Bem, faz parte.
Treine alguns discursos "nao-tecnicos" (como o acima, "o porteiro que fica na guarita e procura dar privacidade a cada pessoa que passa colocando tudo numa mala fechada") para este tipo de situacao.
P.ex como explico direcionamento de portas, vlan e semelhante (port forward/nat): um porteiro que diferencia os carros pela cor e indica onde cada um deles deve estacionar.
Se ja passamos por situacoes semelhantes ? Depois de alguns anos de estrada vai ser dificil voce dizer o que NAO PASSOU !!!
Cliente dificil, cliente chato, cliente picareta - escolha no menu e sirva-se.
Tem algum segredo ? Nao que me lembre agora - mas o que falei acima funciona: procure ensair discursos nao tecnicos, tentando utilizar linguagem coloquial para explicar algo bem tecnico.
Como treinar ? Alugue um conhecido (familia/amigo/conjugue/etc) - e tente explicar algo complicado (dica: VPN, SSL) com palavras faceis ate que a pessoa de sinais que entendeu - e repita o processo algumas vezes ao longo de algumas semanas (as vezes com a mesma pessoa, para ver se o conceito base se instalou).
Se eles nao te mandarem a m.rda depois de um tempo, eh provavel que voce pegue o jeito.
No mais - respire fundo, conte ate 1001 e siga em frente.