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Desenvolvimento de games é uma excelente forma de aprender a programar

Eu sou fã de desenvolvedores de jogos indie. Sério. Desenvolvimento de games permite que você aprenda um pouco de tudo... Você precisa incorporar algoritimos complexos para calcular física, line of sight. Aprende princípios importantes de memória ou fps mas também precisa aprender muito sobre Experiência do Usuário para criar interfaces que façam sentido e sejam fáceis para todo tipo de usuário.

Inclusive, outro ponto muito bem explorado no desenvolvimento de games, é ACESSIBILIDADE. Você precisa pensar fora da caixinha e não depender apenas de sons ou cores para demonstrar, por exemplo, quando seu personagem toma dano ou de que direção seu inimigo está te atacando.

E é claro, você precisa também aprender a se virar com algum tipo de arte para desenvolver os assets e sound effects do seu jogo.

Além de tudo isso, você aprende a se organizar. Por mais que você queira desenvolver todas as etapas do seu game, as vezes você precisará ceder. Usar um engine mais completo e abrir mão de um controle integral do comportamento da física do seu game ou usar um pack de assets prontos - abrindo mão de ter as artes exatamente da forma que você queria.

É um processo longo e demorado, mas você aprende um pouco de tudo! De tudo mesmo.

Parabéns por criar o Natal Perdido! Imagino que deve ter sido uma experiência incrível.

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Exatamente isso! Acredito que no caso do JRPG e alguns outros genêros menos casuais, a criatividade é essencial, criar um puzzle por exemplo, lembro que eu ficava semanas a fio aprimorando puzzles que fossem ao mesmo tempo simples de entender e complexos de executar, além de outras situações no jogo que pudessem gerar aquela satisfação de missão cumprida, tentando combinar tudo isso com uma história que fizesse algum sentido, escondendo alguns ovos de páscoa, criando situações que pudessem gerar recompensas interessantes mais adiante no jogo, logo no começo inclusive, na primeira cena, uma das melhores armas do jogo está ali pra ser desbloqueada (numa única chance, ou seja, errou, nunca mais) dentro da casa da Emília. Adiciono também a questão de desenvolver sozinho, debugar as vezes pode ser cansativo, usava muito o google keep pra fazer anotações rápidas de tudo que ia encontrando pra corrigir conforme jogava, filas e filas de anotações pra debugar, mas eu amava essa parte também, talvez com uma equipe eu conseguisse adicionar mais vida, mais npc's, mais diálogos, mais equipamentos, enfim, mas por outro lado, eu desenvolvo no meu tempo, tenho tudo anotado, tenho os recursos prontos para serem inseridos e programados dentro do jogo, muitas ideias. O tempo, como o próprio Filipe Deschamps explica aqui nesse vídeo é uma variável mas o resultado final que eu quero alcançar é uma constante, pode levar um tempo indeterminado, mas eu vou alcançar o resultado.

Obrigado pelo carinho!