Ótimo comentário!
Eu entendo o que você quer dizer, mas é meio impossível evoluir um produto, quando não se sabe para onde ele deve ir.
o que importa é o que todos nós decidirmos fazer dele.
Aí que ta, e se a decisão for feita por aqueles que vão levar a plataforma a se tornar igual as outras? Porque como você disse, as ideias pensadas para gerar conteúdo concreto na plataforma não funcionam tão bem quanto deveriam. Sendo assim, ela não iria na "contramão do que está acontecendo atualmente nas redes sociais".
E sinceramente, acho que importa muito definir o que é. Se não, qual seria o sentido de existir os termos de uso da plataforma? Ou de estarmos acessando o site e postando conteúdos?
Porque se for para se tornar só mais uma tentativa de tecnologia inovadora e que vai acabar só cedendo a pressão das redes sociais e o jeito tóxico que muitos espaços da Internet são, não faz sentido estarmos participando aqui. Essa é a real.
Tem ainda um outro fator. Do que adianta criar uma plataforma com o objetivo de ser diferente das outras, se o público é o mesmo? Os pensamentos e maturidades são iguais?
Se as pessoas não mudam, não há muito sentido em se esforçar para a tecnologia evoluir, porque ela sempre vai ser usada na mesma visão de qualquer outra.