TabNews é uma rede social?
O Objetivo do Tabnews ou pelo menos o que acho
A primeira vista, eu imaginava o Tabnews como um MIT Technology Review, onde eu poderia acessar e sempre ver algum artigo interessante. Sobre um tópico novo ou um já muito falado, mas com novas visões sobre ele. E claro, sendo um local que tenta ser mais saudável que o resto da internet, focando na experiência do usuário.
Mas pelo que eu entendi após os vídeos do Filipe Deschamps e outros artigos de alguns meses atrás, seria mais como um fórum, daqueles que existiam a umas decadas atrás, o que eu não tenho muita ideia sobre, já que foi antes de eu nascer e quando eu era criança.
Aí você posta algo, e cria um thread com vários comentários relevantes, onde foca de fato no conteúdo e na experiência de se fazer contato com o próximo. Sem muito foco em curtidas, compartilhamentos e etc.
Já vi isso em algum lugar...
Isso me fez comparar o Tabnews ao BeReal, que é para eu pelo menos, um dos apps mais maneiros das tecnologias atuais. Por conta da inspiração e objetivo dele, que vai um tanto contra a maré das redes sociais como Instagram e Twitter. Tanto que várias matérias chamaram ele de "App Anti-Instagram".
Porém, no Tabnews, o jeito que os conteúdos são definidos como "relevantes", não é tão implicito como no BeReal, onde você nota que as publicações tem muito mais emoção e realidade do que publicações como do Instagram, por conta de você poder postar apenas uma foto por dia, e tendo apenas 2 minutos para postar ela, onde você só pode postar fotos tiradas na hora, sem acessar a galeria.
Além do jeito criativo que fizeram a parte de reagir a um post, onde você pode tirar uma foto de si mesmo, meio que imitando um emote, e adicionar a publicação. E as publicações desaparecem depois de algumas horas, assim como os comentários delas, tendo apenas acesso a foto, a pessoa que publicou. E pelo menos até agora, não vi nenhum Ads no App, o que faz também comparar ao Tabnews, onde os Ads foram retirados para dar uma melhor experiência a plataforma.
Além do mais que não tem como você usar IA para tirar uma foto ou selfie para ti, nem adicionar efeitos, o que também faz os posts do BeReal serem ainda mais humanos que outras redes sociais. Será que ele vai ser taxado de "App Anti-IA" também?
Estado atual das coisas
No Tabnews, ainda funciona do modo como redes socias como Instagram são, com Likes e Dislikes (por mais que você diga que não é, é exatamente isso). Além da imaturidade que as vezes pode ser percebida em comentários de posts, o que parece ser até mais fácil de fazer aqui, já que os nomes são muitas vezes "Fakes" e não tem fotos nem informações da pessoa.
Isso na verdade é uma das piores coisas de redes sociais, as pessoas são ainda mais ruins com as outras exatamente porque não as conhecem. É mais fácil ser babaca com outra pessoa quando você não sabe quem ela é. E muita gente acaba se escondendo atrás de Fakes para fazer esses comentários, onde as contas tem nomes que não são reais e, nem tem fotos.
Opa, que dejavu.
Mas além de tudo, vejo muito no Tabnews coisas que facilmente leria num facebook dos primordios. Onde as pessoas ainda estavam "aprendendo" a usar a ferramenta, e daí postavam alguma coisa lá só pra que pessoas reagissem e curtissem.
Um exemplo é eu ter visto desde segunda uns 3 a 4 posts que eram apenas pessoas se apresentando na plataforma, falando quem elas eram, sua idade e o que estão estudando e trabalhando.
Isso não é nem uma crítica, mas só fiquei curioso de ver posts que fazem pensar que o Tabnews é como se fosse uma rede social nova.
O que não é exatamente ruim, na verdade, já até havia pensado na construção de uma rede social que tivesse os princípios e ideias que foram pensados ao criar o Tabnews. E junto disso, usar referências como o BeReal, uma rede social "Anti-Instagram-Twitter-Facebook", que no final das contas seria apenas um local Saudável, sem gente babaca a vontade.
Concluindo
Queria trazer essa perspectiva, para ver se mais alguém também enxerga isso.
No final, eu não sei se esse era o objetivo do Tabnews, ou está se adaptando para ser isso. E se sendo uma rede social, ela seria como outras, ou irão criar formas de não se tornar como algum outro Instagram ou Facebook da vida.