Executando verificação de segurança...
9

Qual a sua distribuição linux favorita?🐧

Todas as distros são boas e tudo depende daquilo que você prentende fazer, mas a que ganhou meu coração foi o Fedora. Gosto das atualizações frequentes/estáveis, do GNOME sem muitas modificações e do DNF(mesmo ele sendo meio lento as vezes). Há quem diga que o Fedora is the new Ubuntu.

E você, qual a distro que fisgou seu coração? ❤️❤️❤️

Carregando publicação patrocinada...
2

O que eu to usando agora é o NixOS, acho muito interessante, mas nao recomendaria para usuarios mais leigos ou que tem uma vida (jk), se quiser evoluir no jeito que vc gerencia as ferramentas de desenvolvimento no seu computador vc precisa conhecer o nix os e todas as ferrmentas que envolvem ele como flakes, nix-shell, o gerenciador de pacotes que inclusive pode ser instalado em qualquer distro, e o jeito declarativo de instalar e configurar o sistema, vc simplesmente copia a configuração pra outro computador e vc tem exatamente o mesmo sistema, o que e uma mao na roda quando vc troca de hardware ou tem varios computadores em casa que precisa ter o mesmo sistema operacional rodando.

O nix os é o novo arch linux nisso aq: "i use nix os btw"

O nix os tambem é rolling release como o arch linux, mas diferente do arch linux ele nao quebra toda hora, ele é bem estavel, muito estavel, mas os pacotes nao são antigos, o motivo disso e que ele instala todas as dependencias isoladas umas das outras, lado a lado, na pasta /nix/store, por isso nada quebra por causa de dependencias muito antigas ou demasiado novas.
nix os logo

1

Depois de instalar no meu notebook eu não consigo mais utilizar nenhuma outra distro linux

Ela é diferente de qualquer outra distro comum, literalmente muda a forma como você interage com seu computador

Para dar um exemplo, pense que no seu sistema operacional você dá ordens imperativas que vão mudando o estado do sistema:

Sistema operacional sem modificações -> Instalar pacote X -> Sistema operacional com pacote X

E conforme o tempo se passa, essas modificações vão se acumulando no sistema (como arquivos de configuração que não são deletados, versão dos drivers e bibliotecas, sistema de arquivos etc...)

Chega uma hora que uma modificação que você fez lá trás entra em conflito com uma modificação atual, o que gera muitos problemas.

Esse é uma das críticas de distribuições rolling release como Arch Linux, já que os pacotes não são testados em conjuntos, um pacote pode quebrar outro e é necessário resolver esses problemas.

Mas no NixOS, todas as modificações feitas no sistema são feitas em um arquivo que representa o estado do sistema, onde para aplicar essas alterações é necessário "buildar" esse arquivo onde o resultado do build é o sistema que você usa.

programs.firefox.enable = true; # Instala o firefox

virtualisation.docker.enable = true; # Instala e habilita o Docker no sistema

# Instala o servidor gráfico X, habilita o gerenciador Desktop Gnome
services.xserver = {
  enable = true;
  displayManager.gdm.enable = true;
  desktopManager.gnome.enable = true;
};

E caso tenha dado algum problema na alteração aplicada, é possível reverter para o estado anterior, eu mesmo já fiz testei e criei vários problemas no meu sistema kkkk, mas o NixOS me permite voltar pra antes.

E esse é apenas um dos benefícios, tem a reprodutibilidade dos pacotes, poder ter múltiplas versões de um softwares instaladas ou o fato de toda configuração do seu sistema ficar em apenas um lugar mas não vou me extender kk.

Apesar da falta de documentação e de ser pouco intuitiva (pois é necessário entender alguns conceitos antes de usá-la), vale muito a pena, para desenvolvedores e com quem trabalha com infraestrutura e redes é perfeito.

Vale notar que NixOS é uma distribuição (Linux) que foi feita em cima do Nix (gerenciador de pacotes) que utiliza o Nix(lang) como linguagem para buildar pacotes. É possível instalar o gerenciador de pacotes Nix em qualquer distribuição Linux e até no macOS.

Quem estiver interessado pra aprender recomendo estar com o Inglês em dia e ver esses recursos:

Também tenho um repositório que contém os arquivos de configuração para os sistemas que utilizo hoje em dia, quem estiver curioso pode dar uma olhada tmb.

To a disposição para atender quaisquer dúvidas também (não sou profissional no entanto kk)

2

EndeavourOS baseada no ArchLinux, conheci essa Distro maravilhosa por meio de um curso de python do Bruno Rocha.
Só tenho elogios para fazer essa Distro, eu sempre gostei da comunidade do ArchLinux, da documentação toda organizada, dos repositórios e tudo mais.

Porém, às vezes era chato e perdia um bom tempo fazendo configurações e customizações, mas com essa Distro ela cuida desse detalhe chato e já tem uma excelente configuração para todos os gostos, eu particularmente gosto do i3, porém tem vários instaladores gráficos no processo de instalação, e sem contar que traz um menu de grandes facilidades no dia a dia incluindo aplicativos populares.

E não poderia deixar de fora o quanto o fórum no próprio site do EndevourOS é receptivo e uma galera que está sempre ativa ajudando com qualquer problema, top demais Recomendo muito mesmo, uso há 1 ano e nunca tive problemas de quebrar algo com essa distro, acho pelo que me lembro só um problema que tive com o grub, pois sempre usei dual boot, mas foi um problema na atualização do grub e que no próprio fórum já tinha soluções prontas que em 30 min resolvi.

EndeavourOS

https://endeavouros.com/

Obs: Para quem é fã de astronomia essa distro é um prato cheio haha

1
1

Desculpa a demora para responder à mensagem, o e-mail da notificação caiu na minha caixa de spam :(

haha acho que você confundiu um pouco as palavra, eu falei de astronomia e não astrologia xD.

A distro tem um tema voltado para astronomia, então ao baixar essa distro você vai se deparar com várias imagens do espaço bem bonitas, particularmente é uma coisa que eu amo.

Nas atualizações eles têm os costume de mudar as imagens, teve um tempo que eles colocaram uma do James Webb que era uma imagem muito bonita mesmo, ai nessa nova atualização é uma mais simples, mas é bem bonita também.

Exemplo:

1

Eu também tenho um certo apego pelo Arch e seu ecossistema, mas comecei a ter muitos problemas com configuração e compatibilidade (Arch + Sway) e acabei indo para o Fedora.

Mas saber da existência desse SO até acendeu uma chama aqui ahahahah

Valeu demais!

1

Que toooop mano :D, ArchLinux é vida e eu já tive a minha fase de ficar horas configurando e customizando o que me ajudou bastante a aprender sobre linux, inclusive me lembro até hoje do VoidLinux que Meu deus haha horas e horas configurando e arrumando problemas.

Mas hoje em dia o tempo tem se tornado cada dia mais precioso né, e você ter uma Distro que já vem com uma configuração top pre instalada, baseado no arch então você consegue modifica uma coisa ou outra que quiser, e já vem com uma aplicação embutida com ferramentas para usar no dia a dia que facilita demais as coias, isso para mim é pegar o melhor dos dois mundos, sem duvidas essa distro é que mais me agradou e sempre que posso eu divulgo ela.

Inclusive a Equipe é bem transparente e a comunidade bem unida você tem todos os orçamentos da Distro e quem tem contribuido no link do próprio site https://opencollective.com/endeavouros#category-BUDGET

Eles tem trabalhado bastante inclusive a released "Cassini Neo" foi lançada agora 12 de março, e já lançaram a "Cassini Neo R2" dia 5 desse mês kkk pessoal la é bem animado.
https://endeavouros.com/news/cassini-nova-r2-refresh-iso-and-a-small-insight-on-our-development/

Só boraaaaa :D

2
1
1
1
1

Não sou fã do Linux e um testador de distros, mas nunca fui fã de fazer tudo no prompt então tive a necessidade de instalar algum S.O. leve com interface simples que não sobrecarregasse minha VPS baratinha.
Instalei no Ubuntu, o Xfce + xrdp e pronto.
Sei que não chega a ser uma distro, pois não foi uma .iso que eu instalei na minha VPS e tinha essa combinação, mas com certeza deve existir por aí.


Então do meu Windows eu teclo WIN + R e digito mstsc e pronto.
Acesso meu Linux de forma gráfica, super fácil mover, configurar arquivos ou fazer pequenas modificações em algum código.
Então confiaria de boa em alguma distro com Xfce para rodar em um hardware fraco.

1
1
1
1

Usei muito o manjaro ultimamente, Ubuntu também. Agora estou com big Linux. Dessas 3 por enquanto manjaro me agrada bastante.

1

Arch(e seus descendentes) é uma distro que ainda não testei, tenho um pouco de medo porque é mais hardcore. Mas uma coisa é certa, os que sobreviveram ao arch gostam muito.

1

Também estou usando Manjaro gnome, está bem bonito a ultima versão, só estou apanhando um pouco para acostumar com os comandos diferente do Ubuntu.

1

A minha é o Arch Linux, a única distro que me fez parar de pular de uma em outra kkkkk. Tudo muito simples e do meu jeito, a definição de uma distro voltada para qualquer usuário.

Sem contar que a estabilidade do sistema me impressionou muito levando em conta que é uma distro rolling release.

1
1

Muito pelo contrário, quando eu estava no Manjaro o sistema quebrava direto. A própria filosofia de empacotamento do Arch evita muitos problemas com aquela ideia de que "as versões .0 são sempre instáveis".

O que realmente costuma dar problema pra quem é mais iniciante é o AUR, que muitas vezes pode dar algum conflito com dependências ou erros de compilação. Mas isso não é um problema do Arch em si, por isso eu nem considero muito.

Pelo menos em relação ao ecosistema Gnome o Arch é bem estável, não sei como é com outras DEs, mas com Gnome nunca tive problemas no Arch.

1

Arch sempre! não tem como, não usar o arch, gosto de ter liberdade de configurar eu mesmo minhas interfaces sem pegar algo pronto e customizado. e toda vez que tentei instalar manjaro ou outra disto em meus PC tive problemas com instalação de algum hardware, ja o arch sempre foi tudo simples e facil.

1

Vou ter que dar uma chance ao Arch, realmente todo mundo que usa(sobreviveu) curtiu. Acho que vou primeiro testar em uma máquina virtual e depois tentar fazer um dual boot.

1
1
1

Talvez, em breve, espero, que seja Rocky Linux, vamos ver. Já tiveram outras antes, desde Slackware, a primeira que usei, mas ando meio órfão.

Rocky Linux

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1
1
1

Mint, Pop Os e Ubuntu. Mint me encanta, é a que mais me deixa pronto para usar, não ter de mexer tantanto em certas configurações iniciais. Pop Os volta e meia tento utilizar, mas alguma coisa acaba sendo mais dificil de implementar - sei que o linux tem uma filosofia de ter o controle da máquina. Fica a menção para minha curiosidade sobre o Deepin.

1

Gosto de usar o Debian, mas por agora eu tou usando o ArchLinux, sempre com a interface xfce4, criei até alguns scripts para automatizar algumas tarefas nele usando cronjob e o sistema de inicialização de sessão da DE

1
1

Eu comecei a usar Linux desde o Conectiva 7, lá no começo dos anos 2000, e de lá pra cá já usei muitas distros, como Demolinux (live CD), Corel Linux, Puppy Linux, Lubuntu, Xubuntu, Manjaro. Atualmente eu uso Linux Mint na minha máquina pessoal e Ubuntu na minha máquina de trabalho, e são razoavelmente boas, nunca tive problemas.

Segue as distros que eu já usei como meu SO principal:

Conectiva
Kurumin Linux
Kalango Linux
Ubuntu
Linux Mint

Eu tive Windows XP como dual boot até 2008, mas usava muito pouco, passando a usar pelo Virtual Box em situações muito específicas, e como eu não sou muito de jogar, não tem feito muita falta, e nas vezes que eu jogo CS:GO, ele roda muito bem no Linux Mint.

1

Uso ArchLinux há anos já. Já criei minhas configs e scripts pra ele rodar perfeito do jeito que eu quero. Isso é o ponto forte do Arch na minha opinião, você consegue configurar quase tudo e muito fácil.

Mas estou tentado a instalar Alpine: a muslc e o BusyBox são bem legais, e o gerenciador de pacotes é bem parecido com o do Arch.

1

eu tenho usado ao longo de 8 anos Ubuntu e outras distro Ubuntu-based como Linux Mint e recentemente o Pop OS! (System76). facilidade junto com uma base bem consolidada e sem perder tempo em configuração. eu já utilizei Manjaro e o próprio Archlinux e também tive ótima experiência, inclusive eu tenho a wiki do Archlinux como sendo uma grande pérola com informações bem ricas em detalhes, e outras informações.

hoje eu consolidei meu uso pessoal ao Pop OS! e talvez demore a trocar, pra experimentar a gente sempre acaba fazendo uma vez ou outra.

1
1
1
1

Tenho preconceitos.

É tipo um Debian só que com ferramentas de hacking.
Para quem ta começando no hacking pode ser uma mão na roda e até um parquinho ksks. Mas nem sempre o cara usa tudo, ai você fica com um monte de ferramentas a toa.

Sem contar que não sou muito fã do Debian.

Com todo respeito claro, pq usei Kali Linux quando estava aprendendo ksks

1
1
1

Ja passei por muitas distros, mas a que mais me agrada é o Debian unstable (sid). Rolling release e bleeding edge, ou seja, com as ultimas versões lançadas, com um suporte a softwares gigantesco, e sem a canonical tentando te enfiar snaps goela a baixo.

1

Já usei bastante distros, desde o debian ao mint,do arch ao fedora. Mas a que marcou a minha vida nesses ultimos dois anos foi o Pop Os. Que distro espetacular cara, adoro trabalhar e estudar por ela

1

Por mais que eu já não use mais, acho o Linux Mint uma distro sensacional e sem dúvidas a mais amigável pra todo tipo de usuário, sempre senti falta de muita coisa que o Mint faz de forma simples nas outras distros que já utilizei.

Atualmente uso Ubuntu no notebook da empresa e perdi o preconceito que tinha com GNOME. Por mais que seja uma interface bem diferente do padrão Windows/Mint e isso possa ser meio chato no começo, sinto que desde que comecei a usar GNOME meu fluxo de trabalho ficou mais agradável.

Já no meu computador pessoal uso o PopOS, pois queria testar algo novo e o Pop me parecia ser uma boa opção para manter o GNOME e ter alguma novidade em relação ao Ubuntu, no entanto sinto que ele deixa muito a desejar em alguns aspectos (especialmente na customização de interface) e logo pretendo mudar pro Ubuntu nesse computador também.

Mas com certeza se o Linux Mint desse suporte oficial ao GNOME eu não pensaria duas vezes em mudar pra ele, foi minha primeiro distro e ainda gosto muito dela.

1
1
1
1

Quando instalei o Ubuntu 22, eu ja suspeitei que teria problemas para instalar o MySQL, diante disso, eu ia partir para o uso da imagem no Docker. Funciona perfeitamente, RECOMENDO usar deste modo.

1
1
1

Já usei bastanta distro, era um daqueles que trocava de distro de semana em semana haha. Uma das que mais gostei foi o Deepin, a interface gráfica deles é sensacional, na minha opinião foi a mais fácil e agradável de usar. Infelizmente tive muitos problemas com os drivers dela e tinha um bug muito chato que quando o notebook ficava no modo suspender ele não voltava mais haha.
Depois de muita procura achei o Fedora e não larguei mais. É a que trouxe mais produtividade no meu trabalho e enfrentei pouquíssimos bugs.

1
1
1

Ubuntu pelas atualizações e por ser quase um padrão no mercado tem tudo para esta distro. Quem lida com coisa séria não pode ter instabilidades e problemas demais. Funciona muito bem e pronto.

1
1
1
1

Eu uso Debian há pouco mais de 20 anos, mas não me considero um usuário avançado. Sou do tipo que usa o basicão mesmo, para o dia-a-dia, e sempre me atendeu muito bem. Depois de apanhar, há mais de 15 anos, com a unstable, passei a usar testing e atende muito bem. Sempre preferi KDE/Plasma, mas por razões de performance em alguns casos (principalmente para acesso remoto - xrdp) uso MATE. Eu simplesmente adoro a filosofia/ideologia da comunidade Debian e a intenção de fazer O sistema operacinal universal. Quem sabe um dia eu possa contribuir para a distro.

1
1

Eu gosto do Debian.
debian
E tenho tolerância para com o Ubuntu e algumas de suas variantes.

Fato é que hoje em dia sou muito produtivo usando o gnome que é padrão tanto no debian qunato no ubuntu.

1

Não tenho um favorito mas gosto muito do Arch Linux. Todo mundo que está aprendendo a usar o linux ou estudando ciencia da computação DEVE tentar instalar o Arch ao menos uma vez e fazer funcionar, é uma experiência muito boa, frustrante e ao mesmo tempo divertita de descobrimento e aprendizado xD

1
1
1

Eu tinha um pc com 2GB de ram então procurei uma distro com os seguintes requizitos:

  • Leve
  • Dericado do Ubuntu(a maioria dos tutorias são para ubuntu)

A aparencia não é tão importante, então no final da pesquisa, e muita decepção com distros que prometiam ser leves, achei o Xubuntu, mas mesmo depois que peguei um pc mais robusto continuei usando. É muito facil mudar a aparencia dele então parece que você criou outro SO, na minha empresa trabalho com o Mint, Xubuntu ganha de 10 a 0.

1

Meu primeiro foi Ubuntu(n lembro a versão), dps kali pq tava aprendendo segurança ofensiva, e o Linux mint(versão debian) que tá instalado no note. N entro MT nele pq meu PC eh fraco, então trava um pouco, mas se for pra escolher prefiro ele. MT leve e bonito, e bem customizável.

1
1

Faz um tempo que não uso mais Linux, mas o que fisgou profundamente meu coração foi o PopOS. Ele tem um charme parecido com o do Ubuntu e outros OS que tem GNOME, mas sei lá, ele tem algo diferente que sempre me chamou a atenção.

Além dele, também tenho Ubuntu instalado em um notebook, e quando bate a louca, dou uma bizoiada no Kubuntu, Manjaro e Mint. Adoro separar um dia só pra baixar as distros, colocar tudo num pendrive e ir testando para ver as novas atualizações kkk

Resumo da ópera:

  • Favorito: Pop_OS
  • Uso: Ubuntu
  • Quero testar: NixOS
1

Atualmente, (e acredito por um bom tempo), está sendo a OpenSUSE, e que aliás, pelo que eu vejo, estou sendo o primeiro a comentar dela aqui como favorita. Iniciei pela Tumbleewed (minha primeira vez usando uma distro Rolling Release) e hoje estou na Leap 15.5.

Sempre gostei do visual dela, papeis de paredes, logo, etc. sendo algumas das característica, não as mais importantes, mas relevantes para mim. Não podendo esquecer do YaST, (que para mim ter a opção de alterar a ordem dos SOs no GRUB via interface gráfica me marcou 😁).

Boa comunidade e excelente documentação.
Foi ótimo para mim instalar ela já no início desta nova versão 15.5 no momento, que foi lançada agora em junho com aplicativos mais recentes no momento. Estou gostando muito! A versão Leap é muito estável, atualizações para novas versões de aplicativos razoavelmente não muito demoradas (período de 1 ano aprox. para atualizar para novas versões), e é isso (por enquanto).

1

Já usei várias distros e entre elas as que usei por mais tempo foram a PopOS e o Fedora.

Creio que cada distro se encaixa no propósito que você quer, segundo minhas experiências:

  • Infosec:
    • Kali Linux
    • Parrot OS
  • Privacidade:
    • Qubes OS
    • Whonix
    • Tails
  • Programação:
    • PopOS
    • Fedora
    • Debian
  • Customização:
    • KDE Neon
    • Zorin OS
    • Linux Mint
    • Manjaro
  • Facilidade:
    • Ubuntu
    • Zorin OS
    • Linux Mint

Uma pequena contribuição das minhas experiências com distros Linux.

1

Eu uso o Pop OS por três grandes motivos:

  1. Algumas coisas que eu tive que usar na faculdade são feitas somente pra ubuntu e derivados. Não que provavelmente mechendo em alguma coisa ou outra ali não dê pra rodar em outra distro, mas facilita minha vida não ter que fazer isso.
  2. Eu uso uma placa de vídeo da Nvidia, então o fato de ter uma ISO que já vem pronta pra mim com os drivers da placa já configurados é uma mão na roda. Já usei outras distros antes e sei que não é difícil fazer isso, mas eu gosto dessa comodidade.
  3. Apesar do DE ser uma versão alterada do Gnome, chamada de Pop Shell, dentro dessas alterações vêm algo que me atrai muito: o auto-tiling. Claro que não chega nem de perto do que um WM realmente proporciona, e muito menos é tão leve quanto, porém é o suficiente pra atender as minhas necessidades de ficar mudando de tela pra lá e pra cá.

Falando mais sobre esse último ponto, a System76 no momento está desenvolvendo seu próprio DE do zero (chamado de COSMIC) em Rust, não só mantendo essa funcionalidade de auto-tiling, mas também incrementando seu funcionamento. Se quiser saber mais, dá uma olhada no blog que tem atualização mensal por lá.

1

Pra mim a distribuição definitiva é Arch Linux. Já usei Fedora, Mint, Ubuntu, e outras distros baseadas em Debian, mas a liberdade que eu sinto ao usar Arch é incomparável.
Primeiro que foi a distro que devido a sua complexidade inicial de instalação, aprendi muito sobre Linux. Segundo que, ao terminar a instalação, todo o processo de configuração e customização pra deixar o sistema exatamente como você quer, foi o que realmente me deixou fascinado.
Eu enxergo o Arch linux como uma distribuição de aprendizado. Ela é complexa, e tem uma mentalidade DIY - Do it yourself (faça você mesmo), onde você mesmo mesmo "monta" o sistema escolhendo cada componente, ambiente gráfico, ferramentas, etc. O Arch possui uma Wiki oficial com guia de instalação do sistema, instalação de ferramentas, troubleshooting e inúmeras comunidades dispostas a ajudar iniciantes, além de um nicho muito vasto no Youtube ensinando coisas muito divertidas sobre customização, automação, etc.
Ele não fica pra trás em questão de compatibilidade de pacotes, e não necessariamente você precisa fazer tudo manualmente já que há inúmeros scripts e ferramentas de automação, e por ser uma distribuição tão suportada pela comunidade, está sempre atualizada e segura de quaisquer bugs e vulnerabilidades, sempre compatível aos mais atualizados pacotes.
Vale lembrar também que sua performance é uma das melhores, já que você tem a liberdade de escolher exatamente o que vai querer no seu sistema, evitando bloatware que deixa sua máquina lenta.
Arch Linux me fez realmente aprender e entender o que é Linux (pelo menos do básico ao intermediário), abriu minha mente, e acendeu a curiosidade de tentar distribuições ainda mais avançadas como o Gentoo.

Arch Linux