Executando verificação de segurança...
6

TabNews é uma rede social?

O Objetivo do Tabnews ou pelo menos o que acho

A primeira vista, eu imaginava o Tabnews como um MIT Technology Review, onde eu poderia acessar e sempre ver algum artigo interessante. Sobre um tópico novo ou um já muito falado, mas com novas visões sobre ele. E claro, sendo um local que tenta ser mais saudável que o resto da internet, focando na experiência do usuário.

Mas pelo que eu entendi após os vídeos do Filipe Deschamps e outros artigos de alguns meses atrás, seria mais como um fórum, daqueles que existiam a umas decadas atrás, o que eu não tenho muita ideia sobre, já que foi antes de eu nascer e quando eu era criança.

Aí você posta algo, e cria um thread com vários comentários relevantes, onde foca de fato no conteúdo e na experiência de se fazer contato com o próximo. Sem muito foco em curtidas, compartilhamentos e etc.

Já vi isso em algum lugar...

Isso me fez comparar o Tabnews ao BeReal, que é para eu pelo menos, um dos apps mais maneiros das tecnologias atuais. Por conta da inspiração e objetivo dele, que vai um tanto contra a maré das redes sociais como Instagram e Twitter. Tanto que várias matérias chamaram ele de "App Anti-Instagram".

Porém, no Tabnews, o jeito que os conteúdos são definidos como "relevantes", não é tão implicito como no BeReal, onde você nota que as publicações tem muito mais emoção e realidade do que publicações como do Instagram, por conta de você poder postar apenas uma foto por dia, e tendo apenas 2 minutos para postar ela, onde você só pode postar fotos tiradas na hora, sem acessar a galeria.

Além do jeito criativo que fizeram a parte de reagir a um post, onde você pode tirar uma foto de si mesmo, meio que imitando um emote, e adicionar a publicação. E as publicações desaparecem depois de algumas horas, assim como os comentários delas, tendo apenas acesso a foto, a pessoa que publicou. E pelo menos até agora, não vi nenhum Ads no App, o que faz também comparar ao Tabnews, onde os Ads foram retirados para dar uma melhor experiência a plataforma.

Além do mais que não tem como você usar IA para tirar uma foto ou selfie para ti, nem adicionar efeitos, o que também faz os posts do BeReal serem ainda mais humanos que outras redes sociais. Será que ele vai ser taxado de "App Anti-IA" também?

Estado atual das coisas

No Tabnews, ainda funciona do modo como redes socias como Instagram são, com Likes e Dislikes (por mais que você diga que não é, é exatamente isso). Além da imaturidade que as vezes pode ser percebida em comentários de posts, o que parece ser até mais fácil de fazer aqui, já que os nomes são muitas vezes "Fakes" e não tem fotos nem informações da pessoa.

Isso na verdade é uma das piores coisas de redes sociais, as pessoas são ainda mais ruins com as outras exatamente porque não as conhecem. É mais fácil ser babaca com outra pessoa quando você não sabe quem ela é. E muita gente acaba se escondendo atrás de Fakes para fazer esses comentários, onde as contas tem nomes que não são reais e, nem tem fotos.

Opa, que dejavu.

Mas além de tudo, vejo muito no Tabnews coisas que facilmente leria num facebook dos primordios. Onde as pessoas ainda estavam "aprendendo" a usar a ferramenta, e daí postavam alguma coisa lá só pra que pessoas reagissem e curtissem.

Um exemplo é eu ter visto desde segunda uns 3 a 4 posts que eram apenas pessoas se apresentando na plataforma, falando quem elas eram, sua idade e o que estão estudando e trabalhando.

Isso não é nem uma crítica, mas só fiquei curioso de ver posts que fazem pensar que o Tabnews é como se fosse uma rede social nova.

O que não é exatamente ruim, na verdade, já até havia pensado na construção de uma rede social que tivesse os princípios e ideias que foram pensados ao criar o Tabnews. E junto disso, usar referências como o BeReal, uma rede social "Anti-Instagram-Twitter-Facebook", que no final das contas seria apenas um local Saudável, sem gente babaca a vontade.

Concluindo

Queria trazer essa perspectiva, para ver se mais alguém também enxerga isso.

No final, eu não sei se esse era o objetivo do Tabnews, ou está se adaptando para ser isso. E se sendo uma rede social, ela seria como outras, ou irão criar formas de não se tornar como algum outro Instagram ou Facebook da vida.

Carregando publicação patrocinada...
5

O Tabnews será o que fizerem dele, e acontece com qualquer plataforma. Pode-se tentar direcionar, mas sempre acontece assim.

Eu não gosto muito de posts de apresentação, curiosidades que não ajudam de fato ninguém ou algo do mesmo estilo que sejam mais votadas do que questões técnicas, especialmente as que se aprofundam mais, mas o público é quem decide o que acham de bom e terão a consequência disso, não importa qual seja.

De fato vejo muito se dar bem quem souber criar o melhor clickbait e não qual é o melhor conteúdo. Parece que não tem mais como fugir disso, as pessoas estão "se treinando" cada vez mais assim. Só não acontece em lugares de popularidade extremamente baixa, e que duram pouco.

Você tem que escolher entre conteúdo de nível mais alto ou ser popular.

Uma coisa que seria legal é mostrar quantos views teve a postagem, para dar um outro parâmetro de alcance. Ainda terá mais resultado quem teve o título mais chamativo, mas é algo a mais para ver além das pessoas terem gostado ou não, seja do conteúdo, seja de quem postou. Porque existe isso também em todo lugar, as pessoas votam por simpatia ou antipatia com o autor.

O que é um "local saudável sem gente babaca"? Geralmente costuma ser "só tem pessoas que pensam como eu". É uma forma de funcionar, em geral é o que acontece em grupos fechados e isolados. Aqui parece ir bem, sempre terão pessoas que agem como uma criança de 5a. série, ou como um pombo jogando xadrez, mas no geral funciona bem. Eu tenho experiência com coisas bem piores :D

De uma certa forma toda plataforma que tem pessoas interagindo é uma rede social, algumas agem mais assim ou não. Eu ainda prefiro identificar cada tipo de uma forma mais específica, mas o termo pode ser usado genericamente.

O Tabnews parece ser um local para compartilhar informações. Eventualmente isso gera alguma discussão, então ele se aproxima de um fórum, no sentido mais estrito, não um mural de helpdesk que geralmente as pessoas chamam de fórum, porque se parece e eventualmente é mesmo. Aqui eventualmente tem helpdesk. Tem muito compartilhamento de notícias e artigos, além de divulgação de projetos. Em certa forma funciona como um hub.

Eu não me preocupo tanto com a definição, a não ser que use isso para reforçar regras de forma mais intensiva.

Para ser mais inclusivo tem que ser assim. Pega o Stack Overflow que tem uma missão diferente de tudo o que existe, que ninguém entende (ele não é um fórum ou mural de helpdesk) e gera desconforto quando as pessoas postam algo. É uma forma e ele só foi um sucesso tremendo por isso, e hoje boa parte do conteúdo que tem alto valor lá está difícil de achar.

Eu ainda não gosto de ganhar mais pontos por postar qualquer coisa do que por receber a apreciação de alguém, porque vai contra a filosofia de "conteúdo com valor concreto".

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Olha, to adorando ver uns comentários com pontos tão interessantes para refletir XD!

Realmente, eu não especifiquei o que seria um local sem gente babaca. Eu até diria que nesse contexto, eu usei a palavra "babaca" como eufemismo, mas eu quis passar mais uma ideia de:

  • Sabe aquela pessoa que vai além de discordar? Ela ofende de forma irracional? Por exemplo, toda vez que cito no Tabnews algum problema social da área de tecnologia me aparece alguém para me xingar de "Comunista" (como se fosse xingamento), e essa pessoa comentou apenas para isso, ofender, sem nenhum raciocínio, apenas o xingamento.

Acho que viver com pessoas que não concordamos é de boa, desde que esse discordância não seja sobre algo que ameaça um grupo de pessoas ou ofende elas. E olha, as redes sociais deram muito espaço para gente assim.

Por isso tenho um certo receio de o Tabnews ir se tornando aos poucos uma rede social, ninguém admitir isso, e acabarmos criando mais grupos de ódio da internet.

E aliás, sobre isso:

Eu ainda não gosto de ganhar mais pontos por postar qualquer coisa do que por receber a apreciação de alguoém, porque vai contra a filosofia de "conteúdo com valor concreto".

Eu até cheguei a comentar um pouco sobre esse tópico no comentário do @Edson295. Eu cheguei a citar o BeReal no meu post, exatamente porque ele trouxe uma possível solução para essa "criação de conteúdo com valor concreto".

Onde a forma de funcionar da plataforma foi completamente pensada em entregar uma ótima experiência do usuário ao compartilhar momentos e interagir com amigos, sem envolver os likes, clickbaits, compartilhamentos de posts ou falsidade intencional com o objetivo de ganhar visualizações.

Sinceramente, acho que plataformas como o Tabnews, precisam ter (ainda) mais foco em Pessoas.

Me parece que houve mais foco na parte técnica de criação e visualização de conteúdos, do que de fato sobre os usuárioas que criariam e visualizariam esses conteúdos. Como se coisas meio básicas de UX não tivessem sido muito aprofundadas, como o sentimento do usuário ao usar a plataforma, a Persona dele, a adaptação as funcionalidades e etc.

Mas isso é apenas um achismo. Eu entendo que o Tabnews não foi criada por uma Startup que conseguiu 500 mil numa rodada de investimento e espera vender ela para a Microsoft.

1

Entendi, é o que eu falei também, o sujeito que tem algum curto circuito, esse anda cada vez mais comum e não tem muito o que fazer e tem em todo lugar. Por isso eu acho que toda plataforma deveria ter pelo menos uma dessas duas coisas: a) mecanismo de denúncia de abusos e forte moderação; b) capacidade de bloquear usuários indesejados; cada um com suas vantagens de desvantagens.

De fato precisa de algumas melhorias na plataforma, eu tenho usado mais porque há um público aqui e de uma forma diferente do que encontrei em outros lugares. Ainda estou aprendendo e me adaptando. E de fato, por ser uma iniciativa sem um capital por trás, não dá para reclamar.

Eu prefiro algo bastante técnico, mas não sou contra ter outras coisas. Me incomoda um pouco a popularidade de certas coisas que eu considero pouco úteis ou mesmo inúteis.

Eu sequer gosto tanto de receber atenção em postagens como esta :D Não quero parecer ingrato de receber votos positivos, espero que eles continuem porque ajuda entender o que está agradando ou não, e quero tentar agradar, desde que eu esteja falando o que penso, jamais farei algo por marketing, fingir algo que não sou. Mas eu tenho mais orgulho de postagens mais técnicas, especialmente quando falo de algo que muita gente não sabe ou não entende tão bem, talvez porque tem muita informação equivocada pela internet. Eu prefiro receber ups/likes em algo assim. Mas agradeço por todos que recebo. Até dislike posso agradecer quando aponta algo errado e me dá a oportunidade de consertar.

Mas gosto de apresentações técnicas, não de helpdesk. Gosto de discussão de carreiras, pelo menos aqui, em alguns lugares não. E claro que acho importante discutor o próprio Tabnews. Mas se for algo hard tech prefiro algo assim. Essas coisas ensinam, não é só Good To Know. Gosto menos ainda do GTKY. Mas democraticamente aceito o que não gosto tanto.

Mesmo uma apresentação a pessoa deveria fazer ser útil para outras pessoas, e mqualquer lugar, até no Facebook. Mais ainda em Linkedin ou algum lugar mais técnico. Muitas vezes a pessoa tem dificuldade de entrar no mercado de trabalho porque falta até mesmo uma avaliação melhor de como agir em "redes sociais". Hoje todo mundo pode ser avaliado pessoalmente antes de ser contratado.

3

Na minha visão, você pegou uma característica de rede social que combina com o tabnews e generalizou todo o resto. É como dizer que um homem de cabelo longo é uma mulher, pois em geral mulheres tem cabelos longos.

Umas características fortes das redes sociais são, justamente, a socialização. Você falar sua opinião sobre diversos assuntos, seguir apenas conteúdos que te agradam, dizer onde você está, com quem, o que está pensando, postar conteúdo privado (foto ou vídeo seu e de seus momentos), etc.

O tabnews não tem nem nome de usuário. Não há nada que ligue o meu usuário a nenhuma pessoa real do planeta terra. Isso inclusive facilita nos tramites da LGPD haha.

O tabnews atua como fórum de tecnologia, assim como vários fóruns famosos na internet são voltados para algo em comum. Se fosse 15 anos atrás, o tabnews seria perfeitamente uma comunidade no Orkut (mas ainda assim isso não torna no TN uma rede social, pelo que eu já disse acima).

Mas claro, as redes sociais dominam a internet já a muito tempo. Temos uma geração de adultos que não sabe o que é um mundo sem rede social, pois já nasceram nessa realidade.
Isso faz com que ocorra o fenômeno que você observou: pessoas que postam qualquer coisa, simplesmente por que querem ser notadas.

Tratam os upvotes e downvotes nem como like e dislike, mas como uma arma para atacar alguém que diz algo que ela não concorda, ou qualquer outro motivo.

Assim, o que fazer? Difícil, seres humanos são imprevisíveis, e regras demais afastam as pessoas. Para um site que está "apenas começando", as vezes é melhor abraçar todo mundo e filtrar depois, do que já botar um funil na entrada e desestimular muita gente de, se quer, tentar.

1

Olá!

Então, eu acabei generalizando, exatamente porque é mais uma pergunta do que uma afirmação. Percebi que no seu comentário aqui, também percebesse coisas que são visíveis em redes sociais e estão presentes no Tabnews.

Além do mais que, o conceito de Rede Social, parece ser um tanto quanto abrangente. Até como mencionasse, poderia se parecer com um Orkut.

E sobre as características de redes sociais que descrevesse:

falar sua opinião sobre diversos assuntos, seguir apenas conteúdos que te agradam, dizer onde você está, com quem, o que está pensando, postar conteúdo privado (foto ou vídeo seu e de seus momentos), etc

Tirando a parte do postar conteudo privado, todos os outros é possível e já vi casos do tipo.

Um exemplo, um post que achei muito interessante recentemente, foi do @olavomello, que postou sobre como foi para o Canadá com sua Startup, não é exatamente algo técnico sabe? No sentido de que eu poderia ver isso num post do Insta ou um Stories do mesmo. Além de já ter visto também outros posts com tema do tipo: "Como é ser Dev no país tal". E eu não considero um problema esse tipo de post.

Podemos ver que existem diversos tipos de conteúdos na plataforma.

Não sei se você costuma olhar muitos comentários, mas já vi em vários posts um mesmo tipo de panelinha, que são pessoas que costumam fazer como mencionasse, dar dislike em comentários que não concordam (mesmo que relevantes), e dar like apenas nos que concordam, mesmo que sejam apenas mensagens como "parabéns", ou "muito bom".

E isso me parece uma forma de seguir ou manipular posts e comentários para que sejam adequados a essa panelinha. Já que qualquer post ou comentário que não seja alinhado a opinião dessa panelinha, vai receber um monte de dislike.

E Como você mencionou ali:

pessoas que postam qualquer coisa, simplesmente por que querem ser notadas.

Eu adoro a ideia do BeReal, porque você não posta uma foto ou coisa do tipo por likes ou comentários, e sim para compartilhar um momento. E é estranho pensar que essa foi a ideia inicial do Instagram, mas "evoluiu" para um caça-niquel.

Eu queria que tivesse uma sensação desse tipo no Tabnews (e em vários outros partes da vida), postar um conteúdo por desejo de espalhar conhecimento e ajudar o próximo.

É a mesma sensação de um voluntariado, você faz pelo impacto, pela oportunidade de fazer algo que ajude o próximo.

Por mais que muitas pessoas vejam como um esforço em vão, já que na lógica capitalista que vivemos, tudo que fazemos nós fazemos para obter algo material (mesmo que irrelevante).

Adorei seu comentário! Espero que eu continue te vendo nos meus próximos posts (se houverem).

2

Eu ainda vejo o tabnews como um blog, e está longe de ser um Hacker News. Observe, compare os artigos publicados com o que está aqui. Compare a quantidade de upvote para um conteúdo de valor e outro não.

Não estou julgando, apenas estou dando a minha opinião. É provável que muita gente tenha receio de gastar com os tabcoins, o que não faz muito sentido, pois não tem uso até o momento. Então, por que acumular?

Sempre vejo alguém novo aqui criando um tópico sobre algo, tento ajudar. Analiso e vejo se meu conhecimento está ao alcance, caso não esteja vou atrás e procuro responder.

Às vezes é uma pergunta básica de quem está começando, e fica lá por um dia inteiro sem uma resposta. Talvez porque acham uma pergunta boba. Pergunta boba não existe, se foi feita, merece uma resposta!

Ajude o parceiro dando upvote em um conteúdo bom e estimulando a comunidade a postar conteúdo mais original ou o que está aprendendo no momento. Você não é obrigado a gostar de tudo, eu também não gosto de certos conteúdos, mas é legal ajudar um amigo e dá, algum incentivo.

Caso alguém responda, não quero causar intriga, meu pensamento é relativo e único e pode ser diferente do seu, é que às vezes eu acho isso bem chato. Desestimula um pouco.

Gostei muito do pensamento do Edson295.

"Tratam os upvotes e downvotes nem como like e dislike, mas como uma arma para atacar alguém que diz algo que ela não concorda, ou qualquer outro motivo.
Assim, o que fazer? Difícil, seres humanos são imprevisíveis, e regras demais afastam as pessoas. Para um site que está "apenas começando", as vezes é melhor abraçar todo mundo e filtrar depois, do que já botar um funil na entrada e desestimular muita gente de, se quer, tentar."

Isso não é um desabafo e nem uma indireta.

1

O que é uma Rede Social?

O próprio nome responde: uma rede de pessoas que interagem entre si.

Toda plataforma que tem grupos de pessoas se comunicando é uma rede social. O que muda são as formas de interações, os conteúdos dessas interações, a estrutura da plataforma e as pessoas envolvidas nessa rede.

Os fóruns também são redes sociais. Tradicionalmente, são voltados para resolver problemas. No fórum, as pessoas se ajudam mutualmente. Cria-se um ecossistema no qual a pessoa já sabe onde encontrar respostas específicas que não são encontradas facilmente no YouTube ou pesquisando no Google, por exemplo.

Atualmente, o ChatGPT resolve, com maestria, muitos desses problemas que os fóruns resolvem.

O TabNews me parece mais como um ambiente para você expressar suas ideias, insights e opiniões. Ambos relacionados à programação. Em meio a um amontoado de posts aleatórios, dificilmente será um bom ambiente para você resolver seus problemas que aparecem no dia a dia da programação. Não me parece ser este o propósito do TabNews, mas seria interessante ter uma aba "Central de Ajuda", voltada para soluções de problemas.

1

Sua postagem me fez refletir sobre a seguinte questão: Qual é o foco principal de uma pessoa quando usa determinada rede social ou coisa parecida? Buscar conhecimento, boas questões e reflexões ou buscar aprovação reconhecimento social, aplausos, lazer e dissipação do tempo?

1

Será que importa tanto definir um nome específico? Tudo isso são rótulos que não servem para muita coisa, na minha opinião.

Claro que sempre que surge algo, a tendência é compararmos com o que já existe para facilitar a compreensão ("é tipo o site A, misturado com B, mas sem as caraterísticas X e Y"). Mas no fim, cada site acaba tendo caraterísticas próprias, que são fortemente influenciadas por quem participa dele.

O TabNews depende exclusivamente do conteúdo gerado pelos usuários (se ninguém participar, ele morre). Então são os próprios usuários que vão ditar o que ele deve ser. Claro que existe uma diretriz geral, pois segundo os próprios criadores, a ideia do site é:

"ir na contramão do que está acontecendo atualmente nas redes sociais e voltar com o espírito dos fóruns de antigamente"

Então é um fórum? Não exatamente, o formato é um pouco diferente, mas a ideia é ter o mesmo "espírito". Tanto que o mesmo link acima continua:

"Nessa época era possível consumir threads (tópicos) que misturavam informações valiosas tanto na postagem principal, quanto nas respostas (e que muitas vezes traziam mais informações valiosas que a postagem principal). E algo que contribui para isso acontecer é a plataforma dar o mesmo espaço de criação para quem está publicando o conteúdo originalmente e para quem está respondendo."

Então não é bem um fórum, mas tem várias características de um (principalmente essa parte de gerar discussões ad infinitum, embora o layout não favoreça discussões muito longas). Mas também tem pontuação (um princípio de gamification, com todos os seus prós e contras), similar a vários outros sites que não são fóruns. Já o componente social é praticamente inexistente (no sentido de não ter funcionalidades de redes sociais, como ter uma página de perfil para cada usuário, poder seguir/bloquear pessoas, etc). Então está mais para fórum do que rede social. Mas e o "News" no nome, não é estranho, já que não é um site focado em notícias?

Mas será que importa tanto definir o que é? Eu prefiro discutir a definição de "como é": que tipos de conteúdos e interações serão mais valorizados aqui? Estamos mesmo dando mais ênfase ao "valor concreto" (que é uma das diretrizes definidas pelo criador do site)? Mas "valor concreto" é muito subjetivo, como definir isso de forma que não cause muita confusão? Será que o sistema atual de pontuação incentiva a produção desse tipo de conteúdo, e principalmente, desestimula conteúdo ruim? (eu acho que não, pois só de responder "legal" vc ganha 2 pontos, e precisa receber 2 negativos pra perdê-los - ou seja, na maioria dos casos, "compensa")

Resumindo, tanto faz o rótulo que dão ao site ("fórum", "rede social", "é tipo um Hacker News", etc), o que importa é o que todos nós decidirmos fazer dele.

1

Ótimo comentário!

Eu entendo o que você quer dizer, mas é meio impossível evoluir um produto, quando não se sabe para onde ele deve ir.

o que importa é o que todos nós decidirmos fazer dele.

Aí que ta, e se a decisão for feita por aqueles que vão levar a plataforma a se tornar igual as outras? Porque como você disse, as ideias pensadas para gerar conteúdo concreto na plataforma não funcionam tão bem quanto deveriam. Sendo assim, ela não iria na "contramão do que está acontecendo atualmente nas redes sociais".

E sinceramente, acho que importa muito definir o que é. Se não, qual seria o sentido de existir os termos de uso da plataforma? Ou de estarmos acessando o site e postando conteúdos?

Porque se for para se tornar só mais uma tentativa de tecnologia inovadora e que vai acabar só cedendo a pressão das redes sociais e o jeito tóxico que muitos espaços da Internet são, não faz sentido estarmos participando aqui. Essa é a real.

Tem ainda um outro fator. Do que adianta criar uma plataforma com o objetivo de ser diferente das outras, se o público é o mesmo? Os pensamentos e maturidades são iguais?

Se as pessoas não mudam, não há muito sentido em se esforçar para a tecnologia evoluir, porque ela sempre vai ser usada na mesma visão de qualquer outra.

1

Eu quis dizer que o mais importante é definir como o site deve ser. Se depois vão chamar isso de fórum, rede social, o que for, tanto faz.

Mas de fato, se deixar somente à mercê dos usuários, sem nenhuma orientação, pode acabar degringolando. Nesse sentido, sinto falta de um direcionamento mais forte por parte dos criadores do site.

As diretrizes são meio vagas ("valor concreto" é muito subjetivo, cada um entende como quiser), dá a impressão que eles estão deixando rolar, e só dão um puxão de orelha em casos pontuais.

Sem uma direção bem definida, cada um vai puxar para o que achar melhor. Não sei se teve discussões sobre isso antes, mas caso tenha, é algo que deveria estar em um FAQ. O link "Sobre" dá a ideia geral, mas não detalha os pontos que estamos discutindo aqui, e nem todos participam do GitHub, então fica esse limbo em que cada um entende uma coisa.

De qualquer forma, são os usuários que definem o que o site vai ser, com ou sem direcionamento. A primeira opção é melhor.

1

Concordo plenamente com você, meu caro. A proposta da plataforma é boa, não era com o intuito de ser exatamente uma rede social, mas é exatamente o que está se tornando. O valor real é concebido quando quem entende o propósito da plataforma a usa com o mesmo princípio para o qual ela foi criada. Eu, pelo menos, tento sempre seguir esses princípios.

1

O TabNews vai ser exatamente o que os usuários e os contribuidores do projeto construírem.

A grande vantagem é que qualquer um que queira pode ajudar a melhorar, seja cuidando do que publica e do que é publicado, seja contribuindo nas issues e PRs.

E essas pessoas sempre vão criar melhores maneiras de nos blindar dos que não estiverem alinhados com o objetivo de criar um pedaço da internet mais massa.

Acaba de ir para produção uma melhoria que limita os ganhos de quem não publica conteúdo relevante (e pode até bloquear novas publicações dependendo do caso), ao mesmo tempo que aumenta os ganhos de quem tem conteúdos e comentários mais relevantes.

Mas ainda tem muito trabalho pra quem realmente quer ajudar o TabNews a ficar cada vez melhor.

Bora contribuir? 🚀

2

Já falei na PR sobre a limitação, que em parte é boa, mas não entendi como aumenta os ganhos com conteúdos relevantes. Teve alguma outra alteração não falada? Isso é umportante.

Sem um like eu poderia apagar para não "sujar" meu histórico. É um efeito colateral da mudança. Com negativo seria mais certo que apagaria. Aliás o negativo mostra como fica complicado essa forma, alguém não gostou de um dúvida legítima, e o gosto e negativo da pessoa também é legítimo, e cria um prohlema enorme para a pessoa, que passa preferir ficar calada, não contribuir, ou abandonar qualquer participação em votação, criou uma punição por não ter dito algo popular. A pessoa tenderá a apagar parte da conversa que não deu positivos porque ela gera punição.

Também não votarei no comentário acima, que o faria até então, porque agora preciso economizar. O autor ficará em situação difícil por causa disso e também não poderá votar em muita coisa. A economia não vai girar. Nenhum problema se o objetivo foi pensado para ser assim, só é complicado se for um efeito colateral indesejado. Pense nisso.

Semrpe defendi em vários posts que não tivesse pontos pela simples publicação, ou pelo menos valesse menos que o like recebido, para qualquer pessoa, para fortalecer o like, mas considero um erro punir a falta de like.

1

Aproveitando, acho que o site poderia ter um FAQ que explicasse o funcionamento da pontuação.

Só uma dúvida: vamos supor que eu postei algo que não me deu nenhum ponto. Se eu apagar, eu perderei 2 pontos mesmo assim? E se o post me der 1 ponto, ou 3, ou 5, etc? Se apagar, eu perco somente 2, ou perco a pontuação que ganhei com ele?

1

Com certeza a criação do FAQ não pode passar da próxima milestone 👍 Obrigado por criar a issue sobre isso! 💪

Sobre as regras de TabCoins, eu criei uma issue onde vou tentar ir atualizando com as mudanças que estão ocorrendo.

Mas respondendo a dúvida específica sobre a exclusão de conteúdo. Isso não mudou em nada, e acho que não tem previsão de mudar. A regra é:

Se seu conteúdo estiver positivo, você devolve tudo que ganhou com ele, somando o que ganhou ao publicar e o saldo resultante das qualificações. Nada mais ou menos do que isso.

Já se ele estiver zerado ou negativo, você irá devolver apenas o que ganhou ao publicar, se tiver ganhado algo.

1

Eu até cheguei a ver esse PR no Repósitorio do Tabnews.

E achei interessante ver que esse Post fez surgir até uma Issue lá no Github.

Falando em contribuir em código, existe alguma comunidade no Discord, ou onde se reunir com a galera que contribui com o código? Eu adoraria poder conversar com alguém que me explicasse o código do projeto. Imagino que apenas ler ele do repositório deve ser bem mais difícil.

Obrigado pela contribuição =)

1

Entrei aqui esperando mais técnica e menos blah, blah, blah ... Mas a galera gosta da conversa e prova disso é todos os 'textões' cheios de passividade agressiva. Creio que como em qualquer rede o usuário deve ser o seu próprio moderador, assim vasculhando o que interessa e é claro, gastando tempo.

1

Opa! O que seria algo mais técnico para ti? (Pergunta Sincera)

E sobre os comentários, na real, eles são bem interessantes. Se você analisar, vão ter vários pontos para refletir sobre Criação e Melhoria de um Produto.

É difícil analisar um produto digital, sabia? Ao longo da publicação, e dos comentários daqui, tem várias informações que não são relacionados a programação no sentido de escrever código, mas em relação ao cuidado de um produto. Já ouviu falar de UX Research? Ou Product Discovery?

Talvez parece simplesmente textos simples, mas o @maniero e o @Edson295 trouxeram pontos muito interessantes sobre o Tabnews como um Produto.

ps: Citei os dois porque foram os que parei para ler e analisar até agora.

1