Iaí Luciano, tudo bem?
Talvez eu seja um caso bem legal pra te passar um pouco da experiência!
Sou do ramo de vendas. Trabalho desde os 8 anos, e desde os 18 sou representante comercial. Tive contato com html, php e outras coisas lá pelos 12/13 anos, hoje tenho 27.
Confesso que não lembro mais de nada. Sempre fiquei remoendo na minha cabeça que era com o que eu era bom, mas pelas situações da vida precisei ganhar dinheiro logo para me sustentar.
A somente 2 meses eu decidi voltar a estudar, e estudar programação, matar aquela vontade que estava martelando. Estou estudando por conta própria, de domingo a domingo. Realmente muito empenhado, mas imagina como é difícil, saindo totalmente do meu ramo pra estudar programação.
Comecei sem entender simplesmente nada! Passava de 2 dias na mesma aula, ou artigo, ou texto, lendo e relendo tentando entender. Me senti como você nos relatou!
No meu caso, a metodologia que estou colocando em prática é bem simples:
- Anoto os conceitos a mão, sem fotos, sem prints, sem salvar textos. Anoto na boa e velha caneta, estudo até entender um termo ou algo da linguagem e escrevo sintetizado a meu modo. Obviamente eu acabo esquecendo no decorrer dos estudos e quando necessito, volto, releio e entendo facilmente, pois foi eu quem fez a síntese.
- Anoto todos os termos que não entendi, pesquiso todos e reassisto, ou releio o que estava estudando, vai ficando mais claro e as peças vão se encaixando.
- Pega exercícios para pôr em prático o conhecimento e as vezes fico dias quebrando a cabeça. Não copio código de jeito nenhum, busco métodos, estudo classes e vou tentando implementar. Eventualmente não consigo e aí busco a forma correta de fazer, e nesses casos, eu tento refazer sem olhar, somente tentando lembrar a "ideia" da solução.
- O último, aprendi nos vídeos do Filipe até, vou lendo coisas, e assistindo vídeos o máximo possível, mesmo que não absorvo na hora, em algum momento vai se encaixando as peças.
Gostaria de dizer que é extremamente gratificante gastar tempo em algo que você gosta!
Lembrando que nem de longe esse é o melhor método de estudo, preferiria fazer um curso superior, mas preferi começar como posso ao invés de procrastinar!
Enfim, espero que meu relato possa lhe confortar, de forma que você saiba que isso é normal e com o tempo melhora.