Executando verificação de segurança...
10

O vim é tão magico assim?

Tenho usado o vim recente para tentar sair da zona de conforto e me forcar usar um editor de codigo puro e chato de aprender, mas também estou começando no mundo da programação e não sei se é o melhor editor para começar a programar, porque quando eu estava usando o vscode era mais pratico escrever os códigos e também tem várias funcionalidades que ajudam se você é iniciante, e eu queria saber da galera que já ta na área, se o vim é mais pra galera "old shool" mesmo ou se é uma ferramenta que pode muito agilizar o trabalho.

obs:estou iniciando na programação e estou estudando python atualmente
Todo mundo que for de python, mandem emoji de cobrinha ai kkkk. E me seguem lá no github: https://github.com/ZxHenriqueZx, e coloquem o git de vocês pra mim da uma olhada nos projetos de vocês !!!!

Carregando publicação patrocinada...
8

Fala meu mano, eu sou o Thayto!

VOCÊ DEVERIA VER ESSE VÍDEO SE QUISER APRENDER VIM EM 2023 E NÃO SABE COMO!

Uso VIM/Neovim desde Dezembro/2022, desde então me apaixonei muito pelo editor, tanto pelos movimentos, quanto pela velocidade, performance e precisão na hora de desenvolver qualquer aplicação. Me apaixonei tanto que comecei a produzir conteúdo sobre VIM pra trazer mais gente pra esse universo lindo e maravilhoso que ele é!

As pessoas problematizam muito ele, falam que é muito difícil, falam que não é necessário, mas a realidade é que ele é uma IDE completa que você pode customizar da maneira que desejar.

FUN FACT: ele consome em média entre 20mb à 100mb de memória RAM. Diferentemente daquela OutraIDE (VSCode) que consome no mínimo 400mb e vaí até o infinito KKKKK.

Antigamente tinham poucos plugins e ele não era tão ágil como nos dias de hoje. Mas isso mudou com a chegada no Neovim que é o VIM escrito com a linguagem Lua o que tornou ele muuuuuito mais rápido e também possíbilitou a criação de inúmeros plugins que facilitam d+ a vida quando estamos desenvolvendo.

Tinha falado sobre que eu crio conteúdos, mas acabei me esquecendo de colocar os links:

Aqui abaixo estão algumas das configurações mais utilizadas pelos usuários de Neovim (a maior parte do pessoal, como eu, não quer perder muito tempo configurando):

Tenho um vídeo no meu canal ensinando como instalar o Neovim no Windows: Link

Meus links:

TMJ MEU MANO! USEM VIM!

1
1

Sua resposta criou uma faísca para aprender o neovim hahahahah.
Ainda mais quando falou do consumo de memória ram, algo que já tive problemas com o VSCode.

1

salve, pode deixar que vou confererir esses conteudos, estarei migrando para neovim e seu material será de grande ajuda, valeu pela ajuda!!

4

Eu não diria 'mágico'. Eu tenho usado o Vim nos ultimos dois meses (antes eu usava o vscode) e conclui que ele é apenas um editor e uma ferramenta como qualquer outro editor. Vou levantar alguns pontos:

Prós:

  • O modo de navegação do VIM (usando as teclas H,J,K,L) é bem confortável depois que nos acustumamos com ela.
  • O editor é bem leve e roda direto pelo terminal. Muito util se você tem uma máquina com pouca memória
  • Tem muitos plugins e uma comunidade bastante ativa, então é dificil você não encontrar uma solução para algun problema de configuração
  • É otimo para abrir arquivos de texto muito grandes.

Contras:

  • A curva de aprendizagem. Você vai perder um tempo pra aprender tudo o que você conseguia fazer em outro editor, como por exemplo buscar uma palavra em um arquivo, usar cursor multiplo e etc.
  • O lance da velocidade eu acho relativo. Eu passo mais tempo pensando do que de fato escrevendo código, então não notei tanto ganho.
  • Se por um lado temos bastante plugins, por outro a configuração deles as vezes da uma dor de cabeça (se você quiser autocomplete e outras funcionalidades mais avançadas). Alguns plugins podem também ser abandonados ou ter pouca manutenção. Também vai ser preciso plugins para fazer coisas simples, como uma arvore de arquivos para você navegar, autocomplete e outras coisas que outros nvagadores já possuem de forma nativa.
  • Se adicionarmos muitos plugins, o consumo de memória e a velocidade de inicialização do VIM tambem aumentam.

Em suma, pode ser legal dar uma olhada no VIM para conhecer o editor e entender como ele funciona, PORÉM, como você é iniciante, talvez seja mais interessante aplicar o tempo que você usaria para aprende-lo em outra atividade. Você vai consumir muito tempo configurando ele para ter as mesmas funcionalidades que o vscode já te entrega nativamente ou atraves de um click com a instalação de uma extensão. Foque nos assuntos mais importantes como estruturas de dados, algoritmos e etc e deixe o VIM para ver no futuro.

Há sou programador Python hahah Ta aqui meu perfil caso queira dar uma olhada: https://github.com/mstuttgart

1

Realmente é só um editor , umas das coisas que mais gostei nele foi a simplicidade, não é tipo o vscode que é cheio de coisas, que acaba deixando tudo meio poluído, e é bem prático mesmo, tenho usado o tmux também, que acaba deixando o ambiente vem prático também

3

Uso Vim há dois anos e depois que você pega a memória muscular das hotkeys é quase impossível esquecer e eu, pessoalmente, achei um caminho sem volta. Hoje uso os comandos vim pra tudo que é possível, desde o Obsidian pra organização de rotina e ideias até o DBeaver pra criação de consultas SQL. Pra quem quer aprender, o VSCode tem uma combinação de extensões que eu acho batata:

A extensão que coloca o VSCode pra utilizar as hotkeys
Name: Vim
Id: vscodevim.vim
Description: Vim emulation for Visual Studio Code
Version: 1.25.2
Publisher: vscodevim
VS Marketplace Link: https://marketplace.visualstudio.com/items?itemName=vscodevim.vim

E a extensão Learn Vim que é um "tutorial" dentro do próprio VSCode que te ensina a como navegar MUITO bem dentro dos arquivos utilizando os comandos VIM:
Name: Learn Vim
Id: vintharas.learn-vim
Description: Learn Vim right within your favorite editor
Version: 0.0.28
Publisher: vintharas
VS Marketplace Link: https://marketplace.visualstudio.com/items?itemName=vintharas.learn-vim

Depois que você aprender isso tudo, talvez fique confortável em usar apenas essa combinação VSCode + Vim, por que os servidores de linguagem já vêm configurados, etc. Caso queira uma experiência completa, eu sugiro o NeoVim, que é tipo um VIM sob anabolisantes:
https://neovim.io/

A configuração do neovim não é tão complexa e existem .vimrc prontos que fazendo o NeoVim virar tipo uma IDE mesmo.

Enfim, como dito antes, o VIM é só uma ferramenta, mas com certeza é uma ferramenta que vale a pena aprender

1

Tem o próprio vim tutor, eu aprendi alguns comandos por lá mesmo, e a combinação de vscode+vim pode ser interessante, vou testar depois.
O neovim eu ainda não dei uma aprofundada mas vou pegar um dia pra tentar configurar ele, porque recentemente eu instalei o tema gruvbox no meu vim, e quando baixei o neovim eu pensei que a mesma configuração do vim ia para o neovim, sim eu tive essa esperança, mas vou ver isso depois, vou focar no aprendizado da linguagem agora, mas valeu pela contribuição Sigolirous!!.

2

O Vim é um editor muito poderoso, porém - na minha opinião - difícil de dominar. Confesso que nunca investi muito tempo nele, só sei o básico (sei sair dele, por exemplo :-D). Mas já vi gente fazendo malabarismos incríveis com ele.

O Vim é tão complexo que existe até um site de perguntas/respostas (estilo Stack Overflow), dedicado somente a ele. Sem contar os inúmeros livros.

Pra mim, a curva de aprendizado não me motivou a me aprofundar nele. Somente o básico me atende nas vezes em que preciso usar, mas para o dia-a-dia acabei escolhendo outros editores.

No fim, editor de texto é mais uma das muitas ferramentas que usamos. O que eu recomendo é testar vários até achar um que vc goste e se sinta produtivo.

1

Sim mas só de pensar em todos esses editores que existem eu fico maluco, mas o vim tem me agradado recentemente, mas uma coisa que eu gostava no vscode é que ele meio que explicava algumas funções, classes e métodos que eu desconheço como que funciona, e pra mim que sou iniciante isso é muito importante

2

Aí que começam as diferenças entre editor e IDE.

O VS Code é uma IDE (Integrated Development Environment - Ambiente de Desenvolvimento Integrado), que te dá muito mais recursos do que um simples editor. Embora hoje a linha tenha ficado um pouco mais tênue, já que muitos editores podem ser configurados com plugins e passam a ter recursos de uma IDE (uns são mais fáceis de fazer isso, outros nem tanto).

Então depende do que vc precisa. Se quer algo que já venha pronto, e não quer gastar tempo aprendendo e configurando outro, então esqueça o Vim por enquanto.

Eu acho legal pelo menos testar e gastar um tempo com algumas opções. Não precisa testar tudo, até porque é impossível, hoje tem opções demais e é preciso saber quando parar. Mas testar alguns pode te dar uns insights, mesmo que vc não mude no final.

Quanto a "explicar funções", bem, documentação está aí pra isso. Entendo que é conveniente ter isso integrado ao editor, mas nem sempre isso é tão fundamental assim (depende de cada caso, como sempre).

1

valeu, deu uma bela esclarecida, qualquer coisa eu tenho os dois instalados para usar, isso é tudo uma questão "coméstica" né, o importante agora é estudar a linguagem e os coceitos básicos da programação.

1

O VIM tem esse recurso também (configurando o plugin de lsp), porem vai demandar um tempo configurando (e configurando erros que podem, aparecer). Eu conclui que o VIM é otimo quando você não precisa simular uma IDE com ele (autocomplete, referências de metodos e etc). Se você precisa de todos esses recursos, talvez seja legal ir de vscode mesmo.

1

vou ver se eu consigo baixar isso, valeu mstuttgart pela contribuição, dei uma olhada no seu git, e bem legal seus projetos, não entendi muito bem mas daqui a pouco estou contribuindo lá.

2

Eu mudei totalmente do VS Code para o Vim há mais ou menos um mês, não me arrependo nem um pouco. O que realmente é verdade é que para um iniciante configurar o vim ou nvim é praticamente impossível chegar a um editor próximo do VSCode. É por isso que existem as distros vim e nvim. Essas distros são parecidas com os conceitos das distros Linux, no final são o mesmo editor mas com configurações completas e prontas, o que facilita muito.

Particularmente a distro nvim que eu mais gostei é o Astrovim, que tem configurações de hotkeys, temas e outras coisas que me facilitaram muito na migração para o vim. Vale ressaltar aqui que hoje é muito comum as pessoas se referirem a vim para o que na verdade é nvim, que é o meu caso aqui. O nvim dá muitas vantagens na hora de configurar além de mais performance pois de umas versões para cá começou a aceitar plugins e configurações em lua. Basicamente é isso, mas se pesquisar mais sobre achará muito mais sobre as vantagens do nvim para o vim.

Meu astronvim

Se quiser eu posso fazer um outro comentário ou um post sobre como configurar o Astronvim para várias features que temos no VSCode, não é tão difícil quanto dizem, a única barreira é entender como tudo funciona, mas depois tudo vai ficando mais fácil.

1
1
1

Não se preocupe, deixa que eu quebre a cabeça com isso, mas interresante essas distros de nvim, acho que vou acabar migrando do vim para nvim mesmo, vou tentar tirar um dia para configurar ele todo.

1

Eu gosto muito, me sinto uno com o teclado e com o computador quando estou digitando. Tem anos que uso e ainda aprendo motions novos que me deixam cada vez mais eficiente. Não consigo digitar sem, e uso uma extensão chamada "Vimium" no browser pra navegar nas páginas com teclas similares às que uso pra navegar em código.

Pra aprender os motions, sempre é uma opção usar a extensão de Vim no VS Code.

Na hora de mudar pra um Vim "de verdade" rodando só no terminal, o melhor seria usar o Neovim, sendo que o Lunarvim também parece ser uma boa opção, dado que já vem configurado com plugins e tal, mas configurar plugins também é um aprendizado útil e em última instância necessário com esses editores.

1

Não tem mágica. É uma ferramente como qualquer outra. Uso Neovim há pouco mais de um ano e sinto que faço tudo muito mais rápido que as pessoas do meu trabalho atual que usam inteliJ ou VS Code, mas isso não quer dizer nada. Se escreve rápido ou não, não faz diferença no final do dia.

O que eu sinto que fez a diferença foi na postura. Comprei um teclado split e quase não uso o mouse graças ao Neovim. Isso zerou as dores que eu tinha nas costas e mãos. Tenho escoliose e ficar apoiando o braço direito não estava ajudando nada.

Da parte técnica, se for montar sua própria config de Vim/Neovim, vai começar e entender melhor como LSP e Linters funcionam, vai começar a se aproximar mais do shell e aprender alguns comandos utéis, basicamente uma coisa puxa a outra. Ao meu ver vale a pena pelo menos tentar por alguns meses.

1

Salve, beleza?

Comecei a aprender sobre VIM no começo de 2020, passei uns 6 meses usando só ele.

Depois de um tempo desanimei e voltei para o VSCode (mas hoje em dia uso a extensão dele no VSCode por conta dos atalhos).

Para mim, a melhor funcionalidade do VIM são os atalhos, mas eu não tenho paciência para ficar escovando bit para configurar 5.000.000 de plugins para replicar o que o VSCode já faz por padrão.

VSCode é um pouco mais lento, mas funciona legal tb.

1
1

Você gosta de trocar mouse por teclado? voce possui uma maquina fraca? vc realmente acha o conceito interessante e util para seu meio de trabalho?

ai sim, vale a pena

se nao, não...

o vim foi desenvolvido para atender as necessidades dos devs na epoca dele, nao na nossa, afinal, qualquer modernidade é um plugin.

1

se o vim é mais pra galera "old shool" mesmo ou se é uma ferramenta que pode muito agilizar o trabalho.

Não é mágico, é uma ferramenta com uma curva de aprendizado inicial maior. Se vale a pena depende de vc, teste por alguns dias, se der vontade de continuar siga em frente, se acha mais confortável no vscode e o foco é programar, volte pro vscode.

Atualmente uso o Lunarvim, mas já usei bastante (por mais de 1 ano) vscode, jetbrains (varios), xcode e fora as antigonas (eclipse, netbeans, visual studio, etc), uso hoje o lunarvim pois é o que menos me atrapalha e me sinto mais confortável, mas vivo usando vscode (para jupyter) e pycharm (para alguns tipos de refatoração e debug) quando necessário, agora estou nessa a mais de 20 anos, então não foi nada que aprendi do dia para a noite.

1

Eu uso bastante ele para abrir código e debugar servidor ao vivo. Além de hotfixes.

Desenvolvendo local, de todos que eu usei, acabei preferindo o VSCode. Mas sim, mesmo eu não sendo usuário assíduo do VIM, consigo te afirmar: ele é mágico sim.

Eu que sou ruim pra descobrir se essa é a sua carta kkkkkkk.

1

Eu gosto muito do NeoVim e uso ele no meu dia a dia. Já escrevi alguns posts sobre o ele aqui, acho que vc pode curtir. Seguem algumas fotos do meu ambiente:

neovim

Aqui eu coloquei um monte de coisa misturada só para mostrar o que eu consigo fazer pelo meu terminal. Eu tenho um client HTTP tipo insomnia, Google tradutor, integração com IA para busca de comandos, client SQL entre outras coisas : )

neovim

Nesse repositório ficam minhas configurações e caso vc queira, também pode textar o meu neovim dentro de um container docker com esse comando:

docker run -w /root -it --rm alpine:edge sh -uelic '
    apk add git nodejs neovim ripgrep alpine-sdk --update
    git clone https://github.com/NathanFirmo/dotfiles          
    cp -r dotfiles/.config .config
    git clone --depth 1 https://github.com/wbthomason/packer.nvim .local/share/nvim/site/pack/packer/start/packer.nvim
    nvim --headless -c "autocmd User PackerComplete quitall" -c "PackerSync"
    nvim
'
1

Ele dá um pouco de trabalho aprender mas é recompensador. É altamente personalizável, como usar Arch Linux. No vim, eu já criei as minhas próprias configurações, depois passei para o neovim, depois o neovim usando lua e hoje estou usando uma distribuição chamada lunarvim como base que já vem pré configurada e com alguns plugins como lsp e treesiter para ajudar no auto complete de códigos. segue o meu dotfiles se quiser dar uma olhada.

1

Eu usei o Neovim por 1 mês, foi muito de boa. Mas se quer um editor complexo e desafiador, busque o EMACS!

Emacs é realmente como dizem: Um ótimo sistema operacional, mas um pessimo editor de textos.

Emacs te dá uma liberdade criativa sem comparação! Eu tenho um problema de atenção e foco, e o VSCODE com toda sua frescura não me prende(aqui é uma questão psicologica mesmo, eu acho...) e com Neovim minha produtividade foi bem alta. Com Emacs demorei um mês pra dominar o básicão, e amigos, Emacs é o Deus dos editores! Ele não é nada além de um editor de textos, até você transforma-lo em qualquer coisa, ou em tudo, depende apenas de você.

Editar, Codar, ler seus emails, até jogar! Programa Cobol? tem, Programa Assembly? tem, Programa C/C++,Java, Python.... tudo tem, e se não tiver, basta aprender Emacs Lisp e criar o que quiser...

Minha produtividade e atenção melhoraram muito com Emacs.

Minha dica é NÃO USE EMACS DOOM se você é iniciante! Pelo menos pra mim, foi mais facil usar o Emacs normal e tradicional mesmo, DOOM Emacs te confude se você é iniciante e se a intenção é ser facil, DOOM Emacs só é facil pra quem já domina, ter que ler a documentação e ficar traduzindo os codigos Emacs(C-x) para os usados pelo DOOM, infelizmente te faz não aprender nada!

Ah! e tenha paciência ao estudar a documentação kkkk ler aqueles códigos(C-x alguma coisa) é realmente muito frustrante, mas com uso fica bem facil :)

1

Vale a pena aprender vim pois haverá momentos em que vc pode ter que trabalhar pelo terminal (ex.: quando estiver acessando uma instância EC2, ou conectando a um host por ssh).

Fora isso, jamais substituiria minha IDE por vim. Uma IDE vai sim te dar muitos mais benefícios no fim das contas. Uma boa IDE vai te ajudar a debugar e testar seu código melhor. Vai te ajudar a navegar pelo código e pelos diversos arquivos da sua aplicação. Vai trazer pronto, coisas que levariam um bom tempo para serem configuradas "na mão". Além de que existem inúmeras extensões que te auxiliam com o desenvolvimento.

Novamente, vale a pena aprender vim para momentos específicos, não para usar constantemente.

1

É tipo expressão regulares.
Não usa palavras e não usa sequer mnemônicos.
Usa símbolos, caracteres e atalhos (qi!$#+-qw/) então é difícil de decorar, difícil de lembrar e fácil de esquecer.
A única maneira de se manter é pelo aprendizado por reforço, ou seja, tem que usar a ferramenta praticamente diariamente.
No entanto, quando você realmente sabe, se torna até uma "linguagem" poderosa, como se estivesse usando programação para fazer programação, você vai conseguir automatizar o seu trabalho que é programar.

1

O que me ajudou a entender expressões regulares foi estudar sobre autômatos finitos. Tem um tipo de autômatos finitos que pode reconhecer linguagens regulares - "reconhecer" significando determinar se uma string pertence àquela linguagem ou não - e tu pode construir autômatos desse tipo específicos pra reconhecer linguagens regulares específicas (por exemplo, reconhecer uma data formatada como YYYY-MM-dd, ou um identificador (e.g. nome de variável ou função) em uma linguagem de programação; expressões regulares, daí, são uma linguagem que se "compila" na construção desses tais autômatos. Sei lá, tem mais coisa pra explicar sobre isso, mas quando entendi isso, expressões regulares ficaram de boas pra entender.

O problema pra mim é que "regex" em linguagens de programação reais são mais avançadas que expressões regulares teóricas estudadas em ciência da computação, lol, e tem pelo menos dois tipos de sintaxe diferentes... ainda bem que hoje em dia posso usar o ChatGPT pra criar a expressão regular, sabendo ler elas dá pra conferir de boas, mas escrevê-las realmente é um saco às vezes.

1

A curva pro aprendizado dele é bem chata mesmo, sempre eu esqueço de apertar o i ou a para incerir o texto e acaba sempre fazendo uns comandos que eu desconheço, mas eu entendo se eu tivesse conhecimento de todos esses comandos eu seria extremamente produtivo

1
1
1

Se você é iniciante, não vai ganhar muito batendo a cabeça com o VIM. Ele é bem leve e rápido, mas você vai investir um tempo considerável para aprender e no fim, na melhor das hipóteses, será no máximo ligeiramente mais produtivo do que usar VS Code.

A única situação em que ele é útil é para acessar remotamente um servidor e editar arquivos no terminal, ma até para isso existem editores mais acessíveis, como o nano.

1
1

Eu acho que o Vim traz muita produtividade sim. Os hotkeys permitem que você passe o dia inteiro sem encostar no mouse, o que acaba sendo mt mais ágil.
Eu concordo que o VSCode traz muitas funcionalidades que são realmente boas demais, extensões, temas, etc, mas o Vim também tem suas facilidades.
Existe o Neovim, que é meio que um Vim "turbinado", que permite o uso de extensões, tem sintaxe de algumas linguagens de programação, e caso você não se identifique com o Neovim, tem também o Emacs.
O Emacs pode ser um editor de texto, e também um gerenciador de sistema (sério). Você consegue tanto editar seus arquivos como navegar pelo sistema tudo pela interface que ele oferece pelo terminal mesmo.
Também há versões "turbinadas" do Emacs, a mais famosinha sendo o Doom Emacs, que traz ainda mais funcionalidades e compatibilidade com linguagens de programação. Para desenvolvimento web é uma delícia, ele aponta erros de sintaxe assim como no VSCode.
Caso você seja iniciante, recomendo continuar no Visual Studio Code para tarefas mais importantes, como alguma coisa relacionada a trabalho, e deixar o VIM pra quando for fazer algun curso. Assim você não prejudica sua produtividade, e quando for aprender, aprende em dobro haha.
Existem vários vídeos no youtube de como melhorar o vim e o Emacs, e achei esse interessantíssimo de como deixar o Vim quase que um clone do VS Code:

Como tornar o VIM um clone do Visual Studio Code

1

Desconhecia este Emacs, vou dar uma olhada depois.
E realmente gostei da sua recomendação de deixar o vim mais para o aprendizado e o vscode para coisas mais importantes, não tenho tanto conhecimento ainda para fazer trabalhos, mas gostei da dica, valeu!!!

1

Rapaz, você pode usar os dois juntos :)
Eu uso VIM faz algum tempo e eu adoro todas as hotkeys, bindings, registradores(ou macros) e uma infinidade de coisa que o VIM oferece.
Entretanto, você não precisa deixar de usar o Vscode para usar o VIM, você pode instalar a extensão do VIM no Vscode para o seu aprendizado ^_^
Eu gosto de usar o VIM e estou tentando migrar do VScode para o Lunar VIM por completo.
Ademais, se você gosta de usar o VScode e de usar o VIM você juntar esses dois em um único lugar através das extensões :3
Bom aprendizado rapaz!!!

1
1
1
1
1

Vim, neovim, emacs, vscode, intellij... se você ainda não sabe digitar sem olhar pro teclado (touch typing) seu foco está no lugar errado. Depois disso é questão de preferência.

1
1

Eu sempre gostei muito da ideia de usar um editor diretamente no terminal, e principalmente a ideia de não utilizar o mouse 99% do tempo, visto que era algo que me fazia perder muito o flow durante a programação (ficar mudando de teclado pra mouse no meio da navegação e código). Depois de ficar total imerso nos vídeos do ThePrimeagen, eu finalmente decidi dar uma chance e migrar do Visual Studio Code para o Neovim em dezembro/2022, e posso afirmar que nunca mais quero utilizar outro editor (mesmo com plugins de Vim Motions).

Porém, como o @ffss92 citou, Touch Typing é uma habilidade muito importante para utilizar principalmente nesse tipo de editor, afinal não faria sentido utilizar um editor que exige utilizar o teclado 100% do tempo, ainda mais com a quantidade de combinação de teclas que existem, seria bem improdutivo para alguém que está começando na programação. Então indicaria utilizar qualquer outro tipo de editor nesse seu começo na programação se você não possui tal habilidade, ou até mesmo um bom flow em programar/navegar em código.

1

estou me dando até bem com o vim e a utilização somente do teclado, acho que continuarei utilizando o vim ou neovim, ainda tenho que assistir essa playlist do ThePrimeagen

1
2
1

não há ambiente de desenvolvimento melhor!
no meu trabalho tenho contato com diferentes tecnologias.
não dispenso o uso do PyCharm, Rider pra .net e claro o WebStorm oara javascript.
e no passado já trabalhei com o PhpStorm que também não tem igual!!!!
até o de banco de dados é bom de mais, o Datagrip. Mas atualmente para banco de dados utilizo o DBeaver, que é fenomenal também!!

1
1

uma vez que você se acostuma com jetbrains, qualquer outra ferramenta de desenvolvimento parece inferior hahah. É um boost de produtividade incrível

-1

🐍 🐍 🐍 🐍 🐍 🐍 🐍
Olha mano, eu já sou mais avançado na programação e, hoje, eu não vejo nenhuma necessidade real de usar um editor como esses. A não ser que seu pc esteja com problemas em rodar o VSCode, então mude para algum mais leve como Vim (melhor o NeoVim) ou GNU Emacs (é bem ruim entao so o vim mesmo).

Acho que é legal sim aprender a usar esses editores. Mas se você estiver bem com o VSCode mantenha nele.

(edit)
Em questão de produtividade vai de preferência mesmo.

-1
-1
-2