Posso ser processado por causa do http!
Olá a todos, é bom estar aqui. Pessoal eu escrevo esta na busca por aprender mais e saber de vocês que são muito mais experientes, o que eu deveria fazer em casos como esse. Peço desculpas desde já, se este não for o local apropriado para tal assunto.
Recentemente, comecei a criar um site para uma empresa. O cliente ansioso abriu a página principal antes que eu pudesse ter configurado o SSL, e viu aquela tela abençoada:
"Esta conexão não é privada. Este site pode estar se passando por ... para roubar suas informações pessoais ou financeiras."
Foi quando começou uma chuva de mensagens contendo cancelamento do serviço, ameaças de processo, delegacia e tudo o que puder se imaginar. Eu confesso que, como nunca tinha passado por algo assim antes, fiquei até sem saber como explicar a situação para o cliente, de maneira que ele entendesse mesmo sendo leigo.
Minha dúvida é: Se acontecer de novo, como explicar esse tipo de mensagem para um cliente leigo?
E pensando mais além, uma dúvida sincera de quem nunca esteve perante um juiz na vida. Se um caso desse ou algo parecido vai a julgamento, como é que a gente faz? Chama um perito imparcial que vai explicar tudo como se fosse numa série de TV? 😆
Por favor, sejam gentis com minha falta de conhecimento. Muito obrigado desde já.
Edit: Contextualizando um pouco mais o assunto.
Nas últimas semanas eu criei 15 sites, a maioria estáticos, institucional para pequenas empresas da região. Um desses clientes já tinha o domínio registrado (por isso não pude impedir ele de acessar o próprio site por curiosidade) e pedi somente pra ele mudar os NS.
Esperei aquele tempinho de sempre até que tudo fosse propagado, para então registrar o SSL. Mas entre uma coisa e outra o cliente abriu o site (como eu disse, por curiosidade) e se deparou com a mensagem ja mencionada. Ele pensou que eu havia feito algo para roubar as informações dele, e foi isso que causou o alvoroço. Eu entendo que o cliente que não conhece, pode se assustar com um aviso desse. Eu tentei explicar basicamente a mesma coisa que todos citaram aqui, mas a verdade é que quando a pessoa não quer entender, ela não vai entender. E a minha barreira na verdade é que eu sei lidar com o serviço, mas descobri que nem sempre sei lidar com quem pediu o serviço.
Embora eu trabalhe com isso há um tempo e conheça os caminhos e termos técnicos, por mais simples que pareça a situação eu descobri que não sei explicar coisas técnicas dessa natureza pra alguém que desconhece totalmente do assunto. Talvez vocês já tenham passado por algo assim, por isso achei que poderia tentar pegar algumas dicas aqui.