Pitch: Como eu lancei um JRPG Cristão no Steam, sem experiência alguma em programação.
Antes de começar eu preciso me apresentar pra dar contexto.
Prazer, eu me chamo Marlon, tenho 33 anos e meu primeiro video-game foi um "Nintendinho".
Natal Perdido - JRPG Cristão.
Desde pequeno eu sempre fui apaixonado por jogos, lembro até hoje qual foi o primeiro que eu detonei, Megaman X2 pro SNES. Nessa época eu tinha uns 5 ou 6 anos, meu primeiro PC foi um Windows 95 com um Intel "586", minha mãe que na época estudava "computação" (MS-DOS) de vez enquando chegava em casa com algum jogo novo no disquete, lembro claramente quais eram: Doom 2, Lotus (provavelmente o 3), Alone in the Dark 1, Carmen Sandiego, Jazz Jackrabbit, Commander Keen, Duke Nuken 2, Another World e mais alguns outros, a instalação e a inicialização desses jogos era pelo MS-DOS.
Anos mais tarde, agora com 10 anos, eu conheci o mundo dos JRPGs e o meu primeiro jogo (4 CD's) foi o Final Fantasy VIII. A primeira coisa que eu fazia quando acordava era ligar o PS1 e jogar FF até dormir, de fato, eu virava a madrugada jogando, apesar disso nunca terminei ele. Depois dessa experiência eu realmente me apeguei ao gênero.
Cerca de 1 ano depois lançou (agora sim um que eu detonei) Breath of Fire IV, se FFVIII me apresentou o conceito, BoF4 enraizou, do qual, inclusive, eu devo muito do inglês na minha vida, realmente aprendi inglês pra poder detonar o jogo (tenta se localizar no deserto sem inglês nos anos 2000) que jogo amigos, que jogo. Arte impecável, sistema de batalha intuitivo, trilha sonora perfeita.
Vamos ao que interessa!
Como eu lancei meu próprio JRPG, com uma temática inusitada (Cristã), em plataformas como Steam e Google Play?
A primeira coisa que eu precisei ter foi "disposição em aprender", apesar da facilidade da engine que eu utilizei (RPG Maker MV), você precisa entender que o potencial da ferramenta se revela na mão do dev, esse é o primeiro ponto. Muita gente torce o nariz pro RMMV, mas a verdade é que esse motor é completo e vai do básico ao avançado, no meu caso, por exemplo, eu utilizei cerca de 200 plugins pra adicionar todas as funcionalidades que queria, desde suporte a controles on-screen (uma vez que o desenvolvimento começou para smartphone), movimentação omni-direcional (removida posteriormente pra manter o aspecto Old-School), eventos dinâmicos, otimização, I.A dos inimigos, funcionalidades, etc.
"o potencial da ferramenta se revela na mão do dev".
Então não, não torça o nariz pro RPG Maker, numa pesquisa rápida você encontra jogos em primeira pessoa, ARPG, RTS, TCG, entre outros gêneros que podem facilmente ser adaptados a ferramenta, jogos incríveis como To The Moon, LISA: The Painful e OneShot, foram feitos com RM.
Não exigiu conhecimento em programação?
Quando eu comecei eu mal sabia escrever uma linha de código em JS, conhecia rasamente CSS, mas como eu disse, tinha disposição em aprender, o primeiro tutorial que eu assisti e que norteou todo o início do desenvolvimento foi do SRDude e sim, você consegue criar um jogo completo sem programar sequer uma linha de código, inclusive exportar com Android Studio para smartphone seguindo algum tutorial disponível na internet sem dificuldades, no entanto, eu duvido muito que você não irá se aprofundar em programação a medida que quiser adicionar novas funcionalidades no game pra evitar aquele aspecto "cru e vazio" do seu jogo.
Por que um JRPG Cristão?
Essa é uma questão extremamente pessoal e será um prazer responder, na verdade, desde o Final Fantasy, eu fui notando que diversos conceitos bíblicos estão presentes na maioria dos JRPGs, como Mana (o maná que choveu do céu), Behemoth que é basicamente o braquiossauro (beemote na Biblia), demônios e até unicórnios são da mitologia cristã, e eu me perguntava: "Existe algum jogo cristão pra video-game que seja realmente legal?" ou "Será que existe jogo cristão?", melhor, "Existe um JRPG cristão?". Pra minha tristeza todas as respostas eram NÃO. Realmente não havia nada e eu sempre achei isso loucura, a mitologia bíblica e o universo cristão, são ricos, extremamente ricos. Anjos, outras dimensões, demônios, reis, guerreiros, (reis-guerreiros?) cataclismo, Apocalipse? Então durante a pandemia de 2020, recém-desempregado e com um acerto que seguraria as contas por pelo menos 1 ano, pensei: "É agora", 20 anos depois do meu primeiro JRPG foi o DIA 1 do desenvolvimento de Natal Perdido.
Versão 1.1 de Natal Perdido.
O jogo a princípio foi lançado com aproximadamente 3 meses de desenvolvimento para Google Play e se me lembro bem paguei uma taxa de desenvolvedor no valor de 30 dólares, a vantagem é que você só paga uma vez e lança quantos jogos quiser, infelizmente removi da plataforma por conta de mudanças na API, bibliotecas gráficas, etc. O que gerou no jogo alguns problemas de compatibilidade que pela minha falta de perícia, causavam alguns transtornos. Apesar disso o jogo sempre recebeu avaliação positiva e depois de 1 ano lançado a nota era 4.8/5 e cerca de 200 avaliações positivas.
Encerrado esse ciclo mobile, em 2022 eu lancei o Natal Perdido no Steam, paguei a taxa de 100 dólares e deixei em Acesso Antecipado, continuei atualizando por 3 meses ininterruptos com a previsão de finalizar o desenvolvimento após 6 meses (infelizmente parei com as atualizações pra me dedicar em outras atividades, leia-se "pagar contas").
Caso você tenha interesse em conferir o jogo é só clicar aqui.
Essa é a história de como eu culminei 20 anos de experiência com JRPG e realizei o sonho de ter o meu próprio game lançado e numa temática totalmente inovadora.
Obrigado pela atenção e fiquem a vontade pra discutir o assunto, dar sugestões ou tirar quaisquer dúvidas.
Marlon.
Meu LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marlonrt/