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Confesso que nao entendi direito: se o site ainda estava em desenvolvimento e o cliente testou o site ANTES da entrega, entao eh normal ver elementos problematicos, basta ser claro: "o site esta em desenvolvimento, o que voce viu foi uma mensagem indicando que um dos elementos de seguranca ainda nao esta ativado".

Mas enfim, meus 2 cents:

  1. Esqueci de colocar um SSL ou o SSL venceu (p.ex. letsencrypt): eh avisar o cliente que existe um "porteiro" que controla o trafego de quem acessa o site e que uma das funcoes dele eh permitir a privacidade de cada pessoa que passa por ali - colocando tudo que a pessoa usa dentro de uma mala com chave - para minguem mais abrir, mas que as vezes ocorre da guarita ficar vazia (quando esquecemos de ativar o SSL) ou que o "porteiro" nao vai mais trabalhar e esquecemos de contratar outro no lugar a tempo (SSL vencido) - nestas situacoes, nao significa que alguem mal intencionado passou pela guarita, eh apenas um aviso que a portaria esta desguarnecida e o navegador esta enviando este aviso.

Como voce nao explicou muito a situacao, nao da para extrapolar os cenarios possiveis, mas eh mais ou menos como apontado acima.

Agora, de boa, um cliente que da chilique numa situacao destas - o melhor eh manter a maior distancia possivel, o cara esta emitindo sinais de que no primeiro dissabor vai dar dor de cabeca, das feias.

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Lendo agora, realmente faltou um pouco de contexto.
Nas últimas semanas eu criei 15 sites, a maioria estáticos, institucional para pequenas empresas da região. Um desses clientes já tinha o domínio registrado (por isso não pude impedir ele de acessar o próprio site por curiosidade) e pedi somente pra ele mudar os NS. Esperei aquele tempinho de sempre até que tudo fosse propagado, para então registrar o SSL. Mas entre uma coisa e outra o cliente abriu o site (como eu disse, por curiosidade) e se deparou com a mensagem ja mencionada. Ele pensou que eu havia feito algo para roubar as informações dele, e foi isso que causou o alvoroço. Eu entendo que o cliente que não conhece, pode se assustar com um aviso desse. Eu tentei explicar basicamente a mesma coisa que todos citaram aqui, mas a verdade é que quando a pessoa não quer entender, ela não vai entender. E a minha barreira na verdade é que eu sei lidar com o serviço, mas descobri que nem sempre sei lidar com quem pediu o serviço. Embora eu trabalhe com isso há um tempo e conheça os caminhos e termos técnicos, por mais simples que pareça a situação eu descobri que não sei explicar coisas técnicas dessa natureza pra alguém que desconhece totalmente do assunto. Talvez vocês já tenham passado por algo assim, por isso achei que poderia tentar pegar algumas dicas aqui.

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Bem, faz parte.

Treine alguns discursos "nao-tecnicos" (como o acima, "o porteiro que fica na guarita e procura dar privacidade a cada pessoa que passa colocando tudo numa mala fechada") para este tipo de situacao.

P.ex como explico direcionamento de portas, vlan e semelhante (port forward/nat): um porteiro que diferencia os carros pela cor e indica onde cada um deles deve estacionar.

Se ja passamos por situacoes semelhantes ? Depois de alguns anos de estrada vai ser dificil voce dizer o que NAO PASSOU !!!

Cliente dificil, cliente chato, cliente picareta - escolha no menu e sirva-se.

Tem algum segredo ? Nao que me lembre agora - mas o que falei acima funciona: procure ensair discursos nao tecnicos, tentando utilizar linguagem coloquial para explicar algo bem tecnico.

Como treinar ? Alugue um conhecido (familia/amigo/conjugue/etc) - e tente explicar algo complicado (dica: VPN, SSL) com palavras faceis ate que a pessoa de sinais que entendeu - e repita o processo algumas vezes ao longo de algumas semanas (as vezes com a mesma pessoa, para ver se o conceito base se instalou).

Se eles nao te mandarem a m.rda depois de um tempo, eh provavel que voce pegue o jeito.

No mais - respire fundo, conte ate 1001 e siga em frente.