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Desde o começo a minha ideia era deixar o game sem anúncios, pra smartphone eu não coloquei ads, o valor era 5 reais, depois abaixou pra 1, depois deixei free, no primeiro ano no Google Play eu fiz 70 reais tirando as taxas (Google fica com 30%), eu sempre criava promoções semanais, deixava free por alguns dias, então basicamente a galera esperava ficar de graça ou esperava 90% de desconto, realmente se fosse pelo dinheiro não compensaria, o que motivava era o feedback dos jogadores, isso não tem preço.
Com relação ao Steam, os primeiros 3 meses pagaram o investimento, depois que eu parei de atualizar o jogo passou a vender menos apesar de ainda ter bastante gente acrescentando no wishlist semanalmente, uma vez por mês eu coloco 33%, 50% ou 70% de desconto, geralmente é onde mais compram, mas como o jogo é barato eu tiro uma média de 10 a 20 dólares por mês lá (uma das vantagens de publicar um jogo nessas plataformas é a disponibilidade dele, enquanto estiver lá, principalmente se manter atualizado, vai vender).
Existem algumas diferenças importantes entre Steam e Google Play.
Google Play você paga uma taxa única pra criar teu perfil de dev e posta quantos jogos quiser, pode colocar anúncios e vender cosméticos dentro do jogo, mas a impressão que eu tive é que o jogo tinha menos visibilidade que o Steam, menos alcance, os usuários pareciam menos interessados em comprar também, a maioria esperava ficar de graça. Compensa lançar free com anúncios e cosméticos, foi o contrário do que eu fiz, que deixei pago sem propaganda (fiz sem anúncios justamente por não fazer sentido pra mim ter um jogo cristão passando um anúncio aleatório e que por vezes poderia ser de coisas "anti-cristãs" por assim dizer).
Steam tem um alcance enorme, a wishlist me surpreendeu muito, se me lembro bem o jogo fica uma semana disponível pra wishlist antes de ser lançado (políticas do Steam), nessa semana muita gente visitou a página e adicionou aos interesses, no primeiro dia de lançamento eu vendi umas 40 cópias, mais do que tinha ganho em 1 ano no Google Play, o problema com o Steam se comparado ao Google, são as taxas, além dos 30% você vai pagar a remessa internacional pra ter o dinheiro na conta (pois é tudo tributado em dólar lá dentro), também vai pagar 100 dólares por jogo e não uma taxa única como é o no Google Play, por outro lado se o jogo tiver alcance, você pode criar cartas, plano de fundo, todas aquelas 'cositas mas' que geram receitas, pode vender a trilha sonóra, DLC's, enfim, aumentar a receita dentro da plataforma, o que eu deixaria de conselho é escolher uma das duas a príncipio, ver o que mais se encaixaria no teu perfil e focar. Fora isso, não faça por dinheiro, faça por amor que o dinheiro vem naturalmente.

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Para acrescentar, vi em algum lugar um dia que o mercado mobile é mais disputado pelo número absurdo de jogos já existentes e o público enorme por conta da facilidade de alguém ter um celular com relação a ter um PC. E nessa onda de jogos, grande fatia é dos mais famosos na plataforma e o resto luta por algum reconhecimento, alguém baixar, ainda mais se for pago. Por isso é meio difícil achar um gratuito que não tenha propagandas (algumas vezes até os pagos tem microtransações de DLCs ou "itens facilitados").

O poder aquisitivo também influencia no caso dos pagos pois precisam confiar que o jogo é bom antes de comprar, acredito que o mercado mobile não tenha tanta gente disposta e com dinheiro sobrando para isso, mesmo com acesso maior (muito mais gente tem smartphone com relação a PC). A biblioteca steam é mais acolhedor para ter uma biblioteca de jogos disponível para jogar, junto com as vantagens da steam de conquistas, cards, playtogether, steam link, etc. fora essas coisas adicionais que você citou, de venda de trilha sonora, DLC's, emojis, decoração de perfil e tudo o mais.