Executando verificação de segurança...
3

Na minha visão, você pegou uma característica de rede social que combina com o tabnews e generalizou todo o resto. É como dizer que um homem de cabelo longo é uma mulher, pois em geral mulheres tem cabelos longos.

Umas características fortes das redes sociais são, justamente, a socialização. Você falar sua opinião sobre diversos assuntos, seguir apenas conteúdos que te agradam, dizer onde você está, com quem, o que está pensando, postar conteúdo privado (foto ou vídeo seu e de seus momentos), etc.

O tabnews não tem nem nome de usuário. Não há nada que ligue o meu usuário a nenhuma pessoa real do planeta terra. Isso inclusive facilita nos tramites da LGPD haha.

O tabnews atua como fórum de tecnologia, assim como vários fóruns famosos na internet são voltados para algo em comum. Se fosse 15 anos atrás, o tabnews seria perfeitamente uma comunidade no Orkut (mas ainda assim isso não torna no TN uma rede social, pelo que eu já disse acima).

Mas claro, as redes sociais dominam a internet já a muito tempo. Temos uma geração de adultos que não sabe o que é um mundo sem rede social, pois já nasceram nessa realidade.
Isso faz com que ocorra o fenômeno que você observou: pessoas que postam qualquer coisa, simplesmente por que querem ser notadas.

Tratam os upvotes e downvotes nem como like e dislike, mas como uma arma para atacar alguém que diz algo que ela não concorda, ou qualquer outro motivo.

Assim, o que fazer? Difícil, seres humanos são imprevisíveis, e regras demais afastam as pessoas. Para um site que está "apenas começando", as vezes é melhor abraçar todo mundo e filtrar depois, do que já botar um funil na entrada e desestimular muita gente de, se quer, tentar.

Carregando publicação patrocinada...
1

Olá!

Então, eu acabei generalizando, exatamente porque é mais uma pergunta do que uma afirmação. Percebi que no seu comentário aqui, também percebesse coisas que são visíveis em redes sociais e estão presentes no Tabnews.

Além do mais que, o conceito de Rede Social, parece ser um tanto quanto abrangente. Até como mencionasse, poderia se parecer com um Orkut.

E sobre as características de redes sociais que descrevesse:

falar sua opinião sobre diversos assuntos, seguir apenas conteúdos que te agradam, dizer onde você está, com quem, o que está pensando, postar conteúdo privado (foto ou vídeo seu e de seus momentos), etc

Tirando a parte do postar conteudo privado, todos os outros é possível e já vi casos do tipo.

Um exemplo, um post que achei muito interessante recentemente, foi do @olavomello, que postou sobre como foi para o Canadá com sua Startup, não é exatamente algo técnico sabe? No sentido de que eu poderia ver isso num post do Insta ou um Stories do mesmo. Além de já ter visto também outros posts com tema do tipo: "Como é ser Dev no país tal". E eu não considero um problema esse tipo de post.

Podemos ver que existem diversos tipos de conteúdos na plataforma.

Não sei se você costuma olhar muitos comentários, mas já vi em vários posts um mesmo tipo de panelinha, que são pessoas que costumam fazer como mencionasse, dar dislike em comentários que não concordam (mesmo que relevantes), e dar like apenas nos que concordam, mesmo que sejam apenas mensagens como "parabéns", ou "muito bom".

E isso me parece uma forma de seguir ou manipular posts e comentários para que sejam adequados a essa panelinha. Já que qualquer post ou comentário que não seja alinhado a opinião dessa panelinha, vai receber um monte de dislike.

E Como você mencionou ali:

pessoas que postam qualquer coisa, simplesmente por que querem ser notadas.

Eu adoro a ideia do BeReal, porque você não posta uma foto ou coisa do tipo por likes ou comentários, e sim para compartilhar um momento. E é estranho pensar que essa foi a ideia inicial do Instagram, mas "evoluiu" para um caça-niquel.

Eu queria que tivesse uma sensação desse tipo no Tabnews (e em vários outros partes da vida), postar um conteúdo por desejo de espalhar conhecimento e ajudar o próximo.

É a mesma sensação de um voluntariado, você faz pelo impacto, pela oportunidade de fazer algo que ajude o próximo.

Por mais que muitas pessoas vejam como um esforço em vão, já que na lógica capitalista que vivemos, tudo que fazemos nós fazemos para obter algo material (mesmo que irrelevante).

Adorei seu comentário! Espero que eu continue te vendo nos meus próximos posts (se houverem).