NÃO ACEITE TRABALHO PJ
Só aceite um trabalho PJ se você se considera uma pessoa financeiramente bem organizada. Caso contrário, dependendo da empresa você pode ficar a deriva, completamente desamparado e possivelmente pode passar por uns perrengues. Falo isso pela experiência que tive. Caso eu não fosse uma pessoa que soubesse organizar bem as finanças e não tivesse montado uma reserva financeira, eu passaria por um período difícil agora.
Porém, se você é PJ, sugiro fortemente que monte uma reserva financeira, não gaste tudo o que ganha. Já pensou se do nada a empresa na qual você presta serviço, simplesmente decidisse desfazer a parceria com você?! Como você ficaria nesse exato momento?
Ter uma reserva financeira vai te dar segurança pra continuar estudando e consequentemente conseguir poder escolher a melhor oportunidade possível para você.
Seja PJ se você se considera de fato um empreendedor, na qual você é de fato uma pessoa que é tolerante aos riscos. Caso contrário, se você é alguém como eu, que se dedica completamente na causa da empresa chegando a esquecer de você próprio, você corre sérios riscos. Nem toda empresa se preocupa com o colaborador.
Eu como colaborador, me imagino como empreendedor. Eu sou o colaborador que eu gostaria de ter na minha empresa, caso eu tivesse uma. Mas nem sempre o contrário vai acontecer. A empresa dificilmente vai se ver como um empregado, que tem também seus boletos pra pagar.
Não acho justo uma empresa chegar, e simplesmente demitir seu colaborador que lhe foi tão útil por tanto tempo o deixando a deriva, sem amparo algum. Isso serve de experiência pra mim também, caso um dia eu esteja do outro lado da mesa.
Comentem aí o seu ponto de vista sobre o assunto.