Na minha visão, você pegou uma característica de rede social que combina com o tabnews e generalizou todo o resto. É como dizer que um homem de cabelo longo é uma mulher, pois em geral mulheres tem cabelos longos.
Umas características fortes das redes sociais são, justamente, a socialização. Você falar sua opinião sobre diversos assuntos, seguir apenas conteúdos que te agradam, dizer onde você está, com quem, o que está pensando, postar conteúdo privado (foto ou vídeo seu e de seus momentos), etc.
O tabnews não tem nem nome de usuário. Não há nada que ligue o meu usuário a nenhuma pessoa real do planeta terra. Isso inclusive facilita nos tramites da LGPD haha.
O tabnews atua como fórum de tecnologia, assim como vários fóruns famosos na internet são voltados para algo em comum. Se fosse 15 anos atrás, o tabnews seria perfeitamente uma comunidade no Orkut (mas ainda assim isso não torna no TN uma rede social, pelo que eu já disse acima).
Mas claro, as redes sociais dominam a internet já a muito tempo. Temos uma geração de adultos que não sabe o que é um mundo sem rede social, pois já nasceram nessa realidade.
Isso faz com que ocorra o fenômeno que você observou: pessoas que postam qualquer coisa, simplesmente por que querem ser notadas.
Tratam os upvotes e downvotes nem como like e dislike, mas como uma arma para atacar alguém que diz algo que ela não concorda, ou qualquer outro motivo.
Assim, o que fazer? Difícil, seres humanos são imprevisíveis, e regras demais afastam as pessoas. Para um site que está "apenas começando", as vezes é melhor abraçar todo mundo e filtrar depois, do que já botar um funil na entrada e desestimular muita gente de, se quer, tentar.