Executando verificação de segurança...
1

Será que importa tanto definir um nome específico? Tudo isso são rótulos que não servem para muita coisa, na minha opinião.

Claro que sempre que surge algo, a tendência é compararmos com o que já existe para facilitar a compreensão ("é tipo o site A, misturado com B, mas sem as caraterísticas X e Y"). Mas no fim, cada site acaba tendo caraterísticas próprias, que são fortemente influenciadas por quem participa dele.

O TabNews depende exclusivamente do conteúdo gerado pelos usuários (se ninguém participar, ele morre). Então são os próprios usuários que vão ditar o que ele deve ser. Claro que existe uma diretriz geral, pois segundo os próprios criadores, a ideia do site é:

"ir na contramão do que está acontecendo atualmente nas redes sociais e voltar com o espírito dos fóruns de antigamente"

Então é um fórum? Não exatamente, o formato é um pouco diferente, mas a ideia é ter o mesmo "espírito". Tanto que o mesmo link acima continua:

"Nessa época era possível consumir threads (tópicos) que misturavam informações valiosas tanto na postagem principal, quanto nas respostas (e que muitas vezes traziam mais informações valiosas que a postagem principal). E algo que contribui para isso acontecer é a plataforma dar o mesmo espaço de criação para quem está publicando o conteúdo originalmente e para quem está respondendo."

Então não é bem um fórum, mas tem várias características de um (principalmente essa parte de gerar discussões ad infinitum, embora o layout não favoreça discussões muito longas). Mas também tem pontuação (um princípio de gamification, com todos os seus prós e contras), similar a vários outros sites que não são fóruns. Já o componente social é praticamente inexistente (no sentido de não ter funcionalidades de redes sociais, como ter uma página de perfil para cada usuário, poder seguir/bloquear pessoas, etc). Então está mais para fórum do que rede social. Mas e o "News" no nome, não é estranho, já que não é um site focado em notícias?

Mas será que importa tanto definir o que é? Eu prefiro discutir a definição de "como é": que tipos de conteúdos e interações serão mais valorizados aqui? Estamos mesmo dando mais ênfase ao "valor concreto" (que é uma das diretrizes definidas pelo criador do site)? Mas "valor concreto" é muito subjetivo, como definir isso de forma que não cause muita confusão? Será que o sistema atual de pontuação incentiva a produção desse tipo de conteúdo, e principalmente, desestimula conteúdo ruim? (eu acho que não, pois só de responder "legal" vc ganha 2 pontos, e precisa receber 2 negativos pra perdê-los - ou seja, na maioria dos casos, "compensa")

Resumindo, tanto faz o rótulo que dão ao site ("fórum", "rede social", "é tipo um Hacker News", etc), o que importa é o que todos nós decidirmos fazer dele.

Carregando publicação patrocinada...
1

Ótimo comentário!

Eu entendo o que você quer dizer, mas é meio impossível evoluir um produto, quando não se sabe para onde ele deve ir.

o que importa é o que todos nós decidirmos fazer dele.

Aí que ta, e se a decisão for feita por aqueles que vão levar a plataforma a se tornar igual as outras? Porque como você disse, as ideias pensadas para gerar conteúdo concreto na plataforma não funcionam tão bem quanto deveriam. Sendo assim, ela não iria na "contramão do que está acontecendo atualmente nas redes sociais".

E sinceramente, acho que importa muito definir o que é. Se não, qual seria o sentido de existir os termos de uso da plataforma? Ou de estarmos acessando o site e postando conteúdos?

Porque se for para se tornar só mais uma tentativa de tecnologia inovadora e que vai acabar só cedendo a pressão das redes sociais e o jeito tóxico que muitos espaços da Internet são, não faz sentido estarmos participando aqui. Essa é a real.

Tem ainda um outro fator. Do que adianta criar uma plataforma com o objetivo de ser diferente das outras, se o público é o mesmo? Os pensamentos e maturidades são iguais?

Se as pessoas não mudam, não há muito sentido em se esforçar para a tecnologia evoluir, porque ela sempre vai ser usada na mesma visão de qualquer outra.

1

Eu quis dizer que o mais importante é definir como o site deve ser. Se depois vão chamar isso de fórum, rede social, o que for, tanto faz.

Mas de fato, se deixar somente à mercê dos usuários, sem nenhuma orientação, pode acabar degringolando. Nesse sentido, sinto falta de um direcionamento mais forte por parte dos criadores do site.

As diretrizes são meio vagas ("valor concreto" é muito subjetivo, cada um entende como quiser), dá a impressão que eles estão deixando rolar, e só dão um puxão de orelha em casos pontuais.

Sem uma direção bem definida, cada um vai puxar para o que achar melhor. Não sei se teve discussões sobre isso antes, mas caso tenha, é algo que deveria estar em um FAQ. O link "Sobre" dá a ideia geral, mas não detalha os pontos que estamos discutindo aqui, e nem todos participam do GitHub, então fica esse limbo em que cada um entende uma coisa.

De qualquer forma, são os usuários que definem o que o site vai ser, com ou sem direcionamento. A primeira opção é melhor.