Executando verificação de segurança...
2

O Vim é um editor muito poderoso, porém - na minha opinião - difícil de dominar. Confesso que nunca investi muito tempo nele, só sei o básico (sei sair dele, por exemplo :-D). Mas já vi gente fazendo malabarismos incríveis com ele.

O Vim é tão complexo que existe até um site de perguntas/respostas (estilo Stack Overflow), dedicado somente a ele. Sem contar os inúmeros livros.

Pra mim, a curva de aprendizado não me motivou a me aprofundar nele. Somente o básico me atende nas vezes em que preciso usar, mas para o dia-a-dia acabei escolhendo outros editores.

No fim, editor de texto é mais uma das muitas ferramentas que usamos. O que eu recomendo é testar vários até achar um que vc goste e se sinta produtivo.

Carregando publicação patrocinada...
1

Sim mas só de pensar em todos esses editores que existem eu fico maluco, mas o vim tem me agradado recentemente, mas uma coisa que eu gostava no vscode é que ele meio que explicava algumas funções, classes e métodos que eu desconheço como que funciona, e pra mim que sou iniciante isso é muito importante

2

Aí que começam as diferenças entre editor e IDE.

O VS Code é uma IDE (Integrated Development Environment - Ambiente de Desenvolvimento Integrado), que te dá muito mais recursos do que um simples editor. Embora hoje a linha tenha ficado um pouco mais tênue, já que muitos editores podem ser configurados com plugins e passam a ter recursos de uma IDE (uns são mais fáceis de fazer isso, outros nem tanto).

Então depende do que vc precisa. Se quer algo que já venha pronto, e não quer gastar tempo aprendendo e configurando outro, então esqueça o Vim por enquanto.

Eu acho legal pelo menos testar e gastar um tempo com algumas opções. Não precisa testar tudo, até porque é impossível, hoje tem opções demais e é preciso saber quando parar. Mas testar alguns pode te dar uns insights, mesmo que vc não mude no final.

Quanto a "explicar funções", bem, documentação está aí pra isso. Entendo que é conveniente ter isso integrado ao editor, mas nem sempre isso é tão fundamental assim (depende de cada caso, como sempre).

1

valeu, deu uma bela esclarecida, qualquer coisa eu tenho os dois instalados para usar, isso é tudo uma questão "coméstica" né, o importante agora é estudar a linguagem e os coceitos básicos da programação.

1

O VIM tem esse recurso também (configurando o plugin de lsp), porem vai demandar um tempo configurando (e configurando erros que podem, aparecer). Eu conclui que o VIM é otimo quando você não precisa simular uma IDE com ele (autocomplete, referências de metodos e etc). Se você precisa de todos esses recursos, talvez seja legal ir de vscode mesmo.

1

vou ver se eu consigo baixar isso, valeu mstuttgart pela contribuição, dei uma olhada no seu git, e bem legal seus projetos, não entendi muito bem mas daqui a pouco estou contribuindo lá.