Tentando construir um pedaço de internet mais massa
Não sei se você compartilha comigo a visão de que recentemente a internet deixou de ser um lugar massa, pelo menos em sites onde a mídia principal é primariamente texto
. Tudo está com um ruído tão grande, é tanta propaganda e oferta – quando eu navego por sites assim me surge uma sensação que eu sou uma presa, com 10 predadores prontos para atacar – e a gente ali, no meio dessa confusão toda, tentando extrair algum valor.
Mas já de início não quero passar a impressão errada: não tenho nada contra propaganda, ofertas ou marketing. Produtos e serviços precisam de visibilidade e projetos na internet precisam ser viáveis. Essa é a única forma de algo parar em pé, caso contrário, é apenas uma questão de tempo para qualquer iniciativa sumir do mapa.
E com isso eu faço uma pergunta que eu concordo ser um pouco grosseira de início, mas me dá uma chance para desenvolver:
"Por que você está trabalhando de graça para o Facebook, Instagram, YouTube...?"
Você está trabalhando mesmo se não criar nenhum conteúdo, pois sem perceber você está fazendo a curadoria de conteúdo, que é uma profissão real (com salários a partir de R$ 2.000,00), algo que nenhuma plataforma sobrevive sem isso e você trabalha de graça para elas ao visualizar, ou melhor, dar "Like" nos melhores conteúdos.
Mas como antecipei ali em cima, isso é uma posição grosseira e eu concordo, até porque uma rede social tem inúmeros usos e muitas vezes você acessa ela apenas para recreação, para brincar, o que é algo que iremos nos afastar completamente aqui no TabNews.
O que nos leva ao principal objetivo dessa tentativa de construir um pedaço de internet mais massa:
Conteúdos Com Valor Concreto Para Quem Trabalha Com Tecnologia
Quem trabalha com tecnologia de forma séria precisa consumir conteúdos com valor concreto. Então acho que chegou a hora de darmos um volta de 180 graus e ir na contramão do que está acontecendo atualmente nas redes sociais e voltar com o espírito dos fóruns de antigamente.
Nessa época era possível consumir threads (tópicos) que misturavam informações valiosas tanto na postagem principal, quanto nas respostas (e que muitas vezes traziam mais informações valiosas que a postagem principal).
E algo que contribui para isso acontecer é a plataforma dar o mesmo espaço de criação para quem está publicando o conteúdo originalmente e para quem está respondendo. E você pode fazer esse teste aqui e clicar no botão de responder e notar o tamanho da caixa que abre para você elaborar uma resposta (compare com o espaço que o Facebook ou Instagram dão para uma resposta).
E tão legal quanto isso, é que tudo no TabNews é considerado um conteúdo, tanto que uma resposta possui seu próprio link (a sua própria página exclusiva), independente se é a resposta, da resposta da resposta.
Então é aqui que entra uma mecânica importante: nós vamos desestimular comentários simples, como por exemplo um agradecimento "ah valeu! falou..." em favor de comentários que devolvam algum valor concreto. E caso isso não seja possível, será possível devolver valor ao autor do conteúdo através das TabCoins.
TabCoins
Diferente de sites como o Reddit onde você pode comprar moedas virtuais utilizando dinheiro externo, o TabNews nunca irá abrir margem para compra de TabCoins e a única forma de adquirir elas é gerando valor concreto através da publicação de notícias, artigos, perguntas, tutoriais ou comentários.
Você irá receber essas moedas tanto no ato da criação desses conteúdos, quanto ao receber moedas de outras pessoas que acreditaram que o seu conteúdo possui valor concreto.
Então ao invés de uma mecânica de Like em que numa rede social convencional você pode infinitamente colocar 1 Like em cada post que quiser (pois o seu saldo de Likes não vai acabar), no TabNews a sinalização de valor não é banalizada e sempre herda de algum valor concreto previamente criado.
Mas como fazer com que isso não seja trabalho de graça? Ótima pergunta e isso nos leva ao próximo ponto:
Revenue share
Vou ser breve nesse ponto, pois isso está sendo profundamente discutido nessa issue, mas em resumo nós vamos fazer uma mecânica em que a participação das pessoas faça elas terem a oportunidade de oferecer "algo" nos espaços dos anúncios da plataforma.
Isso é extremamente empolgante, porque "algo" pode variar desde produtos ou serviços convencionais, até seus projetos pessoais, como repositórios no GitHub na qual você não gastaria dinheiro para divulgá-los, mas com essa mecânica você avaliaria divulgar. Ou até divulgar seu portfólio, site pessoal, vaga de emprego, o que fizer fechar a conta para você e tornar viável e sustentável a sua participação na plataforma.
Mas e se uma empresa quiser diretamente comprar anúncios?
Isso é uma excelente pergunta e algo extremamente importante de deixar explícito já agora: nós não vamos vender anúncios e empresas não vão poder penetrar na plataforma utilizando dinheiro externo.
Se uma empresa quiser ter um espaço dentro do TabNews, ela é extremamente bem vinda e precisará participar do fluxo completo de contribuição (que foi desenvolvido na issue citada acima)... em resumo: gerar valor concreto. Não se esqueça que a qualidade do material encontrado dentro do TabNews é "conteúdos com valor concreto para quem trabalha com tecnologia".
E como fazer com que isso não vire um outro espaço qualquer na internet? O próximo tópico responde isso.
Quem são as pessoas que participam do TabNews?
Nós somos pessoas brutalmente exatas e empáticas, simultaneamente. Sugiro você parar para pensar por alguns minutos como estes dois pontos, quando simultaneamente levados ao máximo, conseguem criar interações extremamente valiosas para quem está participando de uma discussão. Não pode ser só um ponto, nem só o outro... precisam ser os dois ao mesmo tempo.
E o termômetro para entender se isso está sendo aplicado é simples: as pessoas estão se afastando ou se aproximando? Se de uma discussão as pessoas somente estão se afastando, ou as respostas contém nada além de sarcasmo, posturas negativas aplicadas de forma genérica ou generalizada... não estamos aplicando nossa cultura. Para a maioria dos assuntos que existem no universo da tecnologia, há uma forma de abordá-la que consiga unir as pessoas, nem que seja unir para discordar. E dos assuntos onde isso não é possível, talvez o TabNews não seja o melhor lugar para publicá-los.
Mas o nosso cuidado aqui não é somente nas pessoas, mas também na tecnologia por trás de tudo e eu acredito que você vai adorar os últimos dois pontos:
API First
Todo TabNews foi construído através de APIs públicas e você pode consumir elas da forma que desejar (respeitando as políticas de uso). O acesso é tão simples quanto conseguir inclusive acessar esse conteúdo que você está lendo nesse momento por API. Quer fazer isso agora? Olha que massa:
Observe que a URL desse conteúdo é:
https://www.tabnews.com.br/filipedeschamps/tentando-construir-um-pedaco-de-internet-mais-massa
Se você adicionar /api/v1/contents
após o domínio do TabNews, você consegue todo o JSON que formou esse conteúdo, por exemplo:
Se você quiser todos os conteúdos do site:
https://www.tabnews.com.br/api/v1/contents/
E tudo o que você imaginar está disponível pela API, desde Login, Publicar novos conteúdos e até as estatísticas do site. Isso significa que você pode construir o seu próprio client
, em qualquer linguagem, em qualquer lugar e que faça qualquer integração.
E o mais massa é que tudo isso está disponível de forma Open Source!
Open Source e Membros
Mais uma observação: no momento que estou escrevendo esse conteúdo, o repositório do projeto está no modo Privado. Mas será colocado de forma Pública em breve.
Você pode acessar o repositório do TabNews para acompanhar todo o desenvolvimento do projeto e aqui cabe um agradecimento aos Membros da Turma do meu canal no YouTube, pois sem a interação com eles o projeto seria algo completamente diferente. Quando eu falo sobre "construir um pedaço de internet mais massa" eu tenho total confiança que isso é possível muito por conta da vivência com os Membros da Turma dentro e fora do repositório. Membros, vocês são sensacionais! Muito obrigado a todos que colocaram a mão na massa programando, abrindo issues, comentando, participando das lives de abertura e fechamento das Milestones e apoiando financeiramente através do programa dos Membros para que fosse viável tocar esse projeto 😍
Conclusão
Pode notar que estamos fazendo o TabNews com muito carinho, então vamos seguir esse projeto com calma, evoluir ele de forma saudável e sem se atropelar. O objetivo a ser atingido pelo TabNews é de um dia as pessoas fazerem uma procura no Google e colocar como sufixo a palavra chave tabnews
para cair diretamente aqui... e isso só se constrói a longo prazo.
Então se você descobriu o projeto somente agora e acredita já ter perdido o bonde, não chegue nem perto de continuar pensando isso: temos muitas coisas sensacionais ainda para programar, ajustar, melhorar e escrever artigos e respostas com valor concreto. Seja extremamente bem vindo ou bem vinda!
Escrevendo em nome de
Filipe, Gustavo e Renata.