Será que importa tanto definir um nome específico? Tudo isso são rótulos que não servem para muita coisa, na minha opinião.
Claro que sempre que surge algo, a tendência é compararmos com o que já existe para facilitar a compreensão ("é tipo o site A, misturado com B, mas sem as caraterísticas X e Y"). Mas no fim, cada site acaba tendo caraterísticas próprias, que são fortemente influenciadas por quem participa dele.
O TabNews depende exclusivamente do conteúdo gerado pelos usuários (se ninguém participar, ele morre). Então são os próprios usuários que vão ditar o que ele deve ser. Claro que existe uma diretriz geral, pois segundo os próprios criadores, a ideia do site é:
"ir na contramão do que está acontecendo atualmente nas redes sociais e voltar com o espírito dos fóruns de antigamente"
Então é um fórum? Não exatamente, o formato é um pouco diferente, mas a ideia é ter o mesmo "espírito". Tanto que o mesmo link acima continua:
"Nessa época era possível consumir threads (tópicos) que misturavam informações valiosas tanto na postagem principal, quanto nas respostas (e que muitas vezes traziam mais informações valiosas que a postagem principal). E algo que contribui para isso acontecer é a plataforma dar o mesmo espaço de criação para quem está publicando o conteúdo originalmente e para quem está respondendo."
Então não é bem um fórum, mas tem várias características de um (principalmente essa parte de gerar discussões ad infinitum, embora o layout não favoreça discussões muito longas). Mas também tem pontuação (um princípio de gamification, com todos os seus prós e contras), similar a vários outros sites que não são fóruns. Já o componente social é praticamente inexistente (no sentido de não ter funcionalidades de redes sociais, como ter uma página de perfil para cada usuário, poder seguir/bloquear pessoas, etc). Então está mais para fórum do que rede social. Mas e o "News" no nome, não é estranho, já que não é um site focado em notícias?
Mas será que importa tanto definir o que é? Eu prefiro discutir a definição de "como é": que tipos de conteúdos e interações serão mais valorizados aqui? Estamos mesmo dando mais ênfase ao "valor concreto" (que é uma das diretrizes definidas pelo criador do site)? Mas "valor concreto" é muito subjetivo, como definir isso de forma que não cause muita confusão? Será que o sistema atual de pontuação incentiva a produção desse tipo de conteúdo, e principalmente, desestimula conteúdo ruim? (eu acho que não, pois só de responder "legal" vc ganha 2 pontos, e precisa receber 2 negativos pra perdê-los - ou seja, na maioria dos casos, "compensa")
Resumindo, tanto faz o rótulo que dão ao site ("fórum", "rede social", "é tipo um Hacker News", etc), o que importa é o que todos nós decidirmos fazer dele.