Sem ditar regras, apenas descreva como foi a sua jornada na programação
Cada um tem uma história, mas eu estou cansado de ver apenas os prodígios que em 1 ano já tem canal no Youtube e ganham milhões com programação antes dos 17 anos de idade.
O que eu quero aqui é história de sangue e sofrimento real. Pessoas que não tinham nenhum poder especial, dinheiro, herança, nem padrinho e seguem na programação mesmo depois de 5, 10, 20 anos.
Não importa se você tem vontade de se jogar de um prédio, se toma remédios de depressão e fica se lamentando por ter seguido o fatídico caminho do "sonho de ser programador", tentando ser o primo rico da sua família que não passa de um 30tão gordo e barbudo. Basta você pagar suas contas e ganhar a vida basicamente com programação e ser meio velho nessa parada que eu quero ouvir sua história.
Só que não venha com textão igual ao que eu escrevi até aqui. Só coloca os tópicos principais que te levaram até o lugar que você está hoje. A mulecada que está chegando hoje precisa ter referência de quem faz de verdade e não apenas do verdedor de curso pra se inspirar.
Minha breve história
- Comecei a estudar informática com 11 anos de idade
- Aos 13 fui trabalhar numa loja de informática pra formatar computador (primeiro emprego)
- Aos 16 me formei no ensino médio e pensei que ia entrar pra faculdade e virar o Bill Gates, já tinha até plano de largar os estudos no meio pra abrir um negócio.
- 17 anos, não tinha dinheiro nem pra comprar comida, fui trabalhar em restaurantes e dar aulas de inglês
- 18 anos, fui vender Herbalife e acumulei minha primeira dívida impagável
- Precisei empreender porque eu fiquei muito tempo sem mexer com informática e ninguém me queria
- 21 anos, reencontrei um amigo que trabalhou comigo no meu primeiro emprego. Ele me convidou pra ser técnico de informática na empresa onde ele atuava. Aceitei.
- Essa empresa tinha um setor de desenvolvimento. Fazia jornada dupla para entregar meu serviço e ainda ficava horas enchendo o saco dos programadores para eles me darem script de SQL para escrever.
- 23 anos, troquei horas extras por um curso de programação em Java que a empresa pagaria para mim.
- Preguiçoso que sou, fiz uma automação em Java que diminuia meu tempo de trabalho como técnico de informática porque eu queria focar no estudo de programação. Meu trabalho que levava 7 dias, eu consegui entregar em 2 horas.
- A empresa gostou e permitiu que eu ficasse meio período com o time de desenvolvimento para aprender mais.
- 25 anos, a empresa faliu. Voltei a empreender. Assumi os clientes desamparados da empresa que eu trabalhava. Passei e dar manutenção no sistema abandonado.
- Desenvolvi meu próprio sistema para substituir o antigo. Nesse momento, eu mudo de Java para PHP.
- 26 anos, conheci Laravel e VueJs. Me aprofundei nessa stack e desenvolvi mais 3 sistemas próprios.
- Perdi meus clientes porque não entreguei nada do que prometi (romantizei a parada e só me lasquei).
- 33 anos, minha empresa não sobrevive à quarentena do Covid. Meus clientes fecharam as portas e eu também.
- Aos 34, volto para o mercado de trabalho e no meu primeiro emprego contratado (CLT) como programador, entro como Programador Full Stack Pleno.
- Em menos de 1 ano tenho 3 promoções. Já me consideram Sênior.
- Me aprofundei em Inteligência Artificial com formação em Ciência de Dados.
- Atualmente, estou fazendo duas faculdades em paralelo (1 bolsa paga pela empresa e outra do meu bolso).
- Recupero clientes. Desenvolvo 2 novos sistemas e estou estruturando um novo negócio, trazendo toda a bagagem que aprendi (acertos e muitos erros) e melhorando o novo produto
- Hoje, aos 35 anos, continuo trabalhando com PHP, mas agora mais focado em React e especialista em otimização de SEO. Atuo em mais de 15 projetos paralelos para garantir o crescimento da empresa com o menor custo de marketing. Sou considerado exemplo dentro da empresa e me torno Evangelista levando a cultura de Growth para o restante da empresa.
Tecnologias atemporais que atuo até hoje: PHP, Laravel, VueJs, React, Angular, SQL. Para Data Science eu uso Python e um pouquinho de GO. Continuo estudando muito, mas ainda não utilizei pra nada Teste Unitário, Ferramentas de Debug, Ferramentas de documentação (ninguém lê). Fora tecnologia, saber ler e escutar inglês me ajuda demais.
Coisas que eu só enrolo: CSS (e não conheço ninguém que domina essa parada), documentação e comentário em código, SQL (me viro engano bem). Demoro demais pra aprender coisa nova, compenso estudando de madrugada e final de semana à base de energético e muito choro.
Melhor aprendizado que eu tive: não importa a tarefa, JAMAIS entregue tudo na velocidade da luz. Saiba enrolar e gerar valor na sua entrega. Aprenda a vender o seu serviço e a falar a língua do seu cliente (seja usuário, chefe, gerente ou qualquer pessoa que te paga): faça ele querer você mostrando que você dá lucro para o negócio.