Executando verificação de segurança...
4

Minha história

  • Com 11-13 anos, começo a jogar Minecraft depois de assistir alguns youtubers em ascenção na época (TazerCraft, Viniccius13).
  • Com 13 anos, me interessei bastante com os servidores multiplayer e descobri que era possível configurar um mexendo em arquivos de configuração (não fazia ideia do que era Java)
  • Com 14-15 anos, entrei no ensino médio com curso técnico de informática integrado. Nesse ponto, eu zerei a nota de todas as provas de lógica de programação exceto a primeira. Consegui passar através das provas de recuperações bimestrais.
  • Com 16 anos, estava extremamente feliz por estar aprendendo Java, pois tinha conseguido aprender a fazer ArrayList de objetos, enquanto o objetivo da avaliação era a implementação de ArrayList de strings
  • Com 17 anos fiz um TCC, sem saber o que era API, sobre um sistema para controle de indústria textil junto de um protótipo de marketplace. Ele foi desenvolvido em javascript com bootstrap, e integrado com PHP no maior estilo Go Horse.
  • Com 18 anos, fui contratado por um órgão público municipal como cargo em comissão (CC), para trabalhar como full-stack. (AngularJS e Groovy/Grails). Até então não tinha contato com nenhum framework web nem API, então sofri bastante pois tinha que manter o projeto (em estágio de adoção inicial) sozinho. Foi aí que senti um click na minha cabeça, e comecei a entender melhor todos esses conceitos.
  • Aos 19 anos, ampliei meu conhecimento sobre sistema e regras de negócio, e implementei uma ferramenta de observabilidade (APM) no back-end (Glowroot), que me possibilitou ver e otimizar boa parte das queries do BD (Postgres) que já não acompanhavam o crescimento do sistema.
  • Aos 20 anos, ao saber do fim do suporte do AngularJS, convenci o gestor a refazer o sistema em VueJs, por terem similaridades na implementação, e assim foi feito.
  • Entre os 20 e 21 recebi 2 promoções, onde na 2° vez fui demitido do CC e recontratado como terceirizado CLT, como analista pleno.
  • Atualmente, aos 21 anos. Por ter a maior experiência na equipe, acabei pegando mais responsabilidades. Venho aplicando os conceitos ágeis (quadros kanban, sprint, daily) e melhorando os processos de desenvolvimento com fluxos no github, linter no front-end. Mais recentemente, venho estudando sobre testes automatizados com o objetivo de cobrir boa parte do front-end ainda este ano.
Carregando publicação patrocinada...
1

Jornada pesada! O que me chama atenção foi a forma como você assumiu algumas responsabilidades mesmo sem ter muito conhecimento nas tecnologias. Com certeza, essas "aventuras" foram as que te trouxeram as melhores experiências de carreiras (me corrija se eu estiver errado), mas o que mais me intriga: como você fez para superar a curva de aprendizado, tentativas x erros x acertos, como se mantinha entregando enquanto estudava/aprendia?

2

Na entrevista para a vaga, deixei claro que estava à disposição pra aprender, independente do salário. Para quem ficou parado quase 1 ano na pandemia, "o que vier é lucro". De fato, tive um burnout tentando aprender tudo isso de uma vez e entregar ao mesmo tempo. Depois de superar essa fase eu foquei em entender a base de código existente, e fui aprendendo enquanto tentava mexer no código para entregar funcionalidades.

Fazia vários deploys com erros bobos de lógica e de atenção. A cada tentativa fui aprendendo a analisar o código com mais calma. Como o AngularJS usado não era compilado, ainda realizava algumas alterações rápidas em produção. Com isso, ganhei cada vez mais coragem para explorar o código e tentar coisas novas. Essa mesma coragem me ajudou a trabalhar mesmo sob pressão.