Eu usei o Neovim por 1 mês, foi muito de boa. Mas se quer um editor complexo e desafiador, busque o EMACS!
Emacs é realmente como dizem: Um ótimo sistema operacional, mas um pessimo editor de textos.
Emacs te dá uma liberdade criativa sem comparação! Eu tenho um problema de atenção e foco, e o VSCODE com toda sua frescura não me prende(aqui é uma questão psicologica mesmo, eu acho...) e com Neovim minha produtividade foi bem alta. Com Emacs demorei um mês pra dominar o básicão, e amigos, Emacs é o Deus dos editores! Ele não é nada além de um editor de textos, até você transforma-lo em qualquer coisa, ou em tudo, depende apenas de você.
Editar, Codar, ler seus emails, até jogar! Programa Cobol? tem, Programa Assembly? tem, Programa C/C++,Java, Python.... tudo tem, e se não tiver, basta aprender Emacs Lisp e criar o que quiser...
Minha produtividade e atenção melhoraram muito com Emacs.
Minha dica é NÃO USE EMACS DOOM se você é iniciante! Pelo menos pra mim, foi mais facil usar o Emacs normal e tradicional mesmo, DOOM Emacs te confude se você é iniciante e se a intenção é ser facil, DOOM Emacs só é facil pra quem já domina, ter que ler a documentação e ficar traduzindo os codigos Emacs(C-x) para os usados pelo DOOM, infelizmente te faz não aprender nada!
Ah! e tenha paciência ao estudar a documentação kkkk ler aqueles códigos(C-x alguma coisa) é realmente muito frustrante, mas com uso fica bem facil :)