Executando verificação de segurança...
52

Como Conseguir Trabalho Remoto Para Exterior

Olá pessoal!

Sou Robson Sousa, sou programador desde 2010, e em minhas últimas vagas atuei como Senior Full Stack Laravel/Vue e Tech Lead.

Estou na minha terceira experiência trabalhando remotamente para empresa do exterior, especificamente dos EUA, e vou compartilhar como consegui essas vagas, e algumas dicas muito importantes e que demorei para aprender.

Onde Encontrar Vagas Para Exterior

Primeira Experiência Para Exterior

A primeira vaga que consegui foi através de uma plataforma que conecta desenvolvedores a empresas. Esse tipo de plataforma, sem dúvidas, é minha indicação para que você obtenha seu primeiro emprego para o exterior.

Pois você terá um time lhe apoiando e auxiliando, pois é de total interessa da plataforma que você tenha sucesso na empresa, pois eles também ganham com seu sucesso.

Essas plataformas fazem as entrevistas e testes iniciais com os programadores, ajustam expectativas de salário, horários, stack, etc.

Vantagem: processo rápido pois eles intermediam o contato com as empresas
Desvantagem: faixa salário é pré-determinada, micro gerenciamento

De quais gostei:

  • turing.com (trabalhei nessa)
  • toptal.com
  • remotely.works

Dica: pratique testes de algoritmos, pois eles serão exigidos no processo. Site excelente para isso: hackerrank

Segunda Experiência

Quis ter uma experiência em inglês como freelancer de projeto fechado, e ao buscar trabalhos como freela acabei encontrando boas oportunidades de trabalho long term.

Nessa opção você vai precisar procurar vagas, escrever propostas, negociar diretamente com os contratantes. Ou seja, é um pouco mais complicado, demorado e vai exigir de você mais de soft skills e inglês.

Por isso é indicado começar trabalhando pelas plataformas do tópico anterior, pois sucesso mais rápido aumenta a crença.

Site que gostei:

  • upwork.com

Dica: procure propostas que querem long term job e nas propostas coloque o seu preço por hora ignorando a taxa do site, pois as empresas filtram pelo preço, e provavelmente os contratantes vão pedir para lhe pagar por fora da plataforma, como foi comigo

Vantagem: contrato relativamente rápido, sem micro gerenciamento
Desvantagem: o problema de todo freela de projeto fecahdo, se não orçar bem pode não compensar

Terceira Experiência

Encontrar sites agregadores de vagas da sua stack e aplicar para o máximo de vagas que conseguir.

Dica: verifique se a vaga exige que você seja autorizado a trabalhar nos EUA. Caso seja exigido, essa vaga NÃO é pra você.

Números para servirem de base:

  • Apliquei entre 30 e 40.
  • Fiz umas 8 entrevistas.
  • Passei em 5.
  • Fui descartado em 3 porque pedi valor fora do orçamento deles. ($100k/ano)
  • 1 contratou mais rápido.

Vantagem: dependendo da empresa, sem micro gerenciamento, liberdade de horário
Desvatagem: procesos seletivos lentos, muito tempo para ser contratado (40 dias)

Site para vagas laravel: LaraJobs

Como Resolver Parte Fiscal/Contábil

Você será um Independent Contractor, uma espécie de PJ aqui no Brasil, ou seja, não terá carteira assinada.

Precisará abrir uma Micro Empresa (ME), e não pode ser MEI.
Precisa ter um contador, se não tiver indico Ellun Contabilidade.

Precisará ter uma conta bancária PJ (indico banco inter), pois nele você pode cadastrar usuário apenas de visualização para seu contador ter acesso aos extratos.

Esses detalhes você não precisa entender, mas para quem quiser saber:

Você receberá um pró-labore da sua própria empresa, como se fosse um funcionário da própria empresa. E precisará pagar o seu INSS.

Se o seu pró-labore for de pelo menos 28% do salário total, você pagará menos impostos. (essa é a importância de ter um bom escritório de contabilidade)

Meu gasto total com impostos e contabilidade: 13,5% do salário

Recomendo fortemente a leitura desse artigo para detalhes de como calcular valor líquido: Quanto Programador Ganha Liquido Trabalhando Para Exterior

Como Receber Dinheiro

Essa parte foi um dilema, e depois de muita pesquisa e testes conheci a payoneer.

Eles criam uma conta bancária local nos EUA para você, é como se você morasse lá.

Processo simples:

  • Então a empresa vai fazer uma transferência local para sua conta.
  • Esse dinheiro cai em 1 dia útil na sua conta payoneer em Dólar.
  • Você solicita saque para sua conta bancária PJ
  • O dinheiro cai em reais na sua conta em 1 dia útil

A taxa total, somando com conversão de moeda dá em torno de 1,5%.

Há algumas outras opções com taxa menor que a payoneer (como wiretransfer e husky), mas eles não criam conta local nos EUA. Então a empresa vai precisar fazer uma transferência internacional, e pagar uma taxa de aproximadamente $40, que provavelmente vai sair do seu bolso.

Também testei paypal, mas bastou receber uma vez por lá para desistir, foi a taxa mais alta que já paguei.

Pretensão Salarial

Claro que a faixa salarial que uma empresa pode pagar varia muito de país, função, sua experiência, tamanho da empresa, etc.

Mas existem faixas de salário que é mais fácil você se encaixar no orçamento das empresas, para não ser descartado logo de cara por filtros.

Nos EUA e em alguns outros país, os salário geralmente são ditos por ano ou por hora.

  • Dev Junior (1-2 anos): ~ $ 30k - 35k/ano (geralmente só querem pleno/senior)
  • Dev Pleno (3-5 anos): ~ 40k - 60k/ano -20 - $30/hora
  • Dev Senior (+6 anos): ~ 60k - 90k/ano -30 - $45/hora

Qual Nível de Inglês Exigido

Provalvemente todos temos essa insegurança quanto ao nosso nível de inglês.
Eu também não me sentia pronto quando apliquei para vaga em inglês.

Fui para uma conversa com indianos e não entendi 10% do que falaram.
Fui para uma entrevista com americanos e já entendi bem melhor.
Depois que comecei a trabalhar percebi que ainda tinha muito a aprender.

Mas aprendi uma coisa muito importante que quebrou todas as crenças que eu tinha em relação ao inglês e me deixou bem mais confortável.

Quando eles estão contratando pessoas de qualquer lugar do mundo, eles já estão acostumados e preparados para pessoas com sotaques diferentes e com inglês imperfeito

A maioria dos americanos só fala uma língua: o inglês. Eles admiram quem fala mais de uma língua

Cometi muitos erros de pronúncia, mas geralmente eles pensavam que eram apenas diferença de sotaque.

Dica: fale devagar, faça pausas para organizar o pensamento, sorria, treine todos os dias coisas básicas como falar sobre você, sobre o que fez ontem e o que vai fazer hoje

Espero ter ajudado, fico à disposição para sanar dúvidas e questionamentos, e para ajudar nessa sua empreitada

Ver Post Original no Blog do Robson

Carregando publicação patrocinada...
3

De verdade, que post incrível, obrigado por compartilhar seu conhecimento que claramente é útil para muitas pessoas! Saiba que já salvei tudo aqui e que vou seguir tudo passo a passo.

Uma pequena dúvida, com experiência de trabalho (1,5 anos) um diploma da USP (Universidade de São Paulo) em Ciência da Computação teria a mesma dificuldade que um programador júnior qualquer? Ou seja, meu diploma vale alguma coisa para o exterior e facilitaria conseguir um emprego?

Mais uma vez muito obrigado!

1

Obrigado pelo feedback.

A maioria das vezes que tem diploma na descrição é nesse formato aqui: "Diploma ou experiência equivalente com a função".

Obrigatoriedade de diploma só vi para cargos mais altos como Principal Engineer, Arquiteto de Software, CTO.

Então, o diploma não vai lhe dar vantagem para vagas de programador, pois o que vai importar é sua capacidade em entregar resultados e evoluir.

Espero ter ajudado

2
2

Muito bom esse seu post.

Eu passei anos sem me expor às oportunidades no exterior por medo de não ter o nível de inglês suficiente, pelo medo de FALAR em inglês.

Até que um dia, por curiosidade, comecei a aceitar passar por processos seletivos em inglês, e passei por TODAS as entrevistas e em alguns testes técnicos também.

Hoje sou muito feliz com a empresa que trabalho aqui no Brasil e não estou procurando emprego fora (não tem a ver apenas com salário, mas com ambiente de trabalho e etc), mas o que quero dizer é que, se eu quisesse, conseguiria um emprego fora apenas por ter perdido o medo de "não ser suficiente".

Um outro ponto importante é que, as empresas de fora já estão prontas para o seu Inglês, uma vez que elas contraram pessoas de toda a parte do mundo com idiomas diferentes, elas não estão esperando que seu inglês seja fluente (exceto para cargos de liderança e que precisa se comunicar com clientes).

Uma dica importante que eu dou é: o FALAR em inglês é diferente do SABER/ESTUDAR o inglês. Falar é uma habilidade mecânica, que precisa ser praticada, mesmo que você esteja falando errado.

É falando que se melhora.

E para quem tem um dinheiro para investir nisso, eu recomendo o site Cambly.

Inclusive, o Cambly está (ou estava, não sei ao certo), com uma promoção de blackfriday, com desconto de 50% no plano.

Se estiver ainda, recomendo aproveitarem! :)

Abraços!

1

Excelente contribuição. Para aulas de inglês, gosto muito do iTalki, pois pago por cada aula individualmente e posso escolher o professor de cada aula.

Tive um ambiente ruim na primeira experiência, mas isso não é regra. A empresa que trabalho agora às vezes passo dias sem falar com ninguém, apenas recebendo tarefas e codando :)

2
1
2
1

Até citei husky no artigo, mas como disse, para receber por eles a empresa precisa fazer uma transferência internacional, que pode chegar a custar US$ 40.

2

Gratidão, são informações muito valiosa é uma luz no fim do túnel que muitos como eu precisava para se orientar na caminhada do mundo de desenvolvimento de software. Mais uma vez muito obrigado.

1
2
1
2

Eu estou no processo para conseguir, na empresa onde trabalho atualmente, após um ano, você pode aplicar para transferência de office e isso permite ir pra fora, tudo pago pela empresa. Estou entre Londres/Canadá, ainda não consegui decidir.

2

Tenho conhecidos que moram no canadá e em Londres, mas não tenho muito contato com eles.

Ouvi muitas coisas boas sobre Canadá, ainda não ouvi nada sobre Londres mas parece ter um estilo de vida legal.

Enfim, é uma decisão muito pessoal porque haverá choque de cultura, de língua, de pequenas coisas como: alimentação, serviços, etc.

Eu mesmo prefiro morar no Brasil e ganhar em dólar, mas como disse, é muito pessoal.

Espero que consiga decidir o melhor para você. Abraço!

2

Sendo sincero estou mais inclinado a morar em Londres, já tenho amigos morando lá e o plano seria passar um tempo lá e depois ir tentar algo no Japão.

2

Cara gostei bastante do seu relato e ajuda bastante, sempre quis saber como funciona o trabalho remoto no exterior e como fazer para aplicar!

2

Esse post é MUITO importante para quem esta começando e tem muitas dúvidas sobre o mercado de trabalho. Eu mesmo sempre quis ter uma conversa com alguém muito experiente assim. Pf, continue criando posts assim, relatando sua experiência. Um canal no youtube também seria massa viu. Pena que o TabNews ainda não dê para seguir ninguém.

1
2

Gostei muito, do post, estou estudando e praticando programação a 1 ano e minha vontade é trabalhar no exterior, preciso aprender o inglês, rsrsrs
minha idéia é trabalhar com a stack: Nodejs | React | Angular.

1

Oi Lucas, obrigado pelo feedback.

É uma boa stack com muitas vagas. Geralmente as vagas internacionais são para pleno/senior, então a minha sugestão é seguir trabalhando para aprimorar seu código, e ao mesmo tempo ir estudando inglês.

Em algum momento, essas duas habilidades estarão bem desenvolvidas e você pegará um job do exterior.

Até mais!

2

Não tinha base nenhuma de salário no exterior, fui chamado pra trablhar em portugal com Java e na hora que perguntaram salário, eu não soube responder.. Fora as outras informações, muito bom !

1

Obrigado pelo feedback.

Um amigo pediu 45k para vaga de Senior ios developer. O recrutador falou que ele tinha pedido bem abaixo da média salarial.

É sempre bom evitar passar por isso :)

2
1
2

Eu tenho uma pergunta.
Eu não gosto e nem quero ter nada a ver com programação, no entanto eu não sei onde encontrar trabalhos remotos sobretudo lá fora.
Eu falo Inglês e escrevo tb, alguem tem algumas dicas de como conseguir trabalho fora?
Portugues aqui!

1

Tem vários sites de trabalhos freelance em inglês, que podem ser interessantes para você.
Alguns que já usei:

Nesses sites, os contratantes cadastram projetos e você envia propostas. Então, você estará concorrendo com outros prestadores de serviço, talvez precise de algumas maneiras de destacar sua propostas.

Algumas sugestões que utilizei e funcionaram:

  • Grava um vídeo falando em inglês sobre sua proposta e como vai agir nesse projeto (pode ser utilizando o Loom)
  • No texto da proposta coloca o link desse vídeo

Isso funciona muito porque a maioria das pessoas que enviam propostas não sabem realmente falar inglês, apenas escrever. E os contratantes preferem quem realmente sabe falar.

1

Acredito que procurar na sua área empresas que tenham escritório lá fora e que tenham a cultura de exportar profissionais pode ser um ótimo caminho cara, linkedin e headhunters serão seus melhores amigos, fé.

2

Excelente publicação,
vale ressaltar também que agora portugal tem o passaporte de nômade digital que permite trabalhar la mesmo estando empregado aqui, ou mesmo conseguir um emprego por la de forma mais simplificada.
A demanda por devs na europa tende a crescer muito nos próximos anos!

1
2
1
2

Acho que também existe uma possíbilidade mais acessível que não foi citada. Existem algumas empresas do exterior que possuiem CNPJ no brasil e contratam como CLT, possuiem equipe de recrutamento 100% brasileira. Mas o contrato é pra atuar 100% em projetos internacionas, utilizando o inglês como primneira lingua pra comunicação. Geralmente essas empresas possuem uma resistência menor de entrada para pessoas que nunca trabalharam para fora, e processo seletivo é mais "tranquilo".

Essas oportunidades são interessantes para quem precisa adquirir experiência com projetos internacionais e também tem recio de mudar de um contrato CLT para PJ.

Lógico, eles vão testar seu inglês na entrevista e farão entrevistas com nativos a medida que o processo evoluir, então é importante estar preparado.

Alguns exemplos de empresas que fazem esse tipo de contrato:
- Avenue Code (US): https://www.linkedin.com/company/avenuecode/
- Squaretrade (CA): https://www.linkedin.com/company/questrade/

1

Obrigado pela contribuição.
Eu não curto muito empresa internacional com filial aqui no país, porque eles vão pagar salário de empresa brasileira (às vezes só um pouco mais) e você vai desempenhar o memso que faria numa empresa de fora.

Então, na minha humilde visão é como trabalhar em USD e ganhar em BRL.
Porque o inglês que você vai precisar no dia-a-dia é o mesmo de empresas de fora, e poderia estar ganhando em dólar.

Em relação a trabalho CLT e PJ, sou PJ há muito tempo e acredito que todo bom programador deveria ser, pois a CLT seria uma segurança para o empregado não ser demitido a qualquer momento, mas no nosso caso a CLT é uma segurança para empresa, já que programador é muito assediado e tem muitas oportunidades disponíveis, então gosto de ficar "livre" para trocar de empresa.

Só meu ponto de vista, mas acho legal visões diferentes :D

2

Isso realmente é verdade, trabalhando nesse modelo, você estará recebendo um salário bem menor em comparação com um contrato PJ direto com um empresa de fora.

Mas existem algumas ciladas no mercado, por enquanto a demanda está alta e realmente faz muito sentido como você falou, estar em um contrato PJ e ter flexibilidade para mudar de forma mais ágil. Mas em casos de StartUps e/ou empresas que estão entrando no mercado digital agora, você pode estar entrando em um barco que pode afundar a qualquer momento, e dependendo do momento do mercado, talvez não encontre recolocação tão rápido assim.

Então acho que vale pensar nessa possibilidade como uma etapa de transição, até você conseguir encontrar melhores oportunidades diretamente em U$D que não sejam em startups

De qualquer forma, acho que é uma escolha pessoal assim como as nossas opniões.

E ótimo post por sinal! Parabéns.

2

Eu passei por isso de sair de uma startup e procurar realocação, levou 40 dias.

Mas o que foi bom é que o salário de um mês dessa startup americana era quase o mesmo que três meses da empresa BR que eu trabalhava (Startup do Albert Einstein).

Então, no meu caso o alto salário permitiu que eu ficasse tranquilo enquanto aplicava para mais de 40 vagas e fosse contratado, na minha terceira experiência do artigo.

Eu vejo que seria muito pior que eu fosse demitido CLT, pois o seguro desemprego não cobriria meu custo de vida, eu precisaria retirar dinheiro dos meus investimentos, e ainda me realocaria em outra empresa que não paga tão bem, demoraria um pouco mais para repor o que gastei.

Entende?

É uma análise um pouco complicada, mas são duas formas de segurança, uma delas é CLT a outra é alto salário. E eu acho a última melhor rsrs

Mas não quero forçar minha visão, essas decisões são pessoais

2

Muito bom, dicas de grande valor, tenho pouco mais de 4 anos de carreira e penso em trabalhar fora, inicialmente pensei em Portugal, mas já que não é um bicho de sete cabeças como imaginava vou passar a considerar vagas em inglês.

1
2
2

Obrigado pela postagem! Tenho 16 anos e pretendo trabalhar futuramente com programação, preferencialmente front-end, claro que o salário no Brasil não é ruim, na verdade até gostaria de trabalhar em algum projeto grandioso de empresas brasileiras, porém é uma grande vontade minha conquistar uma estabilidade financeira para viver tranquilo e trabalhar com o que eu gosto. Abraços!!

1

Tenha a certeza que está entrando numa área muito boa.
Com certeza trabalhar para empresas brasileiras no início é muito importante, para você conseguir aprender conteúdos ténicos mais rapidamente.

Em paralelo, é legal ir lendo artigos em inglês, vendo vídeo-tutoriais em inglês com legenda, pra ir se adaptando ao inglês.

Essa é uma evolução a médio prazo, não é da noite para o dia, mas é perfeitamente possível.

Sucesso!

2

Post "simplesmente" sensacional!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento e experiência. Estou estudando para trabalhar como DEV... E já saber um pouco como funciona o mercado internacional é de extrema importância. Mais uma vez, obrigado!

2

Obrigado pelo feedback!

Sugestão: pense no médio/longo prazo.
Exemplo: meta de pegar trabalho em inglês em 5 anos.

Então você precisa desenvolver habilidades técnicas e inglês.

Algumas formas de agilizar esse processo seria:

  • Pegar um estágio/trabalho como Jr/Trainee presencial ou híbrido, em qualquer cargo de prorgamação que lhe permita aprender sem ser punido e absorver o máximo que puder
  • Estudar apenas em inglês

Com certeza em menos de 5 anos estará com seu emprego internacional. O problema das pessoas geralmente é a pressa. Elas superestimam o que conseguem fazer em 1 ano e subestimam o que dá pra fazer em 5 anos.

Sucesso!

2

Eu sinto que as empresas brasileiras cobram mais inglês do que as empresas de fora.
Esse ponto dos desafios em sites estilo hacker rank é real, fiz um processo recentemente que eram 3 questões do hacker rank.
As dicas de contabilidade e conta bancária também, excelente.
Estou iniciando a jornada de aplicação de forma mais assídua para empresas de fora agora, espero ter boas notícias em breve.
Valeu pelas dicas.

1

Obrigado pelo feedback!

Tudo depende das funções desempenhadas e forma de gerenciamento da empresa.

Por exemplo, têm empresas brasileiras que contratam programadores que irão falar diretamente com clientes, em inglês.

E têm empresas americanas que você conversa no máximo com seus colegas ou tech lead, às vezes só em texto.

Ora, se a pessoa fala em inglês por que trabalhar para empresa brasileira?

Ou isso seria uma sensação falsa que o ambiente americano é pior que o brasileiro para trabalhar, ou apenas insegurança mesmo.

-- Hacker rank é bem legal

Espero que consiga logo sua vaga :)

2

Sempre quis saber um passo a passo como foi aceito em outro país e esse post esclareceu tudo, eu sou dev junior com Nodejs procurando uma vaga, sempre fico perdido em como consegui e no exterior era a maior dúvida, muito obrigado

1

Recebo vaga de NodeJS semanalmente no meu linkedin. É um canal interessante para vagas também. Todas que chegaram por lá, o salário estava abaixo do mercado, mas tinha umas legais.

Se é Jr, então o processo é pegar experiência trabalhando para empresa.BR enquanto estuda inglês.

2

Ainda estou na esperança de pegar o primeiro emprego, mas nada que o tempo e procura não ajude, seu post ta de parabéns.

2

Muito obrigado pelo post e pelas dicas! Foram muito uteis, nós programadores muitas vezes focamos demais na parte técnica e só pensamos nisso. Eu nem fazia idéia de toda essa questao contábil e de como receber o dinheiro.

2

Poxa cara, que conteúdo top. Valeu pelas dicas, você tem algum curso de inglês que indicaria? Estou começando a olhar para o exterior, estou vendo muitas oportunidades surgindo e o meu maior impecílio é o inglês. Falo bem pouco, consigo entender talvez uns 50% de uma conversa hahaha, mas pretendo melhorar isso.

Outro ponto: você disse: "Meu gasto total com impostos e contabilidade: 13,5% do salário" isso é em dólar ou real?

1

Sobre inglês

Na real, é muito difícil estudar algo novo, porque nos exige energia ativa, pra você ir lá e buscar o conteúdo. E um dia a gente tá motivado, e estuda, mas e nos outros?

Então o melhor caminho é aproveitar um dia motivado e transformar seu ambiente para que daqui para frente você esteja em contato com o inglês passivamente. Uma espécie de imersão.

Mude idiomas de celular, computador, navegador, tv.
Se usa redes socais, dê unfollow em muitas que você segue desnecessariamente e comece a seguir pessoas que só falam em inglês, siga professores de inglês também. O mesmo para youtube, twitter, facebook, etc.

Entrar no https://italki.com/, encontrar um professor e comprar pacote com 10 aulas. Marcar as primeiras aulas e ir.

É isso que você tem que fazer quando estiver motivado, preparar o terreno com ações para você aprender passivamente.

Sobre impostos, taxas e contabilidade

Na real, como é porcentagem, tanto faz se é em dólar ou reais, dá no mesmo rsrs.

Ex: 1 dólar agora está R$ 5,41

  • 13,5% de US 1000 = US 135,00 * 5,41 => R$ 730,35

US 1000 em reais dá R 5410

  • 13,5% de R 5410 = R 730,35

Mas acho que você quer saber detalhes, lê esse outro artigo que escrevi agora sobre os descontos: Quanto Programador Ganha Líquido Trabalhando Para Exterior E Como Pagar Menos Impostos

Espero ter ajudado!

2
2
1

Já aconteceu de eu não entender uma palavra mesmo depois do cara repetir umas 4 vezes. Então ele escreveu e era essa a palavra: error
:D

Acontece, evoluindo sempre mas com auto confiança

2

Parabéns Robson, pelo artigo e obrigado pelas dicas. Participei de alguns processos seletivos em inglês, cheguei até passar em um, mas estava muito inseguro em relação ao meu inglês, em breve vou tentar novamente a tão sonhada vaga e vou utilizar essas dicas, valeu Robson e sucesso!!!!

1

Como falei em outro comentário, aconteceu de eu não entender uma palavra mesmo depois do cara repetir umas 4 vezes. Então ele escreveu e era essa a palavra: error
:D

Faz parte não ter inglês perfeito

2

Muito obrigado por compartilhar sua experiência e as dicas. Vão ajudar muito.
Estou no processo de estudar inglês para tentar uma vaga no exterior. Me sinto bem inseguro em relação ao inglês, mas, acredito que seja natural.

1

Que bom que ajuda. O melhor é intercalar estudo e aplicar para alguma vaga. Tem coisas que você só vai saber que precisa estudar quando realmente aplicar. E participando de algum processo você vai realmente saber em que nível sua comunicação em inglês está. Abraço!

2

obrigado por compartilhar conosco a tua experiência, com certeza o sonho de muitos de nós e poder ter a chance de trabalhar numa condição assim e ter a possibilidade de uma remuneração melhor, embora seja um caminho que claramente não é fácil, ler relatos como o seu e as experiências que teve no percurso nos ajuda a mensurar o que precisamos e talvez quais caminhos seguir pra buscar alcançar nossos sonhos também.

2
1
2
1
2
2

Robson, top demais, sério! Explicou simplesmente tudo que eu gostaria de saber e com muito detalhe, obrigado de verdade. Muito mais tranquilo pra seguir nesse processo depois do que li aqui.

1
2

Bom dia, gostei muito do seu post, ajuda bastante a gente ter uma visão mais otimista quando ao mercado extrangeiro.
Tenho uma pergunta: Como eu posso conseguir trabalho voluntário ou estágio nessas empresas? Tem uma dica?

1

Opa Keven, obrigado pelo feedback!

Não sei sobre as outras culturas, mas empresas americanas não curtem trabalho voluntário, eles geralmente são bem justos e gostam de pagar.

Só vi até agora uma vaga de estágio remota internacional, e não aconselho.

Porque os primeiros passos precisam ser presenciais ou em sua língua nativa, para você construir uma fundação mais sólida e se desenvolver mais rápido, não é legal tentar burlar esse processo.

Foque em pegar um trabalho/estágio BR, perguntar o máximo possível, aprender e estudar muito conteúdo técnico, especialmente em inglês. Em 2 anos estará mais maduro para mercado internacional.

Esse seria meu plano para médio prazo.
Espero ter ajudado.

2

Que post sensacional Robson! Atualmente estou num processo da Turing engatilhado e de olho na VanHack também. Suas dicas foram bem valiosas, uma vez que nunca trabalhei para fora do Brasil. Gostei das dicas financeiras e uma parte que me clareou as ideias foi o range de salário, sempre fiquei em dúvida sobre o quanto eu deveria pedir. Muito obrigado!!

1

Turing é bem legal, eles têm sessões online de yoga, muitas palestras interessantes, grupos de conversação em inglês com um tutor, plataforma de pagamento direto pra sua conta bancária. Gosto deles!
Vanhack não participei de nenhum processo, mas parece ser legal também.

2
1
2

Muito bom o post, e obrigado por abordar caminhos diferentes quanto as contratações. Porém fiquei com uma dúvida, da qual estava planejando. É comum conseguir freelas part-time (para fazer apenas a noite, ou final de semana)? Estava com a ideia de me manter no meu emprego atual (8h por dia) e tentar algum freela para fora, para ir testando como eu me saio, é uma possíbilidade mesmo isso? Indicaria por aquele site do seu freela?

2

Obrigado pelo feedback!

Te falar, se eu quisesse nesse momento poderia estar trabalhando para 3 empresas:

  • Uma full time 40h/semana
  • Outra 20h/semana
  • Outra 15h/semana

Mas tenho filha de 1 ano, e gosto de passar tempo com ela, então estou pegando leve.

Respondendo sua pergunta

sim, é perfeitamente possível e só é complicado no início, depois fica mais fácil.

Meu próprio tech lead trabalha 15h/semana na empresa e full time em outra e me convidou para fazer 15h/semana na empresa em que ele é full time.

Então depois que fizer o primeiro trabalho bem feito, as indicações serão uma benção rsrs

Informação importante: brasileiros são muito mais produtivos que americanos, é cultural. Então enquanto um americano trabalha 8 horas para gerar um resultado, você trabalharia 6h

Upwork é bom pra isso. Pelos sites agregadores de vaga também tem part time. Isso é muito comum em Start ups.

Algumas sugestões pra você se destacas nas propostas que enviar:

  • Grava um vídeo falando em inglês sobre sua proposta e como vai agir nesse projeto (pode ser utilizando o Loom)
  • No texto da proposta coloca o link desse vídeo

Isso funciona muito porque a maioria das pessoas que enviam propostas não sabem realmente falar inglês, apenas escrever. E os contratantes preferem quem realmente sabe falar.

Espero ter ajudado.

2

Que louco ler que um brasileiro é mais produtivo que um americano.

Tudo que se lê de lá sempre é falado o quanto o americano é mais focado no trabalho em relação ao brasileiro.

2
1
2

Boas dicas, vou até salvar aqui, estou nesse exato momento estudando ingles e procurando oportunidades de fora para trabalhar com java e angular :)

1

Obrigado pelo feedback! Quando for para uma entrevista, assiste uns 30 minutos de vídeo em inglês, de preferência no mesmo sotaque do entrevistador. Ex: americano, britânico, indiano, latino, etc. Para seu ouvido acostumar e entrar na entrevista no clima.

2

primeiramente parabéns pelo post, muito instrutivo e incentivador. Gostaria de saber, se possível, como foi sua experiência com a Turing. Passei na seleção deles há algum tempo, mas não me disponibilizei para match ainda por incompatibilidade de horário (over lap time)

2

Obrigado pelo feedback!

Sobre meus passos na turing:

  • Fiz cadastrado
  • Escolhi minha stack Laravel/Vue
  • Fiz o teste de Laravel, passei
  • Aproximadamente 1 semana após meu cadastro, eles entraram em contato comigo, antes mesmo de eu fazer teste de Vue.js
  • Conversei com uma pessoa indiana, do staff da turing, ela queria me preparar porque um cliente estava precisando de alguém da minha stack (não entendi quase nada do sotaque dela rsrs)
  • Conversei em outro dia com ela novamente, e ela agendou reunião com cliente
  • Fiz entrevista com 3 pessoas da empresa americana, consegui me comunicar bem
  • Passei na entrevista, um indiano conversou comigo para acertar salário
  • Pedi um valor X/hora, ele me falou que o máximo que a empresa cliente poderia seria Y/hora
  • Pedi um minuto pra fingir que estava calculando algo, e aceitei

Bom, a turing é uma empresa excelente, com aulas de yoga, grupos de conversação em inglês, com tutor de inglês, várias palestras super interessantes pelo menos umas 2x por semana, tem plataforma própria de contrato e pagamentos.

A única coisa ruim foi em relação ao cliente para o qual trabalhei. Eles faziam micro gerenciamento absurdo. Precisei instalar um software que tira prints da minha tela, totalmente desconfortável, e com essa situação não fiquei muito tempo.

A turing pediu tempo para me indicar para outra empresa, mas peguei outro job :)

Espero que ajude em algo.

2

Ajudou muito mesmo. Informações valiosas. Vou pegar um trabalho assim para ganhar experiência internacional. Que bom que conseguiu algo melhor. obrigado.

2

Obrigado por compartilhar, já fiz em torno de 10 entrevistas mas ainda não chegou minha hora. As vezes fico frustado achando que o problema é comigo (e deve ser mesmo kk) e que não tenho capacidade, mas um dia sei que vai chegar...

O que não acho certo se dispor a aceitar um salário extremamente baixo. As empresas exploram o fato de ser LATAM, tem lugar que quer te pagar U$2.5k, isso da menos que um salário bom aqui no Brasil.

2
2

Respondendo aos dois comentários, não sei se eram junior ou não, essas vagas que eu vi nao especificavam. Geralmente é empresa de outsource e sempre jogam lá embaixo.

Pra junior está bom mesmo, mas não é a posição que eu procuro.

E sobre o conhecimento técnico, sim, são áreas que eu domino, mas sempre dá alguma zebra na hora. Não tem outra, é se preparar melhor...

1

2.5k por mês dá 30k/ano, justamente a faixa de Jr que citei. Então, se for para Jr tá um salário Ok.

Algumas empresas me ofereceram 45k/ano, aí já é muito baixo para um Sr.

Precisa ver se você tá aplicando realmente para vagas em que você tem o conhecimento técnico, porque é difícil passar em uma entrevista se você estiver duplamente inseguro: inglês e conteúdo técnico.

2

Valeu robson! Obrigado por compartilhar sua experiência!

Sabendo só o básico de programação, quanto tempo é necessário para desenvolver skills suficientes para conseguir um job, seja aqui ou no exterior?

1

Opa João, tem vagas em todos os níveis de conhecimento. Para alguns níveis, obviamente, têm menos vagas.

Uma boa maneira de desenvolver é pegando trabalho, pode ser estágio, sem se preocupar com salário por 1 ano.

Aí você já terá 1 ano de experiência, já vai poder pegar vaga de Jr.

1
2
2
1
1

Fala Robson, tudo bem?
Gostei muito do post, mas tenho uma duvida. Na sua experiencia, o conhecimento que as empresas de fora pedem pra junior/pleno/senior são os mesmo que as empresas brasileiras pedem, ou as faixas de conhecimento são diferentes?

1

Depende muito do tamanho, momento e cultura da empresa.

Já fui para uma entrevista de uma empresa britância, que os caras queriam que eu soubesse muitas teorias, muitas fórmulas de cabeça. No final, não me contrataram porque o outro candidato pediu menos dinheiro que eu rsrs

Mas já fiz várias entrevistas de startups (até 4 devs no time) que eles apenas me enviaram um mini projeto pra eu fazer em alguns dias. E depois analisamos juntos para eu explicar as decisões que tomei, e muita conversa sobre programação mas sem focar em muitas teorias.

Então, varia muito.

Uma coisa é certa, o desempenho de brasileiros é maior que de americanos. Enquanto eles precisam de 8h pra fazer algo, precisamos de 5-6h. Já indianos são muito mais produtivos que brasileiros. É cultural!

Vejo que empresas brasileiras cobram mais, as americanas deixam você levar seu tempo para fazer as coisas com qualidade, dá tempo pesquisar, testar, discutir sobre a tarefa. E quando você entregar, ainda vão achar que você fez muito rápido.

Pelo menos é o que acontece comigo :D

1

Fala Robson, ótimo post cara, uma das coisas que mais tem me freado pra ir pra essas vagas remotas, é muito mais a parte de "segurança". Hoje sou Data Analyst em uma empresa internacional falo um inglês razoavelmente funcional, e recebo o suficiente pra ter uma vida bem boa... Apesar disso sempre quis trabalhar de forma remota, mas ainda tenho receios em termos de estabilidade, visto que esses trabalhos geralmente são feitos por períodos determinados, certo? Como que você faz pra lidar com isso, e como fazer essa migração? Visto que tenho uma vida, sonhos e quero formar uma família e etc...

1

Vale pelo feedback.

Período determinado

Tem vários tipos de vaga: short-term, long-term, contract, etc.

Sempre procuro na descrição por vagas long-term, ou seja, que em tese são "fixas", como se fosse empregado PJ no Brasil.

Eu trabalhava para uma startup do Hosp Albert Einstein, e decidi trabalhar para os EUA, mais que dobrei a renda. Porém sai da empresa por decisão própria e fiz vários processos seletivos, fiquei 40 dias sem trabalhar.

O salário mais alto que eu estava ganhando me deu a tranquilidade de poder procurar outro trabalho sem afetar minha qualidade de vida. Pois mesmo ganhando mais não cheguei a aumentar muito meu custo de vida, pois já ganhava bem antes de trabalhar pra fora.

Migração

Em 2019 decidi que ia trabalhar para fora, comecei a estudar inglês e programação. Apliquei para uma vaga e percebi que meu inglês ainda estava muito fraco. Então peguei uma vaga no brasil mesmo, e continuei estudando.

Esse ano senti mais confiança, apliquei novamente e passei.
Depois que entrei ainda senti meu inglês fraco, mas dava para trabalhar enquanto melhorava, e o trabalho em inglês acabou me ajudando a melhorar também.

Espero ter ajudado.

1

Eu acho que só vale a pena acima de 10k, pq tem uma flutuação do dolar e não dá pra esperar que ele seja 5 reais sempre, além disso é ruim em outros aspectos o dolar tao alto

1

Sobre 10k

Você diz 10k dólares por mês?

Se sim, isso é completamente fora da realidade de pelo menos 99% das vagas remotas.

E fora da realidade principalmente do Brasil.
Não conheço nenhum programador que ganhe isso morando no Brasil.

Flutuação do dólar

Historicamente, o dólar é a moeda mais forte do mundo, e sempre foi muito mais forte que o Real. Então, com base em flutuação, é mais perigoso ganhar em real do que em dólar.

Outra coisa, mesmo que o dólar caia e chegue a valer 3 reais, ainda assim os salários das faixas que citei serão maior que os salários locais, sem contar que você estará desenvolvendo o inglês, que com maior fluência abrirá mais portas futuramente.

Sobre ser ruim o dólar alto

O dólar alto aumenta um pouco o preço dos produtos aqui no Brasil.

Mas dólar alto também aumenta salário de quem ganha em dólar, então é mais uma proteção que você não teria se ganhasse em reais.

Enfim, não achei lógicos seus argumentos, mas tem pessoas que gostam de trabalhar pra empresas BR mesmo, mesmo falando inglês fluente e sendo bom programador, e tá tudo bem. É uma decisão pessoal.

Mas em termos lógicos, não vejo lógico nessa decisão :D