda
  3. a gente acha que aprendeu
  4. começa a colocar em prática
  5. vê que não aprendeu nada
  6. estuda novamente
  7. descobre algo que não sabia que não sabe;
  8. de volta ao passo 2

Já que está vendo os vídeos do Akita recomendo que assista o Guia Definitivo de Aprendendo a aprender

Espero ter ajudado!
Let's code 😎

1

Ajudou sim, gianimpronta. Gostei do feeling.

Fez muito sentido pra mim. É como eu falei, tenho noção de que, como tudo na vida, o começo é bem complicadinho.
Mas também sei que minha estratégia de começar por JAVA foi uma das melhores coisas que decidi.

TMJ.

2

Recomendo este vídeo Programação realmente é muito difícil? do @LucasMontano do canal no youtube Lucas Montano.

O que acho que é muito importante você também entender é que o zero de uns é diferente do zero de outros, ou seja, teu zero na programação pode ser o 10 de outra pessoa, por isso se comparar neste momento de carreira não é o melhor a se fazer. (O Lucas Montagem fala sobre isso neste vídeo.)

Pelo contrário, traça teu caminho, um bom plano de estudos como o @maniero apontou e siga sua trajetória.

Uma boa dica que me fez avançar muito na compreensão de jargões, siglas e conceitos complicados na programação é usar e abusar das analogias. Faço analogias praticamente pra tudo, se não tenho uma analogia, não compreendi a ideia da coisa, saca?!

Além disso, se teu zero é muito distante do que você percebeu ao ver o vídeo do @akita, vale muito a pena você olhar para os fundamentos, na verdade sempre valeu e sempre valerá a pena olhar para os fundamentos de programação, você se surpreenderá o quanto você avançará no aprendizado de qualquer linguagem de programação, se você já tiver estes fundamentos em teu sangue!

Se quiser, recomendo você olhar meu perfil aqui no TabNews, falo bastante sobre estas ideias de fundamentos, analogias, aprendizado, dicas de carreira e afins.

Desejo muito sucesso na jornada @lucianosnjr!

2

Luciano, no começo é assim mesmo!! E quando você pesquisa o que significa um termo técnico, descobre outros 2 que ainda não sabe.

No fundo o desenvolvimento de software se baseia em alguns padrões e práticas genéricas. Mas e como conhecer todos esses padrões e técnicas?

  • Primeiro que cê nunca vai saber tudo. Eu tenho quase 10 anos em desenvolvimento de software e pesquiso termos que não conheço quase todo dia e vou continuar pesquisando até o dia que parar de desenvolver.
  • Segundo, comece pelo começo. Exemplo: Cê ve um vídeo de um cara falando sobre RXJS. Aí cê pesquisa o que é RXJS e descobre que existe a programação funcional, o design orientado a eventos, observable e por fim design patterns (dava pra ir mais fundo). Por onde cê começa? Pelo RXJS! Assiste o vídeo (ou lê o texto) até onde cê entender. Quando chegar em um termo que cê não conhece, abre outra guia e lê sobre esse termo, depois volta pro anterior e assim vai indo (tem vezes que vai ter MUITO conteúdo pra aprender antes de entender um simples termo a fundo, como a lib RXJS).

Algo que fiz muito, no começo, e as vezes até hoje ainda faço quando é algo que eu tenho dificuldade de aprender, é abrir uma página no notion, colocar o termo técnico e escrever o que eu entendi dele. Depois vou lendo mais e mais sobre o assunto e volto naquela minha anotação e vejo se ainda está correta. Se sim, ótimo, to no caminho certo. Se não, ótimo, aprendi mais sobre isso e atualizo minhas anotações.

No final, depois que acho que entendi, costumo compartilhar minha ideia sobre o assunto com alguém pra que realmente julgue o que entendi e possamos construir e aprender mais em conjunto.

Esse exercício vale para coisas que eu tenho mais dificuldade. Para coisas mais simples coloco uma anotação em um arquivo de "dicionário" que tenho aqui há anos e me ajuda até hoje.

Ah, e só pra concluir. Mantenha as coisas simples!!! Toda vez que cê ver um termo em inglês que dê pra facilitar falando em português para ensinar quem tá começando, faça!! Assim você ajuda a comunidade de novos desenvolvedores e ter um início um pouco mais fácil que o seu.

1

Pô, muito obrigado pelo feeling, mano rslucena.
Gostei muito da dica, vou aplicar.

Na verdade você me deu uma ideia. Vou criar meu próprio app de dicionário de anotações de termos técnicos e vou pôr em prática a sua dica.

Vou manter as coisas simples sim. Pode deixar!

1
2
1

Videos do Akita normalmente não se entendem de primeira, rlx kkkkk
O que normalmente faço com aquilo que não entendo, se não for core do que preciso aprender no momento pego só uma definição basica pra poder seguir em frente. Pra essas coisas o chat GPT ajuda bem, uso tipo um dicionario só que mais rapido, depois vou estudar a fundo quando rola um tempo.
Pelo que acabei notando, conhecimento é em grande parte das vezes reaplicavel, quando vai voce for avançando outras coisas vão ficando mais faceis mesmo que nunca tenha visto na vida.

1

Exatamente, Txug0.
Não satisfeito em não ter entendido bem o vídeo, voltei e reassistir e já tive uma percepção melhor.
Uso demaaais o chat GPT e o Bard desta forma.

Consigo escrever algumas linhas de code que fazem muito sentido para mim. Tá maneirinho. Estou me saindo bem e estou animado com os os estudos.
Obrigado pelas considerações.

1

opa my friend,

vídeo dos Akita, Código Fonte, e mais alguns outros influencers de tecnologia são cheios de termos técnicos.
Acredito que pode sim existir uma maneira mais simples de explicar as coisas, como os vídeos do Gustavo Guanabara, que tem uma didática bem limpa de termos técnicos.

1

Verdade. Dá gosto de ver o sr Akita falando algo. Ele fala com propriedade porque sabe o que está falando e isso faz com que a gnt sempre volte a assistir seus vídeos.

Fora que não estamos na programação, pelo menos eu não, somente por interesse financeiro. Estou pq gosto do que faço e me sinto muito feliz.

1

Isso é qualquer área.

Quando se olha a quantidade de assuntos, parece algo imcompreensivel.

Todavia, com o estudo continuo e os anos passados, vamos encontrando padroes na medida que tudo vai ficando claro. Vamos avançando e escolhando os caminhos que seguiremos.

Por isso que é muito importante a questao de NÃO PULAR ETAPAS.

Começou e curtiu Java ? Continue por ela.
Foque em entender os conceitos, pois a maioria é tudo padrão entre as linguagens, mudando a forma de fazer em algumas só.

Ou seja, ao aprender bem POO em Java, saberá rapidamente fazer em Ruby, C++ e outras.

Assim, a tartaruga mostra que estava certa, de que do devagar se pode mesmo ir para bem longe!

1
1

Tive o mesmo problema que você especificamente nessa linguagem ( aprendi em 2008 ), muita das vezes eu acho que o Java bem no começo dava muita enfâse ao Orientação a Objetos ( o que pra um iniciante não faz diferença, pelo menos minha opinião ). Hoje as coisas são muito mais dinâmicas que ficar se prendendo ao termos. Encapsulamento, Composição, herança, delegação, via esses termos como iniciante e dizia: "Não tô entendendo nada".
Vou tentar dar uma breve explicação de como meu cerebro entendeu esses termos, eu fiz um KISS ( Keep it simple, stupid! ) no meu cerebro, tudo é Função, e visualizei todos esses termos como "funções que retornam algo", "funções que fazem algo", "funções de template", "funções que passam dados". Provavelmente vai vir alguém e comentar: "Ah mas isso são classes e não funções...". Se você está aprendendo Java eu suponho que tenha aprendido o básico de algoritmo, e em algoritmo geralmente se aprende funções. Na verdade ficou mais fácil de associar na minha mente, "função" do que "classe", por que na verdade tudo que um iniciante quer é codar e ver o resultado e aprender a modificar aquele código. Esses termos que são apresentados em POO confundem mais do que ajudam um iniciante.

Resumo:

    1. Classe: Uma função gigante com monte de função dentro.
    1. Objetos: Qualquer bosta dentro do Java
    1. Encapsulamento, Composição, herança, delegação: Termos designados para dizer que uma função passa algo pra outra, se esconde da outra e assim vai.

Sei que parece demente o que eu disse mas espero que tenha ajudado, nem que for um pouco.

1

Não, ajudou sim, mano thlima. Ajudou pra caramba.

Seu comentário é bem parecido com os dos outros que também contribuiram aqui.

De fato foi um network bem massa que aconteceu aqui. Cada ideia mais interessante que as outras.
Vlw mesmo.

1
1

Massa. Realmente faz muito sentido.

Tá acontecendo um network muito bom por aqui. Acaba que a cada comentário, seja o dev antigão ou novinho como eu, vejo que não estou sozinho nessa.

Programar realmente é desafiador. E dentre os muitos desafios, está o fato da necessidade estar sempre buscando atualização.

1

Não quero te assustar, mas trabalho com TI desde 1994, e ainda tenho que anotar termos para pesquisar depois :)

A dica é essa: anotar e depois pesquisar.

Com o passar do tempo — quando se tem mais experiência —, você deduz grande parte dos elementos novos pelo próprio contexto da conversa/leitura. Mas ainda assim é interessante anotar e pesquisar. Mesmo porque, nesta área, coisas novas surgem todos os dias.

1

Não se trata de assustar, mrpowers. O fato é que a verdade tem que ser dita mesmo. Na verdade o seu comentário me trouxe mais sossego por saber que se ocorre com vc que tem muito mais xp, pq não iria acontecer cmg?

Vlw.

1

É assim mesmo. Tudo que vale a pena é difícil, custa. É só não ficar desesperado.

Como diz o Pedro Sobral: "a confusão é o primeiro passo para o entendimento".

Você precisa continuar. Sabe quando você vai ler um livro e chega numa palavra que você não conhece? Ou quando uma pessoa fala algo que você não entende? Você tem duas opções: interromper a conversa -- com o livro ou com a pessoa -- e perguntar o que ela disse; ou, você pode esperar eles falarem mais pra ver se você entende alguma coisa. Acontece a mesma coisa com o estudo.

Estudar é ter um conversa com a disciplina

Se você interrompe seus estudos demais, pode acabar chegando num ponto de "Analisys paralisys": vai ter tanta informação pra você absorver, que você vai travar. Mas, se não interrompe na hora certa pode acabar perdendo o timing e não entender bem o conceito.

É um equilíbrio, como andar de bicicleta: pende mais para um dos lados, e toma um tombo. Mas você já viu alguém aprender a andar de bicicleta sem cair?

Então, continua tentando, que uma hora vai.

1

Real, mano.

Penso até que o depoimento do meu amigo seria isso que você falou.
Acho que ele quis dizer "não perder a linha de raciocínio" e seguir com a "conversa", porque aí a coisa acaba sendo explicada ali mesmo, nas entrelinhas da conversa.

Vlw pelo feeling massa.

1

Pesquise, e fique tranquilo, pessoas experientes tambem precisam pesquisar, ninguem sabe tudo. Ja conversei com muitas pessoas com + tempo de programacao que eu e certos termos eles nao conheciam, assim como tambem ouvia muitos termos e nao conheco e acabo perguntando, e ta tudo bem. Negocio é estar em movimento :)

1

Acho que todos aqui foram incriveis em cada fala interagindo com o teu relato, e isso é extremamente animador! eu sei exatamente como é pra vc começar com tudo isso no caminho.

Se tu precisar e quiser trocar ideia sobre o assunto, ou precisar de ajuda, eu me coloco a disposição.

pode entrar em contato comigo pelo LinkedIn:

https://www.linkedin.com/in/s7thiago

vai ser uma satisfação poder te ajudar a ter uma jornada de estudos mais direta.

OBS: ficou parecendo um marketing kkkkkk mas não é não. Meu primo tbm é iniciante e tá numa situação semelhante a tua. Costumamos combinar calls onde nos reunimos pra trocar ideia, eliminar dúvidas dele, e resolver alguns desafios.

Se quiser colar, será bem vindo!!!

1

tenho dois anos empregado na area e até hoje não compreendo 100 p cento do que estudo. é normal. quanto mais vc souber, mais vai ver que não sabe quase nada. a resposta é simples, não entendeu o termo, para, pesquisa, ENTENDE e volta. O que vc nao pode fazer é cometer o erro de todo iniciante que acha que postar um certificado por dia no linkedin faz dele programador, pelo contrario, significa que ele só passa pelo conteúdo e não absorve nada. parece redundante, mas vc so vai aprender a programar, programando.

1

Acredito no Princípio de Pareto, realmente existe uma montanha de coisas a ser estudadas, porém usamos uma quantidade bem menor desta informação.

Antes de mexer com programação trabalhava na area de Telecom. e dependiamos muito de conhecimento técnico em determinado equipamento como OLT,RouterBoard, AcessPoin etc. Todos tinham uma maneira completamente diferente de trabalhar, porém os fundamentos eram os mesmo. Diria para focar nisso: FUNDAMENTOS.

Como outro estudante, devo dizer que se deseja adquirir o conhecimento de um curso superior, leve o tempo necessário para isso. Muitas pessoas são apressadas, leem, testam alguma coisa e em seguida, o que estudou cai no limbo do esquecimento. Vá com calma!
É ótimo que haja uma metodologia de estudo. Estude, Pratique e Revise. Repita.

De resto tenha projetos ou ideias e tire do papel. As coisas geralmente só fazem sentido quando precisamos usá-las. Espero ter ajudado.

1

Não se aprende programação em três meses, se te venderam isso, é golpe.

Volte ao parágrafo anterior e leia novamente, quantas vezes for preciso.

Feito isso, podemos conversar. Uma vez que não se aprende programação em três meses, todas essas siglas e tecnologias farão sentido no momento certo. Segura a ansiedade.

Foque seu objetivo (dados? desenvolvimento? mobile?), comece pela linguagem de programação, aos poucos você precisará de conceitos mais avançados de ciência da computação, para que as coisas façam sentido (como um computador guarda uma variavel? o que é uma linguagem compilada?).

Depois disso, as siglas vão se desenrolando naturalmente. Quem aprende Java, vai acabar aprendendo Maven; quem aprende JS vai acabar aprendendo Node; quem aprende Python vai acabar aprendendo Pandas.

CI/CD? Dev Ops? Solid? Tá tudo na esteira. No momento certo você vai precisar adquirir esse conhecimento. É como um carro que pede marcha.

É um movimento natural.

Mas nao é rapido. Ninguem vira programador em três meses. Nem senior em três anos.

1

Meu amigo, tenho certeza que com a prática esses termos se tornarão triviais.

Também estou estudando, e tem uma coisa que me ajuda muito com esses termos: eu consumo muito conteúdo relacionado a área. Desde livros a vídeos no youtube e tutoriais.
O que vai te diferenciar dos outros é a sua entrega.

Na sala de aula o pessoal diz que sou inteligente, minha esposa diz que sou inteligente, mas na verdade eu estudo todos os dias e isso me deixa confortavél para resolver qualquer problema.

Eu era sushiman, quando comecei na área não sabia metade dos nomes, hoje em dia conheço quase todos e os que não conheço são de facíl entedimento porque eles tem a mesma BASE.

Base é tudo. Foque na base, este é o melhor conselho que já me deram.

Pra cima. Tudo nosso e nada deles.

1

Iaí Luciano, tudo bem?

Talvez eu seja um caso bem legal pra te passar um pouco da experiência!

Sou do ramo de vendas. Trabalho desde os 8 anos, e desde os 18 sou representante comercial. Tive contato com html, php e outras coisas lá pelos 12/13 anos, hoje tenho 27.
Confesso que não lembro mais de nada. Sempre fiquei remoendo na minha cabeça que era com o que eu era bom, mas pelas situações da vida precisei ganhar dinheiro logo para me sustentar.
A somente 2 meses eu decidi voltar a estudar, e estudar programação, matar aquela vontade que estava martelando. Estou estudando por conta própria, de domingo a domingo. Realmente muito empenhado, mas imagina como é difícil, saindo totalmente do meu ramo pra estudar programação.
Comecei sem entender simplesmente nada! Passava de 2 dias na mesma aula, ou artigo, ou texto, lendo e relendo tentando entender. Me senti como você nos relatou!
No meu caso, a metodologia que estou colocando em prática é bem simples:

  • Anoto os conceitos a mão, sem fotos, sem prints, sem salvar textos. Anoto na boa e velha caneta, estudo até entender um termo ou algo da linguagem e escrevo sintetizado a meu modo. Obviamente eu acabo esquecendo no decorrer dos estudos e quando necessito, volto, releio e entendo facilmente, pois foi eu quem fez a síntese.
  • Anoto todos os termos que não entendi, pesquiso todos e reassisto, ou releio o que estava estudando, vai ficando mais claro e as peças vão se encaixando.
  • Pega exercícios para pôr em prático o conhecimento e as vezes fico dias quebrando a cabeça. Não copio código de jeito nenhum, busco métodos, estudo classes e vou tentando implementar. Eventualmente não consigo e aí busco a forma correta de fazer, e nesses casos, eu tento refazer sem olhar, somente tentando lembrar a "ideia" da solução.
  • O último, aprendi nos vídeos do Filipe até, vou lendo coisas, e assistindo vídeos o máximo possível, mesmo que não absorvo na hora, em algum momento vai se encaixando as peças.

Gostaria de dizer que é extremamente gratificante gastar tempo em algo que você gosta!

Lembrando que nem de longe esse é o melhor método de estudo, preferiria fazer um curso superior, mas preferi começar como posso ao invés de procrastinar!

Enfim, espero que meu relato possa lhe confortar, de forma que você saiba que isso é normal e com o tempo melhora.