O Tabnews será o que fizerem dele, e acontece com qualquer plataforma. Pode-se tentar direcionar, mas sempre acontece assim.
Eu não gosto muito de posts de apresentação, curiosidades que não ajudam de fato ninguém ou algo do mesmo estilo que sejam mais votadas do que questões técnicas, especialmente as que se aprofundam mais, mas o público é quem decide o que acham de bom e terão a consequência disso, não importa qual seja.
De fato vejo muito se dar bem quem souber criar o melhor clickbait e não qual é o melhor conteúdo. Parece que não tem mais como fugir disso, as pessoas estão "se treinando" cada vez mais assim. Só não acontece em lugares de popularidade extremamente baixa, e que duram pouco.
Você tem que escolher entre conteúdo de nível mais alto ou ser popular.
Uma coisa que seria legal é mostrar quantos views teve a postagem, para dar um outro parâmetro de alcance. Ainda terá mais resultado quem teve o título mais chamativo, mas é algo a mais para ver além das pessoas terem gostado ou não, seja do conteúdo, seja de quem postou. Porque existe isso também em todo lugar, as pessoas votam por simpatia ou antipatia com o autor.
O que é um "local saudável sem gente babaca"? Geralmente costuma ser "só tem pessoas que pensam como eu". É uma forma de funcionar, em geral é o que acontece em grupos fechados e isolados. Aqui parece ir bem, sempre terão pessoas que agem como uma criança de 5a. série, ou como um pombo jogando xadrez, mas no geral funciona bem. Eu tenho experiência com coisas bem piores :D
De uma certa forma toda plataforma que tem pessoas interagindo é uma rede social, algumas agem mais assim ou não. Eu ainda prefiro identificar cada tipo de uma forma mais específica, mas o termo pode ser usado genericamente.
O Tabnews parece ser um local para compartilhar informações. Eventualmente isso gera alguma discussão, então ele se aproxima de um fórum, no sentido mais estrito, não um mural de helpdesk que geralmente as pessoas chamam de fórum, porque se parece e eventualmente é mesmo. Aqui eventualmente tem helpdesk. Tem muito compartilhamento de notícias e artigos, além de divulgação de projetos. Em certa forma funciona como um hub.
Eu não me preocupo tanto com a definição, a não ser que use isso para reforçar regras de forma mais intensiva.
Para ser mais inclusivo tem que ser assim. Pega o Stack Overflow que tem uma missão diferente de tudo o que existe, que ninguém entende (ele não é um fórum ou mural de helpdesk) e gera desconforto quando as pessoas postam algo. É uma forma e ele só foi um sucesso tremendo por isso, e hoje boa parte do conteúdo que tem alto valor lá está difícil de achar.
Eu ainda não gosto de ganhar mais pontos por postar qualquer coisa do que por receber a apreciação de alguém, porque vai contra a filosofia de "conteúdo com valor concreto".
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).