Eu não diria 'mágico'. Eu tenho usado o Vim nos ultimos dois meses (antes eu usava o vscode) e conclui que ele é apenas um editor e uma ferramenta como qualquer outro editor. Vou levantar alguns pontos:
Prós:
- O modo de navegação do VIM (usando as teclas H,J,K,L) é bem confortável depois que nos acustumamos com ela.
- O editor é bem leve e roda direto pelo terminal. Muito util se você tem uma máquina com pouca memória
- Tem muitos plugins e uma comunidade bastante ativa, então é dificil você não encontrar uma solução para algun problema de configuração
- É otimo para abrir arquivos de texto muito grandes.
Contras:
- A curva de aprendizagem. Você vai perder um tempo pra aprender tudo o que você conseguia fazer em outro editor, como por exemplo buscar uma palavra em um arquivo, usar cursor multiplo e etc.
- O lance da velocidade eu acho relativo. Eu passo mais tempo pensando do que de fato escrevendo código, então não notei tanto ganho.
- Se por um lado temos bastante plugins, por outro a configuração deles as vezes da uma dor de cabeça (se você quiser autocomplete e outras funcionalidades mais avançadas). Alguns plugins podem também ser abandonados ou ter pouca manutenção. Também vai ser preciso plugins para fazer coisas simples, como uma arvore de arquivos para você navegar, autocomplete e outras coisas que outros nvagadores já possuem de forma nativa.
- Se adicionarmos muitos plugins, o consumo de memória e a velocidade de inicialização do VIM tambem aumentam.
Em suma, pode ser legal dar uma olhada no VIM para conhecer o editor e entender como ele funciona, PORÉM, como você é iniciante, talvez seja mais interessante aplicar o tempo que você usaria para aprende-lo em outra atividade. Você vai consumir muito tempo configurando ele para ter as mesmas funcionalidades que o vscode já te entrega nativamente ou atraves de um click com a instalação de uma extensão. Foque nos assuntos mais importantes como estruturas de dados, algoritmos e etc e deixe o VIM para ver no futuro.
Há sou programador Python hahah Ta aqui meu perfil caso queira dar uma olhada: https://github.com/mstuttgart