Executando verificação de segurança...
71

Pitch: Como eu lancei um JRPG Cristão no Steam, sem experiência alguma em programação.


Antes de começar eu preciso me apresentar pra dar contexto.

Prazer, eu me chamo Marlon, tenho 33 anos e meu primeiro video-game foi um "Nintendinho".

Natal Perdido

Natal Perdido - JRPG Cristão.

Desde pequeno eu sempre fui apaixonado por jogos, lembro até hoje qual foi o primeiro que eu detonei, Megaman X2 pro SNES. Nessa época eu tinha uns 5 ou 6 anos, meu primeiro PC foi um Windows 95 com um Intel "586", minha mãe que na época estudava "computação" (MS-DOS) de vez enquando chegava em casa com algum jogo novo no disquete, lembro claramente quais eram: Doom 2, Lotus (provavelmente o 3), Alone in the Dark 1, Carmen Sandiego, Jazz Jackrabbit, Commander Keen, Duke Nuken 2, Another World e mais alguns outros, a instalação e a inicialização desses jogos era pelo MS-DOS.
Anos mais tarde, agora com 10 anos, eu conheci o mundo dos JRPGs e o meu primeiro jogo (4 CD's) foi o Final Fantasy VIII. A primeira coisa que eu fazia quando acordava era ligar o PS1 e jogar FF até dormir, de fato, eu virava a madrugada jogando, apesar disso nunca terminei ele. Depois dessa experiência eu realmente me apeguei ao gênero.

Final Fantasy 8

Cerca de 1 ano depois lançou (agora sim um que eu detonei) Breath of Fire IV, se FFVIII me apresentou o conceito, BoF4 enraizou, do qual, inclusive, eu devo muito do inglês na minha vida, realmente aprendi inglês pra poder detonar o jogo (tenta se localizar no deserto sem inglês nos anos 2000) que jogo amigos, que jogo. Arte impecável, sistema de batalha intuitivo, trilha sonora perfeita.

Breath of Fire 4


Vamos ao que interessa!

Como eu lancei meu próprio JRPG, com uma temática inusitada (Cristã), em plataformas como Steam e Google Play?

A primeira coisa que eu precisei ter foi "disposição em aprender", apesar da facilidade da engine que eu utilizei (RPG Maker MV), você precisa entender que o potencial da ferramenta se revela na mão do dev, esse é o primeiro ponto. Muita gente torce o nariz pro RMMV, mas a verdade é que esse motor é completo e vai do básico ao avançado, no meu caso, por exemplo, eu utilizei cerca de 200 plugins pra adicionar todas as funcionalidades que queria, desde suporte a controles on-screen (uma vez que o desenvolvimento começou para smartphone), movimentação omni-direcional (removida posteriormente pra manter o aspecto Old-School), eventos dinâmicos, otimização, I.A dos inimigos, funcionalidades, etc.

Plugins do RPG Maker MV

"o potencial da ferramenta se revela na mão do dev".

Então não, não torça o nariz pro RPG Maker, numa pesquisa rápida você encontra jogos em primeira pessoa, ARPG, RTS, TCG, entre outros gêneros que podem facilmente ser adaptados a ferramenta, jogos incríveis como To The Moon, LISA: The Painful e OneShot, foram feitos com RM.


Não exigiu conhecimento em programação?

Quando eu comecei eu mal sabia escrever uma linha de código em JS, conhecia rasamente CSS, mas como eu disse, tinha disposição em aprender, o primeiro tutorial que eu assisti e que norteou todo o início do desenvolvimento foi do SRDude e sim, você consegue criar um jogo completo sem programar sequer uma linha de código, inclusive exportar com Android Studio para smartphone seguindo algum tutorial disponível na internet sem dificuldades, no entanto, eu duvido muito que você não irá se aprofundar em programação a medida que quiser adicionar novas funcionalidades no game pra evitar aquele aspecto "cru e vazio" do seu jogo.

Natal Perdido


Por que um JRPG Cristão?

Essa é uma questão extremamente pessoal e será um prazer responder, na verdade, desde o Final Fantasy, eu fui notando que diversos conceitos bíblicos estão presentes na maioria dos JRPGs, como Mana (o maná que choveu do céu), Behemoth que é basicamente o braquiossauro (beemote na Biblia), demônios e até unicórnios são da mitologia cristã, e eu me perguntava: "Existe algum jogo cristão pra video-game que seja realmente legal?" ou "Será que existe jogo cristão?", melhor, "Existe um JRPG cristão?". Pra minha tristeza todas as respostas eram NÃO. Realmente não havia nada e eu sempre achei isso loucura, a mitologia bíblica e o universo cristão, são ricos, extremamente ricos. Anjos, outras dimensões, demônios, reis, guerreiros, (reis-guerreiros?) cataclismo, Apocalipse? Então durante a pandemia de 2020, recém-desempregado e com um acerto que seguraria as contas por pelo menos 1 ano, pensei: "É agora", 20 anos depois do meu primeiro JRPG foi o DIA 1 do desenvolvimento de Natal Perdido.

Versão 1.1

Versão 1.1 de Natal Perdido.

O jogo a princípio foi lançado com aproximadamente 3 meses de desenvolvimento para Google Play e se me lembro bem paguei uma taxa de desenvolvedor no valor de 30 dólares, a vantagem é que você só paga uma vez e lança quantos jogos quiser, infelizmente removi da plataforma por conta de mudanças na API, bibliotecas gráficas, etc. O que gerou no jogo alguns problemas de compatibilidade que pela minha falta de perícia, causavam alguns transtornos. Apesar disso o jogo sempre recebeu avaliação positiva e depois de 1 ano lançado a nota era 4.8/5 e cerca de 200 avaliações positivas.

Avaliações do Jogo

Encerrado esse ciclo mobile, em 2022 eu lancei o Natal Perdido no Steam, paguei a taxa de 100 dólares e deixei em Acesso Antecipado, continuei atualizando por 3 meses ininterruptos com a previsão de finalizar o desenvolvimento após 6 meses (infelizmente parei com as atualizações pra me dedicar em outras atividades, leia-se "pagar contas").

Natal Perdido

Caso você tenha interesse em conferir o jogo é só clicar aqui.

Essa é a história de como eu culminei 20 anos de experiência com JRPG e realizei o sonho de ter o meu próprio game lançado e numa temática totalmente inovadora.

Obrigado pela atenção e fiquem a vontade pra discutir o assunto, dar sugestões ou tirar quaisquer dúvidas.
Marlon.

Natal Perdido Steam

Meu LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marlonrt/

Carregando publicação patrocinada...
3

Sensacional a sua história meu amigo! Comprei seu game na Steam, não pare nesse, busque novos desafios, se aprofunde em programação, faça um usando outro motor grafico, explore suas idéias e as coloque em pratica!

Uma das minhas maiores dificuldades como desenvolvedor é encontrar projetos legais para colocar em pratica minhas skills. As vezes me vejo criando um projeto que não é algo que eu gosto só para poder estudar. Muito legal que vc tenha tanta criatividade, acho que isso é de suma importancia.


Parabéns!

1

estou lançando meu segundo game multiplayer online, vou te dizer, não é facil, se tiver interessado acessa meu insta vamos trocar figurinhas a respeito disso!
@design_shake

1

Obrigado pelos conselhos, se Deus quiser eu vou dominar outras linguagens, quem sabe desenvolver outros jogos também, mas de qualquer forma continuar mergulhando na área. Obrigado pelo feedback.

3

Desenvolvimento de games é uma excelente forma de aprender a programar

Eu sou fã de desenvolvedores de jogos indie. Sério. Desenvolvimento de games permite que você aprenda um pouco de tudo... Você precisa incorporar algoritimos complexos para calcular física, line of sight. Aprende princípios importantes de memória ou fps mas também precisa aprender muito sobre Experiência do Usuário para criar interfaces que façam sentido e sejam fáceis para todo tipo de usuário.

Inclusive, outro ponto muito bem explorado no desenvolvimento de games, é ACESSIBILIDADE. Você precisa pensar fora da caixinha e não depender apenas de sons ou cores para demonstrar, por exemplo, quando seu personagem toma dano ou de que direção seu inimigo está te atacando.

E é claro, você precisa também aprender a se virar com algum tipo de arte para desenvolver os assets e sound effects do seu jogo.

Além de tudo isso, você aprende a se organizar. Por mais que você queira desenvolver todas as etapas do seu game, as vezes você precisará ceder. Usar um engine mais completo e abrir mão de um controle integral do comportamento da física do seu game ou usar um pack de assets prontos - abrindo mão de ter as artes exatamente da forma que você queria.

É um processo longo e demorado, mas você aprende um pouco de tudo! De tudo mesmo.

Parabéns por criar o Natal Perdido! Imagino que deve ter sido uma experiência incrível.

1

Exatamente isso! Acredito que no caso do JRPG e alguns outros genêros menos casuais, a criatividade é essencial, criar um puzzle por exemplo, lembro que eu ficava semanas a fio aprimorando puzzles que fossem ao mesmo tempo simples de entender e complexos de executar, além de outras situações no jogo que pudessem gerar aquela satisfação de missão cumprida, tentando combinar tudo isso com uma história que fizesse algum sentido, escondendo alguns ovos de páscoa, criando situações que pudessem gerar recompensas interessantes mais adiante no jogo, logo no começo inclusive, na primeira cena, uma das melhores armas do jogo está ali pra ser desbloqueada (numa única chance, ou seja, errou, nunca mais) dentro da casa da Emília. Adiciono também a questão de desenvolver sozinho, debugar as vezes pode ser cansativo, usava muito o google keep pra fazer anotações rápidas de tudo que ia encontrando pra corrigir conforme jogava, filas e filas de anotações pra debugar, mas eu amava essa parte também, talvez com uma equipe eu conseguisse adicionar mais vida, mais npc's, mais diálogos, mais equipamentos, enfim, mas por outro lado, eu desenvolvo no meu tempo, tenho tudo anotado, tenho os recursos prontos para serem inseridos e programados dentro do jogo, muitas ideias. O tempo, como o próprio Filipe Deschamps explica aqui nesse vídeo é uma variável mas o resultado final que eu quero alcançar é uma constante, pode levar um tempo indeterminado, mas eu vou alcançar o resultado.

Obrigado pelo carinho!

2

Inspirador, eu também tenho vontade de fazer o mesmo tenho um projeto de JRPG também engavetado que se não fisse as contas também queria tirar do armário. Parabéns 👏

2

Obrigado Rodrigo! Tenho certeza que essa semente vai brotar na hora certa.
Quando eu tive oportunidade pra focar no meu (apesar de ter encostado novamente) foi inesperado, até uma semana antes eu trabalhava 7/7, 30/30 num negócio familiar, por eventos da vida (pouco antes dos lockdowns) eu me vi sem ter nenhuma atividade obrigatória (minha esposa grávida era a maior preocupação), eu tinha esse acerto pra equilibrar as contas por um tempo e fiz a escolha de me dedicar (pela primeira vez em muito tempo) em um projeto realmente meu, se fosse pelo dinheiro eu jamais teria insistido, porque o retorno não foi alto (perto do tempo investido, das licenças e recursos adquiridos), o que mais me motivou durante o tempo de desenvolvimento, sem dúvidas, foi o feedback de quem jogou, isso foi muito valioso pra mim. Se um dia desenvolver o seu, lembra de me compartilhar!

2
1
2
1
1
1
1
1
1
1
1

Incrível e motivador amigo. Parabéns!!!
Eu sempre me pego com vontade de criar um jogo envolvente que cative as pessoas em torno de um ponto comum e que estimule de alguma forma um 'espírito' de comunidade e que tenha impactos reais fora do game.
Talvez um dia a ideia venha e eu a implemente na Godot, Python, whatever...

1

Era assim comigo, as vezes a correria atrapalha, outros projetos, um pouco de procrastinação, mas posso te afirmar com total certeza que depois de começar, enquanto a chama estiver acessa, é muito prazeroso, cada feedback, cada evolução, cada descoberta, vale muito a pena, se um dia criar algum compartilha comigo 🙏 Ficarei feliz em jogar.
Edit: A príncipio eu tinha feito o jogo apenas em pt-br, de tanto estrangeiro jogando acabei traduzindo e olha só que legal.
texto

1
2

Desde o começo a minha ideia era deixar o game sem anúncios, pra smartphone eu não coloquei ads, o valor era 5 reais, depois abaixou pra 1, depois deixei free, no primeiro ano no Google Play eu fiz 70 reais tirando as taxas (Google fica com 30%), eu sempre criava promoções semanais, deixava free por alguns dias, então basicamente a galera esperava ficar de graça ou esperava 90% de desconto, realmente se fosse pelo dinheiro não compensaria, o que motivava era o feedback dos jogadores, isso não tem preço.
Com relação ao Steam, os primeiros 3 meses pagaram o investimento, depois que eu parei de atualizar o jogo passou a vender menos apesar de ainda ter bastante gente acrescentando no wishlist semanalmente, uma vez por mês eu coloco 33%, 50% ou 70% de desconto, geralmente é onde mais compram, mas como o jogo é barato eu tiro uma média de 10 a 20 dólares por mês lá (uma das vantagens de publicar um jogo nessas plataformas é a disponibilidade dele, enquanto estiver lá, principalmente se manter atualizado, vai vender).
Existem algumas diferenças importantes entre Steam e Google Play.
Google Play você paga uma taxa única pra criar teu perfil de dev e posta quantos jogos quiser, pode colocar anúncios e vender cosméticos dentro do jogo, mas a impressão que eu tive é que o jogo tinha menos visibilidade que o Steam, menos alcance, os usuários pareciam menos interessados em comprar também, a maioria esperava ficar de graça. Compensa lançar free com anúncios e cosméticos, foi o contrário do que eu fiz, que deixei pago sem propaganda (fiz sem anúncios justamente por não fazer sentido pra mim ter um jogo cristão passando um anúncio aleatório e que por vezes poderia ser de coisas "anti-cristãs" por assim dizer).
Steam tem um alcance enorme, a wishlist me surpreendeu muito, se me lembro bem o jogo fica uma semana disponível pra wishlist antes de ser lançado (políticas do Steam), nessa semana muita gente visitou a página e adicionou aos interesses, no primeiro dia de lançamento eu vendi umas 40 cópias, mais do que tinha ganho em 1 ano no Google Play, o problema com o Steam se comparado ao Google, são as taxas, além dos 30% você vai pagar a remessa internacional pra ter o dinheiro na conta (pois é tudo tributado em dólar lá dentro), também vai pagar 100 dólares por jogo e não uma taxa única como é o no Google Play, por outro lado se o jogo tiver alcance, você pode criar cartas, plano de fundo, todas aquelas 'cositas mas' que geram receitas, pode vender a trilha sonóra, DLC's, enfim, aumentar a receita dentro da plataforma, o que eu deixaria de conselho é escolher uma das duas a príncipio, ver o que mais se encaixaria no teu perfil e focar. Fora isso, não faça por dinheiro, faça por amor que o dinheiro vem naturalmente.

1

Para acrescentar, vi em algum lugar um dia que o mercado mobile é mais disputado pelo número absurdo de jogos já existentes e o público enorme por conta da facilidade de alguém ter um celular com relação a ter um PC. E nessa onda de jogos, grande fatia é dos mais famosos na plataforma e o resto luta por algum reconhecimento, alguém baixar, ainda mais se for pago. Por isso é meio difícil achar um gratuito que não tenha propagandas (algumas vezes até os pagos tem microtransações de DLCs ou "itens facilitados").

O poder aquisitivo também influencia no caso dos pagos pois precisam confiar que o jogo é bom antes de comprar, acredito que o mercado mobile não tenha tanta gente disposta e com dinheiro sobrando para isso, mesmo com acesso maior (muito mais gente tem smartphone com relação a PC). A biblioteca steam é mais acolhedor para ter uma biblioteca de jogos disponível para jogar, junto com as vantagens da steam de conquistas, cards, playtogether, steam link, etc. fora essas coisas adicionais que você citou, de venda de trilha sonora, DLC's, emojis, decoração de perfil e tudo o mais.

1

Sensacional Marlon!! Sucesso merecido. Realmente é uma área pouco (ou quase nada) ocupada por Games Cristãos, me parece haver algum tipo de tabu. Parabéns pelo Projeto cara. por mais devs que pensem fora da caixinha.

1

Obrigado pelo carinho! Acredito muito nessa parte de pensar fora da caixinha, jogo indie tem muito disso, hoje em dia num mundo saturado de jogos similares e experiência repetidas, onde a evolução geralmente é apenas gráfica, esse setor carece de criatividade, não somente boas histórias, mas boas experiências.

1
1

TabNews e sua comunidade já entrando na minha vida para fazer a diferença!
Acabei de me cadastrar e fui dar uma olhada nas postagens relevantes, então encontro inesperadamente algo que eu estava procurando para "redirecionar" o meu vício em games e que me aproximasse mais das primícias bíblicas. Além dessa incrível história que mostra como nada é impossível se tivermos vontade, achei inspirador o detalhe em que você cita sua mãe fazendo um curso na área da computação e trazendo os jogos para você. Sou mulher, dev iniciante e cristã, e sua postagem com certeza me deixou bem positiva. Muito obrigada! ^^

1

Cara, o seu comentário me fez arrepiar de novo, eu estou impressionado com o TabNews, mas preciso dizer que o seu comentário conseguiu ir além, o olho lacrimejou, eu creio muito que cada um aqui tem uma história genuína pra contar, minha história com a minha mãe é uma dessas e saber que você achou inspirador o pequeno trecho dessa história me emocionou bastante aqui, com sinceridade! Minha mãe acabou não seguindo a área mas com toda a certeza do universo despertou em mim muito do que eu vivo hoje, esse curso que ela fazia, fora tudo que me acrescentou na vida e fora os jogos, teve algo em particular que foi um disquete com um "jogo educativo" que ensinava MS-DOS, eu não lembro o nome mas vou procurar, o jogo rodava no próprio MS-DOS (tela preta padrão com letras brancas), as artes eram num tipo de ASCII, eu era um explorador espacial na missão de salvar o universo, pra isso eu tinha que navegar com a minha nave, explorar planetas e desvendar mistérios, tudo, usando comandos de MS-DOS, na época eu não entendia o quanto aquilo seria parte de mim, mas depois de tanto tempo e estando aqui junto com vocês explorando o universo da programação, eu vejo o quanto a minha mãe contribuiu para que essa exploração começasse lá atrás quando eu era pirralho, minha querida, obrigado por me despertar esse sentimento tão gostoso, desejo pra você, dev iniciante e cristã, todo o sucesso do mundo e que possa ser exemplo aos que estão arredor onde estiver!

1
1
1
1
1

Sensacional sua história, Marlon! Que Deus abençoe sua vida! Incrível como Jesus está chegando até no mundos RPGs agora kkk que massa! : 😁

1
1

Confesso que sequer sei como funciona um jogo RPG, ou melhor JRPG. Mas o que de fato me impressinou foi o que você disse sobre "Disposição para aprender", com certeza foi isso que possibilitou a criação desse jogo se tornar algo concreto. Sou cristão e gostei da sua análise sobre como diversos jogos envolvem elementos da história cristã, como anjos, demônios, montros bíblicos etc. Parabéns pelo trabalho, certamente vou comprar e testar o jogo!

1

Obrigado pelo feedback, espero que você goste do jogo!
RPG em resumo é um tipo de jogo onde você tenta "assumir" o personagem, vivenciar as escolhas, em suma. JRPG no caso, é o japonês que gosta de dar profundidade nas histórias que esse personagem vive, sem querer criar estereótipo, no geral JRPG é focado em história, enquanto RPG na ação ou na "função" do personagem.

1

Marlon! Você é uma inspiração pra mim!! Além do estilo JRPG e do tema cristianismo, o seu storytelling ao apresentar sua história de criação foi incrível. Foi super empolgante ler seu post!

1

Assim vocês acabam comigo! Saber que eu estou alcançando alguns corações é muito gratificante, eu estou um pouco emotivo agora haha, fico muito feliz com cada comentário! Obrigado rtakaoka, uma fato interessante é que os mais próximos, aqueles amigos de infância ou conhecidos de longa data, 90% nem instalou, não quiseram nem de graça, até pouco tempo atrás eu estava totalmente afastado da área de tecnologia (profissionalmente), estar aqui com vocês é um privilégio, esse feedback e o calor da comunidade com certeza me dão um boost muito bem vindo!
Obrigado novamente!

1

Cara essa foi uma das melhores coisas que eu já vi na internet, é bem curioso dizer isso, mas nós cristãos existimos e estamos em todos os lugares, inclusive no mundo dev! Sou cristão católico e fico feliz que você conseguiu aplicar conhecimentos e sua experiência de fé neste projeto, vou comprar o jogo com certeza e tenta continuar anunciando, isso pode se tornar em algo maior no futuro, se Deus quiser e permitir é claro!

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações. " - 2Tm 3, 17

1

Caramba irmão, que história incrível marlonribeiro! Cara, são poucas as pessoas que essa sua coragem, de aproveitar algo ruim (ser despedido) em uma oportinidade de aprender algo novo e ir até o fundo onde poucas pessoas chegaram publicar seu próprio jogo!!
Parabéns realmente, boa sorte com o seu jogo que parece ser incrível, a arte é bem legal e caramba, como seu primeiro jogo, já ter avaliações como essas na Google Play é um sinal muito legal de que o jogo é maravilhoso! Obrigado pela inspiração irmão XD

1
1
1
1

Incrível, Marlon! Eu comecei minha jornada na programação através do desenvolvimento de games, quando eu tinha 11/12 anos de idade. Quando comprei o RPG Maker MV, fiquei muito feliz com as grandes possibilidades que ele me trazia, já que eu ainda não programava de verdade, só usava engines. Eu cheguei a começar um projeto de um jogo Católico, pois senti a mesma falta de jogos cristãos que você sentiu. Mas não coloquei para frente, fui mudando um pouco a minha área de estudos, e deixei isso um pouco para trás. Mas, após essa sua postagem, vou até cogitar a voltar a mexer no RPG Maker algum dia. Muito bom o post, e a ideia do jogo foi ótima!

1

Sensacional Bassani, que seja como um hobbie ou profissionalmente, eu recomendo sempre o RPG Maker pela facilidade, é um motor muito amigável. Ali na foto dos plugins tem alguns nomes dos produtores de conteúdo que mais me auxiliaram, Yanfly, Moghunter, Echo607, SRDude, sem dúvida são indispensáveis, além dos diversos fóruns próprios onde os desenvolvedores se ajudam muuito também! Se criar algo compartilha comigo!

1

Show! Valeu! Não sei quando consigo colocar a ideia para frente, mas quem sabe eu não faça uma publicação aqui também quando for fazer. O Yanfly eu conhecia já, esses outros são novidade para mim. Vou com certeza dar uma olhada! Valeu!

1
1

Sua história é muito interessante, e ficou muito top apresentada no tabnews.
Tenho trilhado na programação a cinco anos, sempre com pausas no caminho, pois é mais custoso para quem começa tarde, somente neste ano que comecei a progredir para aplicações completas, fico feliz ver histórias parecidas com a minha, um abraço e sucesso no seu game.

1

Obrigado João! Eu comecei a trilhar programação (de fato) esse mês de novembro por incentivo de um amigo, o que eu fiz antes foi meio na loucura, mas vou conseguir aproveitar bastante coisa, espero seguir carreira e conseguir meu primeiro sim! Sucesso pra nós.

1
1
1

Que da hora Marlon! já reparei que muita serie, filme e jogo, acabam utilizando o conceito da historia judaico-cristã para ambientar suas histórias. Fiquei com vontade de jogar, não tem mais para celular???

1

Oi Mateus, eu removi do Google Play mas posso disponibilizar o .apk, alguns comentários abaixo eu respondi justamente a respeito, peço permissão pra colar o trecho da minha resposta aqui.

não posso te garantir a jogabilidade, pois foi exatamente nessa versão que eu acabei removendo o jogo do Google Play, se não rodar legal eu tenho versões mais antigas que talvez funcionem melhor. Dentro do jogo existem algumas opções no Menu que podem trazer melhorias, como Sincronizar FPS e Desligar Animações de Ambiente, o arquivo no Drive você encontra aqui.

1

Primeiro, parabéns pelo game.

Segundo, Esse post me traz um questionamento: Como vai ser feita a parte de moderação de conteúdo no site? Por exemplo, ao tocar no tema "Religião", as pessoas invariavelmente vão acabar expondo sua visão de mundo, o que invariavelmente vai acabar irritando alguém, o que pode gerar discussões um tanto acaloradas.

  1. A plataforma vai aceitar conteúdos com cunho religioso, político, sexual, partidário, filosófico, etc, etc, etc?
  2. Como vai ser feita a moderação no caso de violações, xingamentos, falta de respeito, desvio excessivo do tema do fórum, etc?
1

Excelente tópico, pra ser honesto eu procurei ter um certo zelo ao escrever justamente pra evitar essas discussões, a ideia era acrescentar algo positivo/produtivo na jornada de quem visita, é bem provável que se esse post gerasse o contrário eu mesmo deletaria. Fico feliz de ver que a comunidade aqui tem respeito, não esperava menos dado a premissa desse projeto.

1

Cara se tivesse a opção de salvar publicação na tabnews a sua seria a primeira! sou estudante mobile android nativo e você acabou de me proporcionar uma boa dose de motivação haha. Muito legal a sua história, desejo toda a sorte do mundo para você.🥳

2

Cheguei a arrepiar aqui, sério mesmo, acredito que um dos objetivos principais é esse, acrescentar algo na vida de alguém, algo positivo, se eu consegui te motivar isso pra mim é um sucesso!

Acredito que logo surge a opção de salvar posts, a plataforma tem um potencial enorme, muitos colaboradores, com certeza será referência.
Obrigado pelo feedback!

1

Fantástico irmão. Primeiramente gostaria de parabenizar pela vontade de criar algo para a comunidade cristã e que fosse realmente baseado na palavra, não somente mais um jogo pra desviar e desvirtuar o lado espiritual. Segundo, gostaria de dizer que estarei comprando o jogo e vou divulgar para alguns colegas meus da igreja que também jogam, porém, jogam jogos como DOTA2, WOW e etc.. enfim, vou fazer minha parte para divulgar a palavra. Forte abraço e novamente, muito obrigado, que Deus lhe abençoe poderosamente !!

1
1

Parabéns pela iniciativa, sou cristão e achei muito interessante a proposta, vou jogar com certeza e indicar para meu filho, é uma boa forma de unir o últil ao agradável, o prazer de jogar em si junto ao convivio com o tema cristão.

1
1

Além de ser inspiradora sua trajetória você conseguiu trazer na temática no seu jogo que muitas vezes é deixado de lado e que deveria ser mais valorizado e explorado. Afinal, o cristianismo é a base da sociedade humana e alcançou vários lugares e persite até hoje. A filosofia e a religião, como a do cristianismo são as bases sólidas para uma vida de felicidades com uma sociedade justa e que ótimo que esse tema pode ser explorado em seu jogo. Espero que mais desenvolvedores possam desevolver jogos com essa temática baseados na sua trajetória.

2

Obrigado Mateus, os jogos fizeram parte da minha vida toda, meu irmão mais velho me surrava no Street Fighter 2 até o dia que nunca mais conseguiu isso ahaha (sendo bem pessoal agora), nesse sentido os jogos sempre me geraram muita satisfação durante essa primeira infância, conforme fui crescendo eles foram acrescentando cada vez mais sentido e tendo participação, inclusive, na construção da minha personalidade, como eu citei, até o inglês, de fato, eu aprendi jogando.
Conforme fui criando essa mentalidade de desenvolver o meu próprio jogo, eu busquei fazer algo que também trouxesse sentido e satisfação para quem fosse jogar, se possível algo que contribuísse pra estimular valores positivos, eu entendia que se o jogo ficasse muito no cunho religioso seria maçante para a maioria, tentei equilibrar a experiência, acrescentar a mitologia cristã dentro da história e também nos elementos da jogabilidade, então no jogo por exemplo os versículos bíblicos liberam as habilidades e acrescentam atributos, nesse daqui por exemplo:

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. João 11:25

Libera a habiliade CURAR, a habilidade RESSUCITAR e aumenta o status da VIDA.
Só nessa ideia do versículo, imagine as possiblidades.

Porque o nosso Deus é um fogo consumidor. Hebreus 12:29

Essa daqui por exemplo libera a habilidade de FOGO no personagem que equipar o versículo.

Quanto mais eu desenvolvia mais se abriam possibilidades.

Tem uma parte de labirinto no jogo (spoiler, feche se não quiser saber) onde existem os versículos de Apocalipse 6 escondidos, se encontrarem todos, o Arco Vitorioso (uma arma secreta com atributos especiais, como regenerar mana por turno) é liberado .

E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer. Apocalipse 6:2

Sem dúvidas, independente da crença ou religião, a mitologia cristã (que já é presente nos jogos, muito mais em RPG's, pode sim, ser muito bem explorada.
Obrigado pelo feedback!

1
  1. O cristianismo não é a base da sociedade humana.
  2. A religião não é necessária para a felicidade nem para uma socieddade justa.

sobre o jogo, parece ser bem legal, a mitologia cristã realmente é bem completa, parabéns!

1
1
1

Parabéns, meu irmão! Show! Vi muito da minha vida na sua história.
Que nosso Pai abençoe e multiplique suas vendas, em nome de Jesus Cristo!

2
1
1

Incrível sua história Marlon, muito inspiradora!

Comprei o seu jogo hihihihi, muito em breve eu vou voltar para comentar sobre minha experiencia o jogando =D

Também me senti motivado a criar o meu próprio JPRG, já pensou em fazer um turorial de RPG maker?

1
1
1

Matar na colherada hahaha! Eu dizia isso quando jogava Diablo 3, minha esposa perguntava se eu não ficava receoso de jogar um jogo assim, eu dizia que estava matando demônio.

1

Nossa que fantástico!

Parabéns pela dedicação e pelo game, ficou muito top.

Que Deus te abençoe, é muito satisfatório fazer um software onde você sabe que alem dele ser um software convencional e que cumpre com suas obrigações (como todo software), ele ainda é algo que agrada a Deus.

Que você venda muito meu amigo!

1
1

Muito bom mesmo Marlon, parabéns pelo empenho e pelo jogo.
Sua trajetória com certeza vai inspirar muitas pessoas.
Espero que continue na área, você é muito bom nisso.

1

Bom eu nunca fui, mas aceito o seu carinho, se qualquer trecho dessa história puder acrescentar algo na vida de alguém então hoje eu fui feliz!

1
1
1
1
2
1

Muito bacana. Também sinto muita falta de coisas populares e cristãs.

Jogos, filmes, desenhos...Ou cristianismo é ignorado ou tratado como algo ruim. Mas graças a disposição de pessoas como você vamos, aos poucos, ganhando espaço. Obrigado!

1
1
1
1

Mano namoral, a muito tempo eu tinha uma vontade surreal de fazer o que você conquistou, mas com todos a minha volta dizendo que eu não conseguiria e que era perda de tempo, a vontade foi se apagando, mas lendo seu post sinto como se tivesse sido atropelado por um caminhão de inspiração, só tenho a te agradeçer e desejo todo sucesso a você irmão.

1
1

Simplismente incrivel a sua historia. Uma vez em um retiro espiritual critão que fiz tivemos uma discussão sobre isso. Jogos são ferramentas para ensinar as pessoas, eu mesmo desenvolvi muito minhas capacidades lógicas e sistemicas que uso hoje jogando minecraft com mods industriais. Lembro de construir automações e fabricas para produzir uma serie de itens que por si só eram complexos e o tanto que eu me divertia com isso.

Jogos desse tipo além de serem divertidos podem ensinar as pessoas sobre a historia! Seja do ponto de vista espiritual uma pessoa pode entender mais sobre a historia cristã ou mesmo pelo próprio conhecimento que nunca é demais.

Gostaria que desse continuidade na produção deste jogo! Além disso, me coloco a disposição para ajudar a programa-lo e a transforma-lo em um sucesso!

2
1
1
1

Incrível Marlon.
Também trabalho com a parte de Game Dev, e as batalhas são constantes.
Atualmente estou, juntamente com uma sócia, desenvolvendo um jogo, ainda estamos organizando as coisas, criando as ideias e o conceito, e algumas coisas estão mais demoradas, visto que somos em dois e que estamos fazendo tudo do zero, desde a criação da empresa, até toda a parte burocrática.
É uma jornada trabalhosa, mas que vale cada momento, pois as coisas que nós estamos aprendendo no caminho, não tem preço.
Fiquei feliz em ver o seu projeto, e realmente as pessoas RPG Maker, mas se atende as suas necessidades tá valendo.
Mas acredito que se vocÊ contuninuar estudando, evoluindo, e quiser contruir coisas maiores, vai sentir a necessidade de uma engine mais completas, que lhe forneça mais recursos, e atualmente no mercado tem várias, vai do seu gosto pessoal ou dá que melhor agradar.
Unity tem umas das maiores comunidades e vem crescendo muito, mas existem muitas outras.
Fico feliz pela sua dedicação, e como um colega mencionou ai, continua com suas ideias, continue aprendendo, e vai seguindo, mesmo que nas horas vagas, pois essa é a realidade de nós brasileiros, não temos tempo, na maioria das vezes, pra focar 100%, mas aos poucos chegamos lá.
E quanto a temática, acertou e acertou muito, é bom ver jogos saindo da bolha, trazendo aspectos ainda não explorados, e quando falamos de bíblia, tem muita coisa boa pra fazer, e trazer.
Parabéns, Marlon!!!

1

Sem dúvidas se eu fosse focar totalmente em desenvolvimento de jogos iria de Unity, desejo de coração que seu projeto com sua sócia de muito certo e que você possa entregar grandes jogos! Obrigado pelo feedback!

1
1
1
1
1
1
1
1

Cara, com certeza vou jogar! Isso porque eu sou muito fan dos jogos da serie "Xeno" da Monolith Soft, como Xenoblade, Xenosaga e Xenogears. Estes jogos são repletos de referencias bíblicas ou gnosticistas, como o Zohar, Monad, Yaldabaoth, etc.

Os jogos mais antigos faziam isso de forma mais "óbvia", mas com o passar do tempo, as referências foram se tornando mais sutis, talvez para evidar problemas jurídicos. Ainda assim, o jogo que lançaram esse ano (Xenoblade Chronicles 3), claramente é baseado na Arca de Noé, e o ensinamento também é o mesmo.

Estes jogos me fizeram refletir mais sobre os valores cristãos do que 3 anos de catequese kkkk

Edit: Comprei o jogo :)

1

Coincidências incrivéis da vida, hoje estava lembrando da trilha sonora de Xenoblade 1 e como é gosta de ouvir pra trabalhar ou estudar em casa, eu tive dois Nintendo Wii, Xenoblade foi provavelmente o jogo que mais passei tempo, muito nostálgico.

1

Um bom exemplo de como um desenvolvedor deve ser!

Hoje em dia, muitas pessoas querem ir para a area de "TI" porque paga bem! porém acredito eu que a verdadeira motivação tem que ser igual ao o seu exemplo:

Quero resolver algo, que niguém enxergou, ou ja mais pensou!

Ou também:

Cara, quero construir algo legal! sou curioso, como se cria um jogo?

Eu acredito que esse deve ser a real motivação de uma pessoal ao entrar na carreira da tecnologia.
Pois esse motivação vai fazer você superar todos os obstaculos para resolver o problema, esse motivação que fez no seu caso, ir da estaca zero de conhecimento, para criar um Jogo sem niguém ficar te pressionando a fazer isso, simplismente porque você se inspirou a fazer! e isso é incrível!
As pessoas não desejam virar médicos simplismente porque ganha muito dinheiro, na verdade o que realmente faz a pessoa aguentar os 15 anos de estudo (Chutando considerando a residência) é que ela tem o sonho de fazer a diferença na vida das pessoas, salvando vidas!
Mas pela falça sensação de que é facil ser desevolvedor, as pessoas tentam a carreira, com as motivações erradas!

Muito sucesso Cara! que a sua história possa inspirar as pessoas a ter a motivação correta para serem Desenvolvedores(a) !

1
1

Cara Muito legal mesmo , estou querendo começar um projeto e esse foi a centlha que me falta valeu mesmo, depois volto aqui pra te dar o feedback do meu projeto.

1

Caju, manda ver! Não deixa a centelha apagar, não desanima, qualquer dificuldade transforme em motivação, sucesso para você. Compartilha comigo sim.

1