Cara, vou te falar por experiência própria.
Sou advogado por formação e, por isso, provavelmente vou falar alguma bobagem que alguém da área de tech/dev não vai concordar mas, funcionou pra mim.
Há mais ou menos 4 anos, por conta de uma necessidade do nosso escritório, decidi aprender a programar para desenvolver um sistema que fosse nos dar uma inteligência de mercado mais atualizada e, na época, não havia algo específico no mercado.
Comecei por python, assistindo os vídeos do Guanabara e lembro muito bem que, por exemplo, o conceito de laços de repetição (for e while) não entravam na minha cabeça de jeito nenhum. Demorei muito até consegui entender coisas MUITO básicas sobre lógica principalmente.
Em resumo, tomei gosto pela área, meu sistema foi crescendo e tive que começar a aprender sobre APIs, Linux, Cloud, Banco de Dados, Infraestrutura, Conteiners, Filas, Redes, etc. Hoje, transformei esse sistema em um SaaS e toco o barco praticamente sozinho. Todos os dias preciso aprender algo novo.
O que eu mais recomendo para todo mundo é, APRENDA A USAR O GOOGLE/CHATGPT. Tem um vídeo que já postaram aqui em que o Lucas Montano fala examente isso. Em muitos momentos eu empacava por não saber nem como fazer uma pesquisa para resolver um problema ou aprender um conceito e, pelo menos pra mim, isso se aprende somente praticando.
Na minha visão, aprender a programar não é um aprendizado linear e, sinceramente, acredito que muita gente desiste por acreditar que vai aprender somente seguindo um roadmap.
Bote a mão na massa e, quando se deparar com algum conceito que não entendeu, fuce a internet até achar alguém que consiga explicar "like i'm five".